Grooniadas no Japão - 12/10/2008 - Metros finais do campeonato


O Gp do Japão serviu para por em ordem alguns pensamentos.
Tinha tudo para ser uma corrida normal.
A pista, ainda que privilegiada pela beleza de sua localização, é um tanto monótona quando seca. Este Gp serviu então para acabar com a máxima de que corrida boa lá tem de ser molhada.
Outra suspeita que se foi, e creio eu definitivamente, é aquela da teoria da conspiração que dizia que a FIA teria dado ordens para que Lewis apertasse botões estranhos e fizesse manobras estapafúrdias ano passado como castigo pelo caso de espionagem que envolveu a McLaren.
O que teria lhe custado o campeonato, segundo alguns já ganho.
Nada!
A corrida desta madrugada serviu para mostrar que Hamilton tem é um botão – ou parafuso – a menos.
Não dá para confundir arrojo e gana de vitória com irresponsabilidade e afobação.
Se leu minimamente sobre os pilotos mestres de todos os tempo em sua vida, deve ter deparado em algum momento com a frase: “Corridas não podem ser ganhas na largada, mas podem ser perdidas.”













Podemos dizer que Kimi se mostrou um segundo piloto muito bom, nada excepcional. Mas desta vez fez sua parte. Apesar da largada.
Kubica é o novo Prost. Ou seja... Vai ali, na dele, se sobrar algo belisca.
Mesmo levando em conta a dificuldade, ainda está na briga pelo titulo deste ano.
E por fim Alonso que deixou de ser o piloto mais talentoso do grid para ser o de maior sorte.
Ok! Ele fez uma corrida perfeita para as circunstancias, mas alguém pode negar que novamente foi sorte que o colocou naquela posição?
E por ultimo:
Definitivamente resolvi assumir uma torcida por Felipe Massa.
Não por ele ser brasileiro ou por pilotar uma mítica viatura da casa de Maranello, mas por mostrar que ele sim, esta focado no titulo e nas necessidades para consegui-lo.
Massa foi quem mostrou mais evolução, garra e vontade desde o inicio da temporada. E ontem não foi diferente.
Mas vamos à corrida.
O grid tal como estava formado favorecia em tudo a Lewis Hamilton.
Fez a pole e se tinha como perigo logo atrás de si o finlandês da Ferrari, também contava com Kova que abria a segunda fila e prometia atacar Kimi.
Era tomar a ponta ou no mínimo ficar a frente de Massa para sair de Fuji com a vantagem ampliada.
Ai entra Jorge Bem: Mas que nada!
Kimi força na largada, passa por Hamilton, que também é ultrapassado por Kova e o que se segue é um festival de lambanças do inglês.

Se tivesse esperado, Kova teria aberto passagem. E com Massa atrás nem era preciso ganhar a corrida contra Raikkonen, o que poderia bem acontecer durante a prova. Mas não. Lewis numa manobra temerária espreme o companheiro de equipe no muro, troca de trajetória, espalha, põe Kimi e Massa na grama, acelera e por fim ele mesmo vai à grama e consegue voltar atrás do próprio Massa.














Força e consegue passar Felipe, que não se dando por vencido ainda tenta voltar e toca o carro do inglês que roda e fica vendo o mundo ao contrário. Quando passa o ultimo da fila ai sim ele endireita o carro e segue para os boxes. Vai mudar a estratégia.
Lá na frente Kubica e Alonso tomavam a ponta da corrida e brigariam pela vitória entre eles.
Uma punição – drive trough - ainda viria para Massa e Lewis. Jogando o inglês mais para trás ainda e Massa ficando fora da zona de pontuação.
Então fica evidente a diferença que me leva a engendrar a torcida por Massa.
Enquanto Felipe começava a remar para voltar aos pontos, Hamilton a meu ver se acomoda e se acovarda e não voltaria à zona de pontuação durante a corrida.

Daí em diante foi Kubica e Alonso indo em direção ao pódio e o mala asturiano levando vantagem sobre o neo-Prost da Polônia.
Atrás deles Kimi.
Massa numa briga medonha para retornar aos pontos ainda tem um toque e uma rodada com Sebastien Bourdais e um ultrapassagem sofrida em Mark Webber pela oitava posição. O que lhe garantiu um ponto e mais tarde, após a corrida ganharia outro com a punição do francês da Toro Rosso com vinte e cinco segundos.

