Grooniadas em Monza - 14/9/2008 - Melhor não há!

Maravilhoso!
Eu não poderia ter escolhido melhor momento para trocar de casa.
Além de ser Monza, claro, o fim de semana foi espetacular!
Monza escolhe a dedo seus vencedores, poucos ganharam aqui e não foram realmente grandes. Dois ou três, os outros, ah... Só gente de respeito.
Não que os dois ou três que lá ganharam e não foram marcantes na categoria não sejam de respeito. Ganhar em Monza é ganhar o respeito do mundo automobilístico, sem dúvida. Mas...
Isto é passado, o presente, o agora se chama Sebastian Vettel.
O alemãozinho fez história ao marcar a pole position com a pista em condições que fariam Michel Phelps ficar preocupado com a quantidade de água. Phelps ficaria com medo de se afogar por lá.
E sintam como Monza é especial.
Ninguém sequer ousou pensar, que dirá dizer que ele conseguiu apenas por estar tudo alagado. O feito foi ainda maior por isto mesmo.






Então ao fim da tomada oficial de tempo tínhamos as seguintes posições de largada:
Vettel; Kovalainen e Mark Webber, que se sentiu em casa – no brejo – na pista inundada. Weber, weber, weber!
Atreveria-me a dizer que a s três primeiras posições deveriam ter sido ocupadas por:
Noé e sua arca, Jonas e a baleia e Moisés, que abriria o mar de Monza para correr.
No domingo a situação não era muito diferente.
Tanto que a largada foi sob a vigilância do safety-car. Por questões de segurança, e Sebastien Bourdais não conseguiu nem sair para a volta de apresentação. A partir do quinto, para trás todo mundo ganha uma posição.






Quando o mercedão de segurança saiu foi a vez de outro mercedão começar a aparecer de forma positiva. Lewis Hamilton iniciava o seu show particular.
Foi ultrapassando um á um os carros que estavam a sua frente... Inclusive Kimi Raikkonen que muitos dirão – com certeza – não fez força para segurar a posição e assim ajudar o companheiro de equipe.
Sinto muito em desafinar deste coro.
Kimi não tinha o que fazer. Hamilton era muito mais rápido.
E mesmo que Raikkonen não estivesse tão mais lento, não tinha obrigação nenhuma de segurar Hamilton. Jogo de equipe pode ser legal sim, mas esportivamente penso que cada um que faça suas corridas. Massa que se virasse para segurar o torpedo inglês mais a frente.









E lá na frente Vettel se distanciando...
A pista foi secando, Hamilton muito mais rápido e muito mais arrojado que todo mundo. Ele que havia dito, mais ou menos – que se Kimi era corajoso e tinha o saco-roxo ele, Hamilton tinha o dele preto. Em outras palavras disse que tinha muito mais coragem que todos os outros para disputar as posições e freadas. Teve mesmo.








E Vettel lá na frente...
Massa, que fez uma boa ultrapassagem sobre Rosberg – a Williams estava completando quinhentos Gp´s – e assumiu a quarta posição.
Com as paradas nos boxes, as coisas se normalizaram e então pudemos ver o estrago causado pela corrida de Lewis. Ganhou varias posições e ajudado pelo fato de estar com muito mais combustível que todos, foi ficando na pista, baixando os tempos e chegou a andar em segundo lugar. Teria ido mais à frente se a pista que tanto lhe ajudará não pregasse uma peça e secasse mais ainda obrigando-o a fazer uma parada rápida para colocar pneus intermediários.


E Vettel na boa... Só acelerando e controlando.
Lá atrás, Nelson Piquet ia ficando também na pista. Com o carro também lotado de combustível, mas em passar ninguém também conseguiu andar em terceiro lugar. Acabou em décimo.
Barrichello foi apenas o décimo sétimo, e olha que foi na chuva onde dizem que ele é muito bom. To começando a desconfiar...
No fim da corrida um saldo positivo para o campeonato e para Felipe Massa que ficou a frente de Hamilton uma posição, e trouxe a vantagem do inglês da McLata para apenas um ponto faltando quatro corridas.
E lá na frente Vettel vencia.

No pódio três corredores que venceram sua primeira corrida este ano.
Porém a mais importante. A mais bonita, e mais tradicional e difícil foi Sebastian Vettel quem levou.
Se Monza escolhe a dedo seus vencedores, desta vez a escolha não poderia ter recaído em melhor piloto. Em alguns anos, tenho certeza, Vettel estará disputando o título.
Foi a melhor corrida do ano!
E foi Monza, não precisa se dizer mais nada...

