F1 2018 - China: apressado come cru e atrapalha jantar dos outros

A China tinha a função de confirmar (ou derrubar) algumas coisas vistas na prova do Bahrein e começou a cumprir logo na largada.
As duas retas longas colocando à prova os motores, as posições de largada de gente que se deu muito bem na prova anterior, a tal superioridade recém adquirida da Ferrari, a ressurreição da Honda.
A ordem dos pilotos dentro das equipes já não era algo a ser conferido, não há dúvidas de quem é o líder nas equipes grandes e nas pequenas isto não faz nenhuma diferença.

O horário maldoso, 3 da manhã, é o pior possível para quem vem da cama e o sono pode deixar tudo enganosamente tedioso.
A largada serviu para acordar de vez.
Vettel empurrando Kimi, respectivamente primeiro e segundo (tanto no grid, quanto dentro da Ferrari) pareceu abalar Raikkonen.
Além de não conseguir pular na ponta, ainda perdeu a posição para Bottas.
Além disso, também perdeu a posição um pouco mais a frente para Verstappen, que manobrou no carrossel chinês para levar no mesmo golpe também a posição do Hamilton.
Daí em diante Vettel passou a abrir e se desenhou – para a Mercedes – uma estratégia diferente.
Novamente os alemães iam jogar com os pneus para tentar superar o alemão.

Lá atrás, bem lá atrás mesmo, o conto de fadas da Honda virava um pequeno conto de horror.
Os elogiados Hartley e Gasly andavam no fim da fila e sem perspectiva de melhora.
Acabou o pó mágico ou, desta vez, ele foi jogado só sobre a McLaren já que Alonso brigava com a Haas de Grosjean de igual para igual.

E a tal estratégia de pneus fez diferença na primeira rodada de pitstops.
A Mercedes parou Bottas antes e a Ferrari demorou a tomar alguma decisão em relação a seus pilotos.
Bottas, com três voltas de pneus médios novos, tomou a posição de Vettel na parada do alemão.
Kimi, que estava na frente por contingência da parada de Sebastian, passou a ser peça fundamental no plano de corrida da Ferrari.
Ficou na pista por mais voltas após a parada de Vettel e aparentemente era para segurar Bottas e não deixar que abrisse uma vantagem confortável para uma possível nova rodada de pitistops.

Uma pequena barbeiragem dos pilotos da Toro Rosso trouxe o safety car para a pista.
O toque entre Gasly e Hartley deixou um monte de pedaços de carro na primeira curva da pista e até que se limpasse tudo, os carros iam ficando próximos e Vettel teve a chance de recuperar a posição na relargada.
Não conseguiu e ainda trouxe a presença do Lewis para a briga.
A questão era se haveria mais paradas de boxes e como elas se desenrolariam.
Já as Red Bull, que aproveitaram o safety car para trocar pneus ultrapassaram Kimi e ficaram em uma boa posição para ameaçar Hamilton.
Verstappen mostrou mais uma vez uma ansiedade enorme e forçou uma situação sobre Lewis.
Acabou se desgarrando, indo para fora da pista e se não tivesse a sorte de uma área de escape enorme, teria comprometido toda a corrida.
Já Daniel Ricciardo, na segurança do DRS do fim da reta oposta nem teve trabalho para deixar Hamilton para trás.
Max é um piloto muito bom, mas poderia aprender com Ricciardo como se comportar em certas disputas que não requerem mais do que paciência e precisão para serem vencidas.
E o momento das Red Bull se estendeu.
Ricciardo ultrapassou Vettel de forma até simples, mas quando foi a vez de Verstappen fazer a mesma coisa, tocou a Ferrari do alemão e fez com que os dois rodassem.
As vezes é muito difícil defender Verstappen.
E enquanto Verstappen tomava dez segundos de punição, Daniel Ricciardo assumia a ponta ultrapassando Bottas.
Kimi, que também começou a atacar Bottas lutava pelo segundo lugar enquanto Vettel foi parar na sétima posição e foi superado por Fernando Alonso em uma manobra de gente grande.

