Em pista seca finalmente. Viva Vettel!

Monza, Shangai e Silverstone.
Vamos dar um desconto pela etapa chinesa e nos concentrarmos nas duas que sobram. Como vence bem este alemãozinho... Mas a F1 atual vive uma era de incertezas e sendo assim também não sabemos mais se ano que vem vai ter Silverstone no calendário, ou vamos para a soporífera Doningthon.
Se sair mesmo então Vettel fez história e conseguiu a última vitória no berço da F1.
Caso contrário esqueça a frase acima e sinta-se feliz por poder ver mais corridas de F1 por lá.

Mas às favas as elucubrações para o futuro o importante aqui é o presente, e este nos mostra que a Red Bull – ao menos na Inglaterra – não só alcançou como também superou os carros de Ross Brown.

A pole de Vettel é a prova mais cabal disto e não se engane em ver 1B a frente de Mark Webber: O canguru só não beliscou a segunda posição com boas chances de brigar pela posição de honra por que foi atrapalhado por Kimi Heineken.
Tanto que chegou a ser grosseiro dizendo que o finlandês parecia ter bebido vodca ou estar dormindo.
Mark meu camarada, os únicos que podem fazer este tipo de comentários somos nós blogueiros. Por quê? Oras... Por acaso vamos ia pilotar seus carros?
Bem... Nós iríamos, ao menos alguns de nós... Mas não deixam e então não se meta em nossa seara. A largada foi sem sustos: Vettel manteve a posição assim como 1B e o canguru.
Lá atrás as Ferrari de Massa e do homem que bebeu vodca deram um grande salto ganhando cada um três posições.

Massa, por ter largado com mais peso que Kimi, conseguiu ganhar muitas posições com as paradas de boxes.
O que me faz perguntar: Foi só isto ou Kimi está muito mais bunda mole que nunca? Afinal chegou só em oitavo.
Muito pouco em relação ao companheiro de equipe.Belos pegas entre Hamilton e Alonso fizeram os ingleses se levantar das arquibancadas e aplaudirem como se vissem a briga pela ponta.
Bonito isto. E mostra que ainda existe esportividade dentro das pistas, mostrando que vale ultrapassar o adversário sempre. Nem que não valha pontos, apenas pelo prazer de superar um adversário. Outro bom momento foi Nick Heidfeld segurando Alonso e, segundo seu engenheiro via rádio, com problemas no carro devido a perda de um pedaço da asa dianteira.
Confesso não ter visto.

Uma decepção, ou não, tratando-se de Nakajima, foi o desempenho da Williams.
Nico fez melhor, chegou em quinto, mas ainda assim fiquei decepcionado.
Sim sou exigente, mas também sou realista e insisto: Nenhum dos dois é piloto para a equipe de Frank. Mas como é o que temos...

Sem muito peso e importância foi o abandono de Kovalainen, não fosse o fato de ter levado consigo Sebatien Bourdais. Que já não bastava ter seu lugar ameaçado pelos maus resultados ainda conta com o tremendo azar de destruir o bico do carro no carro do finlandês cover quando este teve um pneu furado.
Estes foram os únicos abandonos da prova.

Ao fim ficou mesmo a imagem de um Vettel vencedor pela primeira vez em pista seca, em grande estilo e de ponta a ponta.
O moleque é bom e espero que todos aqueles que o malharam ao fim da corrida turca revejam seus conceitos Afinal... Ele pode ter feito história!

Comentários

Silvia disse…
Hehehe muito bom...sempre me divirto com seus posts :)

O Massa, apesar de tremer quando vê o Button se aproximando no retrovisor (hehe) fez realmente uma ótima corrida, já o Raikkonen foi mal por causa da estratégia mesmo, veja que todo mundo que largou leve se deu mal, Naka caiu de 5º pra 11º, Alonso de 10º para 14º, 1B de 2º pra 3º, Button largou e chegou em 6º...olhando por esse lado pelo menos o Kimi ganhou uma posição, principalmente por causa da boa largada.

Agora o campeonato vai ficar bom, será que ainda dá pro Vettel? Tomara que sim...rs
Esse Vettel é fera mesmo!
Por isso ele é chamado de Baby Schummy.
Marcelonso disse…
Mestre Groo,

Vettel foi muito bem hoje,agora vão dizer que com esse carro é facil,que isso e aquilo.

