Grooniadas no Brasil - 02/10 - Ja estou com saudades

Apelidei o meu editor de textos de “maquina de criar doido”, mas maquina de criar doido mesmo é esta F1.
Desculpem, mas o texto vai à primeira pessoa.
Eu acreditava como comprovam meus textos, minhas falas na Rádio Onboard e na Rádio Bestlap no campeonato de Felipe Massa.
Sabia que seria difícil, que seria quase impossível tirar a vantagem de sete pontos de um piloto que quando quer é irritantemente perfeito.
Mas principalmente seria difícil tirar o titulo deste inglês porque ele pilotava um carro que não quebra.
Ali, no braço, os dois são “pau a pau”.
Tinha que ser na base do imponderável, como foram algumas corridas nesta maravilhosa temporada.
E ele, este personagem poderoso que é o imponderável apareceu nos últimos metros da ultima volta, mas ao contrário do que eu esperava apareceu para os dois...
Vamos à corrida ao som de Adoniran Barbosa que tão bem representa São Paulo e seu “Samba Italiano” nas legendas.
Choveu antes largada só para deixar tudo mais tenso. E foi chuva forte.
Largada atrasada em dez minutos e correria para trocar os pneus de pista seca para intermediários.
A chuva para.
Apagam-se as luzes vermelhas começa a corrida.

Piove, piove. Fa tempo que piove qua, Gigi.

E io, sempre io. Sotto la tua finestra. E vuoi senza me sentire

Fim de corrida e de carreira para David Coulthard.
Como andei dizendo pelos blogs de alguns amigos o Red Bull ‘albino’ que d.C. usaria nesta prova era muito lindo, mas não chegaria inteiro ao fim da corrida.
Só pra me contradizer ele não chegou nem a segunda curva. Vai jogar bingo, velho!

Ridere, ridere, ridere.Di questo infelice qui

Massa assume a ponto como era de se esperar. Hamilton é o quarto e isto lhe dá o titulo.
Safety car na pista. E quando sai...
Tudo segue morno até a nona volta quando a pista seca e começam as trocas de pneus.
Na volta começa a boa seqüência de voltas de Vettel mostrando porque ele é grande promessa.
Alonso também fez grande corrida. Até Raikkonen fez grande corrida. O único que não fez grande corrida, aliás, fez péssimo campeonato foi Kovalainen.
Releve, até o Galvão já acha que ele é ruim.
A corrida continua morna.
A espera pela chuva que não vem. A espera por um erro de Hamilton que não vem tudo isto angustia. Tudo isto incomoda.
Faz-se novo pit stops tudo continua igual, ou pior já que Hamilton é o quarto, atrás dele Vettel. Se por acaso fosse ultrapassado pelo alemão ainda teria a proteção do companheiro de equipe que não o ameaçaria sem sob a mira de um fuzil.
Eis que a seis voltas do fim aparece a chuva. Seria ela o imponderável?

Ti ricordi, gioconda. Di quella sera in guarujá

Até era. A pista fica molhada e escorregadia. Uma nova troca de pneus era inevitável. Era?
Todos trocam.
Todos?
Massa para, volta em primeiro. Os outros param, mas algo não está no seu lugar e este algo era a Toyota de Timo Glock, o único do pelotão de frente que resolveu arriscar sem trocar pneus. Eis o imponderável.
Com a manutenção de Timo na pista, Hamilton caiu para quinto, atrás dele Vettel.
Onde esta Kovalainen? Sei lá e quero que ele se dane. Tomara que esteja em Oslo a esta hora, procurando emprego depois de ter uma crise de consciência e caído na real. Ele não é piloto.
Faltam três voltas para o fim. Não me agüento, fico de pé, mas exijo que todos os outros na sala fiquem sentados. Milagrosamente me obedecem.
Faltam duas voltas. Vettel vem forte, Hamilton não se sustenta e perde a quinta posição.
Massa é campeão é o grito que seguro na garganta a duras penas.
Ultima volta, Massa segue para a vitória e cruza a linha na frente.
Juro que não queria ver. Minhas atenções estavam todas para a briga entre o alemão da Toro Rosso e o inglês da Mclaren. Eu nem pensava em Timo Glock.
Hamilton contorna Junção atrás de Vettel. Não vai conseguir ultrapassar. Massa é campeão! A chuva foi o imponderável então? Ainda não, ele – o imponderável - estava ali na curva do Café, completamente sem tração com seus pneus de pista seca naquela água toda.
O alemão da Toyota perde a posição para Vettel e também para Hamilton.
Hamilton é campeão... É o fio débil de voz que consigo emitir.

