Chico Buarque, o troll


Chico Buarque é malandro.
E malandro tirador de sarro, diga-se.
Aqui três trollagens de sua lavra.

Quando interrogado pelo DOPS.
-O senhor sabe por que está sendo interrogado?
-Não sei não... Sou apenas um compositor.
-Nós sabemos, só queríamos que o senhor parasse de escrever sobre generais.
-Mas eu não escrevo sobre generais.
-Não? E escreve sobre o que?
-Generalidades...

Se o interrogador tivesse o mínimo de conhecimento da obra do homem, saberia que o “generalidades” não era literal e sim um neologismo criado por Chico para dizer que não fala sobre os homens que mandavam, e sim do que eles faziam quando mandavam.•.

Ao mostrar sua canção Bastidores (“Cantei, cantei... Como é cruel cantar assim.”) para Cauby Peixoto, o compositor ouviu.
-Mas Chico, esta canção é mais apropriada para uma mulher!
-Quem disse isto Cauby? A canção é a tua cara.
-Nem precisa, olha este verso: “... e os homens lá pedindo bis, bêbados e febris a se rasgar por mim...”.
-Besteira Cauby.
-Mas, Chico!
-Nada de mais, a letra foi feita pensando em você.
-Mas, Chico... Só se você pensasse que eu sou gay!
-Eeeeentão, Cauby! Pode gravar que não tem erro.

Perder o amigo pode ser... A piada nunca!

Quando Caetano Velloso começou a fazer certo sucesso, Chico inventou que o baiano havia passando por alguns distúrbios emocionais.
Que havia ficado paranoico e não reconhecia ninguém e no auge da crise afastava todos que o visitavam aos gritos de: “-Sai fora, carcará... Sai fora carcará!”.
Pediu também que quem fosse visitar Caetano, que não tocasse diretamente no assunto.
A história chegou até Santo Amaro da Purificação, provavelmente por um telefonema do próprio espírito de porco.
Caetano conta que estranhou muito o aumento de visitas que teve em seu apartamento, vindos inclusive de sua cidade natal, mas que estranhou mais ainda as insistentes perguntas: “-Você está bem? Mas está bem mesmo?”.

Comentários

Anônimo disse…
... mania de achar que policial e/ou militar - PM também - são burros. Engraçado como a lavagem cerebral é intensa neste país. Muitas dessas histórias não aconteceram. Mas mentiras repetidas várias vezes se tornam... compreta ae ! Pravdades ! E com apoio do jormaulismo de esquerda ! A canalhada "matou" o Wilson ! Porque o Rei crescia e não poderia ter dois ! Parece highlanders... jogadas mercadológicas... E deles, um negro ! Engraçado que o Rei cresceu na ditamole. Ninguém fala da turma que frequentava a festa do arromba... E da Rata Li. Uma roqueira manu. Me mostre um, UM !, roqui pesado dela ! Baita cantor... Sim, Monal ! E Tasquim nele !
DOPS significa: Departamento de Ordem Política e Social. Procurei e procurei e procurei saber o que motivou a criação do orgão, laááá, em 1924. Não achei. Não dizem nada. Coisa de regime totalitário. Naquelas épocas, só impérios e U.R.S.S., novinha, com apenas 7 aninhos. Artur Bernardes ! Revolta do forte, comunistas... aaaahhhh ! Como se cura paciente picado por cobra ? Veneno em pequenas doses. Dopsina neles. Bom,... passam direto pela utilização do orgão no estado novo( G.V. sem o "F", de Fundação) para os anos de chumbinho. Anos em que Chic participou de vários festivais da canção, Tasquim, teatro mais forte do que hoje( só peças com e sobre casais hoje.... que mediocridade ! Sem uma única trepadinha no palco...) e a esbórnia a quatro com carnavais e orgias. Nada parecido e nem perto do que acontecia na União Soviética, Cuba, China, Coréia do Norte, e, depois, Chile e Argentina. E mania dessa gente querer fazer o país uma U.R.S.B. ! Cubanização. Aí, pronto ! DOPS neles ! Guerra fria, escolha um lado. Mas, entendo sua posição, senhor Groo. Dar um "verniz" de descolado, moderninho para quem escreve é sempre bom mas os caras não são burros não. Filmes de fora mostram mais, os daqui, nunca mostraram. Livros, se pesquisar, verá que os gorilas leem Shakespeare. Patton era educadíssimo e guerreiro feroz. História, meu Deus... melhor conversar com eles, os gorilas, do que com qualquer socialistóide professor da matéria. Josué é estudado até hoje ! Excelente general ! Tô falando de Bíblia... Mas, paz e amor , vamos andar de bicicleta e uma rosa no cano do fuzil.
Realmente. Cauby iria se importar com isso. Tô falano ? Escrevem e neguim acredita !
Se brigaram foi por causa do dindin Depois de muitas brigas, Chic E Leãozinho fizeram... Chic e Cai Tano ! Na Blogo ! Arquiinimiga dos socialistas ! São amigos ! Verdade verdadeira ? Gostam de dindin como todo bom e malandro mortal... O povão é que é inocente e cai em todas....