Mas o fato é que pra quem começou ontem,já mete um chocolate em seu companheiro,que até então não perdia dentro da equipe.

O alemão ainda precisa mostrar muita coisa para ter seu nome gravado nos anais da categoria,mas que é acima da média,isso é.

abraço
Guilherme (RJ) disse…
Aí, Groo,

Não foi apenas o Kimi o único campeão de F1 que foi bunda mole hoje. Alonso e Hamilton fizeram uma prova ridícula, enquanto Button, o virtual campeão, fez uma corrida modestíssima. O Vettel, futuro campeão que será ainda, esse sim fez uma senhora corrida.

Abraços!

PS: A única coisa 'boa' na McLaren atualmente é a namorada do Hamilton!!!
Anônimo disse…
Eu entendo a frustração e a reclamação do Webber sobre Raikkonen. Sebi e Kimi são amigos, e o fisioterapeuta de Sebi é finlandês. E após a corrida segundo fontes fidedignas, Sebi irá comemorar sua vitória cantando em finlandês na festa da Red Bull.

Pobre Webber, ;)

Larissa
Unknown disse…
grande Groo:
primeiro te aclarar que o que considero a terra do conformismo é o grid, com pilotos mais preocupados com manter um ou dois pontinhos do que lutar pela vitória

para prova uma só: o ano pasado Hamilton no travaria a batalha que travou hoje, lá no fundo.

Vettel sim. arriscou e tirou a corrida pela borda em Australia, mais continuou desse jeito e o resultado foi hoje uma corrida espectacular

a gente precissa mesmo de mais Vettels
Ron Groo disse…
Silvia: O 1B manteve a posição na largada. Perdeu na parada de box.

F1 ALC: agora entendi. É que meu espanhol é horrivel. Aliás nem existe.
Anisio disse…
O Rubinho foi 2°no treino, correu em 2°,terminou em 3° e está em 2° no campeonato; para quem gosta tanto de ser 2°, chegar em 3° já é uma grande melhora....
Felipe Maciel disse…
Vettel tem muito tempo para fazer história em muitas coisas, tomara que hoje não tenha sido finalizada a história de Silverstone na F-1. Aguentar Donington em seu lugar seria realmente uma troca infeliz.
Mas primeiro a F-1 tem que decidir continuar existindo. E Vettel que não tem nada com essa guerra chata de bastidores, foi lá e fez o dele, quebrando o tabu da pista seca. Esse alemão é muito bom!
Marcos Antonio disse…
é Veteel reagiu,pena que foi tarde demais...
Anselmo Coyote disse…
Groo,

PIQUET - Pô, ninguém fala do Pimpolho ter chegado na frente do Alonso (grande m**da)...rsrsrs!

VETTEL - se classificou bem e aproveitou o "morro abaixo". Qdo largar lá atrás e chegar na frente voltarei a falar.

MASSA - fez o que deu; correu legal.
KIMI - se f***ou com a estratégia. Se o erro fosse com o Massa, ai meu Deus... ouviríamos um monte (a Ferrari não gosta do brasileiro...bla, bla, bla).

WEBBER - aprendeu a chorar, ai, ai, ai. Quando tomar uma porrada por trás como o Nelsinho Piquet em Mônaco 2009 ou Sutil 2008 ou como o Kimi no Canadá 2008 vai ser um Deus nos acuda. A propósito, alguém viu o Kimi reclamar do Hamilton no Canadá? Eu não vi.

A GP2 tá bombando que tá uma beleza.

Abs.
Caro Amigo Groo:

Respondendo a sua pergunta: não mudou não, continuo achando o cara somente razoável. No dia em que ele fizer uma corridaça a la Piquet em Hungaroring 1986, Senna em Jerez 1986, Mansell em Barcelona 1991 ou Villeneuve em Dijon 1979...Aí sim o reconhecerei como um dos grandes da F-1. Vencer em um carro que não tem adversários correndo de cara para o vento e atendendo à estratégia traçada pela equipe tem seu valor é lógico, mas os grandes tem por obrigação fazer algo a mais, uma ultrapassagem maravilhosa ou uma defesa espetacular de posição, e isso o alemãozinho razoável ainda não fez. E olha que houve oportunidades para fazê-lo, como na Austrália e na Turquia neste ano mesmo e o que o cara fez nas duas oportunidades ??? CAGADA...
Portanto, não digo que o cara é ruim - isso seria uma tremenda injustiça - mas também não fez nada ATÉ AGORA que me impressionasse, mas talvez sejam meus parâmetros que sejam altos demais, pois para quem viu Lauda, Piquet, Gilles Villeneuve, Prost, Mansell, Senna e Schumacher nos auges de suas carreira e dando inúmeros shows DE VERDADE não é nada fácil cair nas graças de qualquer um que ganhe sem brilho...

