Onde Hermann Tilke se inspira


Não há entre os fãs de F1 quem não tenha – ao menos uma vez – reclamado, odiado ou mesmo apenas xingado uma pista que tenha a chancela de Hermann Tilke.
O mais comum é dizer que são enormes kartódromos que não levam em conta a competição, mas apenas a grandiloquência da obra em si.
Pistas com entorno sensacionais como o de Abu Dhabi onde tem até um hotel que muda de cor ou então as instalações suntuosas – e gigantescas – do autódromo da China são muito mais comuns em sua obra que as curvas bacanas do – também seu – circuito da Turquia.

Também é comum dizer que o homem faz suas pistas no paintbrush, que abusa do copy and paste, copiando curvas de circuitos já existentes e consagrados (Spa, Suzuka, etc.) quando não, copiar a própria obra.
Por vezes a sensação, principalmente de quem se utiliza de jogos e simuladores de corrida, é de que é muito mais divertido pilotar nas pistas Tilke do que assistir corridas nelas. E deve ser realmente verdade.

Aqui também, com honrosas exceções (Malásia, Turquia e Austin) muito se criticou as obras deste maluco alemão que a FIA (ou Bernie Ecclestone, vai saber) arrumou para padronizar as pistas de corrida ao redor do mundo.
Porém, não ouso dizer que ele é burro, preguiçoso, acomodado... Não.
A culpa é da fixação deste alemão por pés.
Tilke é podólatra e coloca isto em seus desenhos...
Acompanhe ai.
Austin: parece uma chuteira

Istambul: ótimo, mas lembra um sapato feminino

Sepang: dois chinelos raider um virado de sola para o outro

Singapura: da 14 em diante, até a curva sete é uma bota

Socchi: um mocassim bico fino

Abu Dhabi: Lembra um revolver, mas se virar de cabeça para baixo, da curva 1 até a 8 é um All Star de cano alto

Aragon: da curva 15 até voltar a curva 3 temos um conga
O velho Hockenhein foi assassinado e virou um coturno de bico fino(?)
Pequim: olhe bem... É uma bota de gesso.
Tomara que Tilke nunca se inspire em sapatos de palhaço ou nas sandálias modelo Crock´s para fazer pista nenhuma.

Legendas arrumadas: agradecimentos ao camarda Julio Cezar Krombauer que viu o erro.

Comentários

Anônimo disse…
... não. Depende do que vê cada um. Podólatra, me desculpe - e nem preciso me desculpar, faz parte da casanagem e cada um tem seu gosto - é o senh... Eu devo andar meio violento ultimamente. Vejo uma espada de guerreiro Klingon o circuito de Abu Dhabi. Com o 2°, vej... pô, tu errô ! A metralhadora é que é Abu Dhabi ! Ah, tudo errado. Bom, o 1° circuito parece uma espada Klingon, o 2° circuito parece um cara com topete. O 3° parece um estilingue feito com aquelas borrachas elásticos de escola que eu usava para acertar meus amigos com pedaços de papel bem amassadinhos. Visto de cima e pronto para o ataque. A curva "15" estaria o pedaço de papel. Os dedos nas curvas 6 e 8. O 4°, caramba, haja imaginação..., é Pingapura mesmo, o jogo cama( berço?) de gato, bem no início. O 5°... uma reboque de moto. Sem as rodas. O 6° circuito, a tal metralhadora. Uzi ? Uzi... O 7°, arma romulana. O assassino de Hockenhein fez dele uma... peixeira alemã ! E, virando de cabeça prá baixo "Pequim", vemos uma pistola alemã Luger P08... Êpa ! O Hermann Tilke é... alemão ! o maluco gosta é de armas ! Eu não gosto, não. Nem sei atirar... Se o senhor Groo é podólatra, sou bundista. Amo a Paz...





M.C.
Marcelonso disse…
Groo,

Não tinha olhado por esse ponto de vista, faz sentido.

De qualquer modo, continuo detestando esse fazedor de circuito de Hamsters. Saldo as exceções listadas, todos os demais são porcarias.


abs
Manu disse…
Ah, qd criança eu desenhava circuitos para os carrinhos terem uns caminhos para seguir, paravam no supermercado, em casa, no trabalho ou, quando eram corridas, marcava postos para abastecer hahahaha...
Mas eu creio que eram melhores que muitos aí do Tilke. ^^
Abs!
Magnum disse…
Mas você gostava mesmo de ver coisas nas formas das nuvens quando era criança, ein?!
Ron Groo disse…
E quem não gosta?
TW disse…
Realmente não tinha notado essa obsessão do alemão. Bem observado Groo!
Rubs disse…
Se o alemão não desenhasse caminhos de rato, poderia se sentir frustrado. E isso é perigoso.
Abs.
Anônimo disse…
... gostaria de ver como seria o traçado do novo circuito da cidade do Rio De Janeiro. Desenhado por vocês ! O nome do autódromo eu daria. Autódromo Maravilhoso Populalaulista Çergin Kabrau. Circuito Popu-mauricinho Dudu Paepaez. Box-bar do Lullulalá. E, no curcuito, mais homenagens. Retão da Mãe Dilmá. Hairpin Rubs. descida para Cascata. Logo depois do hairpin, uma cascata artificial estaria lá em homenagem ao Rubs. Curva do Gagálvão. De baixíssima velocidade.



M.C.
Rubs disse…
Encantador de sua parte, caro M.C.
Melhor ia ser, se o traçado fosse desenhado por Saul Vilela, o melhor arquiteto de Minas, e idealizado por Nelson Piquet, que deu nome ao circuito. E para vc não ficar de fora, o estacionamento ia ser batizado de "General M.C.", onde todo mundo fica preso.
Abs.
Anônimo disse…
... estacionamento ? General ? Tu pirou ? Torre de Comando... e Brigadeiro... gosto de voar ! E não me venhas dizer que está com vontade de comer um brigadeiro... essas vivadagens é com o Coyote.



M.C.
Anselmo Coyote disse…
O mapa da itália daria um excelente circuito.
Jaime Boueri disse…
Belo trabalho de pesquisa. Porém, não concordo com a alcunha de "kartódromos". Simplesmente porque... vocês já viram uma corrida de kart?! É ultrapassagem a dar com pau! Do início ao fim das corridas...

Eu, gosto da Turquia, de Austin e achei interessante essa da Rússia. O resto, é uma merda atrás da outra.