Uns menos que os outros, mas igualmente errados

Errados sim, também acredito.
Os policiais que estão no centro da caça as bruxas que se instalou após o episódio do seqüestro seguido de morte em Santo André, cidade do chamado ABC paulista.
A policia especializada, que conta com arrombadores, negociadores e atiradores de elite me parece carecer de real ação. Graças à Deus!
Sinal de que isto, felizmente não ocorre com frequencia suficiente para dar experiência a alguém.
E longe de querer que haja mais casos intrincados e revoltantes como este, porém, é necessário frisar que o velho chavão ‘treino é treino, jogo é jogo’ vale para todos os setores da sociedade. Inclusive a policia.
Foi latente a falta de experiência do grupo que atuava no caso.
O fato de não imaginar que atrás da porta haveria uma barricada para impedir a entrada é um claro exemplo.
A falta de um equipamento adequado foi outro determinante.
A escada em que o policial sobe para atingir a janela do apartamento nem sequer chegava até a mesma.
Repito: Em simulações é tudo muito mais fácil e menos tenso. Sabe-se que ao fim do exercício ninguém sairá ferido e se acaso apurar-se que o treinamento foi mal feito ou insatisfatório é só repetir. Na vida real, como foi o caso, não há segunda chance.
Mas os menos errados dentre todos.
Afinal, algo precisava ser feito.

Errados também estão os meios de comunicação em cobrir de forma exaustiva e sensacionalista o assassinato.
Como no 'caso "Nardoni', fomos e ainda seremos soterrados com uma avalanche de informações inúteis e por vezes até cruéis.
O que interessa saber onde entrou ou saiu o tiro no corpo da menina?
Sem contar a possibilidade de inspirar novos casos visto que, querendo ou não acabaram criando uma espécie de popstar ao dar publicidade ao assassino.
Saberá Deus, quantos mais não desejam estes efêmeros quinze minutos de fama?

Pior ainda, são os psicólogos, que apareceram as dúzias em todos os canais para discorrer sobre o caso e culpar a juventude dos envolvidos pela tragédia.
Errados.
Adolescentes andam em grupo, vestem-se de forma tão igual que acabam transformando algumas peças de roupa em verdadeiros uniformes, mas, muito longe do discurso simplista que grande parte da mídia adotou, não pensa como manada. Mesmo nesta fase da vida, todo indivíduo é único.
No caso o f.d.p - este é o termo correto para um imbecil desta categoria - já tinha tendência ao banditismo.
Sem isto, como explicar a frase que disse logo ao ser preso: "- Eu sou o príncipe do gueto.’?
Típico daquela turba que tem como ídolos tipos que glorificam a violência e endeusam a bandidagem em letras de pseudo musicas como as dos Racionais M.C´s e afins.
Isto sim, ajuda formar o caráter e a índole de um indivíduo, testosterona, não.

O canalha que iniciou tudo e puxou o gatilho.
Tão errado que deveria ser levado a execução pública.
Independente do fato de que não se pune barbárie com barbárie.
Mas este merecia. Assim como os Nardoni.

E os mais errados de todos, nós.
Por termos consciência de tudo isto e não tomarmos nenhuma providencia.
Nem que seja desligar a TV enquanto o assunto não sumir dela.

Comentários

É Fantástico...

Foi o melhor comentário que já li sobre isso, parabéns!!!

Até mais!!!
Anônimo disse…
Groo,

Eu, que moro do outro lado do Atlântico nao pude deixar de acompanhar o caso de Eloá. Fiquei chocada com o desfecho, assim como o Brasil inteiro. O pq dessa comoçao toda, eu nao sei...Talvez por se tratar de uma "bobeira" de adolescentes que nao tinha pq acabar assim, e que poderia ocorrer nas melhores famílias. Se houve erros, o que adianta agora? Talvez tentar corregir esses erros para o futuro.

Mas nao acho que somos os mais errados por acompanhar e torcer por um desfecho feliz, mas sim por permitir que FDP como esse "temam por sua vida" na cadeia, ou por permitir que FDP como esse tenham advogados e por aí vai...As leis dos direitos humanos deveriam ser modificadas urgentemente.E ainda acham que um cara assim pode ser chamado de ser humano.