Grande abraço
Anselmo Coyote disse…
Alexandre,

Vc esqueceu do Mansell na Hungria 1989, quando largou em último e ganhou a corrida. Passou Senna, Piquet, Prost e mais uns 20. Não digo que o Vettel tenha que fazer isso. Seria demais para os nossos tempos de muita tecnologia etc. Mas umas 5 ou 6 ultrapassagens ganhadas no braço contra adversários bons com carros bons seria um bom começo.

Groo,

Vc disse: "E mostra que ainda existe esportividade dentro das pistas, mostrando que vale ultrapassar o adversário sempre. Nem que não valha pontos, apenas pelo prazer de superar um adversário.". Não há como discordar dessa opinião. Ela é perfeita.
Abs.
MSTeam Crew disse…
Foi a primeira corrida do ano em que dei um cochilo durante a transmissão (aqui a corrida começa às 8h), mas sem dúvida foi uma vitória maiúscula do Vettel. Acho que o Barrichello foi bem, afinal a Brawn foi uma mera sombra das RBR, mas meu destaque é pro Massa.
Unknown disse…
Olá Ron, me diverti muito lendo todos os posts de novo!Todos ótimos

O Vettel merece é rápido e bom no que faz.

No post de meu blog as fotografias,o carro em questão é a Ferrari Testarossa 250 de 1957 leiloada recentemente como nos informou o Ararê por 12,1 milhões de dolares

ABS
Daniel Médici disse…
Esse mapa de Silverstone... ele é uma das versões menores do circuito, utilizada por categorias de base ou nacionais. E o trecho da Luffield é o usado para corridas de motos...

De qualquer forma, de fato, Vettel provou bastante coisa hoje. Se hoje os eventos intra-pista serviram para alguma coisa, foi pra mostrar que ele tem talento mesmo.
Net Esportes disse…
Eu acho muito interessante que a Red Bull possa dar um banho na Brawn .... apesar da vitória (dobradinha) na China que foi em condições adversas .... ficava difícil imaginar que poderiam superar a Brawn .... temperatura baixa, problemas no aquecimento dos pneus da Brawn .... sei lá, mas foi um verdadeiro baile ..... não sei como serão as condições nas próximas provas mas imagino que a Brawn volte a andar na frente .....
Fábio Andrade disse…
A parte mais divertida da prova foi a do pega-rabo entre Alonso e Hamilton. E como foi curioso ver o público inglês se refestelando com uma briga que valia uma posição periférica.

Alonso e Hamilton já brigaram por postos de maior relevãncia...

Achei que a corrida de Silverstone foi uma grande e cômica piada com os britânicos. O campeão e vencedor da corrida do ano passado se atracando com o maior rival de sua carreira dentro de casa por uma mera 16ª posição. O líder do atual campeonato fazendo um trabalho mediano e mostrando que, de repente, o ano ainda pode ter alguma surpresa. E o protocolo acertando a nacionalidade da equipe vencedora e tocando o hino austríaco, e não o inglês, como aconteceu na China.

O pessoal da terra da rainha chegou a Silversonte com grandes esperanças de ver seus símbolos nacionais afirmados, e saíram sem ver a Grã-Bretanha brilhar.
Anônimo disse…
fatos engraçados dessa prova: Webber falando do pé de cana Raikkonen (dei mta risada qdo soube das palavras dele), o publico vibrando com a disputa Hamilton x Alonso pela.... q posição msm (rs). Enfim soh restou isso pra nos divertir em uma corrida tão chata. Flw
Silvia disse…
Groo, eu comparei posição de largada com posição de chegada, independente se o ganho/perda de posições foi na largada, na pista ou nos boxes. O que eu quis dizer foi que todos os pilotos que largaram mais leves não conseguiram obter bons resultados, o que mostra que a estratégia é que ferrou com todos eles.