F1 2016: pequeno balanço (quase) isento

Hora de fechar o ano da F1 e claro, nada melhor que um balanço isento (rá rá) de uma temporada que, se não foi fantástica, foi (ao menos) divertida.

O título de construtores ficou com quem sabíamos que ficaria desde os primeiros treinos livres na Austrália.
Ninguém sequer ameaçou a hegemonia da Mercedes.

Red Bull fez uma graça, mas esbarrou no motor ainda mais fraco que o restante.
A Ferrari fez um carro que não agradou sequer seu primeiro piloto. Curiosamente, Kimi Raikonnen se deu muito bem com a carroça.

O campeão de pilotos primou pela constância e regularidade.
Acabou o ano sem ter mais vitórias que o vice, seu companheiro de equipe, mas ficou menos vezes fora dos pontos.
Seu título tem (eu afirmo) mais peso que os três de Hamilton. Não que isto importe alguma coisa no frio dos números, mas só o fato de ter vencido na pista um tri campeão mundial já atesta isto.
Hamilton, em seus três títulos venceu pilotos promissores ou em grande fase que não chegaram ou não tinham ao título mundial em suas carreiras: Massa e o próprio Rosberg.
Felipe se aposentou sem um título e Nico era visto com grandes dúvidas se um dia conseguiria o seu.

O piloto do ano foi sem dúvida Max Verstappen.
Sua ascensão tipo vídeo game do filho de Jos (no videogame você troca de equipe no meio da temporada se tiver bons resultados) e a vitória já na primeira corrida pelo time novo já seriam motivo suficiente para a afirmação, mas suas apresentações arrojadas, corajosas e tidas muitas vezes como irresponsáveis (mimimi de velho conservador bobão ou de vencido) dão o molho necessário.
Ultrapassagens, defesas de posição, boca dura e falta de respeito esportivo com os adversários (no que está certo, bom é quem ganha, não quem distribui sorrisinhos) fez com que reunisse uma grande gama de fãs e um quase proporcional de desafetos.
A sorte de Max é não ser brasileiro, se não já seria o próximo Senna e aí: babau carreira.

A equipe com a melhor dupla de pilotos foi sem dúvida nenhuma a Red Bull.
Com o já citado Max Verstappen e Daniel Ricciardo, não teve nenhum time com mais talento segurando seus volantes nesta temporada.
Nem a campeã mundial, nem a Ferrari com Vettel e Kimi, nem a McLaren com Alonso e o outro cara.
Com esta dupla e um carro melhor na temporada que vem, a briga com a Mercedes promete e, dependendo de quem assumir a vaga de Nico) periga o time dos bois vermelhos levar vantagem.

A McLaren não foi tão ruim quanto nos anos passados, mas não foi um mar de rosas.
Se não foi competitiva teve ao menos duas boas notícias: revelou ao mundo o Alonso divertido com suas declarações, e memes espalhados pela rede. Grande piloto sempre foi e – ao que parece – continuará sendo.

A outra boa notícia foi a aposentadoria do outro cara. Esperamos sinceramente que com que ele também se aposente o estilo que ele criou, o de piloto burocrático que pensa mais em poupar o equipamento do que competir propriamente. Chaaaaaato.

Das coisas ruins do ano, como sempre, os traçados sem graça desenhados pelo alemão. Alguns já estão lá há alguns anos e nem incomodam tanto. Mas fica o registro.
A estreia sonolenta de Baku e sua pista com um dos entornos mais bonitos de todos os tempos e a decisão em Abu Dhabi. Nenhum título, nem mesmo entre Hamilton e Nico, merece ser decidido em um lugar tão artificial e monótono.

A briga pelo posto de pior piloto do ano foi vencida com folga por Jolion Palmer, embora tenha sido por vezes incomodado por Rio Haryanto, mas de boa: o cara pilotava uma Manor que só era um pouco melhor que a McLaren do ano passado...

O fim da carreira na F1 de Felipe Massa foi outro momento importante da temporada.
Massa escolheu uma boa hora para parar e foi o único piloto brasileiro com uma despedida digna.
Teve outro cara que também se aposentou, mas.... Quem liga?

No mais. A temporada foi divertida. Diferente do ano passado, acabou com gosto de quero mais e uma certa ansiedade pelo próximo ano.
Que venha.

