F1 2016: Hungria - The tetra has been planted

A corrida húngara tem fama de ser chata, modorrenta, travada, procissão...  Mas tem lá suas histórias boas.
Foi lá que Piquet mandou um fuck off para o Senna; foi lá que Michael Schumacher espremeu Rubinho no muro, mas não ficou com a posição. Que Massa tomou a molada...  Enfim: achar tudo chato é só uma forma limitada de ver o grande prêmio da Hungria.
A leitura, se feita com atenção, pode render parágrafos ótimos e muito divertidos.
Este ano, nem lendo bem devagar como se a vida dependesse disto para ser salva no planeta.

Choveu nos treinos.
Poderia ter embaralhado tudo, mas não.
A quantidade de bandeiras vermelhas no Q1 acabou limando apenas os pilotos que normalmente ficariam por ali ou no máximo no Q2.
Não mexeu na pole, que aliás, esteve ameaçada apenas pelo episódio das bandeiras amarelas agitadas após uma roda de Alonso (no Q3!) onde Nico deveria ter tirado um pouco o pé.
Se a telemetria disse que tirou e os comissários aceitaram, porque nós não?
Nico pole e Hamilton em segundo. Eis a grande expectativa para a largada.
Assim que as luzes se apagaram, Rosberg perdeu a posição para Hamilton sem susto e Ricciardo que fez uma largada ótima e só não contava com a coragem e oportunismo de Nico passando lindamente por fora na curva dois.
A tensão da largada ficou guardada mais para a frente, ou não...

Kimi Raikkonen deu uma animada em uma briga com Max Verstappen.  Kimi defendendo de forma limpa (e facilitada pelo traçado) e Max colocando o carro de lado para forçar um erro qualquer.
Tirando a diferença dos pneus, os carros se equivaliam. Os braços também.
Depois das paradas de boxe as posições se inverteram e foi a vez de Kimi tentar passar Max.
Sem sucesso e com muita, mas muita reclamação.
Porra Kimi! Quer moleza? Vai brigar com o Rosberg...
Depois da bandeirada finalmente o finlandês passou o moleque abusado.

Enquanto na frente (e em boa parte do meio) as coisas pareciam engessadas.
Apenas Vettel reclamando de bandeiras azuis no rádio, Jolyon Palmer fazer porcarias na pista (o que convenhamos é natural) davam algum movimento.
Hamilton venceu provando que a paçocaria Rosberg não falha nunca.
Ganhou a corrida e pegou a ponta do campeonato.
E o tetra surge no horizonte;

Comentários

Anselmo Coyote disse…
SOBRE A CORRIDA DO KIMI
Corridaça do Kimi, largando em 14o e chegando colado na caixa de cambio do Verstapinho.

SOBRE O VERSTAPINHO
Em primeiro lugar, devo dizer que o Verstapinho está se mostrando cada vez mais um excelente piloto. Fera mesmo e tomara que continue assim. O garoto é muito, muito bom. Bom para nós, fãs da F1.

SOBRE A DISPUTA KIMI/VERSTAPINHO
Mas o que há de bom sobrando no Verstapinho, na mesma proporção, há sobrando de incompetência dos comissários de prova.

O regulamento diz que o piloto pode mudar a trajetória uma vez e ele mudou duas, uma para a direita e outra para a esquerda, não defendendo a posição de forma limpa como fez o Kimi quando esteve na frente. Aliás, existe ou existiu na F1 algum piloto mais limpo do que o Kimi? De 1972 para cá a resposta é não. Antes eu não sei.
Ainda sobre o Verstapinho, ele viu que ia ser ultrapassado mesmo e deu o famoso "migué", do tipo "se colar, colou". E colou. Nada contra ele de minha parte. Pilotar limpo o tempo todo não é para qualquer um mesmo.

SOBRE OS COMISSÁRIOS - PREFIRO ACREDITAR QUE A INCOMPETÊNCIA E IGNORÁNCIA SUPERAM A MÁ FÉ

Não compensa fazer ponderações sobre comissários de prova. São retardados que superam qualquer limite e quando inventam regras então são retardados transcendentais.