Agora é esperar a corrida na China para termos mais um round desta briga emocionante e que esta fazendo deste o melhor campeonato em muito tempo.
Em tempo:
David Coulthard bateu na primeira curva e ficou fora do GP. Novidade!
Rubens Barrichello chegou em décimo terceiro e Nelson Ângelo Piquet em um ótimo quarto lugar.
Ah! Claro, ia me esquecendo. Alonso ganhou.

Comentários

Groo, o que ninguém reparou ainda é que o Massa tinha feito uma largada excepcional, e que vinha com tudo para a disputa. mas aí o Hamilton com a sua "técnica" de pilotagem apelidada por ele mesmo de "quem tem balls" que consiste em arremessar o carro contra o outro piloto, isso é ant desportivo e desleal, ainda tem gente que defende as manobras do inglês como "arrojo".
Groo esses mesmos palhaços que criticam o Massa e torcem contra tudo que o brasileio faz chamaram a manobra do brasileiro "covarde e desleal" ou seja quando é o Hamilton que faz isso é arrojo, quando é o Massa é deslealdade. Um fecado para todos eles, danem-se!!!! Quem entende um pouco de F1 e descontado a torcida, deveriamos nos perguntar o que aconteceu com a Ferrari do Massa quando estava pesada, veja o desenrolar da prova que ele só consegue uma boa performance quando a barata fica leve, era problema de equilibrio, com certeza. acho também que era o down force que estava mal regulado para esta pista acho que o Massa e a equipe tentaram alguma mudança no Q3 que não deu certo, acharam intuitivamente que ia melhorar e piorou, é claro que é um problema interno da equipe e que não vai vir a público, é só um palpite mas acho um palpite quente.

P.S. Groo, o que você acha de increver o Nico Rosberg naquela competição australiana de veiculos que não consomem energia fóssil? ou então virar garot prpaganda de algum carro 1000, quase que o menino completa corrida sem reabastecer......
Fábio Andrade disse…
Gomes definiu com maestria: "Hamilton parecia um etíope famélico diante de frango com farofa".

2007 não ensinou nada ao inglês. o blá-blá-blá que ele desfiou essa semana na imprensa, dizendo que iria correr pelo título daqui pra frente, caiu por terra nos primeiros 500 metros da corrida de hoje. O moleque não precisava daquilo!

E ainda temos os comissários, que puniram Lewis sem motivo. Por mais que tenha feito cagada na largada, não se pune ninguém por largar mal. Na certa não quiseram interferir na classificação e "inventaram" alguma coisa para que o inglês sofresse sanção tal como Felipe.

Felipe que aliás, não me parece ter feito um grande fim de semana. Não foi bem no sábado e foi duro demais na manobra envolvendo Hamilton na chicane. Pelo menos conseguiu descontar dois pontinhos (com alguma contribuição da comissão de prova, que muito suspeitamente puniu Bourdais). Tem uma missão que continua sendo difícil, mas conhecendo Hamilton, digo que não é nada impossível.

E o Alonso! Deu sorte com a confusão da largada, mas acelerou muito quando precisou. Mereceu a vitória, ainda mais com o carro que tem. Venceu com todos os "peixes-grandes" na pista e sem Safety Car. Teve méritos!
Felipão disse…
Poxa, Groo

Dessa vez não vou concordar...

O Alonso venceu por competência mesmo, já que a equipe mudou a estratéia e jogou o rojão na mão dele...
Felipão disse…
Poxa, Groo

Dessa vez não vou concordar...

O Alonso venceu por competência mesmo, já que a equipe mudou a estratéia e jogou o rojão na mão dele...
Anônimo disse…
Groo...

Sorte estão tendo os outros pilotos por Alonso não ter tido um carro a altura da sua competência desde o início do campeonato.

Alonso também bobeou em algumas corridas. Podia estar com uns 12 pontos a mais, o que apenas serviria para buscar um 4º lugar no geral. Mas é um cara que faz a diferença. Basta ver o papo dele pelo rádio com a equipe: "O que é preciso para vencer?"

Também me deixei contagiar pela determinação do Massa quando tudo parecia perdido.

Tudo indica que teremos Interlagos a definir o campeão, como todos queremos e a Srª FIA também.

Abraços!
Groo...

Sensacional, tanto o seu Post como os Caras que comentam!!!

O grande destaque foi Massa, pois mostrou o que é arrojo!!!

Como disse no Blog da Priscilla:

"Massa tem a competência do Senna com a sorte do Rubinho!!!"

Até mais...

