Postagens

Mostrando postagens de Agosto, 2016

F1 2016: Pensatas sobre a Bélgica

Imagem
Massa foi ultrapassado.
Passaram por ele o Vettel, o Kimi, as Force Índia, o Alonso, o safety car.
Os únicos que não ultrapassaram Massa foram o próprio e Frank Williams.
Mas no caso de sir Frank foi por não querer humilhar a própria equipe.

Kimi tocou em meio mundo.
Na largada, no meio da corrida, no fim... E reclamou do Vertappinho.
Reclamou que o cara endureceu a briga, reclamou que o cara foi desleal na defesa de posição...
Kimi é a síntese do velho: reclamão.
Mas tem que respeitar: quando o finlandês chegou na F1, tudo ali era só mato.

Verstapinho foi bem malhado por fechar a porta de Kimi um tanto fora dos regulamentos.
Mas de boa... O cara que vem atrás tem Kers, Ers, Asa móvel e o da frente não pode sequer mexer na linha de direção para se proteger.
É bem injusto isto.
Viva Verstapinho e sua falta de medo e de respeito. Às vezes é necessário isto no esporte.
E não importa se chegou atrás de Kimi no fim da prova.
Como diz o título do texto sobre a corrida: nem sempre quem ganha…

F1 2016 - Bélgica: Nem sempre quem ganha é o vencedor

Imagem
É Spa-Francorchamps, e isto bastaria – em outros tempos – para garantir emoções.
Ainda garante beleza, plasticidade, mas emoção é subjetivo.
É preciso ver a corrida de outra forma que não seja esperando brigas a todo momento pela ponta ou posições importantes.
É preciso ver a corrida com a mente aberta. E bastante humor.
Humor que teve Fernando Alonso ao comentar que seria o campeão de perda de posição na largada por conta de troca de peças do motor. E batendo Lewis Hamilton que aproveitou a punição por troca de motor para trocar tudo que pudesse ser trocado e largar do fim do grid.
Estratégia bem inteligente já que não há problemas de ultrapassagem em Spa e se pensar à frente, logo o mesmo vai ter que acontecer com Rosberg e pode não ser tudo na mesma corrida.
E ainda dizem que não tem primeiro e segundo piloto na Mercedes...

Sempre se fala da dificuldade da pista, que por ser seletiva, quase um carrossel, pode fazer com que o piloto erre e a primeira volta teve um bocado de erros, m…

Hot 5 do Groo: músicas de resposta

Imagem
O hot 5 de hoje são músicas feitas como resposta a declarações, outras canções ou atitudes que os autores deram de forma saborosa.

Sweet Home Alabama – Lynyrd Skynyrd.
Well, I hope Neil Young will remember
A southern man don't need him around anyhow.
Os briguentos do Lee Nerd Skee Nerd aparentemente não gostaram da canção Southern Man do canadense Neil Young e responderam à altura com um clássico.
Hoje se sabe que não é bem assim: a letra é carregada na ironia e corrobora com algumas ideias de Neil, principalmente na crítica ao racismo e um certo governador maluco que o estado do Alabama teve. Tanto que na parte em que a letra cita o governador a sequência são vaias (boo boo boo)


Silly Love Songs – Paul McCartney
You'd think that people would have had enough of silly love songs
But I look around me and I see it isn't so
Some people wanna fill the world with silly love songs
And what's wrong with that?
I'd like to know, 'cause here I go again
I love you, I love you
John L…

F1 2016 - Aconteceu em Spa-Francorchamps

Imagem
Logo após vencer mais uma vez a temida Eau Rouge, Ricardo Zonta acelera sua BAR já sabendo que atrás vem o líder da corrida: o alemão Michael Schumacher seguido de perto por Mika Hakkinen.
Zonta sabe o que deve fazer quando chegarem: puxar para o lado e deixar o caminho aberto para que os dois passem pelo lado correto sem perder a tangencia da próxima curva e assim não atrapalhar ninguém.
Vê o carro vermelho se aproximando e crescendo em retrovisor esquerdo e reduz a velocidade, fica pronto abrir passagem puxando o carro para o lado direito quando neste surge o carro prateado da Mclata.
Na impossibilidade de desaparecer, ser abduzido ou cavar um buraco bem profundo, o brasileiro segura o volante firme para que não penda para lado algum e vê passar por si, numa fração de segundos os dois malucos.
Um de cada lado...

