Manual de etiqueta grooniano

Em 2008 publiquei aqui mesmo neste espaço um texto intitulado: “Auto ajude-se a mim mesmo” na onda então cada vez maior livros de auto ajuda. (leia o texto aqui)
Como era de se esperar, o texto não auto ajudou ninguém, nem a mim mesmo.
Mas como os papas deste tipo de literatura não desistiram, por que eu desistiria?
Então só mudei um pouco o foco.
Sai a “auto ajuda”, que prega que todas as pessoas podem ser exatamente iguais: sem vontades próprias, com os mesmos pensamentos e padronizadas na forma de pensar e agir em busca do “sucesso”. E entra a “etiqueta” que – a titulo de educação – faz praticamente a mesma coisa.

Com vocês: Manual de etiqueta Grooniano.
Todos sabem que ser pobre não é defeito, defeito é se aceitar como pobre não buscar melhora, correto?
Sendo assim não é errado e nem feio servir às visitas café em copo de requeijão.
De bom tom é – claro – tirar o requeijão do copo antes...
Eventos fúnebres pedem vestimentas sóbrias, portanto o uso de roupas coloridas para “alegrar” o ambiente pode não ser bem recebido.
O pessoal, por educação, pode não dizer nada, mas com os olhos todos o fulminarão e provavelmente o único que não pensará: “-Que viado!” será o defunto.
Provavelmente por que não podemos garantir nada...
S
empre se desculpe por algo que tenha feito de forma errada.
Seja sincero, mas lembre-se: desculpe-se apenas, não invente desculpas.
Desculpar-se faz de você um ser bem visto por seus pares.
Inventar as desculpas pode até lhe estender a carreira, mas só fará de você um discípulo barriquelista.
C
oceira não tem hora para atacar, é natural até.
Não é feio que se coce durante um almoço, desde que discretamente, claro.
Feio é usar o garfo ou a faca para coçar.
Se for o saco então, além de feio é perigoso.
Se for mulher é igualmente perigoso, embora aos olhos de alguns homens, não seja tão feio assim... Nunca fale mal de MMA, UFC ou coisa parecida na frente dos fãs.
Mesmo que aquilo não pareça fazer sentido algum e seja apenas pancadaria sem regras, não é bom dizer que aquilo é coisa de idiotas...
Lembre-se sempre que uma maioria esmagadora dos fãs desta coisa são também praticantes em potencial e se os profissionais (existe isto?) não primam pela inteligência e bom senso, imagine os fãs.

Se lhe oferecerem cerveja, cachaça, vodca ou vinho nunca diga: “-Não bebo álcool.” Afinal, não foi álcool que lhe ofereceram, foi cerveja, cachaça, vodca ou vinho...

Ao ver um sujeito de calça agarrada, botas, fivela grande no cinto, camisa xadrez, cabelo cheio de gel ou chapéu de cowboy, nunca grite: “Ô seu sertanejo!”.
Afinal, pode apenas ser – como diria o porteiro Severino - só mais uma bichona...

Comentários

Marcelonso disse…
Groo,

Mandou, dicas extremamente importantes, hehehe.

O Severino sabe das coisas.


abs
Daniel Consorti disse…
O último parágrafo é perfeito!!! auhahuauhauh
Te mandei um email sobre "etiqueta" ! as dicas que vc passou são ótimas....
Paulo Levi disse…
Muito bom! Nada como desopilar o "figo" numa segundona.
Anônimo disse…
... e M.C., escrever: Ha ! Gostei ! O copo do Danúbio é mais legal prá servir a rapaize... o do Aviação é sempre o mais caro e o que mais gosto é o Itambé ! Dica chattoneana. É chique... Compre geléia de mocotó Inbasa( não sei se ainda leva este nome...) e coma uns 10 mocotós mas dependendo do numeros de manés beberrões amigos seus. Prá servir as cervejotas é o máximo ! Mas não comprem a cerveja do babacão... a tal de cervejão ! Uma merda de cerveja... Boa mesmo é a Original. Sampa 1 a Zero. Ou Brahma mesmo. Cariocas empatam. Se tiver uma graninha a mais... Tecate ! Mexicana ! Pô, a gata coçando a bunda é totosa, senhor Groo, alivia esta... Ô, sertanejo ! Ha ! Dizem que, na nova edição do Pop In Rio, teremos "sertanejo" ! Melhor... Country Music no palco... Farm ! Falando no Festival que se encerrou ontem nas madrugas, com porradas e spray de pimenta nos zóio do público... viram o " System Of A Down " ? Que que é aquilo, sô ? O Visconde de Sabugosa não morreu ? Sinceramente, senhor Groo, o Pop pesado, o tal do Révi Métal de antigamente, vai morrer ! O Jamiroquai e o Lenny Kravitz mostraram que os seus músicos dão de 50 a zero nos Neandertais do Pop ! O cenário da Katty Perry vale o "show " ! A própria Rihanna... apesar que foi "técnica" demais... Do nosso lado, grande Skank véio de guerra ! E o Miltão Nascimento ! E o Dinho ! E a Pivete ! Lembrei agora do Iron Maiden que tem um cenário manero... Mas o som é a merma bosta e não esteve lá ! Como eu ! eu NÃO fui ! Atrasados estão os caras do Pop pesado. Eu, se sou o produtor da Pitty, ela, com aquela bunda toda mas baixinha, mandava entrar de salto alto, roupa de couro colada( de cima a baixo !), decotão e cabelo... roxo ! Viraria a Rihanna do POP Pesado Baiano ! O POPPB ! PQP, véio ! Viu a Rita Jeans metendo o pau no Pop In Rio ? Qualé... neguin ainda não entendeu o espírito do Fe$tival ? Inveja... O mais chato foi a paulistada metida a roqueira. Didi Mocó e Michelê tietaram muito foi a baiana trioelétrica, toda boa mas tenho medo dela..., Pivete Gansalo ! A Craudia Azeite vai ter que pousar muio prá Praybói depois do mishow no Pop In Rio... Mas são muito posudas aquelas duas ex-emetivis... A gostosaça da simpática Shakira, falando em portugues, a tal da Didi Mocó resolveu, por ela mesmo, voltar o papo em ingrês... E o filho da Rita Jeans, aquele pirilampo paulistano, cagou e andou para o show da Pivete ! Que foi ótimo ! Ele é roqueiro, sabe ? se sou eu um cara perto dele mandava ele cantar, junto com a mamãe, óbvio, roqueira nata que acha que o festival deveria ser só Pop Pesado !! Vamulá, Manu ! Da uma de Amy !

" Lança menina
Lança todo esse perfume
Desbaratina
Não dá prá ficar imune
Ao teu amor
Que tem cheiro
De coisa maluca...

Vem cá meu bem
Me descola um carinho
Eu sou neném
Só sossego com beijinho
Vê se me dá o prazer
De ter prazer comigo...

Me aqueça!
Me vira de ponta cabeça
Me faz de gato e sapato
E me deixa de quatro no ato
Me enche de amor, de amor
Oooooooooo ôh!
Lança ! Lança Perfume ! "

Cherô, desvairados ? É a versão pindoramense do Uótchi a Fuuul Bilivis do Double Brothers na veia... no nariz, meu ! Popeiros...
Gabriel Carvalho disse…
Hahaha!!

Fantástico. Vou seguir este manual agora mesmo!

Abraços!