A estrada como cenário

Diz-se que a vida imita arte, mas a arte busca nas experiências humanas a inspiração para histórias que acabam parecendo irreais na telona. Alguns filmes fazem histórias cujo cenário se passa na estrada, são os road trip movie, você já assistiu algum?

E claro que o ato de dirigir faz qualquer pessoa que acabou de tirar a carteira, se sentir mais independente, é você e o carro, sua coordenação, sua atenção e sua responsabilidade e mais importante, sua velocidade.
A busca pelo desconhecido e a sensação de liberdade que a descoberta de novos lugares acrescenta, faz muitas pessoas escolherem viajar de carro, aliás, você está lá, em terra, fazendo o comando do seu próprio tempo. E os problemas que podem surgir não servem para amedrontar os motoristas e sim fazer das viagens ainda mais atrativas. Por isso que geralmente os carros dos filmes que se passam pelas estradas por aí a fora sempre quebram no meio do caminho, falta combustível ou fura o pneu.
Os cuidados preventivos ficam mais para os pobres mortais, fora da telona. O seguro, a revisão, o IPVA, essas coisas que precisamos fazer, ora para garantir assistência ora para andar na linha. Ninguém imagina que a Kombi, quase uma personagem no filme Pequena Miss Sunshine (Little Miss Sunshine/2006) poderia realmente fazer aquela longa viagem para chegar ao seu destino, três dias de estrada entre Novo México e Califórnia. A propósito, a  família Hook tão anti-convencional e engraçada tinha ao menos que ter uma Kombi daquelas, das antigas.

O fato de sempre buscarmos conhecer algo novo e provar novas experiências é bem retratado na película Distantes nós vamos (Away we go/2009), um casal cruza os EUA e o Canadá e a viagem serve de remédio para um tempo de crise existencial que eles enfrentam. Há coisa melhor do que sentir o vento na cara, dirigindo pela estrada e esquecer dos problemas, ou ao menos, tentar esfriar a cabeça?
Se você assistir Sideways (Entre umas e outras/2004) vai querer planejar a próxima viagem de carro. Os amigos Jack (Thomas Haden Church) e Milles (Paul Giamatti) pegam a estrada na Califórnia e percorrem uma área vinícola. Já dá para imaginar as paisagens, a degustação de vinho, romances e comédia que vão costurando o filme. Inclusive o roteiro da viagem caiu na graça dos internautas e viajantes, já pensou em alugar um carro na CA e seguir o mesmo percurso?
Se sua viagem de carro dá ou não para virar um filme, não importa. Mas a aventura de viajar e descobrir os segredos de novas cidades é sempre um convite. Você já experimentou?

Comentários

Marcelonso disse…
Groo,

Gosto muito de viajar de carro. Lembro de algumas vezes que percorri a Rio - Santos, um visual incrível, passando por belas cidades...

abs
Vander Romanini disse…
Tenho várias histórias!!
As mais engraçadas foram as que fui tocar em alguma cidade!!!!
Mas minha primeira viagem com meu próprio carro foi sem dúvidas a melhor que fiz!!
Marcos Antonio disse…
Quando eu aprender a dirigir, quem sabe...rsrsrsrs
regi nat rock disse…
é uma das melhores coisas que existem.
Magnum disse…
Texto mei estranho... Queria saber o que você cheirou na hora que escreveu ele...

Minha experiência de viajar por viajar foi de trem, eu e meus amigos acabamos presos numa cidadezinha de Minas (presos, quero dizer na cadeia, mas depois descobriram que não tínhamos culpa na história). Uma hora te conto.

E se alguém estiver querendo "viajar" num filme road trip... Tem que ser com o Easy Rider (Sem Destino)!