Wheldon: Feedback text for a dying driver

Domingo não teve lua, eu sei por que choveu, não fui olhar.
A luz que iluminou a noite veio da tela luminosa da TV que trazia imagens incríveis. Espetaculares....
Como incêndios ou lava sendo expelida de um vulcão.
E tão tristes quanto...

Todos têm consciência do risco que corre um piloto.
Eles também têm quando se sentam em seus carros.
Nós amamos isto, e eles não menos.
Fazem do risco seu meio de vida e nós nossa diversão.
Fazem aquilo que muitos de nós desejaríamos estar fazendo.
Quem de nós nunca sonhou e se imaginou contornando a Eau Rouge? A Parabólica? Vencer as 500 milhas de Indianápolis? Enfrentar um oval.
Ou menos... Apenas correr junto deles, seja na Europa, nos EUA ou na esquina.

Então, quando um se vai fazendo aquilo que a gente tanto gosta e deseja, é como se um pedaço de nós também fosse.
E pouco importa se foi um grande campeão ou um aspirante.
Óbvio que dói, mas sinceramente?
Não me choca.
Já chocou, sim... Mas agora não mais.
Não que espere uma ou mais mortes a cada fim de semana. Longe disto.
Não que não torça para que as normas e dispositivos de segurança cheguem à perfeição, só que sei também que isto é impossível.
E de nada agora adianta caçar bruxas, achar culpados.
Melhor seria aprender com os erros para que em um futuro bem próximo, não volte a acontecer.
Mas agora, muito além de qualquer coisa, o melhor seria aprender o silêncio.

Comentários

Daniel Consorti disse…
Groo, só uma palavra - Amém!
Net Esportes disse…
Na hora acho que ainda choca um pouco, mas realmente faz parte, todos assumem o risco.

Mesmo assim acho que da para evitar ao máximo, no ano que vem parece que vai mudar os carros e tal, mas são sete mortes desde 1996 na F-Indy ... é muito, alguma coisa precisa ser feita.
Anônimo disse…
... e M.C., escreve: choca, sim, senhor Groo, e sempre chocará. O senhor só viu a parte do trabalho de um piloto. Não viu, ou se esqueceu, do lado glamouroso da história. F1 e Indy( Le Mans series e DTM também, me perdoem mas até a Estóqui KAKAKAKAKA Kars ) chamam muita atenção. Empresários de todos os ramos, politicos de todas as corrupções, artistas baba-ovos ou não( Quem não se lembra de Paul Newman ? Ou o filho do Belmondo, na F1. E os filhos de Gagál...), jornalistas baba-ovos ou sim ! A própria atividade, com quem voce trata no seu dia a dia, é fantástica. Imagine voce estar dentro da fábrica da Ferrada ! Zaca não deve estar numa boa... mesmo assim... Alguém falou em ... mulheres ? Machistas duma figa ! Além das maria gasolinas de sempre, modelos princesas, empresárias, cantoras... atrizes... engenheiras... médicas... mecânicas e fiscais de pista... lindas ! Claro que há suas exceções. Diz Piquet pai que a mulher do Mansell é prá lá de feia ! Mas será ela " raimunda " ? Isso Piquet não nos disse... E tem pro filho do Keijo também ! Pro Fofonso ! Tinha pro... Mecânicos bonitinhos... fiscais... E, o principal.... Quanto mais você cresce nesta atividade mais perto do Olimpo voce está ! É um deus na Terra ! Schummy que o diga ! Bate, batem nele e sai do carro com se nada tivesse acontecido... Os fiscais diante de um deus ! E ele , todo empinadinho ! O público aplaudindo ! E, o menos principal para os dissimulados... DINHEIRO ! Jovens e riquíssimos ! Pode ser um medíocre metido a primeirinho, mas segundão eterno, e ele terá uma vida confortável para sem... até a morte. Até os seus bisnetos, ou parentes próximos se não tiver filhos, ficarão bem. 33 anos , rico, casado com uma bela mulher... Choca sim. Todos eles, os que sem foram, me chocam até hoje. O gales Tom Pryce, na minha curta "vida" de telespectador e espectador de F1, o primeiro a ver ir embora. Levou um fiscal desavisado junto. Aliás, o fiscal é que levou o piloto. Até hoje fico arrepiado( Foi substituído por Alan Jones que, graças a deus, está vivo e gordo ! )de lembrar. François Cervert ! Fittipaldi tá com vontade de voltar a pilotar não sei quê ! Vá pilotar o seu Omega, por favor, vovô ! Ah... e o Dan "voava" à 350km/h em Indianápolis ! Dizem que Emmo, o Rato, chegou próximo aos 400km/h !Vá "pilotar o Omega Fittipaldi, Vovô ! Por favor... Bi-campeão da prova, como Emmo, Dan foi ! Rato tá vivo apesar de acidente que quase tirou-lhe a vida. Dan não teve a mesma sorte... Adoraria pilotar lá, em Indianápolis... Ou em Monza ! Templos ! Mas choca, sim ! Estou triste...
Groo, vou colar aqui o comentário que fiz no Corradi, porque nada de novo pode ser acrescentado ao que eu acho sobre o acidente, por incrível que pareça só formei uma opinião técinicasobre o acidente de pois de ouvir um comentário do Galvão Bueno no programa dele na sportv ontem à noite, a F-indy como a chamamos corre em média com 26 carros ou até menos, pois bem nesse oval de domingo de apenas uma milha e meia se apinhavam se não me engano 38 carros e parafraseando o cap. Nascimento de tropa de elite, ia dar merda... e deu. é inconcebível entupir um circuito oval curto daquele jeito com essa quantidade imensa de carros, qualquer batida poderia provocar- e provocou - uma batida coletiva. mas já se falou muito sobre o acidente, reproduzo abaixo o meu comentário lá do Corradi:

