What´s going on?

Quando Marvin Gaye entrou no escritório de seu patrão – e sogro – Berry Gordy para pedir que sua “What´s going on” fosse lançada em compacto ouviu um sonoro “não” como resposta.
Berry, dono da gravadora Motown, argumentava que a canção não tinha apelo comercial:
“-Aqui se faz disco pra vender, não pra ser obra de arte...”.
Revoltado com a decisão, Marvin lançou o ultimato: “-Ou é assim ou não gravo mais uma canção sequer nesta casa.”.
Marvin não só era um cantor e compositor de sucesso como também um produtor antenado com o gosto popular e responsável por vários discos de sucesso lançados pela Motown.
Berry podia ser tudo, mas não era burro, cedeu.
E “What´s going on” vendeu tão bem que o contrariado sogro/patrão, animadão, pediu um álbum com canções com a mesma temática social.

 

Marvin, esperto, já tinha algumas prontas, entre elas “God is love”, “Sad Tomorrows” e uma versão do que viria a ser “Fly high (in the friendly sky").
Criou mais clássicos instantâneos -“Mercy mercy Me”, “Save the children” e “Inner city blues (make me wanna holler”) – estruturou o álbum para que todas as faixas tivessem o mesmo direcionamento fortemente marcado pelas preocupações sociais, espirituais e pioneiramente ecológicas. Embaladas por uma elegante mistura de funk, soul e jazz.
Resultado: o álbum What´s going on é considerado um dos mais importantes da música norte americana e provavelmente o mais conhecido do artista.

Este sucesso garantiu a Marvin Gaye o total controle de criação e produção de seus trabalhos futuros e abriu os mesmos precedentes para outros artistas contratados pela Motown. O que possibilitou o surgimento de outro monstro da musica: Stevie Wonder.
E para os que à época ficaram pensando que Marvin Gaye se tornaria apenas um compositor canções engajadas (ainda que suingadas) uma ouvida na faixa título do disco seguinte, Let´s get it on, colocaria a teoria por terra, mas isto é assunto para outra crônica...

Comentários

Marcelonso disse…
Groo,

Marvin fez história. Monstro!


abs
Magnum disse…
Antes da morte dele, Let's Get It On já era criticada por ter um apelo sexual tão destoante do que seus fãs esperavam... Com sua morte, muita gente passou a associá-lo muito mais a Let's Get It On que passou a tocar dia e noite do que a qualquer outra coisa...

Já usei What's Going On em muitas aulas de inglês...
Vander Romanini disse…
Textaço de novo!!!