Isto é Spa-Francorchamps e é o que a pista pode proporcionar quando pilotos de coragem – ou loucos – guiam competitivamente por suas retas e curvas.
Não que espere ver neste…

F1 2016 - Volta das férias: É Spa, moleque!

Imagem
Quem gosta de automobilismo, gosta de Spa. Não há como dissociar.
A pista é um espetáculo, sempre foi. E mesmo agora em que com o passar dos anos, por necessidades nem sempre inerentes ao automobilismo ou a competição a pista foi sendo –pontualmente – modificada, nem assim conseguiram tirar a majestade desta seqüência de subidas, decidas, curvas para os dois lados, freadas fortes e muito flat-out no acelerador.

Começa-se pela La Source.
Travadissíma e que faz com que a largada seja muito, mas muito mais tensa do que normalmente é. Com chuva então é quase um desafio de Titãs.
Não é raro que os pilotos usem – sem vergonha alguma – a área de escape desta curva.
Logo desembocam em uma reta em descida que precede um mito das curvas.
Eau Rouge não é apenas uma curva, é uma entidade.
Vencer a Eau Rouge com o pé em baixo é como chegar ao topo do Everst.
Berger disse que: “-Enquanto se desce a pequena reta, a cabeça diz que não é possível contorná-la de pé embaixo. Mas o coração diz que sim e g…

Groo recomenda - Golpe de Estado: hard/heavy brasileiro de primeira qualidade

Imagem
No fim dos anos 80 o rock nacional (BRock) ainda vivia sua fase de maior sucesso comercial e havia para todos os gostos: desde o levezinho pop do Kid Abelha até a pauleira que conquistaria o mundo impondo respeito ao heavy brazuca do Sepultura.
No meio destes haviam os gigantes da vez (Legião, Titãs, Paralamas, Engenheiros e Barão) e um grupo que chegou a fazer um certo barulho (no bom sentido) mas que não emplacou como os colegas mais radiofônicos: Golpe de Estado.

A formação clássica era composta por Hélcio Aguirra na guitarra, Paulo Zinner na bateria, Catalau na voz e Nelson Brito no baixo e apesar da banda ter continuado após a morte de Hélcio Aguirra (21.01.2014) e as saídas de Catalau e Zinner é o line up que importa aqui.
Hélcio era e provavelmente ainda é, o melhor guitarrista de hard rock/heavy metal do país.
Inventivo, criava riffs e solos na mesma linha de intensidade de um Tony Iommi, por exemplo. Aliava peso, melodia e velocidade como poucos.
Zinner chegou a ser cogitado …

Antes era pior... 16 - Patrocínio danoso

Imagem
Esta sessão do blog tem o objetivo de desmistificar aquela frase “antigamente era melhor” no mundo da F1.
Claro, podia ter muita coisa boa (de verdade) mas nem tudo eram flores.
Aqui já vimos piloto testando capacete, os primórdios das câmeras onboard, invencionices aerodinâmicas diversas etc.
Também vimos publicidade em carros não muito convencionais como Arturo Merzario correndo com patrocínio de uma funerária estampada no carro.
Mas nenhuma publicidade ou patrocínio foi tão danoso para o carro e piloto que a feita pela Arrows em seu modelo A4 (parece medida de papel) equipado com motor Ford e pilotada pelo italiano Mauro Baldi no campeonato de 1982.
Tratava-se de uma empresa que produzia azulejos e que para deixar tudo dentro do contexto “azulejou” o carro da Arrows.
Deve ter ficado um pouco pesado, dependendo do rejunte que usaram, claro...
Para outros textos desta série clique no marcados ou fim da postagem.

Esportes olímpicos ignorados pela grande mídia

Imagem
Os sites especializados só querem saber de futebol, volei, basquete, atletismo, natação... Os esportes bonitinhos enfim...
Aqui não!
Abrimos espaços para as: modalidades que não passam na TV.