O regulamento diz que o piloto pode "mudar a trajetória uma vez" para defender a posição. Essa é a regra.
Ora, se piloto mudou a trajetória uma vez é lá que ele deve ficar. Nesta corrida, não importa. O Verstapinho saiu para a direita tendo uma curva à direita logo à frente se viria o azar (ser ultrapassado) ou a sorte (ficar por dentro na curva), não importa: é lá na direita que ele deve ficar. Não era possível a ele voltar à esquerda da pista sem "mudar a trajetória". Então, ao "mudar de trajetória" para voltar à esquerda da pista "para fazer a tomada de curva" - essa foi a brecha que o regulamento não abriu em momento algum - ele está fez isso (mudou a trajetória) pela segunda vez pois já a havia mudado ao ir para a direita defender a posição. Conclusão: violação de regulamento. O Kimi reclamou com razão e cabe à equipe ler o regulamento para os comissários.

Quer que desenhe?

No mais, mesmo tendo chegado atrás, a naba do Kimi continua enterrada no rabo do Vettel sem dó nem piedade. CHUPA VETTEL!!!

Abs.

GROO... to sentindo a falta de alguns visitantes desse blog. Vc não? kkkkkkkkk
Vinicius disse…
Verstappen não fez nada de errado,quem errou mesmo foi o Raikkonen que perdeu o ponto de freada e acertou a traseira do holandês que depois ainda deu uma bela de uma sacaneada nas reclamações despropositadas e injustas do finlandês que de novo não conseguiu superar o jovem holandês mesmo tendo um carro em condições bem melhores.

Verstappen mostra que a cada corrida faz jus a confiança da Red Bull,além de velocíssimo e também um osso duro de roer nas disputas. Não a toa tem deixado Ricciardo sem sorrir e com muitas saudades de Kyvat(coyote também deve morrer de saudades do russo...)

E quanto a ``naba´´ do aposentado finlandês pra cimado Vettel,nem vou comentar... (só 4 pontinhos de distância,mesmo com Vettel enfrentando todos os tipos de problemas nessa temporada, que baile!. Na Alemanha,Vettel volta a ficar na frente do colega de equipe na tabela e fecha o ano na frente dele...)


Vettel sofreu com duas corridas em que largou de trás por troca do câmbio o que comprometeu toda e qualquer chance dele e abandonou uma(Áustria) por conta de (mais) um erro de estratégia da Ferrari que preferiu manter ele na pista com os pneus já muito desgastados,levando ao estouro dele(e não foi a primeira vez que ocorreu isso,na Bélgica ano passado aconteceu o mesmo e nenhum ``iluminado´´ insinuou complô dos ``mafiosos italianos´´ pra cima do ``pobre´´ alemão).

Sem isso,Vettel teria se mantido a frente de Raikkonen na tabela.

Quanto a corrida,tirando a disputa Raikkonen-Verstappen,a ótima largada de Ricciardo e o dedo do meio que Hamilton esticou pro Gutierrez,foi modorrenta como é de praxe em Hungaroring. Sem maiores emoções,disputas ou ultrapassagens,apesar de Raikkonen ter saído de 14o pra fechar em 6o,não ponho essa na conta já que o Finlandês em estratégia diferente largou com pneus macios(enquanto os cinco primeiros largaram com os super-macios) e esticou ao máximo possível sua primeira parada,enquanto os que estavam a sua frente pararam bem antes(entre as voltas 10 e 13) ou foram ficando pelo caminho com problemas.

Mas vale lembrar que Raikkonen ficou empacado atrás de Grosjean por varias voltas sem conseguir passar até que o Francês entrasse no box.

E como é de praxe em Hungaroring,só se passa mesmo na largada ou na estratégia. Foi assim que Hamilton ganhou a corrida e Vettel o 4o posto de Verstappen quando antecipou a sua parada.