Bjs
Anônimo disse…
Eu já não aguentava mais desde antes do desfecho deste caso...não se mostrava ou se falava de outra coisa...Meu Deus que jornalismo é esse que a única coisa a se mostrar é a "desgraça" do próximo ?
Infelizmente as coisas aconteceram assim, e "por acaso" foi noticiado e a notícia virou esse massacre visual e auditivo, mas e os outros tantos casos que nem sequer ouvimos falar??? Como disse Alexandre Garcia logo após a semana de sensaciolalismo sobre o menino João Hélio (alguém se lembra?)..."De que adianta se falar tanto e pedir justiça, se daqui a duas semanas ninguém mais vai se lembrar deste caso"...
Na verdade o que mais me revolta é saber que a justiça não será feita, pois um FDP como esse não vai ficar preso nem os 15 anos que a lei vai lhe assegurar por "bom corportamento".
Que Deus dê forças a esta família, e se existe mais algum culpado, que a sua conciência lhe cobre...

bj amor
Marcos Antonio disse…
Se você reparar as reportagens não prezam mais pela informação,mas sim pela emoção.Prender o telespectador é mais interessante do que informá-lo,para a grande mídiaque quer Ibope.Isso tudo é lamentável.

Groo,genial seu texto,conseguiu externar todo o sentimento de revolta que tudo isso ocasionou.

ninguém escreveu melhor sobre o assunto,e na minha humilde opinião,um dos seus melhores textos que já li. parabéns!
Anônimo disse…
Uma das coisas que mais me revoltou foi o sequestrador dar entrevista ao vivo para uma rede de televisao, parecia um pop star
Anônimo disse…
Groo...

Grande parte da nossa sociedade, infelizmente, está resumida numa única frase:
“Típico daquela turba que tem como ídolos tipos que glorificam a violência e endeusam a bandidagem em letras de pseudo musicas...”.

É o que acontece dentro e fora dos estádios de futebol especialmente nos grandes clássicos onde as hordas maléficas se misturam a maioria ordeira e de bom coração e praticam todas as maldades possíveis, antes, durante e após as partidas. Será que por ser o futebol o esporte n° 1 deste país seria um dos motivos da selvageria cotidiana? Não sei, acho que não, mas tenho minhas dúvidas.

O FDP colocou uma camisa de um grande clube na janela do banheiro. Seria uma ligação com sua frase?

Ótimo texto e forte abraço!!!
Fábio Andrade disse…
"Tá lá o corpo estendido no chão"

A letra de "De Frente Pro Crime" resume tudo com maestria. Todo mundo quer ver o corpo, meter o dedo na ferida, dar seu palpite. Todo mundo se junta em volta, olha o sangue derramado e depois vai embora, viver a vida miseravelmente, esquecendo o acontecido imediatamente.

A cobertura da tv também facilita essa comoção. A gente acabou se tornando vizinho de Eloá, porque a todo momento uma câmera focalizava o apartamento da menina. Mas daqui a dois meses ninguém mais sabe que é Eloá, Lindenberg e CIA, assim como hoje ninguém mais fala nos Nardoni.

"Sem pressa foi cada um pro seu lado, pensando numa mulher ou num time. Olhei o corpo no chão e fechei minha janela de frente pro crime."
Teté M. Jorge disse…
Ron, estou tirando o meu chapéu pra você!

Um dos comentários mais lúcidos que ouvi sobre o caso.

E que direi do título da postagem, então?

