Dentro da (nova) ordem

Treino é treino e jogo é jogo.
A velha máxima do futebol foi inapelavelmente trucidada no Gp da Austrália de 2009.
Ross Brawn e sua equipe dominaram todo o fim de semana na terra dos coalas. Treinos e corrida.
Ganhamos nesta prova um capitulo novinho da história sendo escrito na tela de nossas TV´s.
Dobradinha na largada e dobradinha -ainda que daquele jeito- no pódio de uma equipe estreante.

Assim como foi bonito ver a primeira vitória de Kubica e de Vettel ano passado, também foi emocionante ver a festa de Ross com seus pilotos após a prova. É impossível não gostar dele. Seu comprometimento com a F1 é algo raro. Tomara que continue bem e com fundos para o resto do ano. Porém espero que as outras equipes todas melhorem. Para o bem da nossa diversão.
O fato é que definitivamente parece ter embaralhado tudo de verdade
A antiga ordem estabelecida foi por água abaixo e se os antigos senhores dos grids quiserem fazer algo para voltarem apenas a serem competitivos – e não mais superiores – terão de remar muito, trabalhar para caramba e, claro, contar com a sorte que teve a Brawn. Que tirou um carro das telas do computador sem um teste sequer e funcionou como se a maquina tivesse sido testada a exaustão. Normal isto, não?

Largadas normalmente são tensas e a desta corrida não poderia ser diferente.
A nova configuração dianteira dos carros é bem propicia a enroscos, e ainda mais com aqueles spoilers dianteiros muito parecidos com o bigode do Sarney, ou do Mario Thissen...
Por sorte não foram estes bigodes que causaram a confusão na largada e sim uma péssima largada do piloto 1B que deu trabalho a Robert Kubica. Que teve de se virar para desviar e atrasou o pelotão atrás de si. Eis que surge o grande (asno) Heikki Kovalainen e faz o primeiro strike do ano. E como no poema Quadrilha de Drumonnd veio rimando:
Kova que bateu em Webber que bateu em Heidfeld e ficou fora da prova...
Enfim, foi bom ver que nem tudo mudou radicalmente, a saber:
Kova continua ruim. Fato.
A Ferrari continua se atrapalhando nas estratégias. Os pneus macios quebraram um pouco as pernas de Massa – que estava em terceiro – e Kimi "bunda mole" Raikkonen.
Nelsinho confirmou seu ano anterior. Nelsão este ano fica careca. O 1B continua o mesmo. Não importa que carro ele dirija.
Robert Kubica e Sebastian Vettel são pilotos diferenciados de verdade. Já são realidade, não mais promessas.
Provaram isto na passagem mais emocionante de toda a corrida: a sequência final da briga entre os dois.
Na tomada da curva onde ocorreu o toque não havia nada que o alemãozinho que sente as bolas pudesse fazer. Fez o contorno correto e o tal “espalho” que deu foi normal. Kubica é que forçou. Porém a arara polonesa também fez o que deveria: pressionou para passar. Não é esta a essência do automobilismo?
Pode-se argumentar que ele deveria esperar outra oportunidade; a próxima curva... Mas vai explicar isto a um sujeito num carro a mais de duzentos por hora.
Os dois podem ter sido pouco inteligentes, mas ninguém pode negar que foram machos para caramba. Uma pena Vettel ter perdido dez posições no grid da próxima corrida.
Não é novidade nenhuma discordar da FIA, mas e preciso dizer que puni-lo por este acidente foi uma atitude descabida.
No fim, justa vitória de Jenson Button.
Fazia tanto tempo que não ganhava uma prova que cheguei a temer que ele já não soubesse mais erguer um troféu ou estourar uma champagne. A seu lado, com um sorriso amarelo de quem sabe que fez uma corrida meia boca apesar da superioridade de seu equipamento, 1B mostrou que voltou aos velhos tempos. Ficou atrás do piloto principal e se não fosse os acidentes nem pódio pegaria. Para quem acha que pego muito no pé dele, procure pelas estatísticas do tempo de Ferrari.
Na Brawn, com esta vitória incontestável de Button, aliado ao fato dele ser inglês, da equipe ser inglesa, do patrocinador ser inglês, não vai ser muito diferente não.Fechando o pódio Jarno Trulli, que logo depois teve seu terceiro lugar caçado por ter ultrapassado – segundo o Race Control, olá Daniel Médice! – em bandeira amarela. Também lamentavel.
Agora é aguardar a Malásia, que costuma ter a corrida - com o perdão do trocadilho - mais mala da temporada. Só que com esta nova ordem na F1... Vai saber...

