F1 2015: Hungria - Que presentão!

Ao contrário de grande parte dos fãs de F1, gosto do circuito de Hungaroring.
É travado, de difícil ultrapassagem, mas é bonito... É simpático e – em minha visão – é desafiador.
Também é o circuito onde pela primeira vez eu ganhei uma corrida no PS2 em modo carreira... (Ué? Não pode?).

E começou com uma largada abortada, coisa que não acontecia há muito tempo.
Por conta, Massa foi punido com cinco segundos. Motivo? Parou no lugar errado para a largada.
Quando valeu as Ferrari saltaram na frente com propriedade ajudados pela largada horrível no cone #44 que mais à frente se embananou todo, saiu da pista, fez merda e colocou a culpa no cone #6.
O replay mostrou claramente que não houve nada de errado no comportamento do alemãozinho. Só burrada inglesa mesmo.
E as Ferrari iam sumindo na frente...

Após as paradas de boxes a corrida tomou ares mais normais.
Fora uma ou outra punição aos de sempre (Grosjean, Perez, Maldonado...) as Mercedes voltaram a andar de forma convincente.
Hamilton, zurrando aqui e ali conseguiu chegar atrás de Rosberg para brigar pelo campeonato.

Um dos momentos de maior susto do ano quando a Force Índia de Hulkemberg perdeu a asa dianteira que ficou debaixo do próprio carro e o transformou em passageiro.
A batida de frente foi forte, mas inofensiva.
Quase leva a Williams de Bottas junto.
Safety car virtual e logo após o real.
Neste tempo trocaram a asa dianteira do outro Force Índia.
Aparentemente o problema é de construção da asa, o que é grave.

Na relargada a parte mais emocionante da corrida: Um enrosco monstro entre Hamilton, Bottas, e outros dois carros.
Pneu furado da Williams, bico quebrado do Hamilton e mais uma zurrada para a conta.
Melhor para o cone #6 que ficou sozinho na briga com a Ferrari do Vettel pela vitória.
Kimi com problemas na parte elétrica do motor híbrido saiu da prova.
E para coroar a corrida burra do cone #44, tomou uma punição e saiu da briga ao menos pelo pódio. Burro!

Mais emoção: Daniel Ricciardo faz uma manobra monstruosa no fim da reta em cima do cone #6, na tentativa de X, o Mercedes tem seu pneu traseiro furado e sai da briga pela vitória.
Pode até ter dado caca, mas foi uma manobra monstruosa.
Ricciardo é um grande piloto. Grande!

Vitória maiúscula de Vettel, segundo lugar e primeiro pódio de Kvyat e terceiro de Daniel Ricciardo, o monstro! De quebra um quinto lugar de Fernando Alonso com a carroça da McLaren.
Periga esta ter sido das melhores corridas do ano.

Comentários

Unknown disse…
Foi a melhor na minha opinião! Bem animada do começo ao fim. Alguém conseguiu contar quantas punições foram dadas do começo ao fim?
Anônimo disse…
Já que deixou meu comentário no seu último poste - ou seria penúltimo ? - passar, 'senhor Groo', vejo como uma volta aos velhos tempos. Então, permita-me comentar mais uma vez caqui. Não garanto totalmente que o mr.Hyde não apareça de vez em quando...

. Faço parte da grande maioria achando um saco hungahorroring e pior que aquelas chatices de Mônaco e Pingapura. Sessenta e tantas voltas arrastaaadas mas tenho que admitir. Foi, sem dúvida alguma, a melhor corrida que assisti nos últimos anos ! Quem não assistiu, corra para assistir em alguma mídia qualquer !

. Discordo. GH-2, na largada, não fez nada errado. Único adversário dele é o Penélope. Quando viu que iria levar a pior, recuou. Acho que esperou um toque de Vettelino e Penélope. o 'kamikase' bebum veio junto ! Kimi Vodka ! Fazer o quê ? Recuar ! Errou quando saiu da pista ? Difícil de saber. Gagá e sua turma, anti-Hamilton até a última lasca de pneu PIRadELLI, babavam ! Só quem pilota aqueles monstros sabe das 'jogadas malandras' de quem vai à frente. Tá, errou.

