F1 2018 - Bahrein: corrida para quem gosta de corrida

Há algum tempo não era visto dois carros que não são Mercedes na primeira fila de largada.
O que havia sido uma vitória circunstancial na abertura do campeonato na Austrália, desenhava-se no Bahrein com uma forma contundentemente sólida.
Kimi dominou sexta e os TL´s de sábado, na qualificação, deu Vettel.
Não seria estranho, se não fosse na Ferrari...
Hamilton punido largando de nono e Bottas sendo Bottas davam a impressão de que a vida do primeiro piloto do time vermelho seria fácil.
E a largada reforçou a impressão.
Vettel pulou fácil enquanto Kimi segurou quem pode, pelo tempo que pode.
Logo perdeu a posição para Bottas e não conseguiu seguir o segundo piloto da Mercedes.

Curiosamente, as duas Red Bull ficaram fora ainda nas primeiras voltas.
Apesar de ter a melhor dupla de pilotos, não tem se dado tão bem.
De um, Verstappen, a corrida foi ferrada pelo próprio em uma manobra desnecessária. Pneu furado e problemas na suspensão traseira.
Do outro, a carro ferrou a corrida com um problema elétrico.
Com a corrida em andamento, fecharam os boxes, desmontaram tudo e ficaram prontos para ir embora do autódromo.
Enquanto isto, a equipe B dos energéticos, que tem a dupla de pilotos mais promissora no momento (Leclerc não conta muito por que não tem carro) mantinha seus carros em quinto (Gasly) e décimo (Hartley).
Mais surpreendente que as boas posições e as boas performances dos pilotos é a potência e robustez do motor Honda... O mesmo que não empurrava a McLaren no ano passado.
Não que o time de Alonso não tenha melhorado sem os japoneses, mas que a troca foi realmente boa para todo mundo foi: Alonso tem um motor que ele confia, a Toro tem um motor em ascensão e a Honda ganhou tranquilidade para trabalhar.
E mais, ganhou a F1 com um motor a mais para a briga.
O sólido quarto lugar de Pierre Gasly prova isto com sobras.

Um aparte: que carros ótimos construíram os caras da Haas!
Em contraponto, que carro horrível tem a Williams.
E olha que interessante: no primeiro caso o carro é ótimo, mas ninguém diz que é mérito dos pilotos.
Já na Williams o carro é ruim para cacete e a culpa é dos pilotos.
Coisas do jornalismo esportivo de adivinhação ou rancoroso daqui.
Ninguém abre mão de um brasileiro ou põe de lado um manetão impunemente.

Mais ou menos à altura do meio da corrida, Raikkonen fez a melhor volta da prova até ali.
Era um indicio de que os dois carros da Ferrari estavam realmente muito fortes e que, se os carros prateados já não eram assim tão superiores na primeira prova, para a segunda percebia-se a Ferrari já era melhor e conseguia abrir uma pequena vantagem, mas não tão grande que uma boa estratégia de corrida não pudesse igualar.
E foi nesta estratégia baseada nos pneus e nos pitstops que apostaram os alemães.
Facilitada pela infelicidade do incidente com o mecânico ferrarista na troca de pneus de Raikkonen.

Com um a menos para brigar, as Mercedes fizeram uma estratégia que tinha tudo para sair vencedora da pista.
Pneus mais novos, carros rápidos... Porém não se contava com duas coisas importantes: Vettel é um piloto fantástico e Valteri Bottas é um inútil.

Pode-se dizer que a vitória na Austrália foi circunstancial e pode-se dizer também que a Ferrari teve o melhor carro com alguma folga no Bahrein, mas nem tanto...
Uma estratégia bem pensada e executada pode dar uma igualada nas coisas.
Só precisa de um piloto melhor para executar e este, definitivamente não é o Bottas.
Dá para dizer, sem dúvida, que Hamilton perdeu a prova na punição da troca de câmbio.

