O lado B do GP da Índia não é engraçado.
A corrida foi tão chata que nem serviu para fazer piadas.
Peguemos então algumas declarações pré-race de Fernando Alonso como lado B.
Disse o asturiano metido a besta: “-Não brigamos mais contra Vettel, e sim contra Adrian Newey...”.
A frase teve mais o sentido de uma alfinetada em sua equipe que não consegue melhorar o carro a contento do que um menosprezo tão comentado a ao Bastiãozinho alemão.
E o espanhol ainda completou: “-Quando os carros eram mais ou menos iguais, estive na frente.”.
Mentira? De jeito nenhum.
Não é aqui que vou dizer – e nem me arrisco a isto – que Vettel é inferior a Alonso.
Também não digo o contrário, ambos se equivalem.
Mas no momento, Alonso está coberto de razão.
A briga da Red Bull começou contra as outras equipes, mas depois foi para outro âmbito. Passou a ser contra a tesoura da FIA que lhe tirou peças importantes do carro alegando estarem fora do regulamento.
Sem estas peças, ficavam atrás das Mclarens e de Alonso, que no começo da temporada corria sozinho na Ferrari.
Então a Mclaren, em algum ponto da jornada se perdeu.
Seja por perda de foco, falta de motivação ou simplesmente um desenvolvimento menor que as outras.
Como a Red Bull ainda brigava com a FIA, Alonso – mesmo sem atualizar tanto o carro – assumiu a ponta e foi embora.
Mas a Red Bull tem o melhor projetista da atualidade e com um toque de gênio fez - falando rasamente – dois furos na asa traseira e recolocou a Red Bull na briga contra as outras equipes, já que ai a FIA não pode se meter mais.
Some-se isto ao improvável de Alonso ter azar em duas provas (Spa e Suzuka) e pronto, a diferença caiu até ser eliminada e voltar a favor do piloto alemão.
Tem demérito nisto? Óbvio que não.
Mas por isto mesmo, a frase do espanhol do capeta é totalmente pertinente.
Por melhor que seja o Vettel, sem as atualizações de Newey, a Red Bull não teria virado o jogo.
E sem alguém do nível dele (Adrian) nesta reta final de campeonato, só a mítica sorte alonsiana é que o fará ter razão em outra frase sua deste fim de semana: “-Tenho cem por cento de certeza de que serei campeão em 2012.”.
Quem viver, e não for cego, verá.
Comentários
Compartilho da mesma opinião, de que, com o carro de Adrian Newey, qualquer um tem condições de ser campeão.
Tá, mas, e Mark Webber? Ele está recebendo as mesmas regalias em seu carro também? Por que essa diferença tão gritante? Quem sabe, daqui a uns vinte anos, o australiano, desimpedido, responda isso em entrevista à uma revista qualquer.
A Red Bull Racing é tão corporativista quanto a Scuderia Ferrari. O pior cego é o que não quer ver.
Abs!
Guardadas as devidas proporções, Alonso está guiando nessa temporada como Senna fez em 1993, pra mim a melhor do brasileiro, apesar de não vencer o campeonato.
Assim como Alonso, Senna correu com um equipamento inferior e lutou bravamente pelo campeonato, mas no fim das contas o melhor equipamento venceu.
Só o talento, não é o suficiente contra um máquina superior. Mas isso não desmerece o campeonato de Vettel, afinal de contas o alemão soube aproveitar muito bem a chance que se apresentou.
abs
No entanto, também quis dizer que concordo com o que tu escreveu em todo o post.
Isso pode funcionar com Hamilton e pode massacrar Massa, mas duvido que abale Vettel.
Uma hipótese, ao menos, parece ter sido suficientemente testada: Webber não ganharia um campeonato pilotando uma Red Bull. Basta um contra-exemplo para jogar a tese de Alonso no lixo.
Além do próprio Alonso, o único piloto que fatalmente ganharia um campeonato pilotando essa Red Bull é Kimi Raikkonen. O resto é loteria.
De qualquer forma, ele não deixa de ser um puta de um chiliquento...
A Ferrari chegou a ter carro superior em algumas provas e/ou ao menos equivalente em outras... na média, não dá pra dizer que a Ferrari foi pior que a Red Bull no campeonato como um todo.
Que o Alonso é um baita piloto, ninguém discute, mas também não adianta chegar ao ponto de dizer que ele levou o carro nas costas, que nem sequer empurrar feito o Mansell ele fez.
Fora o mérito de Maranello ter produzido um carro confiável, ou adianta ter um carro rápido feito a McLaren teve em alguns momentos mas este quebrar durante a prova (em elementos que não tem como se colocar a culpa no piloto)?
Ótimo texto...
e o Paulo Levi tocou num ponto curioso dessa história e que vale mesmo uma reflexão...
abs...