. A corrida de GH-2 foi fantástica ! Na relargada, sinceramente, pensei: " Agora, já era Vettelino ! GH-2 vai acabar com você '! Ledo engano, senhor Groo, ledo engano. Ritchardo veio com tudo, fenomenal !, e partindo prá cima, acabou com a asa de GH-2. Veja, mais uma vez, digo, Hamilton luta pelo tricampeonato. Ritchardo, com Gagá adorava chamá-lo, luta por uma única vitória na temporada, mesmo assim, achei fantástico o que fez. Temi pelos fiscais bobocas 'corta tesões' da máFIA. Fiquei só na espera para desligar a tv se um deles fosse penalizado com 5s. Graças a Deus, ficaram quietinhos.

. Isso mesmo, o australiano é feroz ! Não à toa, ganhou três no ano passado. Entendi a manobra. Queimar pneus foi o espetáculo, fazendo deslizar o carro, rali puro, e buscá-lo lá fora da curva. Derrapagem controlada e por dentro ! De quebra, assustaria Penélope e ficaria, sem dúvida alguma, com a maior ultrapassagem de todas ! Piquet, 'pilotando' um Rolls Royce, com tio Bernie( bons tempos que ele colocava uma mulher nua ao lado...) de carona, num papo maneiro, ficaria com a 2ª ultrapassagem mais linda da história. Apesar que, o dedinho do meio levantado pro saudoso Tiozão, no meio da derrapagem controlada, e por fora, não tem preço ! E acho que o Ritchardo já tinha feito uma assim com sucesso na mesma corrida. Menos chamativa, não tão audaciosa, em cima do Zaca ? Zaca, aliás, levou uma do Hamilton, maravilhosa. Não vi caca, não. Azar do Penélope. Os chatos dos fiscais, mais uma vez, ficaram nas deles.
Sorte de tricampeão, quer dizer, de bicampeão do GH-2.

. HA ! Isso mesmo ! MacMac e meu novo herói, McLonso ! A tartaruga cinza( preta ?) com o Tádeonda e o espanhol mais enjoado que conheço ! Sou Mclarinista e hamiltoniano mas fico com o 5º lugar da McLaren neste domingo.
E com as vozes de bunda do trio galvânico quando viram o pneu traseiro do #6 furado... buaáááá !


O Vettelino ganhou ? Parabéns !

OBS: Williams. Bottas fica ? Zaca é segundão.
Williams. Mercedes, fica ? Aston Martin virá ?

OBS2: 3 anos ? caramba... Dilmamá tinha 77% de aprovação !


M.C.
Anônimo disse…
Acho que o meu outro comentário não saiu porque não coloquei-o na bolinha do 'anónimo', pá.

Senhor Groo, como o meu último comentário saiu no poste anterior e, óbvio, não foi apagado, vejo como um possível retorno meu aqui e a nossa iniamizade de antigamente. Fiquei muito feliz após 3 anos e 'caquiestou' de volta. A moderação continua mas envelhecemos. Era mais liberal e hoje sou conservador já admitindo que cada um utilize o que é de seu domínio como quiser. Acredito que o senhor, de socialista já seja um social democrata. Então, mais educadinhos estamos.
O Hyde continua vivo em mim mas bem mais domesticado.
Faria o meu comentário primeiro no Marcelonso mas ele anda arredio e não escreve mais sobre as corridas logo quando terminadas. Está correndo de kart todos os domingos ! Sei lá o que deu nele. Essa crise dilmática está afetando as pessoas de várias maneiras. É o primeiro que conheço que usa kart como válvula de pressão( escape) que conheço. Bom, é bem melhor do que tentar acertar o cínico do prédio com um ovo 'podre'. 'Podre' porque não era podre por natureza. Um dia explico como se faz. Eu joguei ? Não. Sei lá quem jogou mas estava próximo do infeliz. Vi tudo. Sujou toda a roupa dele porque não acertou, só respingou. E fede. Coisas de Copabacana. Gente formada no Socila de Paris.