Honestamente acho ovais uma imbecilidade, parece autorama. O risco alí é eminente e os acidentes fatais até que são em numero reduzido nessa irracionalidade que se chamam ovais.
Mas fazer o quê? americano adoooora essa bosta e os acidentes hão de existir sempre e com um grau de severidade grave, pois o limite de proteção que se pode dar a um piloto dentro dessa casca de ovo que é um monoposto já está no seu limite. é uma questão de física e as leis da física não foram feitas por políticos para serem negociadas ou barganhadas.

Mas a irracionalidade americana de transformar um ótimo evento numa bosta porque ao invés de colocar os carros em um circuito de verdade os coloca em um oval aonde o cara só acelera, acelera e vai a 5G nas curvas , todas para o mesmo lado e aquela sensação de tédio horrível que só uma corrida em oval pode proporcionar e que não vai terminar nunca. esse rollerball automotivo faz parte da cultura(?) americana, que tal qual o Narciso não conhece nada que não seja espelho, traduzindo: só o que ocorre em solo americano é o que interessa e o resto do mundo é isso mesmo: o resto.
Só discordo do Corradi no que tange a "segurança" proporcionada por um dos algozes da F-1 de verdade que é esse pulha do Hermann Tilke, assassino de autódromos e ideólogo e projetista de verdadeiras bostas de asfalto.

Para finalizar, sinto muito a morte do Wheldon. A morte de qualquer jovem deve ser lastimada e no seu caso ainda deixou dois filhos que jamais vão lembrar dele pois são ainda bebês. Mas tenho uma relação meio fria com mortes em acidentes automobilisticos, fazem parte do risco assumido e é parte inerente da profissão que abraçaram. e o melhor é que abraçaram essa profissão não por necessidade ou falta de opção, diferentemente de nós simples mortais que muitas vezes nos expomos a riscos e não raro a morte em funções ou profissões exercidas em locais extremamente perigosas por falta de opção, é aquilo ou o desemprego na luta pela subsistência. bem diferente de pilotos, alpinistas, iatistas e outros . Não sou sádico, só me consolo que ao menos morreu fazendo aquilo que gostava, se não traz ninguém de volta fica pelo menos o alento e um certo conforto para os que ficaram, vá com deus Dan Wheldon.

Rubem Rodriguez Gonzalez
Marcelonso disse…
Groo,

Longe de querer caçar bruxas, só reforço o que escrevi no blog a respeito.