M.C.
Anônimo disse…
Um dia a areia branca
Teus pés irão tocar
E vai molhar seus cabelos
A água azul do mar

Janelas e portas vão se abrir
Pra ver você chegar
E ao se sentir em casa
Sorrindo vai chorar

Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Uma história pra contar
De um mundo tão distante
Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Um soluço e a vontade
De ficar mais um instante

As luzes e o colorido
Que você vê agora
Nas ruas por onde anda
Na casa onde mora

Você olha tudo e nada
Lhe faz ficar contente
Você só deseja agora
Voltar pra sua gente

Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Uma história pra contar
De um mundo tão distante
Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Um soluço e a vontade
De ficar mais um instante...


Voces sabem qual é o "mundo tão distante" ? Coréia do Norte ? Mongólia ? Quem sabe foi parar na Sibéria o nosso Leãozinho...
LONDRES ! DOS BEATLES E ROLLING STONES ! DO THE WHO ! Do 007 ! O Zé de leppe...

HAAAAAAA !


Bob Calos, Bob Calos...


M.C.
Anselmo Coyote disse…
É tudo verdade, Groo. O Chico é sim um ator, um troll e um fanfarrão, no melhor sentido dos termos. E, quem gosta de ditadura e ditadores, se quiser, graças ao atual quadro econômico do país, pode ir para a Coréia do Norte JÁ, tomar um "banho de cultura", como gosta de dizer a "crasse cult". Ou alguém aqui já viu algum aviso em frente a alguma biblioteca ou livraria dizendo: PROIBIDA A ENTRADA DE LOUCOS, IMBECIS, IDIOTAS E ALOPRADOS.
Adorei o texto, Groo.
Abs.
Marcelonso disse…
Groo,

Chico Buarque não tem o reconhecimento que merece em nosso país.Um artista excepcional, um talento raro.

abs
Anônimo disse…
... ha ! ha ! ha ! Não entendi o Coiote. Prefere viver na merda, numa pseudo-democracia( hoje faz o que o "genial" escritor e compositor ? Chic faz belíssimos trabalhos... parece precisar de ditasmoles para escrever. Tenho certeza que o senhor Groo vai apagar mas... vai aí... Mulher sem orifícios... http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/compreendendo-%E2%80%9Ca-mulher-sem-orificio%E2%80%9D-de-chico-buarque-ou-esse-nem-tao-obscuro-objeto-da-interpretacao/ ), mas, como ia dizendo, prefere, o solitário animal dos desertos e montanhas, viver na mierda de hoje de uma pseudo democracia onde artistas, escritores e jormaulistas são todos puxa sacos do Desgoverno ( alguma crítica deste senhor ao Lullababá e seus 40 mensadrões ? )a viver numa ditamole mas com crescimento econômico. E sou capaz de escrever todos os cantores que fizerasm sucesso na ditamole terrapapagaiense ! Coisa rara em ditaduras de verdade ! Bom, foi o que eu entendi do que ele tentou enrolar. Já o senhor Marcelonso escreve não ter o grande jogador do VáriosEspetáculos reconhecimento que merece em nosso país. Só pensa na Ferrada no querido blogueiro. O Jabuti ele vence quase sempre com livros horrorosos ! Chega a ser vergonhoso ! Todos amam e blindam Chic ! Carioca por carioca, vou de Vinícius de Moraes.


