Jorge Amado, Neruda e os vinhos chilenos

-Los mejores vinos del mundo son chilenos...
O dono da casa já contara ter ouvido esta sentença pela centésima vez naquela noite, mas não diz palavra alguma sobre o assunto, apenas sorria.
-Los vinos brasileños no llegan a los pies de los chilenos. A casa, situada no bairro do Rio Vermelho em Salvador/BA sempre recebia visitantes ilustres, mas nenhum era como aquele chileno tão orgulhoso da produção vinicola de seu país.
-Ni en Europa para producir esos vinos maravillosos...
A conversa seguia animada e o adiantado da hora aliado ao consumo dos vinhos fez com que o convidado acabasse por cair no sono... Foi para a terra de Morpheus guiado por Baco.

Durante o sono do convidado falastrão, o anfitrião – zelosamente - recolhe todas as garrafas vazias do néctar chileno e as carrega para a cozinha da casa.
Uma a uma ele as enche com vinho brasileiro do tipo sangue de boi, a mais popular linha de vinhos produzida por aqui. No almoço, já devidamente recuperado dos excessos da noite o visitante volta a entornar o vinho e bradar a quem quisesse ouvir: -Los mejores vinos del mundo son chilenos!
De sua rede Jorge Amado não dizia palavra alguma, apenas ria seu riso travesso de quem acabara de aprontar uma pegadinha com o poeta Pablo Neruda que continuava eufórico proclamando seu Chile natal como o campeão da vinicultura.




A pausa da F1 por três semanas não rendeu nada tão bom para virar crônica ou esculacho total por aqui, mas com a proximidade da corrida (?) de Barcelona as coisas vão entrando nos eixos e a categoria máxima do automobilismo vai voltando a ganhar espaço aqui...
Assim como a edição da Rádio On Board pré Espanha que já está disponivel e que trás - além de mim, claro - o grande Felipe Maciel em uma edição rápida mas certeira.

Comentários

ESTE TEXTO LEMBRA UMA AULA QUE TIVE A POUCOS DIAS DE COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES, O PROFESSOR FEZ UM TESTE COM TRÊS QUALIDADES DE REFRIGERANTE COLA PARA DESCOBRIRMOS DE OLHOS VENDADOS QUAL DELES SERIA A COCA-COLA, CERCA DE 70% DOS PARTICIPANTES ERRARAM FEIO!


kkkkkkkkkkkk

ótimo texto Groo, será que lá no etéreo os dois escritores vivem a tomar vinho?
Marcelonso disse…
Groo,
Bela história lembrando que nem tudo é o que parece ser,o velho baino deu um "banho"!

abraço
Anônimo disse…
...e M.C., escreve: É. Um papo gostoso entre saudosos comunistas ricos e brilhantes. Neruda está certo. Os vinhos chilenos são fantásticos ! Melhores do mundo, não. O francês é " o francês ". O 2º melhor do mundo ! Mas não entendia por..caria nenhuma de vinhos ! A diferença é braba ! Mas "entornava" legal o señor Ricardo. Sabia que, pela condição do terreno, onde são plantadas as parreiras, o chileno é mais saudável ? Combate os radicais livres ! Vinho brasileiro... único que dá prá arriscar uma bicada é o Velho do Museu. Bom, gosto não se discute. Pode ter outro que eu não conheça. Tem uma parada de latitude aí e os gaúchos estão a colher uvas e produzir vinhos abaixo de 31º de latitude sul, próximo a Bagé. Pode dar certo. Tenho carinho pelo docinho Sangue de Boi mas nunca mais bebi. Ultimamente ando muito metido. Tô podennnndo... Universitários amigos, durango - kids, numa noite fria de sexta-feira... Alegrou a noite em Madureira, certa vez... Baco gostou ! Mas sem bacanais. Boteco de responsa e com samba de 1ª. Saudades. E vamos a corrida ! Espanha ! Fofonso pole ! Zaca, o segundão da hora, estará de cara fechada e com a faca entre os dentes ? Petrus, um sonho ! Um dia eu chego lá ! No Tour d'Argent... HA !
Manu disse…
Belo texto Groo!

Sobre Rádio On Board, tenho as mesmas expectativas sobre o GP da Espanha. A pista realmente não ajuda que eu empolgue. Mas enfim, vamos ver no que dá.
Abs!
Teté M. Jorge disse…
Ótimo texto, Ron... um disfarce e tanto...

Beijos.
Anselmo Coyote disse…
Marcelonso,

Os baianos são foda, né? Todos iguais, todos Jorges Amados...rsrsrs!

Abs.
Remédios a bela disse…
Groo,
História engraçada Rsrsrsrs
Coyote, adorei seu comentário.
Abraços...
Anônimo disse…
Sou Chilena e quero comentar que gostei muito deste simpatico comentario entre estes dois "monstruos" da Literatura Latino americana e Mundial que foran Jorge Amado e Pablo Neruda....
rogerio disse…
acho muiiiiiiiiiito dificil enganar alguem com vinho sangue-de boi , ainda mais alguém que é acostumado a beber vinhos feito com uvas merlot, malbec ,cabernet . eu que sou um leigo ja percebo na hora o aroma horrivel dos vinhos feitos com uvas americanas como isabel...