Silverstone e o primeiro GP de F1 da história

A primeira corrida a levar a marca Fórmula 1 foi corrido em Silverstone, disto, todo mundo sabe.
A categoria mais famosa e topo do automobilismo nasceu majoritariamente europeia. Eram seis corridas (Mônaco, Suíça, Bélgica França, Itália e Grã-Bretanha) no velho continente e contariam com o resultado das 500 milhas de Indianapolis (apesar dos pesares) para se apurar o volante mais rápido do mundo e, claro, o melhor carro também.
Coube a Silverstone, na Inglaterra a primazia de promover aquela corrida em 13 de maio de 1950.
Era um sábado.
As máquinas envolvidas na disputa não era suprassumo da tecnologia automotiva como hoje, até porque o mundo havia saído há pouco da maior guerra já travada.
Os carros eram todos do pré-guerra: Maserati, Alfa Romeo, Ferrari e carros esportivos modificados como os Talbots.

Estima-se que cem mil pessoas assistiram aquela primeira corrida. Entre eles o rei George VI e a futura rainha Elizabeth, a eterna.
Foi a primeira e última vez em que a família real britânica esteve presente em uma prova da F1.
Depois deles, os únicos monarcas a aparecerem em corridas de F1 foram os de Mônaco que, ao que parece, são gente como a gente e tomaram até banho de champanhe de um certo Ayrton alguns anos depois...

Mas voltando ao primeiro GP, o traçado de Silverstone era ligeiramente diferente... Mentira, era muito diferente.

Muito mais de velocidade, contava com 4.649 metros e a volta mais rápida, que valeu a primeira pole position foi feita em 1.50.8 e a honra coube a Giuseppe Farina com sua Alfa Romeo.
E além de inaugurar a F1, aquela corrida na Inglaterra também inaugurou o primeiro domínio.
Além da pole, a Alfa Romeo também conseguiu a segunda, terceira e quarta posição no grid de largada.
E se não fosse um problema com o óleo no carro de Juan Manuel Fangio, teriam repetido esta formação também na linha de chegada após as setenta voltas.
E para deixar ainda mais dominante, a única corrida que as Alfas não ganharam foi a perna norte americana. E provavelmente não ganharam porque não disputaram.
Giuseppe Farina também marcou a volta mais rápida da corrida com 1.50.6 na segunda volta da prova e foi também o primeiro a fazer o hat trick (pole, vitória, volta mais rápida).
E ainda há quem diga que “bom era antigamente” quando não tinha este domínio de um time só...

Comentários

Anônimo disse…
Boa tarde.


Corridinha boa...
Vettelino deu sorte.


M.C.
Anônimo disse…
Bom dia.

Estão dizendo por aí que o segundão da Ferrada, seu Vodka, jogou o carro prá cima do GH-4.
Aliás, quem levantou essa foi o próprio GH-4 após corrida.
Não à toa, tomou 10 segundões o segundão de Caramello.
Mesmo com a largada ruim, caindo para o 5º pelotão( ouvi esta, na tv. Realmente, não gostam do GH-4), com a potência da Mercedoca, escalou os 'cinco' pelotões e chegou em segundo. Tem Frávios Angús Marxistas dos Gomes que dizem que Vettelino fez ótima corrida. Framenguistas...
Cês acham, sinceramente, se não fosse o toque, GH-4 não comeria Vettelino com arenque e batatas ? Com fish and chips ? E com um vinho do porto no final para fechar a comilança ?
Riu, Vettelino ?
Tatatatatata tata, é ? Monza está chegando...

OBS: tudo bem, foi uma jormaulista que leu esta de 'cinco' pelotões mas eu juro, juro mesmo, que, desde criancinha escuto falare que são três pelotões.
'Uma jormaulista', sim, e sou da opinião que as mulheres, 90%, não gostam de esportes e, dentro dos 10% restantes, 5% enrolam. Quando escuto uma dessa, 'caiu para o quinto pelotão', mais acredito nesta premissa.
OBS2: outra jormaulista deu um furo na Copa. Essa com descendentes de italianos ou italianos, não me lembro mas a gafe ficou colada na mente.
Que a Itália talvez se classificasse para as oitavas de final, para eles não ficarem tristinhos... ai.

. Por fim, senhor Groo, a coisa tá preta, tão usando juiz ptelho para salvar o Luladrão e a ligação do período da Copa com as manobras polititicamente escrotas bem escancarada( Coliseu, aaaah, o Coliseu...) onde só não vê quem é cegueta ou doente da cabeça. Socialismo é doença mas tem cura. Ler sobre o Conservadorismo ajuda. Sexta passada, Celessão indo jogar ou já tomando de 2 a zero, os advoratos do Lularápio pedem ao juiz Graveto, prantonista( deve estar aos prantos, agora) um hb salafrário. Pedissem um HB-20 pro pinguça ladrão teriam sucesso. Domingo, 'vencemos'. Pelo menos o país que quer respirar ares saudáveis( ordem, justiça, amor(respeito) e liberdade) novamente venceu.
Isso , sim, é que é gópi ! Conseguimos partir o graveto mas os caras vermelhas não se cansam. Aparelharam TUDO !
. Go, England ! Allez les Bleus !
Uma final Revolução Gloriosa X Revolução Francesa, tudo a ver...
O M.C. aqui fica com o time da Rainha e dos Bítous, claro !
Dos Enrolestones, também ! Do Zé De Lepilin, também ! Do Mr. Bean...
Do GH-4 ! Mas os belgicanos são mui bons. E os croatenses, com aquele 10 baixinho, ótimos !
. E, para rir, porque o bloguinho anda precisando de um azulzinho.

https://www.youtube.com/watch?v=7CxAsGYqgec

Pô, Pinque Fróid !

HA !



M.C.
Anônimo disse…
Boa tarde.

Viram ? Senhor Groo e iniamigos. Tiraram as boas mulheres boas da Copa. maFIFA ! Irmã conservadora da maFIA mas fazendo politicamentecorretices!
Ora, vão se Qatar, seus bobalhocas !
Agora, só mulheres de burca e homens gordos e feios gritando nennnnnnnngo ! Talvez, em 2026, vejamos a beleza de volta aos estádios copadomundenses.
Assim como as grid girls, lá se foram as boas mulheres boas da Copa.
Só sobrou a 'presidenta' da Croácia...
Mas só uma adorinhević não faz verão.
E ela é loba, pô. Em 2022, talvez nem presidente seja mais...
França bicampeã. Multiculturalmente falando um desastre. Um desastre contornável na onda conservadora. Fazer o quê W O engajamento é forte e o mundo está mudando, sim, para melhor.
Viram como o Gagá, nosso eterno embromarrador, estava todo esquerdinha caviar?
Ai, ai...


M.C.