Grooniadas na China - 19/10/2008 - Verdade chinesa

Monotonia.
A palavra chave deste GP não poderia ser outra mesmo.
A China, melancolicamente sediou um dos GP´s mais monótonos desta temporada.
Pau a pau com a Malásia, não por acaso, no horizonte onde os olhos dos homens que controlam a categoria enxergam o futuro da F1.
O fato é que devo ser pé frio. Foi só assumir a torcida por Massa e pela Ferrari – na falta de um bom carro e um bom piloto na Williams – e nada funcionou mais.
Nesta madrugada a equipe de Maranello não foi nem sombra ante a superioridade da McLaren de Lewis Hamilton. Kovalainen não conta.
Mesmo tendo vencido sua primeira corrida, é melhor esquecer muito bem esquecido esta temporada.
Durante todo o fim de semana – os treinos de sexta não importam – Lewis sobrou.
Tanto que fez pole, melhor volta e ganhou a corrida.
Massa e Kimi tiveram problemas de equilíbrio nos carros vermelhos. E mesmo quando, de tanque mais vazio o carro se equilibrava e rendia melhor, bastava Lewis ser avisado pelo rádio ou pelas placas e lá ia o inglês baixar novamente os tempos e manter a diferença dentro dos sete segundos.
Estabelecendo assim a verdade chinesa: Lewis Hamilton sobrou!


Era só isso que eu queria da vida/Uma cerveja uma ilusão atrevida/Que me dissesse uma verdade chinesa/Com uma intenção de um beijo doce na boca...


No Sábado, a meu ver sem muito esforço, Hamilton fez a pole e já começou a ganhar a corrida.
Kimi em segundo e Massa em terceiro ainda cheirava a estratégia. E até era, mas não para a vitória. A não ser que na largada Kimi desse o bote e tomasse a ponta.
Longe disso.
Hamilton manteve a ponta com autoridade, e só fez aumentar a diferença para Kimi.

E se Massa não foi importunado pelo finlandês prateado – que havia ultrapassado Alonso na largada – também não conseguia a acompanhar o finlandês vermelho. Fazendo todos temerem pela forma como a Ferrari procederia a inevitável troca de posições mais a frente. E se providenciaria.


A tarde cai/Noite levanta a magia/Quem sabe a gente vai se ver outro dia. Quem sabe o sonho vai ficar na conversa quem sabe até a vida pague essa promessa...

Na primeira parte da corrida apenas dois destaques: Webber com o tanque vazio fazia algumas boas ultrapassagens. E a briga entre Kova e Alonso.
O piloto da Mclata ultrapassou o ‘sobrancelha’ da Renault na largada. Mas o bi-campeão mais mala da história fez uma belíssima manobra ao fim da reta longa e retomou sua posição original. Daí em diante tédio e mais tédio...
Os pilotos brasileiros tiveram resultados discretos: A boa corrida de Nelson Ângelo Piquet conseguindo um ponto .

Muita coisa a gente faz seguindo o caminho que o mundo traçou, seguindo a cartilha que alguém ensinou. Seguindo a receita da vida normal...

E a corrida de Barrichello, que foi apenas Rubens mesmo durante todo o fim de semana. A aposentadoria parece estar chegando mesmo a contragosto. Com Alonso indo ou não para a Honda ano que vem.
Todos os outros pilotos, me perdoem, foram apenas coadjuvantes neste GP.
E até mesmo a ultrapassagem – manjada – de Massa sobre Kimi teve gosto de prato requentado.


Mas o que é vida afinal? Será que é fazer o que o mestre mandou? É comer o pão que o diabo amassou?Perdendo da vida o que tem de melhor...


No fim a vitória de Lewis acabou sendo mais que justa e o segundo lugar para Felipe o mantêm respirando por aparelhos na briga pelo titulo.
Briga esta que terá seu ultimo round aqui em São Paulo.
Aos que torcem por Felipe Ma'ssa – e eu me incluo nestes - resta torcer para que ele vença e Hamilton seja no máximo sexto.
Já quem torce por Hamilton tem a sua disposição um leque amplo de opções.
Porém, em qualquer das duas cabeças que pouse a coroa de louros de campeão, é bom dizer, o titulo estará em boas mãos.

