Chaplin, City Lights e o GP de Singapura.

Charles Chaplin em sua extensa carreira tem um filme chamado: Luzes da Cidade (City lights, EUA-1931) em que seu personagem Carlitos, o adorável vagabundo se apaixona por uma florista cega que o confunde com o milionário do qual ele se torna “amigo” durante as bebedeiras deste. Entre idas e vindas do enredo, Carlitos, na ânsia de ajudar a florista se envereda por diversos empregos para tentar levantar o dinheiro para que ela e sua tia paguem o aluguel atrasado e evite o despejo iminente.
Assim se torna pugilista e varredor de ruas, mas só consegue o dinheiro com a ajuda do “amigo milionário” que durante um porre lhe dá mil dólares que pagam não só o aluguel atrasado, bem como a cirurgia que lhe devolverá a visão.
Porém, quando recobra o juízo e a sobriedade, o milionário o acusa – injustamente – de roubar o dinheiro e assim Carlitos vai preso.
Quando sai da prisão ele reencontra a florista e descobre que agora ela pode ver e que montou uma floricultura e, que cada vez que um homem rico entra em seu estabelecimento ela pensa ser seu bem feitor e só depois de algumas confusões tipicamente chaplinianas é que ela o descobre um vagabundo e termina o filme com um ar aparentemente confuso...

Mas aonde isto vem a ter um ponto de intersecção com a prova de Singapura?
Vem no incrível azar de Lewis Hamilton ao tomar suas decisões. Se elas se mostram boas para quem vê, talvez na execução deixe muito a desejar e não se obtenha os resultados esperados. Ao menos para ele.

Em certa cena, Carlitos está empregado como varredor de ruas e segue na labuta recolhendo o lixo das ruas e também o excremento dos cachorros, cavalos e outros animais.Quando finalmente consegue limpar toda a rua em que estava, com aquela expressão de dever cumprido eis que cruza a sua frente um elefante dando a entender sutilmente o tamanho da sujeira que ele terá de limpar...

Em dado momento da prova, Hamilton que vinha bem e pensando unicamente nos pontos tenta ultrapassar Webber que fazia uma prova de recuperação após largar não muito bem e aproveitar o primeiro safety para fazer seu pitstop obrigatório, apostando em ganhar todas as posições possíveis na parada dos outros. Eis que em uma das curvas do circuito das luzes ele encontra seu elefante... E acaba por ter certeza de que desta vez a sujeira vai ser muito difícil de limpar.

As cenas do limpador de ruas está entre o minuto 2:30 e o minuto 3:31 deste video encontrado com muita paciência por Alysson Balo Prado, do Meca News. A ele meu muito obrigado!

Comentários

Marcelonso disse…
Groo,

Um brilhante paralelo,a vida de Luizinho não tem sido fácil.
Até Monza ele estava pilotando o fino,duas bobagens na sequencia o derrubaram.

É evidente que preferimos assistir 1 Luizinho arriscando do que vinte e tantos Massas desfilando em fila indiana.
Acontece que o Luizinho não podia ter feito duas na sequencia,não nesta altura do campeonato.

Ainda assim,a meu ver ele e Alonso são os melhores do grid.

abs
Unknown disse…
cara eu vi como que hamilton saiu muito tarde a fazer o sobrepaso, e não deu tempo de Webber se afastar. vou ver de novo a manobra, mais de inicio coincido com os stewarts

chaplin es genial, personalment rio até agora com aquela cena de tempos modernos na qual o cara sai com as duas chaves de porca na mão...
Muito bom Groo, muito bom mesmo.
Anselmo Coyote disse…
Belo post, Groo.
Mudando de assunto, Groo, tô sentindo um cheiro de naftalina... É. Aquelas bolinhas que colocamos nas gavetas para conservar roupas de pouco uso. Aí, surgem ocasiões especiais e a tiramos de lá sem tempo de lavar. Mas tiramos. O tempo é muito fugaz...rsrsrs.
Grande abraço, Groo.
Paulo Levi disse…
Dá gosto ler um post bacana assim, parabéns!
Groo minha ajuda foi só em achar o vídeo, que poderia ficar sem ele, já o seu POST está fantástico e bem argumentado, com uma fascinante comparação entre dois ingleses.

abs. e é sempre um prazer ajudá-lo!

ALYSSON PRADO "BALO"
muraldebrusque disse…
e essa sina vai continuar.
miltinhu vai fazer mais uma cagada homerica dessas de elefante ate fim da temporada como ja é do feitio do mesmo.

enquanto isso a dor de cutuvelo aumenta com o picareta astuciano ganhando terreno e chegando a mais um título, e provavelmente esse blog ficando de ferias, porque seu escritor devera estar com algum desarranjo intestinal ou grave enxaqueca.
Ron Groo disse…
Não... O dono do blog tá desinfetando a casa depois da passagem do moral de bruços...
muraldebrusque disse…
que nada,
eh com as fezes deixada pelo miltinhu da mclaren, cagadas homéricas dão trabalho mesmo