Pequenos resumos da meia temporada pt 1: Quem manda

A primeira metade da temporada 2016 da F1 se foi e duas coisas ficaram bem definidas na cabeça do amante da categoria: A Mercedes ainda tem o melhor carro e a FIA passou o tempo todo dando cabeçadas.

Com a Mercedes a coisa já era esperada.
Com o melhor carro de 2015, o time não precisaria fazer muita coisa para continuar na ponta em um ano em que todo mundo está de olho nas mudanças para a temporada seguinte.
E o que mais impressiona nesta sequência vencedora do time alemão nem são seus carros velozes, estáveis, equilibrados e confiáveis, mas ser tudo isto e vencer apesar de seus pilotos.
Com uma dupla um pouquinho melhor já teriam garantido matematicamente o título de construtores deste ano.
Por outro lado, em campeonato em que há time dominante tão definido é a imponderabilidade da ruindade – ou burrice? – de seus pilotos é que dá o sal na receita.
Joguemos as mãos para o céu e agradeçamos por Lewis cone#44 Hamilton e Nico cone#6 Rosberg estarem nos cockpits prateados.
Com eles ainda há diversão possível no horizonte na ponta da tabela do campeonato.

Já a FIA dar cabeçadas é algo não tão esperado assim, mas também é curioso.
É um tal de “põe regra, anula regra” no campeonato que dá a impressão que a entidade é dirigida por Waldir Maranhão, aquele deputado trapalhão que substituiu o safadático Cunha na presidência da Câmara dos Deputados em Brasília.
Primeiro mudou regras da classificação, ai voltou atrás.
Endureceu as regras sobre ajudas no rádio das equipes chegando até mesmo a punir Nico Rosberg por isto.
Depois disse que tá liberado. “Ajudem os malucos a não ferrarem com o trabalho árduo dos engenheiros e chefes de equipe”.
A mesma coisa com a regra dos track limits...
Porém, isto serve para dar um alerta aos velhinhos que não dirigem seus carros, mas presidem entidade que regula competição de pilotos: se nem vocês se entendem com estas regras aí, como esperar que o torcedor entenda e queira acompanhar a categoria? Depois as médias de público e expectadores vão caindo ano a ano e ninguém sabe porquê...

Comentários

Marcelonso disse…
Groo,

Há tempos os fãs reclamam dessa F-1 cada vez mais complicada e com punições absurdas. O problema é que eles não querem ouvir, e quando acordarem poderá ser tarde demais.


abs
Anônimo disse…
Oi.

. kkkkkk ! A primeira metade do seu texto, senhor Groo, sobre a Mercedoca e seus pilotos, está mais hilária que a seleção olímpikkkkkk brasileira masculina ! Então, GH-3 é um piloto medíocre ? Repetindo. 49 vitórias. 3 títulos mundiais. Acrescentando. 96 pódios. 55 pole positions. 30 voltas mais rápidas. Ah, tá... 1 vice campeonato no primeiro ano( Lembra da McLata 'Fodavone' ?).