Colocar trinta e tantos carros a 350km/h num oval do tamanho de um ovo é insano. Um pequeno erro de alguém desencadeia uma sequencia monstruosa - e foi o que aconteceu, infelizmente.

abs
Anônimo disse…
...e M.C., escreve: acho legal os ovais. Assisto sempre as 500 milhas de Indianápolis e Michigan( não vi este ano e nem sei se ainda faz parte do calendário. Bandeidantes e Ré corde, coitadas, são meio bagunçadas em transmissão de eventos ! Fui dar uma olhadela no domingo na PANaquice, agora na terra de Ligeirinho, e dou de cara com Cucú Liberado de professor de escolinha e uma è o Tchan, gostosooooona como sempre, atacando de atriz ! Piorô ! Volta a mostrar o bumbum, por favor ! Tá uma balzaquiana de responsa, meu ! Falem mal da Blogo mas a Blogo É a Blogo ! Respeitem... )! Tem o do Texas, à noite, que assisto também. Bosta prá quem não entende ! Como não entende que a cultura americana existe ! Algum esquerdóide fez a cabeça de quem não vê isso e o coitado coloca ponto de interrogação... Mark Twain... leia... Ernest Hemingway ! Teatro, Cinema ! Televisão ! Cole Porter, Jazz... Blues.. ROOOOOOCK ! né, senhor Groo ? E isso me veio assim asim, depressinha, na cachola ! E o monte de artistas que se mudaram para a terra "sem" cultura... Charles... Aquele mesmo ! Até culinária os caras tem ! Vá à querida cidade do Senhor Groo nos ZÉUA, P.I., Niú Orlins ! Tudo se mistura lá ! Assim como a cultura brasileira existe... música prapular brasileira... e feijoada ! Chiquinha Gonzaga ! E, se eles tem a Indy, nós a Stock Cars( êpa! em inglês ? )! Já morreu neguinho na Estóqui, P.I. querido ? Responda... Nos ovais tem muita estratégia e carta marcada também( como na F1, nossa queridinha, ultimamente... Asinha que abre, asinha que fecha... ao gosto de quem sabe lá quem ! ). Acho um saco corrida de rua - Mônaco é um horror ! E neguim se estrepa lá também - apesar que Pingapura é demais ! Tem uma corrida da Indy , em aeroporto, que adorava ver... mas tenho que reconhecer que colocar 32 carros ( é isso ?) num mini oval... exageraram. Por isso, lanço a campanha ! " Pelo fim dos mini ovais " ! Campanha Politicamente Correta lançada no Blog do Groo e convido todos para a manifestação na praia de Copabacana programada para o próximo domingo ! Todos com a camisa do Tchê da Varas ! Serão bem vindos os que vieram com a camisa do Steve Jobs... A beliscada Namu estará em cima de um trio elétrico comandando a galera( "galera" é propriedade intelequituau da Blogo. Serei processado !) com o nosso P.I. vestido de Oval ! Mini Oval... Não me perguntem como será a fantasia do P.I. ... Namu, tome cuidado com o tarado...
Rubs disse…
Certa vez, um velho debochado e de má reputação entre os reputáveis, diante do impasse de ser obrigado a abandonar suas atividades, respondeu:
"eu morreria mil vezes, se necessário fosse, mas não deixarei de filosofar..."
Um educador jamais pode guardar silêncio, ainda que por respeito. Nenhuma morte pode ser em vão.
No contexto de nossa insignificância, infinitesimal, de torcedores irrelevantes, qualquer elogio fúnebre ainda possui a eficácia de criar e consolidar valores naqueles que nos ouvem.
Ron Groo disse…
Seu Rubs, eu não entendi. É um elogio ou uma bronca?
Rubs disse…
Seu Groo, vale a pena botar a meninada para cantar contra o Quaquá, mas sou contra obrigar a criançada a ficar em silêncio.
Brass.
Fudeu..............Groo, aciona o alarme que houve fuga em massa do hospício de Arkham city, daqui a pouco aparecem o pinguim e o charada. Chama o Batman....enquanto isso vou lá dentro comer uma caixa de gardenal
Anônimo disse…
... eu sou o Batman ! Polititicamente Incorrecto, que que tu qué ? Nada a fazer contra o senhor Cascata, este nobre enrolador e cascateiro do norte. De nobre familia do picadeiro, de onde seu avô saiu e foi parar na tv, anos atrás ! lembra do " Meu Garoto... " " Meu paipai..." ? Então, eu, Batman, digo que, o Sr. Cascata é neto do Cascata e filho de Cascatinha ! Ou seja... Cascata Neto ! P.I., mesmo eu sendo um herói tenho medo, sim, de doidos como Consorti, Net Esportes, Marcelonso... e do senhor Groo( doido de pedra e por ter amigo advogado). Com essa gente eu não mexo... Encare voce os doidos daqui, Robin !