Senta, se acomoda/À vontade, tá em casa toma um copo, dá um tempo que a tristeza vai passar/Deixa, prá amanhã tem muito tempo o que vale é o sentimento e o amor que a gente tem no coração...
Legendas retiradas da canção "Verdade Chinesa" de Carlos Colla e Gilson, interpretada magistralmente por Emilio Santiago.

Comentários

Anônimo disse…
Eu coloquei meu celular para tocar às 3:45(horário de MS), acreditando que a operadora mudaria automaticamente para o horário de verão. Que nada! Perdi 45 min da corrida. Mas pelo visto, não perdi grande coisa.

Eu também não me incomodaria tanto assim se Lewis vencesse o título, acho que ele fez por merecer. Confio que Massa possa fazer uma boa corrida em Interlagos, mas é difícil de acreditar que Lewis irá repetir os erros do ano passado.

Larissa
Fábio Andrade disse…
Ainda bem que não confiei só no celular e coloquei o despertador convencional pra funcionar tmb. Nada como um bom e velho despertador de corda...

A corrida foi aquela história: Hamilton-McLaren fizeram a concorrência (leia-se Ferrari) corar. Foi uma tremenda covardia.

A tarefa de Massa em Interlagos é praticamente impossível. Mas, quem diria, no início do ano, que teríamos 8 pilotos vencendo corridas, a STR, inclusa? Quem diria que Massa iria se impor com tanta facilidade sobre Raikkonen, que uma BMW brigaria teria chances até a penúltima corrida? Esse é um ano em que o impossível se fez possível várias vezes.

Difícil, claro que é. Maaaaas, 2007 é uma prova de que tudo (mas tudo mesmo) pode acontecer.
Felipe Maciel disse…
Trofeuzinho legal...
Pra mim, desde que não seja do Santander tá legal...

É, parece que o título vai ser mesmo do Miltão. A Ferrari fez tanta bobagem com os pilotos e ainda vai acabar levando o mundial de equipes mas o de pilotos é uma possibilidade remota.
Felipão disse…
eu mudei manualmente mesmo

não espero mais a tim fazer o serviço que eh dela

no ano passado, o horário ficou errado no celular o tempo inteiro do horário de verão...

qto ao post, concordo em tudo

especialmente na parte em que o hamilton tenha mercecido mais o resultado do que o massa...
Marcos Antonio disse…
A coisa ficou mto difícil pro Massa.O negão só perde se ele dar aquela amarelada que ele deu no ano passado.é dificil,mas não impossível...
Daniel Médici disse…
O GP da China foi tão monótono que, ao final dele, tudo o que sobrou foram certezas.

Resta-me o consolo que vou assistir a decisão do campeonato completamente embriagado no setor A da arquibancada.
Teté M. Jorge disse…
Impressionante você, Ron!

Mesmo com toda a monotonia que esse GP revelou, você ainda encontra um jeitinho todo especial de comentar a respeito do assunto.

E vamos, que vamos que o GP do Brasil será o grande final... para quem será? (tava faltando um daqueles emoticons por aqui...)

Beijos.
Anônimo disse…
eh vdd o q a Teca disse, vc conseguiu ainda dar um pouco de "importância" sobre o que rolou na China. Parabéns Groo.
Torço pelo Massa tb, mas não creio que o final da temporada passada vá se repetir...
Caro Ron:

Excelente análise, só passível de corrigenda de uma coisinha: O SOLETINHO COCOVALAINEN não é que não conta, ele NUNCA CONTA...
Esse finlandês neo-Coulthard é tão ruim que consegue ficar atrás no mundial de pilotos do insosso Heidfeld e até de uma Renault... Um cara guiar uma Mclaren e ficar atrás de uma Renault é dose não para leão, é dose para elefante.
Como a Mclaren gosta de pilotos ruins, né? Foi tanto tempo de Coulthard e agora nos faz ter que agüentar uma m... dessas.
Anônimo disse…
PUTZ!Pois eu aqui, 07:30 da manha vendoa corrida no sofá. NUM SOOOONO só!

Corrida bem chatinha. O mais agitado foram as 10 primeiras voltas.Enfim...