Comentários

Anônimo disse…
. Baita caminhão. Tá me dando vontade de virar caminhoneiro. Vamu dividir um, senhor Groo ? O senhor fica com o país São Paulo e eu fico com o resto, aquilo, chamado Brasil. Pegamos um narigudo laranja ou ou azulzinho 1313. Anos 1970, 1980... Vai quebrar mas conheço uma mexicana boa de mecânica. Cougar Mexican. Quarentona mas dá um caldo e pode viajar.
. Páracom-içú ! Mas fraco que o restante ? Bem, o motor mais fraco que o restante é o que empurrou os carros da equipe vice campeã do mundial de 2016. É isso que o senhor quer dizer ? Ré di Bú com 468. Ferrada com 398. Força India, Força !, de Mercedoca, 173.
Tá. O motor dos Touros é um 'Tag-Heuer'.
Um relógio ! Como eles fazem eu não sei.
Tô olhando pro meu Mondaine no pulso... Como, meu Deus ?
Já disse. Se não houver ajuda 'de fora', turbo e Ferrada, nada a ver.
. kkkkk ! Mais pesos que os do Hamilton. Vou continuar a lê-lo. lê-lo-ei com calma, como diria o ladrão que nos preside. Não entendi patavinas mas pela lógica molequechatteana, acho os títulos do Limão Azedo mais importantes que os do Saudoso Tiozão assim como os dois títulos do Rato( e põe rato nisso. Passa a perna até no vento !) mais importantes que os dos dois gigantes pindoramenses da F1 juntos. Ou seja. Os títulos do Fittirato valem mais que os do Limão Azedo e do Saudoso Tiozão. E os do Schummy ! Então, por quê o títululuzinho do Penélope, com uma quebra espetacular de motor porém bastante esquisita, e num momento crucial do cãopeonato, motor detonado este do bibi de GH-3 e mais 4 vitórias de Genial no final da temporrada, não valerá mais que os 3 de Hamilton ? E com o piloto campeão fugin.., quer dizer, se aposentando para virar ator ! Pode ter sentido...
. Lá vem. Cabela feita é o que emperra o país. Não tem gente achando Luladrão inocente ? Tá, Verstappadinho. Óbvio. Mas tem o Riccardão que chegou na frente da nova estrela dos fáceis de manejar os miolos. Terá, quem sabe pela frente o Olhaomeninu-uiuiui, um segundo piloto de GH-3 que poderá ser um jovem... Não garanto mas os Japas, após sushis, sashimis e haraquiris, darão um carro pelo menos confiável para a dupla da MacMac. Quem será o companheiro de Chattonso ? E tem a Ferrada, mesmo com motor turbo, até máfia siciliana está incomodada com os resultados ! Pior que um capo, um Vettellino chorão ! E se o Bottas se for para a Mercedoca, olha a Ruimlliams de motor novinho e com grana ! E os pilotos serão... E, não se esqueça, o motor da Ré di Búú é um relógio. Não é um Renozão, não. Pode a francesa 'ganhar asas'. Êta bebida ruim. Prefiro tomar cachaça.
. Tá. Os melhor piloto são da Ré Di Búúú. Tudo bem. Acho que o Fluzão tem o melhor elenco do Brasileirão 2016. Pronto.
Ai'iubibéqui...
Anônimo disse…
Béquei !
. KKKKKKKK ! Adorei até por que os três atores da foto são muito bons. Bradley Cooper e Zack Galifi... Galifianakis são ótimos ! Ken Jeong, que não está na foto, como mafioso viadinho, está demais nos filmes ! E o piloto, já fui contra mas agora torço por ele.
Não. O Coldplay, o estilo dele, não pode morrer. Sinceramente, o estilo que menos gosto é o piloto espetáculo, do Verstapaddinho. É o que fica na mente, sem dúvidas, quem não se lembra do Villeneuve pai ?, dos dribles do NemMar ? Mas gosto do estilo arrojado-técnico e do técnico. Aliás, seu cegueta, o Penélope se transformou num 'Button' no final do campeonato.
Foi segundão nas últimas 4 !, 4 corridas ! Quaaaaaaaatro ! Um mês inteiro de buttonice aguda ! Mas estava jogando com os pontos. Aliás, essa diferença entre primeiro e segundo precisa ser revisada...
Baku assado ! Hipoglós, se pedir, na região. Quanto ao circuito de abundabre( peçam um psiquiatra pro M.C., ha ! Mas não dá, são ótimos nomes...), sou a favor e caqui digo o por quê: Foi uma pista projetada para velocidades de V-10, V-12 ! Mesmo no mundinho da F1, veloz, os carros ficam parecendo, na tv, 'a rainha má e dissimulada', se arrastarem na pista.
. Pior piloto. Acho o Zacarias disparado ! Seguido de Button. Exemplo dou de Grosjean, O Groojean. Ele tentou. Chegou em 13° lugar com uma HAAS. O Carlos Sainz Jr, 12° com Toro Rosso. O companheiro dele, não se esqueça, foi rebaixado tendo chegado em 3° na China. Ducha de água gelada no Kvyat. Taí... será que a Mercedoca... É maluco feito o Verstappadinho !
. Muito importante. Falam dele todo instante !
Já montou a ZacaSpeed Pizzaria ? Parar de dirigir F1, pode ser. Hora boa de parar mesmo teria sido depois da rebimboca da parafuseta do Barrilbello nos cornos. Esse aí, ligam. Falam, lá fora, mais dele do que do... do... Como é o nome dele mesmo ? Prefiro o Barrilbello. Pelo menos é ótimo comentarista. Nem o Gagálvão aguentou a pressão de ter um ser inteligente, que manja do assunto. Ia tirar o narra a dor prá fora e o Gagá agiu velozmente.
' Antes ele do que eu. Chamem o BURiTI, rápido, Régi Nau '! Piada que não quer calar. Adivinha quem foi segundão na Estoque KKKKKKKKKKK Kars ? Mas o brasil já está chegando lá. De atraso em atraso, daqui à pouco, vou gostar da ktigoria. Carro bolha, motor limitado, eu aceitarei.
GH-3 chorando de emoção por ter ganho aqui... Levando a bandeira do Brasil !
É. Eu gosto dele.
Genial Hamilton !
OBS: Tem FNM. Tiraremos a maior chinfra se arrastando e soltando aquela fumaça bem preta nas estradas. Tem a polícia federal mas ela tá de boa depois das férias e a mexicana, num momento difícil, a gente empresta.

HA !



M.C.