. Aí, agora sim. Bem lembrado. Mas a máFIA é progressista ! Mudar regras, como as leis e costumes é com eles mesmos, com os progressistas. Aqui, progressistas do atraso. Só vão as corridas gente que ama o automobilismo e vê, ainda, como uma certa tradição. A história fala mais alto caso dos ingleses e alemães( italianos e franceses também. E até americanos e japoneses ). Aí, falamos de conservadores( mesmo que alguns - ou vários, não a maioria - não sejam). Virou uma salada desgraçada que ninguém entende mas os arquibaldos dos países tradicionais aparecem. Os dos países com menos tradição nem dão bola pro troço. Aqui, veremos mas acho que já fizeram um baita estrago. É só comparar com os anos 1970 e 1980. Já estive no autódromo de... de... Jacarépaguáááááá Buááááá ! - enterrei uma caveira de burro, lá ! Parque Olímpico o quê ! - e vi F1 com arquibancada lotaaaaaada !
Veja, parece que hoje a máFIA é presidida pela Dilmalandra tendo como principal executivo o Lullalibabá ! Um francês - tinha que ser um francês...- e um inglês( apesar do bem vindo BRexit), comandam.
TV, 'televisão' pros íntimos, o verdadeiro nome do monstro e culpado de tudo que vem acontecendo com a F1 e com muito outros esportes. Mas alguma coisa me diz que vai melhorar pra F1. Tirando a Ferrari e a Ruimlliams( ladeira abaixo novamente. Lembra a ciclista descendo o Alto pelas Paineiras), vejo a Red Bull se esforçando com Renôzão já abrindo o berro. E sempre pode aparecer uma surpresa pro aí, não ? A McLaren mostra ter carro só precisando de um pokémon go go go irado para empurra-la, nô ? Um picaHonda ! Ou Hondaxu... O resto, deixa com seu Afonso, o astuciano, que deve estar com uma fome de vitórias daquelas !

Ai, ai... Gostando das Olimpíadas, senhor Groo ? Achei de uma pobrologia aquela abertura. Meu Deus ! Achei chata. Repetitiva. Só sabemos enaltecer nossas pobrezas. Gaselle Desbundchen, garota de Ipanema ? Ela, tão brasileira, teve um filho nos E.U.A.. Até aí, tudo bem, né ? Até eu faria isso por segurança( terra de doidos cínicos a nossa. Já passando, há muito, do limite tolerável da doideira e cinismo). Mas o segundão poderia ser brasileiro, não ? 14 BIS ? Pelo amor de Deus. Os esquerdopatas roubanêístas que fizeram a festa deveriam ter visto melhor a história da aviação. O Demoiselle que é o bicho ! Regina Esquenta ? Que que é aquilo ? Pegada ecológica... Putz ! Dar lição de moral pro mundo com baías de Guanabara, tietês e tragédias tipo as de Mariana ! Fraca. Muito fraca mas os manés de sempre acharam liiiiinnn dô ! Cadê o senso crítico da rapaziada ? Diria que foi como uma Ruimlliams pilotada pelo motorista Zacarias... De sábado até agora, tirando a meninas(ai...) do pénabola e o Dream Team, público baixo com alienados na torcida. Qué prova ? Ontem, no tenis de mesa( assisti...), olha só: 'Euuuu... Sou brasileiiiiro, com muito orguuuuulho, com muito amooooor...', Bom. Muito bom ! A turma de Brasília agradece ! Até o narrador, lavador cerebral, estranhou. Muita alienação, pior que zika ! O cara deve ter ficado com medo ! Falando em lavador, quer dizer, narrador cerebral, Gagálvão soltou os poodles em cima do NemMar e seus amigos. Poodles ? Chiuauas ! Não deram entrevistas para a Blogo e aí não pode ! Até da Lava Jato o tio falou, meu !
Estamos num honrroroso 21º lugar. O que importa são medalhas e isso neca de pitibiriba.



M.C.
Anselmo Coyote disse…
Primeramente #chupavettel. Segundamente, falar que Hamilton é cone diz mais de quem tá falando do que piloto.
Por fim, #chupavettel, porque ver um tetracampeão tomar vareio e ser enrabado sem dó nem piedade por um pinguço, manguaça, ex-aposentado, dorminhoco e desmotivado... Não tem preço.
Então #chuuuupavettel!!!
Abs.
Pedro Piquet disse…
Para quem não conhece o Nelsinho, só uma dica: em 2006 foi o vice campeão da GP2 por apenas um ponto, tendo perdido para o Lewis Hamilton apenas na última prova. Mas se não tiver carro continuará sem fazer o que se espera de um estreante talentoso, assim como o grande Alonso também continuará sem fazer o que se espera de um bi-campeão.


Anselmo Coyote em 06/01/2009
Pedro Piquet disse…
Como pode um cara que acreditava no Nelsinho, criticar Vettel?