E antes que me esqueça: CHUPA KIMI! Verstappen manda-lhe lembranças!
Anselmo Coyote disse…
Groo, sem mimimi, objetivamente mostrei que o Verstapinho violou o regulamento e os comissários erraram. Mas se for ficar nos "ses" o Raikkonen teria passado o menino como o Piquet fez com o Senna. Mas não tem "ses".

Corridaça do Kimi, corridaça. Por essas e outras está enrabando o VETTEL. Passar na Hungria é Piquet e Kimi, mas fora das regras ninguém passa ninguém.

O Kimi ficou atrás do Verstapen e ele manda lembranças. Lembranças meio envergonhadas, mas manda.E o Ricardo Sorrisão que enrabou o VETTEL (esse Vettel gosta de uma enrabada, hein?) em 2014 manda lembranças nada envergonhadas também.
CHUPA VETTEL!!! a naba gelada continua enterrada.
Abs.
Vinicius disse…
SOBRE A DISPUTA KIMI/VERSTAPINHO
Mas o que há de bom sobrando no Verstapinho, na mesma proporção, há sobrando de incompetência dos comissários de prova.

O regulamento diz que o piloto pode mudar a trajetória uma vez e ele mudou duas, uma para a direita e outra para a esquerda, não defendendo a posição de forma limpa como fez o Kimi quando esteve na frente. Aliás, existe ou existiu na F1 algum piloto mais limpo do que o Kimi? De 1972 para cá a resposta é não. Antes eu não sei.

Ainda sobre o Verstapinho, ele viu que ia ser ultrapassado mesmo e deu o famoso "migué", do tipo "se colar, colou". E colou. Nada contra ele de minha parte. Pilotar limpo o tempo todo não é para qualquer um mesmo.

SOBRE OS COMISSÁRIOS - PREFIRO ACREDITAR QUE A INCOMPETÊNCIA E IGNORÁNCIA SUPERAM A MÁ FÉ - Anselmo Coyote.

Traduzindo: Coyote quis descer a lenha no Verstappen por não ter dado passagem ao ídolo aposentado dele,mas como não encontrou(o qualquer base legal pra justificar a choradeira(até porque Verstappen nada fez de ilegal e os comissários viram isso).,saiu-se com essa maçaroca sem pé nem cabeça,já que não teve coragem de espinafrar o jovem e talentosíssimo holandês diretamente. Hilariante...

Nada de espantoso pra quem aplaudiu o espetáculo dantesco do Kyvat em Sochi(fosse isso com o aposentado finlandês,a reação seria outra...)

Verstappen não tem qualquer obrigação de dar passagem a Raikkonen só porque este estava mais rápido e com pneus em melhores condições que as dele. Se Kimi quer a posição,se se desdobre todo pra conseguir. Ou então que vá disputar posições com pilotos fracos e\ou omissos como Rosberg,Gutierrez,Palmer,Haryanto,Ericsson e cia.

Verstappen mostrou muita personalidade e atitude ao não esmorecer no duelo com Raikkonen,mesmo estando em condição pior que a do finlandês que estava com pneus melhores e muito menos desgastados. Defendeu-se com maestria,dignidade,coragem e atitude dignas de um Campeão(que tudo leva a crer que será um dia. Capacidade,velocidade e talento ele tem de sobra)

Como disse Enrique Bernoldi: Na F1 não se diz ``passe,por favor´´. Se diz: ``Passe se puder...´´

P.S.: Piloto mais limpo que o Raikkonen? Sei.. Schumacher viu isso na Austrália em 2003 quando foi jogado pra fora da pista por ele... Massa também viu isso quando o limpo e puro finlandês fez corpo mole pra não o ajuda-lo em sua disputa com Hamilton em 2008...)

Talvez o mais correto seria: Afinal,existe ou existiu na F1 algum piloto mais preguiçoso,sonolento,bajulado e pamonha como o Raikkonen?

Talvez o Ralf,o Fisichella e o Rosberg(o filho e não o pai),no quesito Pamonha.
Vinicius disse…
O único mimimi aqui é o do Raikkonen e do Coyote.

