F1 2017 - Mônaco: onde os fortes não bebem leite

Corridas em Mônaco não são apenas as procissões intermináveis que muitos dizem ser.
A cada passagem pela Saint Devote, pela La Rascasse ou os S da piscina os carros raspam os guardrails. Um vacilo e adeus corrida.
De quem bateu e de quem estiver por perto.
E é uma corrida para homens de verdade. Depois da prova, ninguém toma leite.

Depois de mais de cem grandes prêmios, Kimi Raikkonen conseguiu a pole position novamente.
As brincadeiras sobre estar aposentado ficam por terra. Nenhum aposentado faz a pole em Mônaco.
Vettel ao seu lado era a esperança de uma briga ao menos na largada.
Não houve.
Como tem sido comum, a primeira passagem pela Saint Devote foi limpa: nenhum toque.
Com isto, a atenção se volta para as paradas para troca de pneus.
A estratégia esperada era a de apenas uma parada, a dúvida seria: quando?

Vettel seguia firme na cola de Kimi enquanto lá atrás uma Renault, a de Hulkemberg, soltava óleo em metade da pista até parar e abandonar com problemas no câmbio.
Outra coisa curiosa foi a reclamação de Button, corredor convidado, sobre a saída dos boxes de Pascal Wehrlein que resultou em cinco segundos de punição ao piloto da Sauber.
Jenson se comportou como os aposentados que vão ao banco bater papo e aumentam as filas...
Particularmente achei que soltaram o inglês quando Pascal já estava passando.... Vai entender.

E na volta 40, o pulo do gato
Kimi já havia ido aos boxes algumas voltas antes e Vettel assumiu a ponta de cara para o vento baixando ao menos duas vezes o tempo da melhor volta.
Resultado: voltou à pista com folga suficiente para contornar a Saint Devote e o Cassino sem problemas.
Sem conspiração e sem o dedo da equipe.
E com a mesma estratégia, Daniel Ricciardo também ultrapassou Bottas e assumiu a terceira posição.

Um dos lances mais surreais dos últimos tempos teve lugar na volta sessenta e um.
Na entrada dos boxes a Sauber de Pascal Wehrlein ficou parada no muro.... De lado.
Se não houvesse a proteção ali, o carro teria parado com o assoalho para cima.
Isto após se achar novamente com Jenson Button e tocar roda com roda...
Button que é um aposentado convidado só fez vergonha durante a corrida toda.
Andando em último, reclamando.... Não faz falta nenhuma e quando volta só faz porcaria.
Que fique onde está agora.

Safety car na pista juntando todo mundo.
Chance para Kimi passar Vettel?
Não... O finlandês protegeu Vettel enquanto Bottas encaixotado entre as Red Bull tentava algo mais.
Sem nenhum sucesso, diga-se.

Vettel ganhou a corrida com Kimi em segundo, mas o vencedor do fim de semana pode-se dizer que foi Hamilton largando em décimo terceiro e chegando em sétimo, colado ao sexto colocado. Primeira vitória da Ferrari em Mônaco desde 2001.
Fosse em outra pista, facilmente iria ao pódio.
Isto é Mônaco, o resto é corrida para quem bebe leite...

Comentários

leao da montanha disse…
Não sou fã nem de monaco nem de indianapolis, prefiro as 24hs de lemans. mas viciado por corridas acabo acompanhando todas (e apesar de concordar que nas 500 milhas da indi o que interessa são as cinco primeiras e as cinco ultimas voltas, ainda assim respeito os tais bebedores de leite). Quanto a ferrari, acredito que ela foi mais lenta intencionalmente na troca de pneus do Kimi, e ajudou o Vetel com mais sutileza que em outra ocasiões (com outros pilotos).



Aguardo o pronunciamento do A. Boboyote sobre a causa da derrota do aposentado finlandês.

Obviamente vai falar de maracutaia,que a Ferrari chamou Raikkonen antes pra ele pegar tráfego na volta e assim facilitar a vitória do Vettel que na opinião tosca e ridícula dele,Boboyote,é um farsante que não vence por méritos próprios,só o conseguindo mediante falcatruas e outras baboseiras mais que o boboyote vive proferindo.

E claro que o Boboyote jamais irá falar que mesmo com Raikkonen voltando no tráfego,Vettel ainda assim não teria vencido se não tivesse tratado de pisar fundo no acelerador e fazer aquelas voltas voadoras antes de entrar no pit pra fazer sua troca.

E isso é que foi a chave da vitória de Vettel: Ter pisado fundo no acelerador na hora que Kimi foi pro pit e obter a vantagem necessária pra fazer sua troca e voltar na frente do colega finlandês,que no final da corrida deu declarações dignas de Rubens Barrichello...

Kimi deveria era agradecer a Ferrari por ainda o manter no time mesmo depois de tantas temporadas apagadas levando nabo e ferro de seus colegas e pouco ou nada contribuindo com o time.

Qualquer outra equipe já teria mandado Raikkonen pra fila do INSS já mesmo em 2014.

E é isso.

E antes que me esqueça...

Placar atualizado:

Farsa Alemã 6 x 0 Aposentado Finlandês.

