Feliz ano novo: bem vindo a 1965

Em 1965 havia um grupo denominado “folkies” que eram ligados a organizações que protestavam em favor dos direitos civis, contra o racismo, o machismo e – principalmente – em favor das liberdades individuais.
Sua trilha sonora era a música folk (daí sua denominação) e tinham em Joan Baez, Arlo e Woody Guthrie seus representantes musicais.
E a então nascente estrela Bob Dylan era seu ídolo contemporâneo para que a continuidade do movimento fosse garantida.
Em suas letras, Dylan versava sobre coisas caras aos folkies e suas músicas, assim como a de Joan e Woody, eram embaladas apenas por instrumentos acústicos para valorizar as palavras e deixar a mensagem inteligível para o maior número de pessoas possível.
O sucesso radiofônico de Dylan o transformou em um semideus para este público.
Seus discos vendiam muito e a reputação politizada ajudavam a difundir a cena folk, seu estilo e seus protestos.

Em 1959 numa ação genial, o cantor Peter Seeger e o futuro empresário de Dylan, Albert Grossman, junto a algumas outras pessoas, criaram um festival de música folk para – além de difundir seu movimento, promover os artistas do gênero.
Nascia então o festival de folk de Newport, palco onde Bob ouviria em 1964 a seguinte apresentação feita por Seeger.
“-Ele está aqui, vocês o conhecem, recebam-no, ele pertence a vocês... Bob Dylan!”
Aquilo incomodou o cantor de um modo tão agudo que ao voltar ao trabalho alguns dias depois, sentiu necessidade de mudanças.
“-Eu não pertencia a ninguém senão a mim mesmo...” – disse.
Dylan então trocou os temas de suas músicas por viagens pessoais, visões introspectivas de assuntos variados tais como dores de abandonos e o hedonismo sexual próprio da geração de escritores beat como Jack Kerouac e William Burroughs.
Mas, para os folkies, pecado maior foi convocar uma banda para vestir as letras com rock and roll pesado (para 65 aquilo era o mesmo que heavy metal) com generosas pinceladas de blues e psicodelia.
Seu disco de 1965 Bringing it all back home, guitarras raivosas tomam conta de mais de metade do disco, ficando para o lado B algumas poucas canções acústicas ainda com roupagem folk. Entre elas o clássico “Mr. Tamborine Man”.
E é a bordo deste disco que em 1965, Dylan sobe ao palco do festival de folk de Newport como headliner e ao tocar “Maggie´s Farm” as vaias – que já não eram poucas – se tornaram ainda mais selvagens.
“-Judas!” – se ouviu vindo da plateia.
“-Você é um mentiroso!” – retrucou Dylan antes de retirar do palco.

Curiosamente, aquele público que brigava com todas as armas e por vezes com alguma violência para exigir respeito às liberdades individuais, negava à Bob Dylan exatamente isto.
Dylan não poderia ter a liberdade pessoal de pensar e produzir sua arte da forma que melhor lhe parecesse.
Teria que pensar e agir exatamente como queriam seus fãs, que usaram a desculpa de que só vaiaram aquele tipo de música porque amavam Dylan e queriam protege-lo.
Este fato faz pensar que não é tão diferente assim em 2018.
A turba que costuma infestar redes sociais grita, se esgoela exigindo respeito às liberdades individuais, porém, se aparece um indivíduo que exerça sua liberdade de pensar de forma diferente expondo, ainda que de forma respeitosa, é logo linchado moralmente e taxado com um sem número de adjetivos pejorativos, depreciativos e por vezes bem ofensivos.

Dylan, uma semana depois das vaias em Newport, entrou em um estúdio e gravou “Positively 4th Street”, com roupagem folk e melodia doce, mas com uma letra de escárnio que estapeava os folkies de maneira espetacularmente forte e dava sua resposta na forma de versos violentos como os que encerravam a canção:
“I wish that for just one time
You could stand inside my shoes
And just for that one moment
I could be you
Yes, I wish that for just one time
You could stand inside my shoes
You'd know what a drag it is
To see you” (Queria que uma só vez você pudesse estar no meu lugar e que só por esse momento eu pudesse ser você. Sim, eu queria isso só uma vez. Que você pudesse estar em meu lugar e assim você saberia o quão desagradável é ver você.)

Seria bom ter a eloquência e talento de Dylan para responder a este povo “tão especial” que nos é contemporâneo, mas age exatamente como a mais de meio século atrás.

Comentários

Anônimo disse…
Bom dia !