A vitória de Ricciardo foi, sob todos os aspectos (estratégia de troca de pneus, arrojo, coragem, determinação e habilidade para ultrapassar) sensacional.
Quem sabe, sirva de lição para o companheiro de equipe, nem tudo tem que ser na força.
Os maiores perdedores do dia foram, com certeza, Vettel que foi impotente enquanto na briga com Bottas e azarado no ataque boi doido de Verstappen.
O próprio Verstappen que se não tivesse sido burro, poderia ir ao pódio com o companheiro de equipe e, por fim, Hamilton, que teve um fim de semana apagado. Seu quarto lugar acabou sendo um prêmio maior do que merecia.

Comentários

Anselmo Coyote disse…
Para quem diz que o Kimi na hora H tem de comparecer, click no link abaixo e depois em Fastes Mini Sectors Comparison.

https://www.formula1.com/en/video.html?date=2018

Vou contar resumidamente o que aconteceu ali: A Ferrari freou o carro do Kimi tirando-lhe potência, com algum limitador ou algo do gênero. O que aconteceu é inexplicável, vcs vão ver. Kimi esteve à frente de Vettel em todos os setores. De repente, no tempo do vídeo de 1m14, numa reta, inexplicavelmente o carro do Kimi andou para trás, estancou no retardo de 0,1s e não reagiu mais e lá ficou até o tempo 1m36. Ou seja, ficou 22s à mesma distância sem qualquer reação. Nem um mínimo de avanço nem de retardo nem por milésimos ou milionésimos de segundo. Foi como se os dois carros tivessem sincronizados. Olhe ainda, que coisas interessantes 1. Na primeira reta, a dos boxes, eles entram juntos e vão juntos até o fim. Kimi curva melhor e sai na frente (13s) e Kimi faz o caracol na frente até o finalzinho, mas Vettel traciona melhor na saída. 2. Logo depois do caracol na curva de alta, no tempo 24s, Kimi traciona melhor e some na frente. Depois equilibram de novo. 3. Aos 49s eles entram em uma curva de alta juntos e Kimi voa na frente de novo e fica até 1m11 no meio de uma reta. 4. Aí, a partir do 1m14 acontece o inexplicável. Não há como dizer que o carro do Kimi é ruim de reta (nem de curva). Até então ele pôs o Vettel no bolso em todos os setores, em retas, setores de baixa e de alta. Então o derrarista Livio Oricchio tem toda razão quando termina a postagem dele dizendo "Vamos ver se na classificação e, principalmente, na corrida de Xangai o finlandês continua sendo mais eficiente E SE, CLARO, A FERRARI VAI DEIXAR. Abraços." (destaques meus) Abç.
Anônimo disse…
Bom, assisti a corrida. Almocei, e, agora, lerei o senhor Groo. Ah, temos um outro para ler, o senhor Coyote, canídeo raru ! 'Avis rara' ficaria estranho.


M.C.
Anônimo disse…
Voltei...

