F1 2017: Inimigo nas sombras?

Desde que assumiu o comando do show, a Liberty tem acertado a mão em algumas coisas que a antiga gestão não mexia e quando o fazia era um desastre total.
As transmissões televisavas estão melhores, com recortes bem feitos e tendo a preocupação de encontrar pontos humanos seja nos boxes ou nas arquibancadas.
Os carros estão mais bonitos e Ross Brawn já falou que isto é uma necessidade da categoria,
A inserção da categoria nas redes sociais tem sido feita de forma simpática e até o youtube já conta com um canal oficial da F1 com bons vídeos.
As corridas têm menos punições idiotas e a empresa dona da bagaça toda já sinalizou em relação a manutenção dos palcos mais tradicionais em detrimento a pistas novas e supervalorizadas (esportiva e financeiramente).
Mas parece que tem gente descontente com isto. E gente grande.
Obviamente aqui trata-se de especulação, mas as coisas que começaram a acontecer nos últimos tempos levam a pensar que há quem queira sabotar o jogo e o motivo não pode ser outro senão grana. Claro.
Alguns exemplos:

Após o episódio da briga na pista entre Hamilton e Vettel, a punição em pista foi dada e pensava-se que a vida seguiria, mas a FIA, comandada hoje pelo francês Jean Todt se meteu no meio, abriu uma nova investigação e pensava em punir o alemão (que disputa agora ponto a ponto o campeonato com Lewis) com uma ou mais provas de suspensão.
O que convenhamos, colocaria água no chope da disputa de forma quase que irreversível e atrasaria o lado da Liberty no que tange ao marketing que está conseguindo já no primeiro campeonato sob sua tutela.
Jean Todt era “camarada” da antiga gestão.

Mesmo dizendo que pretende manter os GP´s tradicionais no calendário (o que mostra que haverá flexibilidade nas negociações sobre taxas) os administradores do circuito de Silverstone (o mais tradicional de todos, já que foi lá que a coisa começou) fizeram valer uma clausula em seu contrato que permite quebra-lo e por conta de custos, deixar de sediar o GP da Grã-Bretanha já a partir de 2019.
Claramente uma pressão para forçar a renegociação das taxas.
Curiosamente é uma das estratégias mais usadas pela velha gestão quando queria arrancar mais dinheiro dos promotores das corridas: ameaçar retirar tal corrida do calendário.

Agora, a respeito da proteção à cabeça dos pilotos em que se estudava implantar algo para o propósito que não deixassem os bólidos descaracterizados ou muito feios, foram testados o Aeroscreen, pensado pela Red Bull e que tinha a aparência de um para-brisas  ou o Halo, uma solução que, aparentemente não protege grande coisa  e que se assemelha às correias de uma sandália do tipo havaianas.
Logo, a própria FIA daria sua sugestão, que no fundo não passava de um genérico da solução criada pela Red Bull e que, levada a pista por Sebastian Vettel em seu Ferrari, foi criticada pelo piloto dizendo que aquilo havia deixado desconfortável com a visão e algumas dúvidas a mais surgiram, como o que aconteceria se a peça se sujasse de óleo ou como aquilo funcionaria na chuva.
Foi informado pela Liberty que os estudos seguiriam e não havia uma data certa para a implementação da proteção, fosse qual fosse.
Do nada e em uma canetada, a FIA cravou que o que vai ser usado será mesmo o tal Halo (uma excrescência que não teria, por exemplo, ajudado Felipe Massa em seu acidente de 2009 em nada).

E que já entrará em uso em 2018, aparentemente sem consultar a GPDA (associação de pilotos), contrariando a Liberty e fazendo exatamente o que fazia a antiga gestão: não dando a menor pelota para os fãs ao redor do globo.

Pode parecer paranoia, teoria conspiratória, mas que tem gente melindrada com o sucesso rápido da coisa e doida para entornar o caldo da Liberty sabotando como der as ações, tem.
Tem um morcego na porta principal.

Comentários

Anselmo Coyote disse…
Parece que só uma equipe gostou, não sei qual. Então basta às outras baterem o pé que não. Tipo: não vamos correr com isso. Ora, sem equipes não existe F1.
Mas se equipes bilionárias e que fazem o espetáculo preferem ficar de mimimi em vez de resolver a bagaça é porque é o que elas merecem ou no fundo querem mesmo que aconteça.
Abs.
Anônimo disse…
Bom dia.