Comentários

Bruno disse…
Eu pensei a mesma coisa, será q os três sabem estourar a champanhe? uahauahauahauahuaha.
A corrida foi emocionante e os carros serem feios nem percebi, porque disputa não faltou.
Parabéns pelo programa na rádio, Groo. Já vamos ter um na semana que vem no Bahrein?
Abraços.
hehehehe... o 1B fez cáca hoje mesmo... e vc ainda apostou nele na Radio On Board suahsauhsauhsa...

Afinal, parabéns pelo pré-race, curti mto, ñ fosse o Simple Plan no começo seria perfeito...

Agora é arrumar a mala pra Malásia (desculpa o trocadilho sujo...shaUAHSU)... e ai quem sabe lá outra grande corrida como essa...

P.S.: a semana vai ser longa...
Fábio Andrade disse…
Desconfio que em breve escreveremos algo sobre uma vitória do 1B, Groo.
Bruno disse…
Onde se lê Bahrein no meu comentário acima, entendam Malásia...
Anônimo disse…
Eu ainda vou ganhar uma !

Barrica
Unknown disse…
Rubinho tava com sede de champagne!! acho que mesmo com aquela largada péssima, merece o crédito de ter remontado pelo menos até a 5 posição. dahí pra frente foi sorte
Marcos Antonio disse…
Foi uma grande corrida, só faltou a Williams no pódio, mas a estratégia da Williams, falhou...

E Barrica ainda pode vencer e manda a sambadinha, infelizmente...
Ótima performance secundária do 1B. Tenho que me render aos comentários do Groo ele é ruim mesmo.
Willian Freitas disse…
As equipes tradicionais e com isso, com mais torcida, decepcionaram. Tirando o ''pódio'' do Hamilton.

1B...
xDDD
Caro Groo:

Belo início de campeonato e VIVA BUTTON.
Marcelonso disse…
Mestre Groo,


Corrida fabulosa,brigas intensas e tudo que gostamos de ver,essa foi a essencia.

Só não gostei de uma coisa,só fiquei sabendo da transmissão ao vivo da Radio on Board de manhã,assim não dá!!!

A semana que passou foi intensa demais que tive pouco tempo de navegar,mas na proxima não perco.

abraço
Gil disse…
Pra começar um momento "mulherzinha": Button vencendo a F1 fica muito mais bonita de se ver.:P
Agora voltando... eu não achei a corrida lá essas coisas, mas a perspectiva que ela gerou é fantástica! Ainda bem que a próxima já é esta semana, oxalá todos acordem pra gente ter pegas e mais pegas. E viva a mudança da ordem!
Ingryd disse…
iiiii groo,
ate que por aqui a sardinha nao ta tao assim pro Button nao viu
o "povo" gosta bem do Rubens, e tenho lido muita coisa boa sobre
bem, nao adianta, enquanto vc nao gosta, eu adoro o Barrichello, nao o Barrichello, mas o Piloto Barrichello...
enfim, a corrida foi sensacional, e eu simplesmente estou amaaaaaaaaaaaando todas as mudancas e essa nova "era" da Formula 1. fantastica, simplesmente fantastica!


bjoooooooos
Felipe Maciel disse…
A briga entre Vettel e Kubica foi de se tirar o chapéu. Terminou dando num desastre, mas como você disse, eles foram machos mesmo.