(E muitas outras nabas virão pro desespero e lamurias de A. Boboyote...)
Anônimo disse…
Vai começar Indianapolis !

. Para quem não sabe. Era uma fazenda produtora de leite. Chique a homenagem. Mônaco deveria dar rum. Coisa de piratas.
. A abertura com Alonso ! Bandeidantes... Mas, continuarei lendo. Esqueceu-se que no oval, ele 'raspam' um muro não aos 70 km/h ou aos 150 km/h e sim aos 300 km/h ! E quem bater 'errado' pode ir direto pro hospital. E ' quem estiver perto' ? Hoje, não, tudo segurozinho. O Wernaine( não sei se acertei o nome), agora em Mônaco, 'chapou' no muro e estava batendo papinho com a equipe. É Jeo Tosé ! De um chatérrimo para um chatinho. Vamunessa. Grande Alonso ! Emmo ! Assistiu a vitória dele, na Indianapolis? Coitado do Al Unser Jr., que não reclamou.
Lotaaaaaaado ! 340 mil pessoas. Dizem ter ferraristas por lá. Mônaco, sinceramente, achei que estava meio vazio. Ou seria meio cheio ? Com sol mas uma certa frieza no ar... será por quê, hein ? Procissão dá nisso. Público some. HA !
. Pole. Com Vettel atrás, tá. Deu no que deu. Mas, que óleo ? Nenhum carro escorregou um centímetro depois do 'derramamento de óleo' ! Só Gagálvão e o senhor viu. Gagá viu tuuuuuuuurbulência em Mônaco ! KaKaKa !
. Veja como foi chatéééééérrima a corrida. O senhor, falando de Button e, agora sei o nome do cara, do Wehrlein ? Um parágrafo todinho dedicado a isto ? Bem, serviu para entender que aquela tentativa de ultrapassagem no Verlaine foi maldade do DáoButão !
. KKKKK ! Não viu o Kimi de cara de poucos amigos no podium ? Não falou da manjada e canalha troca da sCUderia ? Que Kimi é o segundão da vez ?
. Vou ver uma corrida agora e depois ver o campeão tomar um leitinho tipo A.
. Que seja Alonso !
. E esperar os caças passarem... Um B-52 ! B-52 Stratofortress !
. É Indianapolis, po...
. É INDIANAPOLIS !

M.C.
Boboyote.

Vou repetir o que lhe disse lá no blog do Flávio: O choro é livre,coyote.

E como o Flávio disse, apresente alguma prova de que retardaram Kimi de propósito, chamaram-no para o pit stop cinco voltas antes de Vettel de propósito, colocaram pneus quadrados em seu carro de propósito, desligaram o turbo de propósito, que apresente. Nada de achismos ou convicções.

Se não as tem,cale-se pra sempre e recolha-se a sua mais completa insignificância.
Anônimo disse…
. Cláusula Barril-limonchello. Mas, antes da tal cláusula, já tinham problemas os segundos pilotos da Ferrari, como... Eddie Irvine. Toda imprensa esportiva está falando desta nova presepada da Ferrari porque mexeu, agora, com um ídolo e campeão mundial. Nada de Zacarias o Lentinho ou Nuvens Cumuluschello. Dizem que Kimi Vodka estava desesperado, numa mesa bar, acompanhado de uma garota filipina e outra tailandesa e com uma tremenda garrafa do preciso líquido russo-finlando-sueco-polonês em frente. Na saída de Mônaco, existe este pé-limpo, um bun.. de fora, para homens da classe média monegasca que para nos nossos padrões são de classe média alta. Voltou ao vício devido esta maldade maraneliana !
. Agora, ao show ! Alguém vai pro pau, vai ? Pego a foto do acidente aí, do hilário acidente monegasco. Como ninguém morreu, virou espetáculo, então, mando isto. https://www.youtube.com/watch?v=BRh8n1Fgn8c
1 a zero para mim.
. Turbulência gagalvanicas ou teojozeanas? 2 a zero para mim.
. Takuma Sato ! Tomou leitinho ! 3 a zero para mim. Ué, o último que ganhou assim em Mônaco foi o Olivier Panis ! Só nas duas últimas edições da Indy 500, dois pilotos considerados meia-boca levaram a corrida e uma bela bolada.
. Alonso, ovacionado. Aplaudido de pé. E feliz ! Corrida fantástica mas o motor TádeOnda agiu novamente. 4 a zero.
. Homem Aranha em 2º. Zacarias Lentinho, em 9º. 5 a zero para mim.
. Ótimas ultrapassagens. De Alonso sobre Kanaan, por fora, uau! 6 a zero para mim.
.'O que interessa são as cinco primeiras e as cinco ultimas voltas'. Quem só assistiu as cinco primeiras voltas e voltou para assistir as 5 últimas, não só não entende nada de corridas como perdeu tudo ! HA !
7 a zero para mim.
. No podium... Tinha uma gata loira, que passou atrás dos príncipes, em Mônaco, fantástica ! Não vi isto em Indianapolis apesar de muitas loiras californianas.
. E assim acaba a peleja Indianapolis(7) X Mônaco(1).

