CRV na F1 #23: o rei japonês coroado por Fitipaldi

Ontem, 12/12 foi aniversário de Emerson Fitipaldi.
Homenagens se prestaram e mais que justas, afinal, o homem enfiou o pé na porta do automobilismo internacional e colocou o Brasil (vá lá que seja, pode chamar de pacheco que desta vez eu não ligo...) no mapa deste esporte.
E por mais que já tivéssemos tido pilotos na F1 ou outras categorias, foi a partir do primeiro título de Emerson que se começou a prestar atenção nos pilotos daqui.
Emerson foi o primeiro brasileiro a vencer o campeonato mundial de F1 e o que veio depois é história e todo mundo sabe...
Emerson protagonizou histórias maravilhosas de coragem, arrojo, humanismo e outras coisas enquanto piloto.
Também teve peito e coragem para enfrentar a desconfiança e a inveja (sim, inveja) tão recorrente aos brasileiros para por nas pistas a primeira (e única) equipe de F1 cem por cento brasileira nas pistas: a Escuderia Fitipaldi, que também ficou conhecida como Coopersucar.

Mas uma história, muito singela por sinal, é das minhas prediletas.
Não envolve vitórias, nem heroísmo...
E nem se passa na F1, mas na Indy, outra conquista (de título e espaço) de Emerson.
Em uma corrida num daqueles ovais tão comuns na terra do tio Sam, vinha Emerson Fitipaldi brigando pela primeira posição – ou para chegar a ela – quando se depara com um retardatário. Era o japonês Hiro Matsushita, bastante famoso em seu país por ser o primeiro nipônico a ter uma carreira longeva no automobilismo mundial e por não ser grande coisa.
Na verdade, era mais um destes roda presa que permeiam as categorias norte americanas deste sempre.
No mergulho para tomada de uma das curvas, Fitipaldi pensava ser uma ultrapassagem simples por outro retardatário que não lhe atrapalharia a corrida.
Porém, Hiro inexplicavelmente resolveu jogar duro e espremeu o carro do brasileiro contra o muro que, com muita habilidade e sorte, conseguiu aliviar o acelerador e dosar o freio sem perder a estabilidade e assim ir parar no muro, o que acabaria com sua corrida inevitavelmente.
De dentro do cockpit, pelo rádio, Emerson esbraveja: “-Fucking Hiro, God damn´it! Fuking Hiro!."
Porém, para poder pôr no ar aquele desabafo, a ESPN, que transmitia a corrida, caprichou no “beep” e então só se ouvia o “-(beep)king Hiro...”
E a partir dali, jornalistas e alguns outros pilotos só se referiam ao japonês como King Hiro.
Até hoje não consigo não rir ao lembrar, ler ou ouvir esta história.

Comentários

joaoleopires disse…
hhahahahahahahahahahaha..........na verdade, KING mesmo foi o Emerson!!
Tanto na F1 quanto na INDY!!!
Um dos pilotos brasileiros mais importantes da história!
Anônimo disse…
Bom dia ! Urubus por toda a parte, urubus por toda a parte !
Independieeeeeeeeeeeente !

. Verdade, EmmoRato é florida. Pilotaço !
. Verdade. Antes, tínhamos o Chico Landi mas não era( e não é) a mesma coisa.
. Verdade. E, molequinho chattinho, vi a comemoração. E no Rio !
Estilo Copa do Mundo !
. Verdade. Estava eu, moleque chattozinho, em Jacarepaguá( sniiiifff !), quando surge Emmo e sua Coperçúcar se despedindo antes da corrida. Sai do boxe, passa pela Carlos Pace, pega a Nonato, entra pela curva norte, retão e Emmo acenando, o povo de pé aplaudindo a despedida, curva sul, girão, e nós 'cadê o ronco ?', povo apreensivo 'não, não pode ser !', cospeaçúcar devagar na Morette, e parando na curva da Lagoa ! Gargalhada geral e mais uma humilhação. É, jovem e boboca( 95% são) participei disso.
. Um, 'ovais'. Pelo visto o senhor Groo começa a gostar deles.
Pronto. Durou pouco. Atacou ! 'Roda presa'. Não adianta. Um nome: Magnussen. Mais um: Ericsson. Não correm na Indy mas, quem sabe, correrão.
Zacarias foi prá Estoque KKKKKKKK Kars.
. Boa ! Não sabia desta história... Não sei qual é a dos japas - se são ruins de roda ou se são ruins de roda - mas este ano a sorte sorriu para eles na Indy ! E em Indianapolis ! Tacumaischato !
Com duas vitórias por lá.
Dizem que o apelido dele nos EUA é Sabrina...
Maldade de brasileiro... Devolve tudo prá cá, Trump !

OBS: Devolve o dindin, Rato ! PF tá de olho em ocê...
OBS: senhor Groo, viu a música de aniversário da família prum garotinho que festejava anus com o namoradinho... Que horror ! E tem gente que gosta de esquerdices...


HA !


M.C.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marcelonso disse…
Groo,

Emerson merece todo o nosso respeito por tudo o que fez pelo esporte. Quanto a essa história, confesso que não conhecia.


abs