B.W.( M.C. é só prá enganar....)
suspeitava desde o principio....parafraseando o chaves, ou será que é o chapolim colorado? tanto faz....herói latino é tudo famélico e subnutrido, tenho que concordar pelo menos em um ponto com o MC, em matéria de super heróis tamos na merda..... ou será que quem falou isso foi a dupla xazam & xerife? quem disse que eu não sei pegar pesado? essa só vale para quem tá beirando os 50.... agora me aguardem um pouco que vou lá dentro acabar de recortar mais uma estrela para costurar na minha camisa do flusão....atropelando na reta final..... sou previnido e econômico, já que no final do campeonato brasileiro só vão achar camisas do bi campeão na mão de cambistas e mercenários. Aí quem poderá nos salvar? putz...lá vem mais herói latino morto de fome....
Anônimo disse…
... não acredito ! O único tricolor dos laranjais cariocas aqui sou eu ! Só podem existir 3 mentes sãs por blog ! E, destas mentes sãs, no caso do futebol, só um pode ser torcedor do Fluzãozinho ( no caso, EU !), outro do Bostafogo e por último, torcedor do Bahia( caso do senhor Cascata). Na F1... eu torço por Lewis Maravilha e leve queda por Sobrinho ! Mais ninguém ! Senhor Groo pelo Zaca Bundinha( ou PaneDeChinello ) e o senhor Marcelonso por Fofonso ! Tem o senhor Cascata que torce pelo Rosberg... Voce que torça pelo bicampeão Vattel ! Ou o coala assassino. Assim é dividida as divinas sanidades blogueiras, senhor P.I., o senhor trate de torcer, então, pelo Madureira no pénabola, O Tricolor Suburbano ! Se quiser, te empresto a camisa do Madura. Minha coleção tem o Bonsuça, Campusca, São Cricri e Bangú ! Do diabo também tenho( tempos politicamente corretos transformaram o tijucano em " Mequinha ". Carolas tijucanas entram em orgamos múltiplos quando visto a camisa do Dia... do Mequinha ! ). Tô atrás da camisa do Olaria ! Uma dificil de achar é a do Canto do Rio, do outro lado da poça... E do Friburguense, fundado por um tricolor laranjista... um Guinle que cedeu terras para a construção do clube interiorano ! Aí, P.I., sei que és paulistano. Arruma uma camisa do Juventus prá mim .... Pô, na boa...
Sorry, MC.... quem tem coleção com camisa do madureira não renega suas origens, vc é que está proibido de torcer para o Flu. Além disso fui atleta do clube nos idos de 1980/81, vou caçar o meu registro de atleta na FERJ e depois publico aqui, ok? e pelo visto o único esporte que praticas é levantamento de copo e corrida de gazelas . esses esportes estou fora, o primeiro abandonei e o segundo nunca pratiquei, sou torcedor do tricolor desde sempre e não existe irmão, filho ou sobrinho que torça por outro clube aqui na minha familia, é uma democracia imposta desde o berço, se a criança mostrar alguma tendência de bandi...opsss quis dizer framerdista é só enfiar umas duas mamadeiras com o escudo do time da penitenciária chapada de leite azedo, sal e sabão que a criança logo toma tendência, em casos mais graves umas cinco seções de exorcismo resolve....
TW disse…
Perfeito Groo, e não escrever algumas coisas absurdas que temos visto.

abs