Começamos o ano de forma bastante diferente e interessante...
United Auto Workers...
Protesto de Greensboro, 1961 ? Movimento pelos direitos civis, principalmente dos negros... Ué ? Bacana só que tudo aquilo acabou em estranhamento, em mais distanciamento. Frieza até.
Hoje, todos andam se estranhando demais.
Óh só ! Assistam TUDO !
https://www.youtube.com/watch?v=P0qAvA8tDOc
Bom, tirem as suas conclusões...
. Dona Joan Baez, seus Guthrie: canções de cunho social(ista).
Éééééé... 'liberdade individuais'. Aí a gente( eu e meus amigos conservadores e liberais) não sabe se os caras que estavam - estão - engajados no 'movimento' eram - são - inocentes, doentes ou malandros( falam que ser de esquerda quando jovem é normal mas persistir no erro é transtorno mental, enfim, doença da mente. Malandros. Alguns engajados levavam umzinho por trás... Por trás ? Êpa ! Nos 'bolsos', por favor). Cuba vermelha recém instalada, U.R.S.S. bombando com seus satélites. A China, de Mao Tsé Tsé Tunga das Virgens, já toda toda com seu satélitezinho... a 'democrática' Coréia do Norte dos Gordinhos Vô, pai e filho, since 1945, após WW2.
Tão pensando que esquerda não tem dinastia ? Lesados...
'Liberdades individuais', kakakaaaaaka ! Ou seja, grandes artistas, pelo movimento, como Chic Buaaaargh e sua turma, aqui, ou são inocentes, doentes ou malandros, com dito anteriormente. Não muda.
. Bob Dylan ! Nobel de literatura... Ai ! Meus sais.
Bom. Veja QUEM este cara conseguiu influenciar por estas bandas corruPTas.
https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2018/01/15/interna_politica,930980/gilmar-mendes-usa-bob-dylan-para-dizer-que-prisoes-podem-ser-injustas.shtml
Gilmar Mendes. Tirem as próprias conclusões.
Aaaaaah, e tem mais, muito mais destes tipos influenciados pelo Bob !
A favor das 'liberdades individuais'. Minha ? Não. Não... dos presos já que o homem é bom, a sociedade é que corrompe....
. Estes caras, da década de 1960 e 1970, fizeram um trabalho bacana para exageros da humanidade( sim ! Não dos estadunid... americanos) mas não notaram o outro monstro a se criar( royalties para os Parachoques do Regresso. Em outra música, sem 'ódio', desde quando o Rio tem braços abertos num cartão postal com os punhos fechados na vida real ? A cidade recebe MUITOS migrantes e não recebe mais por estar numa pindaíba danada, roubada pelos PROGRESSISTAS. Aliás, o estado. Rocinha é favela nordestina. Socialismo moreno nasceu, aqui, em 1983 ! Chic, Ivan, Caê, Berto, Dijavam e muitos da paumolista mpb moram aqui e muitíssimo bem instalados ! A fogueirinha de papel do senhor rouaneísta Berto Giu é o Cap Ferrat na Vieira Souto.... Óbi Óbi servando hipócritas na praia de Ipa ! Sei. Parachoques também. Tão de boas no Socialismo Moreno. E o braços abertos é do Cristo com o mais lindo pedestal de todos, o Corcovado ! Ou seja, cá, como lá, Zeuá, mais do mesmo... ).
Continuando...
Anônimo disse…
continuarei...
A 'luta' deles servia -serve - para acabar com o Capitalismo, só isso. Onde houver choque, melhor ! Acabar com o Cristianismo( Engraçado... Martin Luther King se foi em 1963. Não pregava 'luta'). Regados a muitos dólares, seguranças, bebida, drogas, mulheres( homens) mas eis que um descendente de judeus russos chama o outro de 'Judas' ! É, um deslize... Talvez seja o primeiro aqui mas Tambourine Man é um saco ! Mas tem algo com os The Byrds, não ?
E, agora, o Conservadorismo precisa reaparecer para colocar tudo dentro do limite novamente para que no futuro outros Bobs venham encher o saquinho novamente. Veja, colocar tudo 'dentro do limite'. E o povo, cansado de mimimi em canções de liberdade, de protesto - de cunho social, claaaro - já viu a embromação pecuniária onde ele só entra com a pobreza, é quem anda pedindo a volta da Ordem e da Justiça. E do Capitalismo porque dinheiro é bão e o povão gosta ! Joãozinho trinta entendia do babado ! " Pobre gosta de luxo quem gosta de lixo( canções d cunho social) é intelectual", né, seu nobelista Bob ? E do Amor( Respeito ) principalmente à família. Já viu o parabéns procê da família para um menino afeminado, de 12 anos( isso mesmo), com bolo de Pablo Evitar e namoradO ao lado ? Rola no You Tube. 'Róla' e não rôla, com toda clareza possível.
Como mostrei aí encima com o vídeo, pregar igualdade com ódio ? Igualdade não existe e depois darei uma simples explicação constatada por mim nas areias de Copabacana e de Ipa, a nema. Mas na TáBarra na Tijuca também rola. Róla...
Nasceu onde, este politicamente correto nefasto, hein ? Não... Não foi no país sede de mais uma embromação, este ano teremos, em Moscou.
Foi em Frankfurt !
Mas será que estavam a serviço de alguém, hein ? Hum...
E Gramsci, o mentor, o mestre, sabia das paradas. É pela educação e cultura que a gente faz a Revolução e na mente do povão, devagar, devagar, devagarinho. Com a ajuda dos socialistas fabianos, né, Bob ? Não adianta. Não sou fã dos cara(s). Demorei a perceber o engodo mas quando descoberto, tchau ! Vão cantar em outra freguesia, de gente com miolos moles ! Escuto, sim, entra por um ouvido, sai pelo outro.
. E 'desarmamento'. Não sei se o Bob sabia( inocente, doente ou malandro ?) mas Hitler ou qualquer psicopata ditador quer o povo desarmado ! Facilita e muito prá eles, né, Castro ? Né, Maduro ?
Vamos de Bolsonaro tirar esta mentalidade esquerdista que só atrasa o país.