HA !

M.C.
.
Boboyote:

Vou repetir mais uma vez: apresente alguma prova de que retardaram Kimi de propósito, chamaram-no para o pit stop cinco voltas antes de Vettel de propósito, colocaram pneus quadrados em seu carro de propósito, desligaram o turbo de propósito, que apresente. Nada de achismos ou convicções.

Se não as tem,cale-se pra sempre e recolha-se a sua mais completa insignificância.

(E pare de se esconder atrás de pseudônimos ridículos. Tenha a decência de colocar o próprio nome)

Raikkonen deveria agradecer a Ferrari por ser tão benevolente com seus desempenhos medíocres. Qualquer outra equipe já o teria mandado de volta pra Finlândia já mesmo em 2014.

Anônimo disse…
Mas dá o que pensar quando se vê um cara como Chilton andando entre os ponteiros. Aquela coisa de estar no lugar certo, na hora certa e rezar para conseguir consertar o carro numa eventual escapada. Ver Chilton com possibilidade de vitória não tem lógica.

RICARDO
Rubs disse…
Ron, você conseguiria assistir três horas de corrida em Mônaco? Aquilo é uma procissão, mesmo sendo em um circuito histórico. A F1 está um tédio. A corrida em Indianápolis foi boa e interessante do começo ao fim. Só na Indy se pode ver quatro ou cinco carros lado a lado.
Alonso resumiu tudo ao dizer que estaria no mínimo meia volta à frente dos demais se não tivesse problemas e interrupções durante a corrida, mas que isso faz parte da categoria. Ok, os carros são feios, pesados e muito menos tecnológicos do que os da F1, mas homens são os que andam a 380 e se arriscam a bater a cabeça no muro a 350. Por que Nelsinho nunca correu na Indy?
Tá legal, eu também acompanho o campeonato de F1 e não acompanho o campeonato da Indy. Além disso, vc não precisa ser imparcial na sua torcida. Nenhum torcedor é imparcial. Eu só acho essa retórica do ridículo muito fraca: é como se alguém ridicularizasse o Super Bowl para defender o soccer.
Abs
Rubs disse…
Massarico diz que jamais andaria num oval porque a mulher não deixa. Crítica Alonso publicamente alegando que a decisão não é profissional, como se fosse profissional fazer juízo de valor sobre a carreira de outro piloto. Isso é que é ser homem. Macho pra cara.. mba.
Anônimo disse…
. Por favor, não estou comparando F1 e F-Indy e, sim, Indianapolis com Mônaco. Nunca faria isso com Spa, Monza, antigo Hockenheim, antigo Interlagos, antigo Silverstone e por aí vai. Até os orientais circuitos da China e Malásia passam muito bem. Austin, gosto. E os do Bahrein e Abu Dhabi, são interessantes. E tem, agora, o Canadá, adoro !
. Sim. Foi uma estratégia acertada do Vettelino. E Kimi Vodka errou. Os engenheiros da sCUderia NÃO se comunicam com seus pilotos. A Ferrari não fez nada para prejudicar o finlandês e ele estava de cara amarrada no podium porque teria que beber champagne e não a paixão dele, vodka. Sendo assim, Vettelino venceu por conta própria num circuito cheio de opções de ultrapassagem e assim digo que, por esse pensamento pueril, chego a conclusão que posso assim achar que Lula não é corrupto e a culpa é da Galega e paipai Noel existe, sim, e vive a voar na noite de Natal com seus viadinhos cheio de presentinhos para nós, criancinhas... E vive um gato de botas ontem. De madrugada.

HA !


M.C.
Anônimo disse…
... E vi um gato de botas...

E, para rir um poco, nô ? O Cacálvão, japooooonês, no ?

Takuma Sato, no ? Parece que estão a narrar um ataque a Pearl Harbor...

https://www.youtube.com/watch?v=alpiXHNsdF8


M.C.
Manu disse…
Não gosto de Mônaco, por achar bem chata, ainda mais que se alguém erra, os erros soam muito bobos e geralmente eu tenho pena.
Tbm não acho que houve dedo da Ferrari na troca dos pilotos. Esses pontos podem ser cruciais para o Vettel, a Ferrari não tá de brincadeira, faz 10 anos desde o último título. E se houve ajuste para o alemão, de que adiantaria esbravejar? Kimi não é burro, ele sabia que a qq momento isso aconteceria. Disse que não estava feliz, mas logo declarou confiança na equipe. Para mim, apaguei a luz e fechei a porta.

Abs!
Anônimo disse…
Desde Irvine, vemos muitos coisas esquisitas na Ferrari quanto ao tratamento dispensado aos seus pilotos. Mercedes( quebra de motor de Hamilton 2016...), mais ou menos, e, na McLaren, nunca vi. Ou não 'pesquei'. Williams, haaaa, só o Piquet enfrentou e venceu. Temer é o cara e Vettel não sofreu nenhum benefício nesta corrida de Mônaco. E o framengo não é ajudado, nunca.


M.C.
Anônimo disse…
'sofreu benefício', ai. Foi a estagiária ! Garanto.


M.C.