Conto de páscoa


-Pegou!
-Tem certeza?
-Tenho sim...  A armadilha desarmou... Pegou sim!
-Você colocou mesmo a ratoeira?
-Não né, dããããã! Ratoeira é pra rato...  Menino é tão burro!
-Não sou não...  É que não queria falar “coelheira”, isto não deve existir...
-Não, né... Não tem “coelheira”, mas tem armadilha pra coelho...
-Então tá... Vamos lá ver se pegou mesmo.
-Claro que pegou... Ce não ouviu desarmar?
-Tá bom... Tá bom... Vamos olhar então... O que cê colocou de isca?
-Cenoura, né? Dãããããã! Burro. Vamos lá perguntar pra ele porque ele esconde todo ano os ovos de Páscoa em vez de entregar pra gente logo...
-Vamos...

A armadilha nada mais era que uma enorme caixa de um aparelho de TV como se fosse uma antiga arapuca para pegar passarinhos. Daquelas que nossos pais e avós sempre nos contavam como sendo a melhor e mais eficiente armadilha já feita.

-Cê abre, se ele tentar fugir eu pego.
-Você? Pega nada... Ce tem medo de gato, vai pegar o coelho que jeito?
-Não tenho medo de gato não... Eu só não gosto deles.
-Não gosta... Tem é medo isto sim... É o único menino que conheço que tem medo de gatinhos...
-E você? Que tem medo de barata...
-Não tenho não... Tenho nojo, é diferente... Mas não muda de assunto, Quer mesmo que eu abra a armadilha e você pega o coelho?
-Ele morde?
-Quem? O coelho?
-É né..
-Não... Não morde... Ou será que morde?
-Não sei...  Gato morde!
-Ah! Então é por isto que cê tem medo de gato?
-Eu não tenho medo de gato, é mentira...
-Então tá! Mas vou avisando... Não sei se coelho morde...
-Paiê! Coelho morde?
-Não...
-Viu não morde... Pode abrir que eu pego.
-Tá... Vou abrir... Um, dois, três... Já! – e tira a caixa.
-Ai meu Deus! – e pula para cima do sofá.
-Miau! Arrroowww, Miaaaau!
Os pais correm até à sala para ver o que acontecia e chegam a tempo de ver o filho com os olhos arregalados e a respiração ofegante em cima do sofá.
No chão a menina olhava sem acreditar para a armadilha que havia preparado.

-Você não nem nada a me dizer, senhorita? – pergunta o pai, enquanto a mãe acalma o menino.
-Tenho...
-Então diz!
-Gatos é que trazem os ovos da Páscoa?
-Se você rir, juro que te arranho... Feliz páscoa

Comentários

Rubs disse…
Aprecio esta ironia machadiana, embora ela possa, segundo o conto "Teoria do Medalhão", condená-lo ao insucesso. Muito bom, como sempre. E não demanda nenhum ajuste. Ao contrário, pretender retocar uma obra de arte implica em arruiná-la. Imagine alguém pretendendo corrigir Waldomiro Bariani...
A Páscoa nos lembra, desde o quase consumado sacrifício de Isaque, que o derramamento de sangue e a violência consolidam a pedra fundamental da fé ocidental.
Então, Feliz Páscoa, Ron, seja lá o que isso signifique em 2012.
Rafael Schelb disse…
Muito bom!
Marcelonso disse…
Groo,

Seus textos sempre me surpreendem.

Desejo uma Feliz Pascoa a vc e todos os seus familiares, estendendo a todos os leitores desse espaço a saudação.

Que tenhamos dias de muita paz e Deus sempre presentes em nossos corações.

grande abraço
Daniel Machado disse…
Feliz pascoa Groo. Dificil não rir desse gato ai kkkkkkk.
Rubs disse…
Como a Páscoa comemora a ressurreição, numa noticia sobre o Barrica, um site francês solta essa pérola:
Le pilote brésilien est même prêt à piloter gratuitement en 2012 pour Ferrari…
Ou seja, Barrica espera ressuscitar pilotando gratuitamente para substituir Massa. Puxa, eu queria um amigo com ideais tão elevados. Quem sabe o Anselmo Coyote não adota estes ideais?