F1 2016: Espanha, Lauda e os cockpits fechados

Semana do GP da Espanha.
A primeira corrida do “bloco europeu” da F1.
Alguns dizem que é quando a categoria volta para casa, para sua origem.
Não deixam de ter certa razão: a F1 é uma categoria europeia por excelência, e se – de alguma forma – esta F1 de hoje tem uma casa, esta é a Espanha.
Nunca vi promover tanta corrida chata como o país da península.
E isto independentemente de onde; Barcelona, Jerez, Valência...  Talvez Montjuich fosse bom, não vi, mas talvez não também...  Ao menos era bonito.
Aos mais novos que ainda não tem a dimensão da chatice que é uma corrida na terra da paella, imagine que vai ser como se o GP da Rússia ainda não tivesse acabado.
Achou ruim o GP russo, então assista a corrida espanhola e descubra porque a Rússia é a nova Espanha da F1.

Sobre a ideia de se cobrir (total ou parcialmente) os cockpits da F1, uma opinião que deve ser levada em consideração ganhou os noticiários.
Niki Lauda se disse contra o recurso, mas alegou um motivo que talvez deva ser deixado de lado em definitivo: o “DNA” da categoria.
Sim, afronta um pouco a história dos carros de F1, mas protege o que de mais precioso a categoria tem: seus pilotos.
Imagino que seja melhor mudar (evoluir?) um pouquinho o DNA da F1 cobrindo (total ou parcialmente) seus cockpits para a proteção do piloto do que retirar o piloto de dentro do carro e deixar que ele seja pilotado a partir dos boxes.
“-Ah, mas isto está longe de acontecer! ” – Poderão dizer.
Nem tanto... Google, Apple e outras empresas já trabalham em modelos de carros autômatos (sem motorista) e para isto chegar às competições pode ser um pulo.
É só lembrar que empresas trabalhavam em carros elétricos e diziam que aquilo não teria futuro e hoje tem até campeonato mundial com carros elétricos. Uma merda, mas tem.
Quando ao que foi dito sobre levar em consideração a opinião de Lauda, justifico: se o acidente em que o austríaco quase perdeu a vida e ficou todo queimado tivesse ocorrido com um modelo de cockpit fechado, muito provavelmente ele não estaria aí hoje em dia dizendo (e pagando mico) que até macacos pilotariam os F1.

Comentários

regi nat rock disse…
Uma correção, Groo. Quem saiu com a história de que , ao invés de bandeiras, os fiscais balançariam cachos de banana , foi o santo. O Nicki, nunca disse isso. Ele nunca foi bom em piadas, cretinas ou não.... Abraço
joaoleopires disse…
Segurança é mais importante que Design e Beleza!!!
Rafael Schelb disse…
Não lembro onde foi que li que a federação tá pensando seriamente em um campeonato de carros autônomos pros próximos anos...
Marcelonso disse…
Groo,

Sem dúvida é preciso pensar na segurança, acima de tudo;


abs