M.C.( só óbi óbi servando... )
joaoleopires disse…
Aí sim Groo, Bob Dylan é um gênio, sempre foi e sempre será!
Anônimo disse…
Bom dia !

Bem, tirando a turma do Justin Bieber com suas mocoquices - chega ao estádio 3 meses antes para guardar lugar, erra a entrada mesmo assim consegue ficar no gargarejo... Bóóóó biiii ! O Bob dos intelequituais... é, dá um certo charme, daí todos adorarem o Bob mesmo não entendendo uma única música dele - vamos ao que interessa. Nos jantares inteligentinhos do Pondé, todos se ajoelham, ninguém critica. Cadê coragem para isso ? Bóóóóó biiiii !
Minha simples constatação sem a necessidade de fazer tese de que o homem é competitivo e não adianta nada querer igualdade. Aliás, as esquerdas querem igualdade na mierda. Todo mundo fú e eles, com ilhas paradisíacas e iates tipo Granma e filho passando férias na Grécia. Arafat, ídolo palestino, ou seja, das esquerdas, e que deve estar ao lado de Brizola em algum lugar bem quentinho, suas mulheres, mãe e filha, moram em Paris...
Nunca notaram que a pobreza é nossa e eles só na champanhota ? Não ? NÃO ? Aí, meu Cabral, amigo do Amigo... Ceguetas.
. Frescobol. Esporte brasileiro inventado em Copabacana nos anos 1950.
Millor Fernandes, que tomou uma cusparada de um Bob tupiniquim, do Chic Buaaaargh - assim eles 'ganham' uma disputa( xingamentos servem também) -, disse, sobre a atividade praiana, certa vez: ' Um esporte inventado no Brasil, nos anos 1950, neste exato local, entre os postos 4 e 6( ou seja, 5. isso não é coisa do Millor mas entendo. O '5' não tem posto de salvamento. Aquela casinha do salva vidas onde fica binoclando bund.., quer dizer, binoclando banhistas no mar). Hoje, ainda não tem. Só uma de madeira estilo califórnia anos 1950... ha !). Único esporte com espírito esportivo, sem disputa formal, vencidos ou vencedores'.
Ora, ora, uma igualdade ! Um ajudando o outro ! Quem erra, o outro tenta corrigir ! Já jogou frescobol com a sua tia ? Com uma amiga gordinha ? Com um amigo 'lesado' ?
Agora, entra a humanidade. Aquela, do humano mocoquense, bonzinho. Décadas depois, porque isso demora - o carro, desde que o homem começou a andar demorou quantos milhões de anos para aparecer ? Mas a competição automobilística veio a reboque... -, surgiu o Beach Tennis ! Competição !
Então, por favor, façamos como o pessoal do Leblon, ontem, que não seguiu o exemplo de seu podre morador, Greg Duvivoé, que compareceu ao teatro Oi Casagrande para prestigiar o Lulladrão. Façamos como eles ! Que nós vaiemos, que nós desprestigiemos a esquerda retrógrada, cínica e larápia ! E artistas que acompanham a ideologia canhota também...
ídolos com pés de barro !


M.C.
Anônimo disse…
Boa tarde !

Acho que o T-850 está com pobremas...


M.C.
Anônimo disse…
Boa tarde !

Xiii... fugiu prá Cuba.



M.C.