E está foi a terceira vez que Raikkonen perdeu uma disputa de pista pra Verstappen(as outras foram na Espanha e na Áustria). Já pode pedir música no Fantástico.

http://grandepremio.uol.com.br/f1/noticias/verstappen-defende-atuacao-na-hungria-e-debocha-de-raikkonen-que-se-queixa-ja-vi-pessoas-punidas-por-muito-menos
Vinicius disse…
E CHUPA KIMI! A NABA HOLANDESA CONTINUA MUITO BEM ENTERRADA!

E A NABA ALEMÃ VOLTARÁ A SER IMPIEDOSAMENTE ENTERRADA!
Vinicius disse…
“Acho que é bom — finalmente conseguimos ouvir Kimi no rádio” - Max Mito Verstappen.
Vinicius disse…
Fosse as situações inversas,não tenho duvidas que Verstappen daria um passão antológico em Raikkonen igualzinho ao que Piquet deu em Senna na antológica prova de 86,mandaria o aposentado chorão finlandês pra aquele lugar e ainda por cima iria urinar de tanto rir das choradeiras deste...
Vinicius disse…
Verstappen mostrou ao aposentado chorão aquela frase: ``quem pode mais,chora menos´´.

O moleque é fera mesmo.

E os azares e infortúnios de Vettel(com exceção da China,aonde errou na largada quando se assustou com a chegada repentina de Kvyat e acabou batendo no colega aposentado e da Inglaterra aonde mesmo com a punição por mais uma troca de câmbio,fez uma corrida medonha e irreconhecível) o impediram de estar melhor colocado no campeonato.

É claro que isso não faria Vettel estar brigando ou ser ao menos uma ameaça a dupla prateada,.mas certamente estaria muito na frente do colega aposentado e com ligeira vantagem sobre Ricciardo.

Mas mesmo com esses azares e infortúnios,Vettel está a apenas 4 pontos do colega aposentado e a cinco de Ricciardo. Tenho toda a fé que Vettel fecha na frente do colega aposentado e pau a pau tanto com Ricciardo como com a fera Verstappen.

Minha aposta na tabela final do campeonato(descontando os dois primeiros lógico) é essa:

3- Vettel
4- Verstappen
5- Ricciardo
6- Raikkonen
Anônimo disse…
Eu, hein...

