F1 2018 - Verdades chinesas

Como dito em algum texto anterior, fica cada vez mais difícil se animar a sair da cama para assistir corridas de madrugada.
Mas a gente se levanta, mesmo reclamando e vai ver o grande prêmio... Neste fim de semana é na China.

O autódromo é um Tilke e tem de tudo que isto engloba. Incluindo, claro, muito cópia e cola.
Mas tem uma reta sensacionalmente grande que começa na saída de uma curva levemente inclinada.
O restante é de média para alta velocidade com boas retas e freadas interessantes.

O circuito teve sua primeira corrida em 2004, no mês de setembro, mais precisamente no dia 26 e coube a Rubens Barrichello, então na Ferrari, levantar o primeiro troféu por lá.

O autódromo é considerado o de construção mais cara do mundo: algo em torno dos 240 milhões de trumps... O que mostra que os comunistas chineses também são chegados numa lavagenzinha de dinheiro básica.

Quem mais venceu por lá foi Lewis Hamilton: cinco vezes.
Duas vezes pilotando McLaren e três de Mercedes.
Curiosidade inútil: quando ganhou com a McLaren, o motor era Mercedes (2008 e 2011)

Além de Hamilton, apenas outro piloto venceu a corrida chinesa por duas equipes diferentes: Fernando Alonso. Uma vez de Renault e outra de Ferrari.

A Mercedes é a equipe mais vencedora na China com cinco vitórias.
As três de Hamilton e duas de Nico Rosberg.
Mas pode-se colocar na conta da montadora alemã também os triunfos da McLaren, já que seus motores empurravam os carros de Hamilton e Button quando de suas vitórias.

Por falar em Nico, ele não foi o único campeão do mundo sem graça a vencer na China, ele divide o posto com aquele cara que ninguém ligava... O Button.

Fechando o rol de vencedores temos: Schumacher, o Michel, Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel com respectivamente uma cada.

O único vencedor não campeão do mundo foi Rubens Barrichello... Dado este que serve apenas para não deixar que ninguém escreva que todo mundo que venceu na China foi – em algum ponto de sua carreira, antes ou depois – campeão do mundo.

As corridas chinesas costumam brindar quem acorda ou resiste ao sono com lances interessantes e até alguma emoção.
No aspecto geral, vale a pena o esforço de sair da cama para acompanhar.

Comentários

Manu disse…
"No aspecto geral, vale a pena o esforço de sair da cama para acompanhar." - Que os deuses do automobilismo (brega, eu sei...) te ouçam. Sempre acho China uma das mais sonolentas do ano. :(

Abs!
Anônimo disse…
Bom dia.

. Dito na área de comentários. Sou apaixonado pela F1 mas acordar de madrugada para ver pela Grobo corridinha tendo a mesma por 'vale a pena ver de novo' pelo spoTV de manhãzinha...
. É o circuito de alta.
. Burrinho Barrobelo, nosso eterno primeiro segundão.
. O certo seria 1.507.656.000 de Xi Jinpings ! Deixa o Trump, ótimo governo, em paz. Já acalmou o Gordinho Atômico. A Síria é o próximo passo. E, uma vez por todas, comunistas e socialistas adooooooram dinheiro. Estão por fora dos últimos acontecimentos em Pindorama ? Não acreditam ? Pô, O Novededos disse, certa vez, não existir Direita no país ! Então, todos que estão roubando são deeeeeeee ? Não tem coragem de responder ? Adoram dindin ! Vamos aos ainda não 'fisgados' pela Lava jato, tirando um. Dois. Três... Veja, a comunista Manuela DáVila fez enxoval em Nova Yorque, O Jean AreoWillys PSOLista foi para Paris de 1ª classe e postou foto brindando com champanhe 'Air France'. A camarada Jandira Feghalha, companheira de partido da Manu, foi de executiva também para Paris pela mesma companhia aérea e temos o agora preso, o maior ladrão nunca antes visto neste planeta, que só voava de jatinho e dormia depois do mé em travesseiros com algodões egípcios. Os casos são muitos mas os doentes histéricos ainda acreditam no socialismo. Tiro Gomes, o 'que Ciro foi este ?', covardão de primeira, ligado ao pc chinês, vi, com os meus próprios óleos, sim, olhos, saindo da mais cara Apple de NY, meliante cujo a alcunha odebrechtiana é Sardinha. Deveria ter dado um soco naquela cara cheia de óleo de peroba mas a minha viagem iria para as cucuias porque poliça americana prende mesmo e imagina um covarde esperto como ele na delegacia ? Pagava, com o nosso dindin, um Mandingo qualquer e eu teria que lutar mais para me manter virgem ! Eu iria mifudê ! Um caso interessante. Zé Dizsseu, parça do Amigo Lularápio, cubanista e ainda investigado apesar de solto, só frequenta praias chiques usando naquela buzanfa vermelha uma das bermudas mais caras do mercado, da marca francesa Vilebrequin. Agora, overseas( tô metido). O filho de Fidel, o infiel, agora, do lado do Demo Cratos, foi visto com lindas put.. lindas mulheres em ilhas paradisíacas turcas mas já tem um tempo. Mais eu tenho. Confiem no conservador M.C.. Não confia ? Ainda ? O seu caso é quase irreversível. Chic Buaaaargh, apê em Paris. O ator Capitão Nascimento, o Vagner Loura, vermelhíssimo, mudou-se para L.A, ambos, rouaneístas. O saudoso Franxisco Millane Za, vereador pelo pcb, foi gargalhada geral por aqui, Hell de Janeiro. Voz maravilhosa e excelente ator, e comediante, ganhava muito, quem manda ser competente no capitalismo, mas era 'bicho socialista' ! Que que fez quando o dólar veio abaixo no real ? Uma BMW 325 de presente !
Ai, ai... Por último ! Pelo amor de Deus ! Do Deus cristão ! Ocidental !
https://www.youtube.com/watch?v=I0B3sRbKkho
Ai, ai... Professora Azera.
Mais ? Tenho.
. Vai por mim, durma ( ou faça algo de bom ou gostoso de madrugada ), veja o horário do vídeoteipe e acorde meia hora antes. Tome seu café com pão e manteiga( canoa ? não engorda tanto. Tire o miolo do pão) e vá assistir a corrida. Se for de tarde e vc é que nem senhor Groo 'amo muito tudo isto', fique tranquilo. Caqui ninguém mais fala de F1. Vá passear ! Dar milhos aos pombos, pipocas aos macacos( Raúúúúúú !). Se for curitibano, vá se vitimizar e chorar um pouco até um desmaio tá valendo, histeria vale nestes momentos, ou gritar 'Luladrão safado, pinguça do capeta, bem feito ! Daqui pro inferno que é teu lugar !', a plenos pulmões, na porta da PF ! Segunda opção, tô contigo ! O pessoal da PF tá tranquilo para, nós, coxinhas. Mortadelada histérica é que anda tomando borrachada, pichando o Pateo do Collegio, coisa mais linda numa capital tão feia. Eles não gostam de História. Querem acabar com ela, sim ! Quem ? Eles, os socialistas ! Não confiam no conservador M.C.? Seus cegos...
Eu, macaco velho, já vejo quem ganhou e depois vou prá corrida no VT.
Simples assim.


M.C.
André Gustavo disse…
Sinto discordar...

Mas atualmente não vale a pena acordar mais cedo ou dormir mais tarde para assistir F1.

Agora, em corridas de madrugada, eu preferi procurar aquele "torrentizinho" maroto e assistir no meio do dia.