Comentários

Mauricio Morais disse…
Sucesso na nova casa Ron!
Seu link está atualizado no meu blog.
Antes de tudo, bem vindo Groo!

A corrida foi realmente histórica, pois se Kubica e Kova venceram com os melhores carros, Vettel venceu com um carro que a três anos era...Minardi! Um feito de cair o queixo! Estamos vendo a história começar a ser contada!
Abraços!
Anônimo disse…
Sensacional! Eu me emocionei com esse garoto no final da corrida!
Daniel Médici disse…
Tão bíblica, sua primeira fila! Ao menos Moisés já tem experiência em cortar mares vermelhos... daria um bom piloto de Safety Car.
Anônimo disse…
Realmente grande corrida hoje.Resultado justíssimo.

Lewis botou medo na galera,hein?!rs

Mais uma oportunidade desperdiçada pelo Kimi,agora fica difícil pra ele.

Barrichello com essa Honda...aff..nem na chuva.

Bjs e tudo de bom na nova casa
Anônimo disse…
oliver



O ron sabe, digo faz tempo:

- HAMILTON, o cara é o melhor.

Fora isto, temos um novo ex-piloto dono de equipe, que está começando a se revelar.

Tá certo, a chuva ajudou.

Mas choveu a mesma coisa pra todo mundo e quem ganhou foi a Toro.

Faz tem que o Brabham fez a mesma coisa.

Tomara que o Berger siga por este caminho.
Felipão disse…
hahahahaha

dá pra desconfiar do Barrica mesmo...

Pelo jeito, anda fazendo suas últimas corridas na F1..
Marcos Antonio disse…
Grande vitória do Vettel,esse moleque tem futuro!

Groo vc não falou do Coulthard?Aquele FDP quase tirou Kazuki da corrida,só pq não quis levar um ultrapassagem do japonês por fora na parabólica!é um zé mané mesmo esse escocês!
Anônimo disse…
ROSBERG x Massa MONZA 2008

youtube.com/watch?v=TQieYaSzir0
Blog F1-V8 disse…
Oi Groo!!
Já percebeu que em quase todas falamos "foi a melhor corrida do ano"? Isso já se repetiu diversas vezes e é muito positivo, sinal de que esta temporada está disputadíssima e temos tudo para acompanhar um final eletrizante!

Mas, primeiramente, parabenizar o Vettel pela corrida. Claro, em outras condições ficaria difícil para ele, mas vencer em MONZA e com pista molhada ainda por cima, não é para qualquer um. Vencer a primeira corrida, com TODOS os carros da BMW, McLAren e Ferrari na pista, é coisa para futuro campeão do mundo! A única coisa que lamento é o fato de que com pista molhada, os carros não chegaram aos 340km/h ...
Mas tem problema não! Foi um espetáculo, ultrapassagens para todo lado e um show do Hamilton na pista. Dessa vez ele não cortou chicane, afinal, elas têm quebra0molas em Monza (vide Variante Dalla Roggia)...

ótimo resumão da corrida Groo! Boa sorte na nova casa!

Obs: Faltam 4!!
Anônimo disse…
Mauricio - Brigado camarada!

JC - Toma que sim. E que as vitorias do alemãozinho não venham só em condições anormais..

Larissa Schumacher - Então fomos dois. É sempre muito bonito ver uma primeira vitória de um piloto. Menos a do Kova que foi sem graça demais...

Daniel - Sem duvidas, seria um safety maravilhoso...

Priscila - Não me botou medo o Lewis não. Me encantou.
Já o Barrica desencantou todo mundo, to vendo que vou mandar ele jogar bingo logo, logo...

Oliver - Coerencia é isto aí. Oliver é coerente com tudo que diz. mesmo que as vezes fiquem contra ele... O Lewis ainda não é gênio. Hahahaha

Felipão - Aposentadoria nele....

Marcos - Se ele tira o japa da corrida o post das ava(ca)liações só ia ter Coulthard...

Rosberg x Massa - Ainda não vi o link, mas agradeço a visita...

Meninas do F1-V8 - Concordo com vocês e mesmo faltando 4 corridas eu já estou sentindo uma certa saudade deste campeonato!