Boa tarde, e... Ferrari, tudo bem mas 'ressurreição' de quem ? Não aprende.
Década de 90 do século passado foi jaspiônica para muitos jovens.
. 3 horas da matina ? Nem morto ! 11 horas da manhã. café tomado, tudo de bom.
. 'Empurrando', tutá amigo demais do Vettelino. Jogou o carro prá cima do Vodka. Não abalou nada, simplesmente Bottas ficou com o melhor traçado, dãããããã.
. Mini Verstappadinho... adoooooro este meninu.
. Jogar com os pneus erroneamente, novamente, diga-se de passagem( pelo box da Mercedoca ).
. ChifrudoRosso-TádeOnda teve a sorte, na semana passada, do Gasly( que cagaaada fez ) ir de cara pro vento toda a corrida, já disse isso mas repito. E os sensores óticos não funcionaram... Pequena barbeiragem ? Grande barbeiragem DO GASLY. 'Entre ?' Não é para defender, não, senhor Groo.
Seja imparcial.
. Pessoal da SpoTV achou estranho. Não era para ser virtual o seifiticar ?
Ué, se tá mal pra Ferrada, todo mundo junto ?
. Não tô vendo falar dos belíssimos pit stops das Rédibuuus ! Os dois pits ! Entraram juntos o Verstappadão e o Riccardão. Uau...
. GH-4. Já disse aqui que GH-4 é o maior defensor de posições da F1( e, talvez, de todos os tempos). Mini Verstappen foi querer passar logo ali ?
Um 'totó' diminuto, sem toques, só no sustinho, e lá foi o abusadinho prá fora. Pena não ter brita pro enjoadinho. Não... vá ver o vídeo que, acho, o senhor estava com um olhinho fechado e outro aberto, quase nãnando novamente. Nada de 'desgarrando'.
. Falemos do Riccardão Sorriso que muitos já dizem estar saindo da Rédibuu porque não dá para ser segundo piloto de um tapadinho.
Ué, só ele usa do DRS ? Por isso é bom assistir corrida ligadão, depois de tomar uma droga poderosa chamada café ! Pneus, senhor Groo, pneus. Mercedoca errou novamente ! Bom, no caso, não sei se era o Gagá e seus buenetes ou o senhor estava mais pro sono do que para a corrida mas os caras do spoTV pegaram Genial Hamilton perguntando para o engenheiro se era '(é) impressão minha mas tem gente de amarelo(soft) '? Cagada da Mercedoca, ele e Bottas poderiam ter trocado os pneus. Totó Lobinho comeu mosca !
E, claro, da Ferrada mas Ferrada é a Ferrada ! Não erra !
O Framengo das Pistas !
. Tomara o Gasly não seja o novo Verstappadinho. O 'Gaslynho'. No mermo lugar, mermão, da cagada do francês... Pimba no Vettelino ! Não sei se houve briga depois, se não houve, a temporada de inverno num sanatório suíço fez bem a Seb Nervosinho.
. Aí, sim. Não é que os caras do spoTV ainda disseram que Fofonso, aquela fofura de piloto, jogou o carro prá cima da Ferrada do Seb Nervosinho ? Jogou sujo ! Eu, hein ?
. Sei não. Sobre Riccardão Sorriso, já sei que ele é fera. Verstappadinho, uma besta... fera. E GH-4, me parece, anda guardando reservas. Bottas é aquilo mesmo. Vodka, é 'segundão'. Renault está aprontando. A equipe.
Lerei, agora, o Coyote.
. Tá, tá, tá e tá. Ferradino, por favor, cê não viu ainda que a equipe cuja as unhas rói, chora, se descabela, se mata, a tal da 'Scuderia', tem 1º e 2º pilotos, primeirão e segundão nítidos, bem na sua cara ?
Acintosamente, na cara de todos, há anos ! Kimi é o segundão da vez !
Quer que eu lembre eu lembro !
https://www.youtube.com/watch?v=yqJBeFrj1Yg
16 aninhos e ainda tem framenguista ferradino que não vê !
Mas os segundões sabem do papel deles e ganham muito bem...
Você, tifosi, dorme mal, se o seu piloto é o menos querido da Scuderia.


M.C.
Anselmo Coyote disse…
"Tá, tá, tá e tá. Ferradino, por favor, cê não viu ainda que a equipe cuja as unhas rói, chora, se descabela, se mata, a tal da 'Scuderia', tem 1º e 2º pilotos, primeirão e segundão nítidos, bem na sua cara ?
Acintosamente, na cara de todos, há anos ! Kimi é o segundão da vez !
Quer que eu lembre eu lembro !
https://www.youtube.com/watch?v=yqJBeFrj1Yg
16 aninhos e ainda tem framenguista ferradino que não vê !
Mas os segundões sabem do papel deles e ganham muito bem...
Você, tifosi, dorme mal, se o seu piloto é o menos querido da Scuderia.
".
É óbvio que eu sei disso, sempre foi assim na Ferrari. Mas é a primeira vez que ela tem um segundo piloto que pode bater o primeiro de verdade. Lembra o ano de 2016, a surra que Kimi deu no Vettel até o finalzinho da temporada e a intervenção da rossa para virar o jogo? O que acontece é que o alemãozinho pediu para não passar susto mais e a sujeira passou a começar no início da temporada.

PS. Tô nem aí para o cara. Como vc disse, ele ganha rios de dinheiro para isso. Minha questão é só cuspir na estrutura em que muitos acreditam.