M.C.
Anônimo disse…
... e Tom Jobim. Mas... Vamos lá... " atores, cantores, escritores, artistas plásticos e jornalistas que fizeram sucesso na ditadura militar brasileira entre os anos 1964 até 1990 ". Vai, google !
Ih ! Não aparece ! Pô ! E o Jorge Ben ? E a Beth Carvalho ? E o Roberto ? E o Erasmo ? E o meu cantor preferido, o melhor dos melhores, Miltão Nascimento ? E o Clube da Esquina( foi um movimento musical brasileiro surgido NO FINAL da década de 1960 em Minas Gerais )? Agora mesmo, vem o filme do Renatão Russo... AE ! Aborto Elétrico ! E pichando eeeemmmmm BRASÍLIA ! Qual seria o ano... " foi uma banda brasileira de rock que esteve ativa entre 1978 e dezembro de 1981 (foi feito um show de despedida em março de 1982). A banda fez parte da Turma da Colina (movimento de bandas de Brasília fundado no fim dos anos 70), junto a bandas como a Plebe Rude e a Blitz ". Que ditadura fortííííssima vivemos... livros. Vamos aos escritores mas colocarei só um ! Vamos logo ao comunista Jorge Amado !
Dona Flor e Seus Dois Maridos, romance (1966); Tenda dos milagres, romance (1969); Teresa Batista cansada de guerra, romance (1972); O gato Malhado e a andorinha Sinhá, historieta infanto-juvenil (1976); Tieta do Agreste, romance (1977); Farda, fardão, camisola de dormir, romance (1979); Do recente milagre dos pássaros, contos (1979) e a ditadura enfraquecendo vieram outros... Por favor, vão pesquisar. Não escrevam besteira. Não é questão de ser a favor de ditaduras, não sou, sou conservador com viés liberal, mas em acreditar feito bovino que houve uma ditaduuuuura neste país e que heróis jovens daqueles anos salvariam a gente dos gorilas ! Cuba ! U.R.S.S. era o que esta gente queria naqueles anos para nós ! Ditadurazinhanuma na guerra fria que o brasil, graças à Deus, ficou do lado certo mas com viés econômico comunista que até hoje atrasa e arrasa o país ! Aí é que mora o perigo. Ou vocês são uns idiotas ou estão querendo fazer alguém de idiotas. Foi Ditamolezinha, vai... Vejam quantos foram mortos na ditadura argentina e comparem com a nossa. Tenho pena das famílias e dos que morreram mas, por favor. Não peço nem para comparar com a soviética, com a cubana ou a chinesa... Não falei que o humor da Rede Blogo era muita mais ferino na época do que hoje. Chico Anísio fazia os capeta ! Jô Soares, também ! A Grande Família, em 1972, tinha um personagem interpretado por Osmar Prado que era um rapaz de ESQUERDA ! O Júnior ! a gRANDE familia caricatural de hoje, cadê o cara, o membro da familia, para criticar algo ? O personagem do Luiz Armando Queiroz e, hoje, do Lúcio Mauro Filho, O Tuco, é, aparentemente, de mesma interpretação mas não ! O do saudoso Luiz era um louco, rippie e MACONHADO ! O do Lúcio apenas... maluquinho. Vão pesquisar !



M.C.


Cassius Clay Regazzoni disse…
M.C. mais um chupa rola dos milicos, que fica no apê com seu pijama tricolor (foragido da série B)a arrotar merda em favor dos ditadores covardes e sanguinários que dominaram esse país de 64 a 84. Primeiro, quero falar a esse imbecil que as famílias de brasileiros mortos, desaparecidos e/ou torturados pelos milicos covardes não precisam de seu sentimento de merda, você é que é digno de pena. Ademais, esse papinho de direita X esquerda e capitalistas X socialistas só serve de tergiversação para filhos da puta como você destilarem um discurso fascista/moralista. Acorda anta, não existe, nunca existiu e nunca existirá comunismo em um país que sequer viu o que é capitalismo de verdade. Os brasileiros não estão nem aí para Cuba, Coréia, Venezuela e afins, os brasileiros querem é comida no prato, dinheiro no bolso e um churrasquinho no final de semana, e, é por isso que o PT está nadando de braçada. Preste atenção fascistinha de merda, o Lula nunca foi socialista ou comunista, o Lula é um sindicalista muito mais capitalista que os vermes militares e a turminha da PUC RIO que o antecedeu. O fato é que os grandes empresários brasileiros nunca souberam o que é viver sem ajuda do estado. Empreiteiros, banqueiros, usineiros e seus congêneres não conseguem dar um peido sem depender de ajuda estatal. Quem rala neste país são apenas os trabalhadores e os micro/pequenos e médios empresários. Você não é e nunca foi liberal, é apenas um conservador de merda, uma viúva udenista que defende a manutenção de regalias para os parasitas que sempre mamaram nas tetas do governo. Ditabranda é a puta que o pariu.
Ron Groo disse…
Caralho, Clay... é comigo isto?
Cassius Clay Regazzoni disse…
Claro que não Groo... só pode ser com o chupa rola do MC.