PS: faz tempo que vc não aparece no meu Blog!?
Blog F1-V8 disse…
Olá Groo!!
Concordamos com você em relação ao HAmilton! Existe uma tênue linha que separa arrojo e falta de juízo. E foi ela que Hamilton ultrapassou hoje. A monobra na largada foi um tanto quanto afobada. O inglês correu mais que o carro e acabou sendo punido. Tivesse deixado Raikkonen passar (que não tem nada a perder) e esperasse o Kovalainen duelar com o MAssa. Pronto... Estaria com a corrida vendcida e Massa que se lixasse para conseguir alcançá-lo na China e Brasil. Mas não, foi com sede demais ao pote e quase tira ele, MAssa, RAikkonen e Kovalainen em uma manobra só da corrida...

Quanto ao MAssa, a evolução dele é evidente. Não só na pilotagem , mas psicologicamente vemos um Massa bem mais maduro e até mesmo frio, sem deslumbrar-se com a possibilidade de conquista de título. A única excessão foi na disputa com o próprio Hamilton, que saiu faísca pra todo canto... Se esses dois continuarem tendo encontros tórridos como esse nas outras corridas, Kubica que se prepare para levantar a taça (possibilidade remota, mas na nossa opinião, existente)!

E com vc, o Fernandito não tem a mínima chance mesmo! Dá pra perceber que vc não se amarra em gente dengosa... hehehhehehhe

Até mais Groo!!
SAVIOMACHADO disse…
Cara... E ainda tem gente que publica coisas tipo "Será que Hamilton é parecido com Airton Senna?" Essas coisas não dá nem pra ler o título, quanto mais participar de debates sobre o assunto.
Achei a corrida ótima. Realmente achei o campeonato deste ano espetacular. Muitos fatores surpresas como chuva, acidentes e pilotos como o próprio inglês da Mclaren que sempre provoca mudanças inesperadas nas corridas.
Ainda falta maturidade. Mas ele vai ser campeão. Tomara que seja esse ano. O pai dele deve ter dado uma boa mijada.
Quanto ao Espanhol da Renault, você sabe bem. Um campeão sempre tem que estar acompanhado de sorte. E Alonso não é diferente.
Foi merecido.
Um grande abraço.

SAVIOMACHADO
Anônimo disse…
O Hamilton gosta de fortes emoções na vida, isso é fato. Ele disse que vai continuar desse jeito até o final. Será maluco ou quer apenas dizer que venceu sem ter que mudar o jeito de ele pilotar? Coisas pro futuro responder. E eu achei patética as três punições.
Bjs, Groo!
Rodrigo Neto disse…
Vc que "gosta" tanto do Coultard quando eu, vamos tentar fazer um palpite e ver quantos carros ele consegue tirar nas proximas provas ?
Acho que ele é o recordista nisso.
Anônimo disse…
Quanto ao Hamilton concordo com tudo.

Sobre o Massa, concordo com os comentários de todos que dizem ver o Massa mais maduro em todos os sentidos. Só achei que a batida no Hamilton poderia ter lhe custado caro demais. Mas, tinha que arriscar...

E sobre o Alonso: Alonso é muito Alonso.rs

bjs
Ron Groo disse…
ruben, o nome da estratégia do Lewis é ótima: "Quem tem balls" só que parece que o inglês tá pensando mais com as tais balls que com o cérebro. E agora assumi, sou Massa pelo titulo!

Eu não gosto muito do Gomes, mas a definição dele foi bacana Fábio, assim como sua análise. Brigado!

Tudo bem Felipão, até aconteceu isto que você falou, mas se não fosse a sorte, nem precisavam mudar a estratégia, que nada ia dar certo. Mas de sorte também se vive campeões, não?

Ninguém é louco de negar o talento do Alonso, Guilherme, e ontem ele mostrou istp. Mas ele deu sorte nos acontecimentos.
Ah e sim, mesmo não gostando dele tenho de admitir que sorte tem os outros dele não ter carro mesmo... Abraço!

Engano seu Cristiano, tenho aparecido por lá. E muito.

É não me amarro. respeito muito o cara, mas não gosto. Valeu Meninas!

Comparações sem nexo né Sávio, quanto ao espanhol... Bom ele é dos bons sim. Só que ainda não gosto dele. Me lembra o Corinthians...

Quem não deve gostar muito destas emoções é o Ron Dennis né Gil. Quanto as punições. Achei até normais. Ficou salomonico como disse o JC no blog dele.

Ele é sim Tron e eu acho que ele nem termina o campeonato.
Obrigado por ter vindo e volte sempre!

Tá ai, gostei... Alonso é muito Alonso Priscila, pro bem e pro mal!

Valeu Gente!