Valsa olímpica.
Muito parecida com a valsa tradicional, nesta modalidade ganha a partida quem pisar menos no pé do oponente.


Fiofozamento olímpico. 
Vence neste jogo quem vai mais fundo no atleticismo. (entenda como quiser...)


Apalpadela olimpica nas varas.
Modalidade antes exclusiva dos homens, hoje em dia nem tanto...
Nesta modalidade é falta grave passível de exclusão a torção.
Apertar pode, torcer nunca... Dói paracaí.



Judar.
Luta muito complexa... Mas não se engane: o cara que está embaixo está ganhando com uma chave de... Cê sabe.



Salto com Pum.
Comer ovo cozido, chucrute, tomar cerveja quente ou água gelada de madrugada é considerado dopping nesta modalidade.
Saltar com vara é fácil...



Susto aquático.
Tem que ficar esperto demais neste jogo.
Ganha por knock out aquele que com o susto conseguir q…

Hot 5 do Groo: Músicas com nomes de mulheres nos títulos

Imagem
Outro miserável Hot 5...
Agora com canções que tem nomes de mulher no título.

Angie – Rolling Stones.
Angie, Angie, when will those clouds all disappear
Angie, Angie, where will it lead us from here?
Mick Jagger passando uma cantada na esposa do David Bowie.
Ou no David Bowie.
Ou nos dois...
Por um tempo os Stones pararam de tocar esta canção nos shows. Temiam que estivessem ficando respeitáveis demais.

Beth – Kiss
Beth I know you're lonely
And I hope you'll be alright
'Cause me and the boys will be playing all night
Peter Criss dizendo que não vai voltar para casa ficar com a mulher porque prefere ficar com os rapazes levando um som…
E ainda tinha gente que dizia que Kiss era Kids in Satan´s Service.
Vai vendo.

Whole lotta Rosie. - AC/DC
She ain't exactly pretty
She ain't exactly small 42-39-56
You could say she's got it all
Angus Young e Bon Scott “homenageando” uma fã bem íntima.
Cá entre nós, divulgar as medidas da moça foi sacanagem.


Jessica – The Allman Brothers Band…

F1 2016 - Pequenos resumos da meia temporada pt 2: Ups and downs

Imagem
Dizem que o time que é talhado para ser campeão é aquele que cresce consistentemente durante a temporada.
Se é assim, a Red Bull era para ser grande favorita ao título.
Começou como terceira (ou quarta se contássemos as expectativas com a Williams) equipe e termina a primeira metade da temporada estabelecida como a segunda força.
Ultrapassou a Ferrari numa boa e é a única equipe a ter vitória e pole position além da Mercedes neste ano.
Uma pena que (mesmo ainda restando metade do campeonato) seja um tanto tarde para brigar pelos campeonatos de pilotos e construtores.
Aliás, só para dizer novamente, a Red Bull tem - de longe – a melhor dupla de pilotos da atualidade.
Daniel Riccardo e o novato Max Verstappem são sim o futuro da F1 e se a evolução da Red Bull continuar mesmo, serão o futuro dominante tal qual os cones da Mercedes no momento.
Só que com talento.

Já a Ferrari desandou.
O carro é ruim.
Tanto que quem se dá bem com ele é Kimi Raikkonen descrito por muita gente como “velho”,…

Pequenos resumos da meia temporada pt 1: Quem manda

Imagem
A primeira metade da temporada 2016 da F1 se foi e duas coisas ficaram bem definidas na cabeça do amante da categoria: A Mercedes ainda tem o melhor carro e a FIA passou o tempo todo dando cabeçadas.