Numa visão geral: periga o Bahrein ser uma das melhores corridas deste ano (de novo)

Comentários

Manu disse…
Periga ser mesmo. É penso que tudo volta ao chato normal de antes, na China... Mas bati na mesa três vezes para ajudar a não concretizar essa premissa hehehehe
Anônimo disse…
Boa tarde !

. A felicidade volta aos blogs ! Nem primeiro sou a comentar !
. Bom, ah, foi ! A vida fácil do primeiro piloto da Ferrari. Continuando a leitura...
. Kimi não segurou nada. Não assistiu a largada, né ? Comemoração, quer dizer, bebemoração, né ? Eu tô que nem o Lula, com cachaça numa garrafa de água mineral na mão, me segurando num trio elétrico com faixas pró aborto e com padres 'católicos' rezando uma 'missa'. Feliz demais da conta ! Apesar que não sei se Lularápio estava feliz...
. Cu... o quê ? Curiosamente ? Med Verstappadinho, indo prá cima de GH-4, só podia se dar mal o enrolandês voador. Deus acabou castigando a equipe logo após aquela apagada estranhíssima no carro do Riccardão Sorriso. Sinceramente, o talentoso piloto australiano precisa sair correndo desta equipe. MacMac, se Fofonso sair. Ou não. É democrática feito a Mercedoca. Ouviu o Gagalvão na quase ultrapassagem de Med sobre GH-4?
'Lá vem a feeeera...' não deu tempo de completar: 'fazendo merd...'. HA !
. Taí, o TádeOnda andou mas, uma olhada com lupa na corrida do Gasly, ao piloto rossochifrudino, de cara para o vento foi do início ao fim, sem ser incomodado um único instante, sozinho, reforço, o tempo todo. Ele e o Vettelino com suas devidas diferenças andaram assim toda a corrida.
'A potência e robustez do motor Honda...', já se esqueceu da corrida de duas semanas atrás ? E o Bartley terminou em 13º, ou seja, tem caroço nesse sushi. Que briga ? 62 segundos chegou atrás de Vettelino. 56 segundos atrás de GH-4 e na frente de Magnetussen, 13 segundos. 'Sólido', tá. Uma pressãozinha só e veremos. Esta análise bem parcial na segunda corrida do ano parece que o senhor trabalha na Gloebbels Níus mas torcedor apaixonado é torcedor apaixonado e quem sou eu para mudá-lo.
. Carros ótimos ? Estão dizendo ser a Ferrari do ano passado. Já tinha ouvido esta antes mas, agora, com buenetes a repetirem, tem caroço nessa torta de maçã. Ou no spaghetti. AhaasOU !
. Ruimlliams já era. Que pena. Temo pela MacMac mas só estamos na segunda corrida do ano pois os tais pacotes aerodinâmicos surgirão e a MacMac tem grana. O problema é a empresa caveira de burro bem enterrada, dizem, no pré sal, e que patrocina a equipe. E ainda tem o 'Lulax' no bico. Pensei nisso vendo a corrida.
. Jornalismo esportivo, como todo o jornalismo, é enganação pura então pé atrás sempre questionando e duvidando. Piloto, hoje em dia, tem que ter ótimo preparo físico e ser inteligente( coisa que Verstappadinho está mostrando NÃO ser). Esqueça a bunda do Lauda, o Relógio Professor ou o super mecânico Limão Azedo. Mas o mesmo que ocorreu com a HAAS aconteceu com a Toro Rosso. Posição dos pilotos no final da corrida. Veja os da MacMac.
. Tô começando a achar que o senhor não assiste todas as corridas. Tudo indicava que Vettelino e Bottas seriam 1º e 2º já no meio da corrida. A incógnita estava na performance de Genial Hamilton. Em vitória não acreditava - ainda mais vindo dos cálculos do matemático Gagalvão de Souza, o Bom - mas chegar no Vodka, chegaria. Passar, pode ser que sim, pode ser que não. Com a cagada no box ferradino, o terceiro lugar veio de bandeja para GH-4.
. Nãnãninãnã. A estratégia não deu certo, da Mercedoca. GH-4 já se contentava com o terceiro lugar. O Seb-Nervosinho estava numa enrascada danada pois, parece-me, os carros vermelhos gastam mais borracha que os prateados. Ainda. Vettelino não poderia mais ir pros box fazer a segunda troca. Bottas colava em Vettelino. Vai passar ? Perde uma volta toda pois, na segunda possibilidade da asinha que abre fecha, fica acima do segundo impossibilitando abertura da asinha. Estranhamente, desacelerou. Na medida certa. Ali, vi que não venceria mais. Não achei habilidade de Vettelino e nem inutilidade em Bottas...
. Mas estou feliz com o final de semana. O início do fim do sonho socialista de poder começou !
O Brasil tem jeito.