. Mas mudanças já estavam programadas há mais de anos. Os carros, por exemplo.
Filmar os box, box, box e nos arquibaldos é coisa antiga. Me lembro nos anos bons a muéiada era mais atrevida. Acho que menos intromissão na pista( 10 segundos prá cá. 10 segundos prá lá) foi a grande sacada. Essa aí, rede sociais e you tube, bacana, mas devo lembrar que piloto de F1 é bicho arredio. Não são nemmares ou danialves da vida. Tirando o GH-3 que anda mais comedido ultimamente. Ah, tem o Ricardão Sorriso também mas o Fofonso, tirar uma expressão simpática dele é uma dificuldade. Kimi Vodka, então, só o menininho conseguiu um sorrisinho dele. E temos a falsa modéstia e alegria de Zacarias o Lentinho. Sempre foi assim. Temos até um monte de troféu limão azedo ! Pensaram SÓ no Piquet ? Piquet era limão até com jornalistas !
Aí a diferença.
. Você está pegando o passado recente( domingo...) para justificar uma injustiça. Vettelino deveria ter sido, sim, punido. Tirado os pontos dele de Bakur assado. Agora, o irritadinho estaria atrás de GH-3. E daí ? O ibope ainda está nas mãos de quem entende, senhor Groo. Os manés ainda não voltaram e tão cedo não voltarão. Zacarias ? Tem piloto brasileiro NOVO para 2018 ? Não tem água no chope alguma. Só o marketing atuando para enganar os poucos otários que assistem ainda a 'bagaça'. O problema todo foi um piloto jogar o próprio carro encima do carro de outro piloto. Descontrole. Um tetracampeão mundial e um tricampeão mundial envolvidos. Ferrari e Mercedes. Toddinho estava certo. 'Passa por cima que ninguém vai chiar', a Liberty, errada, ganhou. Mas aí eu me mordo, eu me rasgo, eu me cago ! Eu falo bobagem, eu faço cenas de amor... Ultraje A Rigor, agora ? Eu chio ! Caqui, na terra de Amigo, da Janete e do Mineirinho, de Cabraulalau e do pénabola, não chegam as repercussões da Zoropa do episódio de Baku assado. Tudo é 'filtrado' mas tem o tradutor do Google. Só ter paciência mas eu trabalho muito - sou o carioca mais paulistano que existe, meu lema é 'Work, never sleeps' - e não vou ficar procurando por aí.
Continuando...
Anônimo disse…
... voltando.
. Vão 'descansar' Silverstone. Deve doer pro bom inglês ver o que fizeram por lá. E tem um monte de pista na verdadeira Ilha. Tem gente que acha que uma certa ilhota perto dos EUA é a 'Ilha'. Inocentes...
Alemanha, teve ? Mutilaram tanto o templo e nem sentimos falta. A verdade é que foi um erro estratégico de tio Bernie se mandar para os Oriente. A verdade é que tem mesmo de ter rodízio de GPs pois eles fazem parte dos poderosos 'turismo e entretenimento' menos os Templos. Lá, nos oriente, só Austrália, Japão e Abu Dhabi. Baku pode ser considerado 'oriente' ? Leste europeu. SPA e Monza é que não podem faltar. Ate porque, pouco mutilados. E... uuurrrrrgh ! Mônaco.
. Boa, havaianas ! Gostei. O Joéslei perdeu as Havaianas pro Tremer. Ou deu uma chinelada no réusidente e perdeu uma. HA ! Tá na fita. O barulho. Da chinelada. Olha, senhor Groo, se sair neste halo o patrocínio das
Havaianas( dá, pequeninho), cobre uns cobres. Gagálvões adoram ideias dos outros. Meu entendimento sobre a Havaianas: babaquice. A F1 está supersegura. Só se querem lançar um nicho de mercado de automóveis conversíveis sem para-brisas e a obrigatoriedade de usarmos capacildis, ou seja, quem ganha é a indústria dos capacildis... Vamos abrir uma fábrica de capacildis, senhor Groo ? Aquele esquema, 20% pro senhor, 80% prá mim. Lá fora, óbvio. Com dinheiro do banco que rouba dos pobres para dar aos ricos, o BêeNiDeEéSse. Coisa de socialistas, né, Rubs ? Aliás, já tem uns bibis assim por aí, no planeta.
. Paranóia. Eu mesmo ando paranoico com dia do Skate, do Amigo(êpa), da Vovó, do Rock...
Aliás, se matou mais um. Adorava vê-lo cantando. Gritava, vai, mas era único. Forte no palco. Músicas, letras para baixo, som nas alturas, muxa grana, muiés, luxo, bebidas e drogas aos borbotões e um problema sério que precisava tratar. 6 filhos ! Zero de religião. Boa religião. Isso aí. Uma pena. Chorão vai recebê-lo no céu apesar que suicida... deixa prá lá.

obs ! 4096 caracteres não dá prá nada ! Aumente para 100000000 caracteres !
Nosso papinho ficará muito melhor...



M.C.
Anônimo disse…
. 'A verdade é que tem mesmo de ter rodízio de GPs pois eles fazem parte dos poderosos 'turismo e entretenimento' menos os Templos'

. A verdade é que tem mesmo de ter rodízio de GPs pois eles fazem parte dos poderosos 'turismo e entretenimento' menos os Templos... que já são poderosos demais e o 'T&E' precisa deles, se não mutilados.

. Senhor Groo. Veja a que situação as coisas chegam. Do meu lado, a linda Gorete - troquei a Suéllen por ela. Só queria saber do Fábio Assunção -, sonhando com a Paola Oliveira e eis que a gata, encima de mim, aquilo tudo, uau, me chama de burro ! Burro ! 'menos os templos... burro !'
Aí e vim consertar a cagada.
GP da Inglaterra, arquibancadas lotadas !



M.C.