senhor Groo, Não entendi polla nenhuma. O que eu vi - nesta disputa entre Verstapadinho e o Vodka, lá, em Hungahorroring - foi como um piloto das antigas era sensacional e outro, da Ferrada, apenas um bom piloto e isto devido a uma única curva. Vodka é um bom piloto. E o resto é lavagem cerebral dos narrachatos da Blogo: 'o garoto é o máximo' e 'o garoto é o máximo' e tem mais !'O garoto, com apenas 18 anos, é o máximo'! Agora, contarei a tentativa, sim, tentei, com que GH-3 ficasse mais palatável ao gosto do senhor e dos habitués do seu blog. A vai o diálogo celulônico que tive sábado, após a formação do grid:
'Rélooouuu...','M.C.?','Craro, como vai Genial, vai levar mais uma amanhã?','Olha, tá difícil. O Penélope anda pressionando o Totó Lobinho e a Nicole esteve com um Vodu man, lá, em Nova Orleans que disse que a coisa iria degringolar pro meu lado. E o cara disse que o vodu vem de São Paulo...','... pô, mermão, faça o seguinte. Pega o capacildis e faz uma graça com os paulistas',' não a coisa é mais centrada, vem de São Paulo capital... ou arredores !','calma, calma... desenha algo no teu capacete, por exemplo, o viaduto do chá !',' Tá maluco ? Viaduto do chá tá mais para Índia, China ou até com minha England, por favor, M.C.',' Vê aí, Avenida Paulista ! Pô, tremendo cartão postal !',' Avenida por avenida, temos muitas mundo afora e mais importantes, charmosas e famosas, não? Outra coisa','Tá, o monumento aos bandeirantes, no Ibirapuera !',' Xiiii, e a pegada polititicamente correta ?
Aquele monte de matador de índio no meu capacete ? Não !',' O MASP, maior vão central do plane...','... ai, não me venha com essa, M.C. Os caras estão construindo prédios de 1 KM de altura e você me vem com isso ?',' O prédio do Banespa...','...parece o Big Ben...','... estação da luz...','... quê ? Aquela besteira que fizeram na tua cidade, o museu da Luz ? Isso é no Rio, não ?','Aquele é o museu do amanhã... ',' kkkkk ! Do amanhã? Museu ?','Bom, GH-3, meu chapa, um restaurante. Eles têm vários e se gabam pacas da culinária da cidade...',' Tutádissacanagi?','Tô','Então tá, o que você me sugere ?',' Vamos sair da cidade. Tem uma cidadezinha que tem uma estátua de Cristo muito bonita, fica na via Dutra',' Como é o nome da cidade ?',
' Aparecida do Norte !',' Deixa eu ver... Maneiro ! E vai me dar muita sorte. Tô precisando e o caras vão parar de fazer vodu com música dos Rolling Stones ! Vou mandar fazer agora mesmo a estátua com um amigão meu que é que nem o saudoso Sid Mosca, só que ingrês !',' Tem Rolling Stones ?',' Os caras são roqueiros...','Xiiii... Vai lá, mermão, vence e pega a sua 48ª vitória ! Tá chegando perto do Prost...',' Valeu, te ligo após a corrida, falô ?',' Tá falado...'. Depois da corrida, triiiiiimmmm !
'Viu, viu, M.C. ? Tua dica foi certeira e os caras agora vão gostar de mim e...','... Genial, cê vacilou...',' Peraí, eu vacilei, onde ? Ganhei mais uma, carambalho !',' Cê trocou os Cristos...',' Como ?' Só existe UM Cristo !',' As estátuas, seu trimané...'.

Bem que eu tentei, senhor Groo.


M.C.
Marcelonso disse…
Groo,

A vitória foi definida na largada e o pódio na curva 2. Apesar de alguns pegas, no geral foi uma corrida monótona, até porque, passar na Hungria é complicado.

Rosberg vai entrar pra história, como o piloto que ganhou as 4 primeiras corridas e conseguiu perder o campeonato.

abs
Rubs disse…
Quê que isss...
Manu disse…
Comentando o conteúdo do post: ótimo.

Tetra à vista... Inevitável, mas continua inexpressivo.

Abs!
Anônimo disse…
kkkkkk !

. Senna, Schumacher, Vettel... Posso colocar o próprio Lauda - antes do acidente - e o Alonso. Até o Stewart ! Até o Fangio ! Tem o domínio do Prost também e o minidomínio do Leão. Não perderei mais tempo com ocês tentando defender o GH-3.
. O mais interessante nesta corrida, a pincelada de ouro no carrossel da Disney( que é folheado a ouro. Sim, aquele famoso carrossel é foleado a ouro !), foi poder comparar um piloto da estirpe do senhor Hamilton porém mais antigo, o senhor Piquet, com um bom piloto, o senhor Räikkönen ! A curva ! Que, pelo incrível que pareça, pela primeira vez notei, muito bem filmada ! O grau de dificuldade dela para uma ultrapassagem comum já é bastante complicado, imagine o que Nelson Piquet fez com o saudoso senhor Senna ! Räikkönen tentou mas não deu. Não tentou mais. Recolheu. O rapaz Verstappen será um novo Senna ?
Daniel Ricciardo, que chegou na frente da jovem promessa e companheiro de equipe, ninguém falou da corrida do cara... Fantástica ! Uma resposta do australiano mas continuam as cabecinhas geladas teleguiadas pelo narrador da hora e por textos pró juventude avoada:
'o garoto é o máximo' e 'o garoto é o máximo' e tem mais !'O garoto, com apenas 18 anos, é o máximo'!
Copiei, esta última frase do cara aí em cima. Testículo fantástico dele. Adorei.


M.C.