Nao tenho preferidos nessa briga pelo título, mas gostaria de ver esse final muito mais embolado. Massa vai precisar da ajuda do Alonso e de quem puder mais pra mandar inglês lá pra trás. Interlagos promete.

bjs
Fala Groo! Obrigado pelo apoio! Coloquei já o Blig Groo entre os favoritos do Pit Stop. Usei o banner do endereço antigo, ok?

Grande abraço!

Gustavo Coelho
Unknown disse…
Quando me dei conta faltavam 7 voltas para terminar, pelo visto não perdi nada, só o sono...
Agora resta torcer para o Felipe o que quer dizer "dar tudo errado para o Hamilton".

ABS.
SAVIOMACHADO disse…
Fala aí meu amigo Groo!! Vai assistir a corrida da sua sacada?
Se tudo der certo guarda um lugarzinho aí pra mim. To levando uma costela de gado e um pernil de ovelha pra fazer um churrasco. Avisa a Val pra ela não ficar surpresa quando eu aparecer de mala e cuia aí na tua porta. hehehehe
Grande abraço meu velho!
SAVIOMACHADO
Groo, sou adepto de teorias conspiratórias, não consigo pensar em grandes empreendimentos sem a presença de falcatruas, eu não entendo como é que a Mclata anda demais em algumas provas e depois dá uma decaída, mas quando eu falo que ela anda mais, é muito mais mesmo!!! é banho garal, parece formula "zero" ou então que os outros estão de GP2, continuo atribuindo esse desempenho maravilhoso, soberbo e sazonal a sua placa, que é padrão para todas as equipes de F1, seria muita mancada querer ganhar todas né? ia levantar suspeitas... aí descolam uma vitórias bem planejadas e o crime fica perfeito, não é mais perfeito ainda porque o Hamilton está mais para agente 86 do que para James Bond, veja a minha teoria comprovada, quando o Massa assumiu a ponta do campeonato as duas provas subsequentes parece que a Mclata era um veiculo marciano, não dando chance a ninguém, aí abriram uma vantagem administrada e voltaram ao mundo real, quando o negócio apertou foi esse inesperado banho chinês, e por que que a lata do Kova não anda? para não dar na pinta!!! a dele é "normal" o Hamilton não é tão superior assim com carros normais, se assim fosse teria ganho todas esse ano, podes crer que tem carne embaixo desse angú, com certeza absoluta!!!!!

P.S. Groo, escolher a Mclaren para fornecer as placas eletronicas para TODA AS EQUIPES DE F1 corresponde a pedir que o Fernandinho beira-mar forneça o sistema de controle de segurança do presídio, Sara não precisa ser apenas honesta, tem que parecer honesta.
Ron Groo disse…
Bom Larissa, se perdeu os primeiros 10 minutos então perdeu toda a parte boa da corrida... E também acho que vai ser dificil o Hamilton errar naquelas proporções de novo.. Brigado.

A Mclata não né Fábio, mas o Hamilton sozinho, o uqe é pior.

Remotissima Maciel, mas eu ainda acredito. E o troféu é bem bonitinho mesmo... Valeu!

Eu nem mexo mais no celular, só pra atender mesmo Felipão. Valeu pela força!

Se ele amarelar Marcão, o Ron Denis fica roxo! Valeu!

No setor A Daniel? E porque bebado? Pô, não vai aproveitar a corrida! Tira fotos viu?

Você que é bondosa Teca... e pode por os emoticons...

Também duvido Paulo, obrigado pelas palavras gentis...

Neo- Coulthard? Ribeiro, ce foi mais maldoso que eu... Ahahaha.

Priscila eu resolvi torcer pelo Massa, mas acho que sequei o cara... Vou rever isto para ver se ele ganha e Hamilton quebra...

Ta tudo em ordem Gustavão!

Bom Joel, tudo errado para um é tudo certo para o outro. E você tá na torcida por quem?

É Sávio, as portas estão abertas sempre para você. Mas não venha só de mala e cuia... Traga também a bomba e o mate, que aqui em São Paulo eles não são muito bons...

Ruben, confesso que também andei pensando nisto, mas, seria preciso que as duas Mclatas andassem muito. Vamos descontar a ruindade (ou não) do Kova... Mas seria muito... Como pensar que o Hamilton apertou um botão errado por ordem da Fia ano passado... SEi lá.
Mas tudo é possivel.
Escreva sobre isto que eu tenho o prazer de publicar.