Grande abraço!
Groo, como você já sabe sou profissional da área naval, mais especificamente ao ramo de petróleo e plataformas, treinamento é o diferencial que nós possuimos para que as ações cotidianas não se transformem em tragédias a cada semana, quando acontece um acidente de grandes proporções tipo o afundamento da P-36 quando inquiridos sobre o que afundou a mesma, nós temos uma resposta padrão que por incrivel que pareça não é desculpa esfarrapada, apenas dizemos: um fato isolado não afunda um navio ou plataforma, é um somatório de fatos e ações equivocadas ou não que contribuem para a catastrofe final.
Pronto!!! mais uma vez por analogia chegamos ao cerne da questão, primeiramente o "nivel" cultural do nosso povo que dá margem e audiência a programas tipo mundo cão, com honrosa excessão para a Globo todos os outros canais possuem essas merdas capitaneadas por profetas do apocalipse, é a vulgaridade da notícia, é a prostituição do fato, aliado a isso e porque não dizer de mãos dadas está uma polícia militar truculenta, com uma estrutura ierárquica medieval ( vá a um batalhão e veja como são tratados pelos oficiais os soldados, cabos e sargentos, o sujeito já sai de lá com gosto de sangue na boca, maltratado , humilhado, ganhando pouco, comendo mal e pior correndo riscos absurdos) como já dizia um amigo meu e antes que alguém me acuse de racismo, era negro, polícia militar é para preto burro e branco sem sorte. Oficiais arrogantes e despreparados, e politicagem, muita politicagem, aquele coronel idiota e incompetente tirou da negociação o oficial que já tinha tirado uma refém do local e caminhava com sucesso para o desfecho, quando o imbecil viu a possibilidade de ficar com os louros, assumiu o caso na base da chave de galão e deu na merda que deu....
Mas tem a nossa culpa também, mesmo sendo um idiota e imbecil, se o comandante tivesse autorizado o "snipper" a explodir os miolos daquele psicopata, provavelmente essa nossa estúpida sociedade estaria agora criticando a truculencia da polícia, o que devemos Groo, é nos despirmos da hipocrísia e desse ridículo, idiota e babaca "politicamente correto" eu acho que sou o único esquerdista com idéias "bem avançadas" no que tange a tratamento de bandidos e vagabundos em geral, defendo que uma milícia entre dentro destes presídios de segurança máxima e metralhe todos que alí estão, sou defensor da pena de morte ( talvez um dos poucos esquerdista com essa idéia fixa) não por vingança ou para servir de exemplo, absolutamente, o que me leva a isso é um fato simplista, é para me livrar realmente de algo que não presta para nada e não tem serventia, só é mantido vivo pela hipocrísia de uma sociedade que no fundo no fundo fica com aquela pulga atrás da orelha: -Quem sabe amanhã não é o meu filho?. Como tenho uma formação profissional oriunda da indústria, a minha analogia neste caso é que peça que sai com defeito da linha de montagem , a mesma vai direto para a fornalha de novo para virar matéria prima. Continuando a analogia sai mais barato para a gente regular a máquina e produzir peças perfeitas do que tentar consertar as defeituosas, na maioria das vezes não conseguimos conserta-las e como não regulamos a maquina ainda continuamos a fabricar as defeituosas num nível bem acima do aceitável, assim é a nossa sociedade, assim é o mundo, assim é a vida, o resto é balela, um abraço meu amigo, agora me desculpa que vou assistir o programaço daquela genial Sonia Abrãao, que nas próximas duas horas vai dar uma cobertura sensacional sobre o enterro da pobre Eloá, com direito até a slow motion da descida do caixão da pobrezinha, é esse tipo de pessoa que enriquece na nossa mídia, PÁRA O MUNDO QUE EU QUERO DESCER.....
Ron Groo disse…
Obrigado Cristiano

Olha Priscila torcer por um final feliz é sim do ser humano. Mas ficar massacrando todo mundo apenas com este assunto o tempo todo, todo tempo não. E é isto que a imprensa brasileira vem fazendo. Crime bárbaro, após crime bárbaro.
Isto não é humano. e nem o fdp.

É sim meu Amor, dentro de algum tempo ninguém lembra mais. É só até o proximo crime. Ninguém lembra mesmo de João Hélio. Te amo!

Puxa Marcos, obrigado. Este foi um texto escrito mais na raiva do que na ponderação. Mas fico muito honrado de ter de você um elogio destes...

Pois é Patrick, foi guindado a condição de astro... Obrigado pela visita e volte sempre.

Não Guilherme, não tem ligação nenhuma com futebol. Tem mais com o fato de alguns setores da musica rap achar que o bom é o bandido. Que policia é ruim sempre e que quem segue leis é bobo. Brigado pelo elogio.

Fabio, exato. Como na canção genial do genial João Bosco. Faz-se esta cobertura monstruosa em todos os sentidos e depois entra os gols da rodada, ou o ultimo escandalo amoroso daquela atriz, ou de outra qualquer... Bem lembrado.

Po Teca você sempre me encabulando... Brigado e faça isto sempre. Eu gosto!

De acordo Ruben, em gênero, numero e grau. Abaixo o politicamente correto.
Felipão disse…
Fantástico, Groo...

E essa caça as bruxas contra a polícia...

tudo para alavancar audiência...