A Brawn tá sobrando, não tem jeito. Quem tem carro nem precisa tanto de piloto. Me faz lembrar a Williams dos bons tempos dos anos 90.

E, pra variar, a FIA definindo as coisas na canetada de fim de prova.

Nem tudo mudou...
SAVIOMACHADO disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
SAVIOMACHADO disse…
Você não falou nada das Ferraris. Péssimo desempenho Kimi e Massa. Se não fosse o Kers eles estariam nos últimos lugares enquanto estivessem na corrida.
E o Nelsinho?? Você foi bonzinho heim! Muito bonzinho com o Nelsinho. O cara saiu rodando no meio da pista sozinho e como sempre coloca a culpa no equipamento. - "The break is crazy!!" (me poupe!).
Rubens teve sorte. Ganhou o segundo lugar com o acidente da dupla de "machos" (hehehe). Mas acho que ele mereceu.
E o que falar de Button?? "Ninguém liga pra ele mesmo" Deve estar difícil de engolir essa heim!! O sapo é muito grande. Hehehehe.
Abraço.
Felipão disse…
Se bem que alegaram um problema no carro do Nelsinho. E o bendito me diz, antes da corrida, que nao gosta da pista de lá e bla bla bla

Vai entender esse moleque,,, demoroou pra sair,..
Net Esportes disse…
1B !!!!!!! eu tinha esquecido como é sofrer ao torcer pro Barrica !!!! ele está tendo que falar que não teme ser escudeiro do Button..... ô tristeza... acho que problema dele é o time que ele torce, ainda aparece lá com a camisa do dito cujo.... isso é auto-zica !!!!!!!!!! foi sorte ele ter dado sorte no fim !!
GiglioF1 disse…
Ron,

Concordo que Kimi é BM...fez um papelao..sua análise é correta da Ferrari...nem eles entendem suas estratégias...Massa já de cara foi prejudicado pela equipe...

Os Brawn voaram, e Barrica vem pra cima.
Abraco!!
Anselmo Coyote disse…
Groo,
A equipe já sabia que os freios do Nelsinho estavam com problema. Qdo ele freou no final da reta travou só uma roda. O Briatore tá caindo na real, sabendo que tem feito só carroças.

Ok, Sávio. Segurar um carro que trava uma roda só a 300km/h não é coisa para piloto... vc certamente conseguiria.... Sávio... rsrsrsrsr.
Abs Groo, abs Sávio.
Vamos para a próxima.
Anônimo disse…
auhuahauhau, 1B foi froids rsss Eu tb gosto do "piloto" Barrichello, não da pessoa. Enfim, tb acho q ele ganhará e teremos q aturar akela sambadinha horrorosa. Um dominio total do Brawn, uma corrida horrorosa de Ferrari e Mclata, bela disputa entre Vettel e Kubica, Nelsinho jah fazendo m... na primeira corrida.... realmente essa temporada vai ser boa hehe
Brun@ disse…
Bom texto Groo, a corrida foi um pouco abaixo das minhas expectativas, mas me deixou com uma sensação levemente compensadora de ver a Brawn sair da teoria e fazer uma prática de 100% de aproveitamento.

É a primeira temporada neutra que tento assistir, mas por todo o dramalhão e apreensão que a ex-Honda causou ficou difícil para mim não me sentir feliz com a dobradinha tanto nos treinos quanto na corrida.

Não nutro simpatia pelo Rubens (mas mão o odeio, sou mais do tipo indiferente a ele), mas fiquei chateada pela largada ruim, que por sorte proporcinou o 'lugar certo e hora certa' para recuperar o prejuízo e voltar ao pódio. Já o Jenson vai-se o tempo que me simpatizei por ele, mas pelo bem da F1 foi bom vê-lo vencer.

Enfim...Nada de monstruoso e pra mim até bem morno, mas gostei.