Com a Mercedes a coisa já era esperada.
Com o melhor carro de 2015, o time não precisaria fazer muita coisa para continuar na ponta em um ano em que todo mundo está de olho nas mudanças para a temporada seguinte.
E o que mais impressiona nesta sequência vencedora do time alemão nem são seus carros velozes, estáveis, equilibrados e confiáveis, mas ser tudo isto e vencer apesar de seus pilotos.
Com uma dupla um pouquinho melhor já teriam garantido matematicamente o título de construtores deste ano.
Por outro lado, em campeonato em que há time dominante tão definido é a imponderabilidade da ruindade – ou burrice? – de seus pilotos é que dá o sal na receita.
Joguemos as mãos para o céu e agradeçamos por Lewis cone#44 Hamilton e Nico cone#6 Rosberg estarem nos cockpits prateados.
Com eles aind…

Hot 5 do Groo: Músicas com combustível no título

Imagem
Mais um hot 5, desta vez com um tema meio inusitado, mas muito pertinente para quem gosta de música e carros e aqui neste blog se gosta - e muito! – dos dois.
Com vocês o hot 5 combustível!

Fuel – Metallica.
Gimme fuel
Gimme fire
Gimme that which I desire 
Trash metal de primeira linha. Para muitos a melhor música gravada pelo Metallica depois do Black Álbum.
Há dúvidas, mas, é bom pra caramba.

Gasoline Alley – Rod Stewart.
Going home, running home
Down to Gasoline Alley where I started from 
Música de abertura do segundo disco do escocês.
Não fala sobre combustível propriamente dito, mas porra... Gasoline é gasoline.


Petróleo do Futuro – Legião Urbana
Filósofos suicidas
Agricultores famintos
Desaparecendo
Embaixo dos arquivos
A música aparentemente é sobre água... Sim água e o mau uso, o fim... sei lá.
Está aqui porque tem “petróleo” no título, porque água é mesmo o “petróleo do futuro” em termos de importância e na possibilidade de guerras serem travadas por conta dela e claro, porque eu gosto …

Salve Amon (1943/2016)

Imagem
Não vi Chris Amon correr.
Da minha geração, duvido que alguém tenha visto já que abandonou a F1 em 1976.
Venceu em Le Mans (1966), o que não é pouco, em uma época em que não era qualquer um que vencia por lá.
Em 1967 também venceu os 1000 Milhas Monza e as 24 horas de Daytona tendo como companheiro de equipe Lorenzo Bandini.
Na F1 era visto como azarado.
O mais azarado da categoria.
Mário Andretti o definiu com a frase: “-Se Amon se tornasse um coveiro as pessoas parariam de morrer”.
Em um de seus melhores anos na categoria foi ofuscado pela morte de seu companheiro de equipe e amigo Lorenzo Bandini em um acidente em Mônaco/1967.
Chegou a criar sua própria equipe de F1: a Amon e com ela disputa apenas um GP – Espanha/1974 e seu carro, bem rápido até, não era confiável. Quebrou.
Entre 1962 e 1976 participou de noventa e seis largadas.
Conseguiu cinco poles e onze pódios.
Mas nenhuma vitória oficial, apenas uma corrida extracampeonato na Argentina em 1971.
Tudo isto é fantástico - sem d…

F1 2016 - Crônica do GP: como se tornar o mané do ano na metade da temporada

Imagem
Primeiro: Perca o campeonato passado.
Brigue como nunca, perca como sempre.
Faça biquinho quando for repreendido e obedeça às ordens de equipe.
Lembre-se, seu coleguinha de time não tem as mesmas obrigações que você.

Segundo: comece o novo campeonato diferente.
Abra vantagem ganhando corridas sem necessariamente mostrar que é um piloto mais maduro e focado que na temporada anterior.
Aproveite os azares alheios e diga (esfregando as mãos) que este ano é seu.
Fale merda... Diga que está com o “Champion mode” na posição on mesmo sem ter tido autoridade alguma em suas vitórias.
Relaxe.
Entre na onda que diz que você está mentalmente mais forte.
Mostre que é zem e que a meditação faz de você um piloto mais concentrado em não errar.
Erre para caramba.

Terceiro: entre em desespero ao primeiro sinal de que as coisas vão voltando ao normal.
Não consiga segurar nenhuma investida do coleguinha de time.
Tome passões vergonhosos.
Aceite ajuda do time pelo rádio mesmo quando é proibido pela regra.