M.C.
Rubs disse…
Apenas alguns comentários: 1) a Red Bull não tem mais uma dupla de pilotos. Tem um piloto que concentra todas as atenções da equipe e um excelente piloto que não conseguiu equiparar seu salário ao do jovem futuro campeão e se queimou; 2) a Williams não é ruim por causa dos pilotos. Ao contrário, os pilotos garantem uma das maiores lucratividades do grid. A Williams optou por gastar o mínimo de dinheiro com o maior orçamento possível, ou seja, optou por ser ruim; 3) se podemos desconfiar com as manobras da Ferrari, também podemos desconfiar do fato de o carro de Ricciardo ter tido um blackout logo depois da batida da estrela do time; 4) o motor Honda ainda é menos potente do que o Renault.
Anônimo disse…
Boa tarde.

Rubs !

1- Verdade. Riccardão é o cara e está sendo prejudicado. Aposto nele campeão num campeonato futuro.
2- Acho que Head e Williams andam fazendo como Dali no final de carreira. Pintavam e ele só assinava. Dizem...
3- Desconfio e muito ! E tem dedo da maFIA que é tarada por pilotos jovens e rápidos( sem muita massa cinzenta no coco) porque o povão gosta é de emoção! Acho que a porralouquice do Med e o total apagão do carango do Riccardão aconteceram quase ao mesmo tempo, com diferença em décimos de segundos. Esta diferença está na picadela de olho do Cristiano Horner, num sinal secreto, dando a ordem pro engenheiro júnior e o dedo do último no comando do computador que gerou o apagão. Se tivesse visto a cagada verstappadiana a tempo, não teria dado a piscadela. Mesmo assim, no desespero, soltou:
'Pô, seu mané, que qui tú fez no carro do protegido ?','Eu ? Nada ! Fiz o que sua majestade mandou...'
Qual será a equipe que terá os dois carros fora na corrida da China ?
4- O Renault é melhor que o Honda mas estou a desconfiar que a McLaren está também sem bons engenheiros assim como a Williams a ponto da Renault Sport chegar na frente ! O que acho. Gasly, como já escrevi, deu uma sorte danada. Ficou 'sozinho' poupando o carro e, principalmente, os pneus a viagem toda mais até que o Vettelino que tomou sufoco nas vinte voltas finais. Outra coisa, Gasly(4º) e Hartley(17º). Falam que o francês é o fino mas o Hartley não pode ser tão ruim assim. Acredito que o neozelandês ficou no bololô aí a coisa degringolou para ele. O que me deixa com a pulga atrás da orelha foi Alonso(7º) e Vandoorne(8º). Poderiam andar um pouquinho mais mas estiveram desde o início no meio do tradicional bololô chegando a conclusão que a largada do Gasly foi fantástica. Ficou na boa. Quem não arrisca não petisca.
OBS- Só para lembrar duma coisinha !
Ericsson, 9º ! E Leclerc, 12 º. Pô, beleza ! Sauber-ALFA já tem 2 pontinhos.


M.C.
Anônimo disse…
Voltei. Descobri agora o que de Gasly ter aquela performance toda.
Censores Ópticos. A luz misteriosa debaixo do assoalho da Toro Rosso que acabo de me lembrar.
Fui lá, google, é descoberta a nova invenção formulaúnica !
Parabéns pros japas, quer dizer, engenheiros da Toro.

M.C.