Abç.
Anônimo disse…
Bom dia.

. Bom, se é isso, tô contigo, Coyote, mas o Kimi não irá vencer na Ferrari. 'Vencer', digo, chegando na frente do Vettelino em iguais condições. Aliás, deve estar próximo da aposentadoria o nosso querido Vodka. PÕ, as vokas finlandesas recomendo. É água que passarinho bebe e cai tontinho de tão pura que é. Engana os bichos. Algo me chamou atenção antes do BarrildeChinello e sua famosa e vergonhosa cláusula. O tratamento dispensado ao Irvine quando Schumacher quebrou o pé, em 1999. Fizeram de tudo para o irlandês não vencer o campeonato. Menos mal porque quem levou 1999 foi, para mim, o melhor finlandês na F1, o Mika( aliás, Riccardo pilota parecido...). Naqueles anos estava meio fora meio dentro, na portinha da F1. Ainda abalado com a morte do Senna não prestava atenção nas maldades da Scuderia só acabando de vez com a idolatria em 2002, Áustria. Algum bem me fez Barrilbello. De lá até hoje me interesso muito pelas maldades( e espertezas) da F1 assim como em outros esportes mais precisamente em outro esporte, o pénabola mas continuo assistindo porque acredito no turismo e entretenimento como mola propulsora importantíssima na economia num mundo hoje cada vez mais icomerci, então, vejo um Curintiá ganhar um título roubadão, um Reau Madri ser ajudado a chegar na semifinal com penalti que não existiu, uma quebra de motor na Malásia 2016... Dois carros da aHAASou ter problemas prá lá de esquisitos... uma luzinha estranha no assoalho do carro do Gaslynho, na corrida noturnica do Bahrein... jogadas que vejo e até me esqueço porém ainda me irrita a postura de três equipes com seus pilotos:
Ferrari, Williams eeee Red Bull.
Primeiríssimos pilotos tem. Mesmo tendo como segundões um campeão mundial e um possível campeão mundial porque este jovem australiano pilota o fino ! E é muito mais vendável, marquetingamente falando, que Verstappadinho. Só o sorriso dele e as brincadeiras valem muito mais que a velocidade e burrices do holandês. Já, a Williams deveria chamar-se desde 2017 Stroll Father Racing. O russo está lá porque a copa do mundo é no país dele. Tão pensando que eu tô de brincadeira em relação ao russo ? Tô, não. Imposição mafiosa... dos dois lados. Máfia putinica( só o Trump encara !) e maFIA. Aliás, o piloto de testes da Ferrada é um russo.
kkkkkkkkkkkkkkk ! De testes ! Kiviat ! Sei lá como escreve, 'Kviat', 'Kivyat'... poderia correr atrás e escrever correto mas não merece, outro maluco 'safra' verstappen.

HA !


M.C.
Anselmo Coyote disse…
O Ricardão de fato é o cara. E é óbvio que não falo por essa corrida. O cara pilota o fino. Rápido, inteligente e muito habilidoso para entrar na toca do lobo, andar de lado por 3 ou 4 curvas roda a roda e sair na boa sem bater e sem se colocar em posição de risco, ou seja, nas mãos do outro. O cara é fodástico. Se ele não tiver um futuro brilhante na F1 quer dizer que essa categoria já era, é só política e dinheiro. O Verstapinho é um maluquinho, mas acho que com o amadurecimento ele vai ser muito bom tbm. O Hamilton tbm era bem burrinho no começo e o Hamilton de hoje não lembra em nada aquele menino do início.
Abç.
Anônimo disse…
Bom dia.

GH-4, como todo piloto no início de carreira é, na sua maioria, afobado mas tenho que lembrar que já no segundo ano era campeão mundial.
'Burrinho' mas campeão mundial já contabilizando 11 vitórias em duas temporadas, 2007 e 2008. Tudo bem que as McLarens 2007/2008 eram os bichos soltos comparadas as Red Bulls de 3 anos para cá mas mas... mas... Verstappadinho, em seu terceiro, é burro mesmo. Um burro veloz.


M.C.