. Foi, sem dúvida alguma, a melhor corrida dos últimos 3 anos( até porque não me lembro das corridas do ano passado, nem de dois anos atrás, então, três anos, está de bom tamanho, imagino)! E ainda se tratando de Hungahorroring, para mim, pior circuito disparado ! Sessenta e tantas voltas de pura chatice ! Pior que Mônaco( antigamente, ainda dava para ver as gostosas dos barcões) e Pingapura mas, realmente, tiro o chapéu para esta prova de domingo. GH-2 faria corrida de recuperação com uma largada mais ou menos mas com desfecho inteligente. Esperava um 3º ou até 2º lugar para ele. Logo após a largada, na primeira curva, no meio, entre o companheiro Penélope, Vettelino e Vodka, freou ! Eu faria o mesmo e, depois, a recuperação. Uma saída de pista que, tudo indica, erro dele, parecia que iria melar com tudo mas veio a tal recuperação fantástica - com direito a ultrapassagem em cima do Zaca, e de Ritchardo, maravilhosas - até a sorte quase cair no colo dele com a espetacular perda da asa dianteira da Força, Índia !.
IH ! Deu mais de 4.096 caracteres. Tem mais.
Bolinha do anônimo...
Pá !
Anônimo disse…
Perái. Tem algo errado. Bom, pela iniamizade.

O restante.


Só não contava, na relargada, com o feroz e ótimo piloto, o New Canguru da F1 !, Ritchardo !, num troco envenenado ! Foi ruim mas tá bom pro GH-2. Bom resultado para ele. Corre contra o companheiro de equipe, já disse, o nervoso Penélope, e não contra os outros apesar do Vettelino já ser ameaça, diria, no início da reta acelerando enquanto ele, GH-2, já faz a tomada de curva, no final da mesma. Penélope, no início da freada. Qualquer deslize, um motor quebrado, uma derrapagem, já era. Bom, nos próximos GPs, as Ferraris devem ficar para trás. Super Spa e super Monza. Irão se enroscar com as suas Williams. Falando em Williams...
A filha do Prof. Xaxier, hein ? Bem interessante.
Temi pelos fiscais polititicamente caretas da máFIA podendo prejudicar o Ritchardo e GH-2, Ritchardo( como Gagá gostava de chamá-lo) nos dois momentos cruciais da corrida. Devem estar com medo da audiência. Eu deligaria a tv caso um dos dois fossem pagar 5s.
Regrinhas, regrinhas e mais regrinhas estavam acabando com o esporte.
Derrapagem, não tão controlada assim, por dentro, que quase emparelha, o que seria uma incrível ultrapassagem, com a de Piquet 86( num Rolls Royce com tio Bernie de carona. Bons tempos de que carregava uma gostosa ao lado) como a melhor das melhores ultrapassagens de todos os tempos ! Tomou o temível 'X' e acertou o coitado do alemão.
Acho que Penélope vacilou. Não deveria ter espalhado tanto. É mania dele, aliás, deles, hoje. Fechar totalmente a porta, ali, prá quê ? Mercedoca acelerando com Renô puf-puf ? Os pneus do Super-Canguru devem ter saído 'quadradões' depois daquilo. Faltou experiência. E, caso o australiano tivesse ficado à frente, depois da retinha do viaduto, rodasse atrás da Red Bull até o retão novamente, e, com certeza, o Penélope tomaria de volta a posição.
Ali, só por fora, derrapando nas quatro. O Mestre Limão ensinou.

. O que mais gostei no GP Cinderela ?
Pensando bem, agora mais calmo, a MacMac-Tádeonda de Mc-Fofonso !
E o trio calafrio da narração domingueira, tristinhos... buááááá !
Torcedores anti-Hamilton, viram o Penélope chegar láááá trás de GH-2 !

. Três anos, senhor Groo. Quase o tempo da SWW2 !
Dilmamá tinha 77% de aprovação e éramos um país do futuro quando eu fiquei privado de sua área de comentários !
Deixa eu acertar a bolinha do anônimo.
Acertei.



M.C.
regi nat rock disse…
Corridão. O ponto dissonante é sempre ter que ouvir a narração de sua alteza. Uma das melhores dos ultimos 3/4 anos. E a pista é uma bosta, mas amo "aquela" curva.... A melhor ultrapassagem da F 1 de todos os tempos....
Marcelonso disse…
Sem dúvida Groo. Foi uma belíssima corrida.

Queimei a lingua quando duvidei que pudessemos assistir uma corrida boa em terras hungaras. E não é que rolou?

Vettel igualou Senna numa prova que será lembrada, por tudo o que envolveu.

E tem gente que duvida do talento desse alemão...

abs
Manu disse…
Bom mesmo seria se o burro não tivesse marcado pontos e o companheiro estivesse no pódio: quem ele culparia?
A que ponto chegamos: uma corrida badernada assim e achamos bom...