Quando il mare ti portava via. E me chiamaste

Agora todos estão de pé em minha sala sem entender nada.
Apenas eu estou sentado e um tanto desiludido.
Mas foi final que o campeonato merecia.
O melhor campeonato em muito tempo tinha de ser decidido na ultima curva da ultima volta e por um lance tecnicamente de sorte.
Mas quem disse que sorte não faz parte do jogo?

Aiuto, marcello! La tua gioconda a paura di quest'onda
Agora é esperar que o campeonato do ano que vem seja tão bom quando o deste ano e quem sabe com a Williams lutando por vitórias ou, Oxalá, o titulo. Difícil, quase impossível, mas para esta maquina de criar doido que é a F1, tudo pode acontecer.
Como andei dizendo também, o titulo estaria em boas mãos fosse qual dos dois que ficasse.
Esta foi a nossa corrida, no nosso templo, mas com festa de Lewis Hamilton.
Com sorte, justiça, chuva e Timo Glock.

Non sembra un quadro di Michelangelo?

Comentários

Felipão disse…
Nossa, Groo...

Aliás, esse Red Bull albino aí não durou nem uma curva...

Coitada das crianças que seria beneficiadas pela exposição do carro...
kimi_cris disse…
Coulthard pendurou o capacete mais cedo.

Grande abraço!

Kimi_Cris
Anônimo disse…
Maravilhoso relato da corrida.
Não fique triste não. Venceu a corrida quem mereceu. Venceu o campeonato quem mereceu.
E estou como você. Já cheio de saudades.
Anônimo disse…
Pena para Felipe: isso é incontestável.

De contestável, nesta temporada, não houve nada. A regularidade manda no atual formato de pontuação. Pontuação, sempre ela, na frieza dos números, é quem decide quem sai campeão. Feita esta consideração, nada mais normal que o piloto de uma equipe que foi extremamente regular na temporada sair campeão.

Parabéns ao Massa, que foi um exemplo de superação. Que, passada duas corridas no início do ano, aprendeu a jogar de acordo com as regras: ganhando quando podia, pontuando quando devia.

A decepção de hoje é grande. Mas acredito que não tenha sido a pior do ano. Este título eu reservo para o que ocorreu na Hungria, quando Felipe quase destruiu aquele ditado que diz que corrida não se ganha na largada.

Por fim, uma última consideração: foi um campeonato maravilhoso, principalmente pelo caráter extremamente humano dos postulantes ao título.

Farei outras considerações no Pé na Tábua, provavelmente amanhã.

Abraço, meu caro!
Rodrigo Lara
Anônimo disse…
A sua reação foi praticamente idêntica à minha... tive tantos, tantos sentimentos diferentes ao fim da corrida...

A euforia por ver o inacreditável ali, pronto pra acontecer, por ver na tela o "1/71", nem ouvia mais a televisão, só ouvia a minha euforia e incredulidade... Vettel saiu na frente na Junção!! Estava definido!!

Quando apareceu "HAM" na 5ª posição, tive que reler e contar posição por posição, umas seis vezes seguidas, até me convencer de que o inacreditável realmente tinha acontecido. O inacreditável do inacreditável. Uma virada inesperada sobre um inesperado quase-campeão. Como explicar isso?

Esse campeonato de 2008 jamais conseguirá ser traduzido por palavras. Só quem assistiu saberá. Vimos a história ser escrita de forma épica.

A grandeza incalculável dessa decisão ficará apenas no coração e na memória.
Marcos Antonio disse…
Eu tb fiquei mto nervoso no final da corrida quando vi o Glock lento eu gritei "NÃO!!!"

E já digo que ficarei com DPT: Depressão Pós Temporada, só em março terá cura...
Groo, você experimentou a mesma sensação que eu, idêntica!!!!! agora vou te dizer uma coisa: já revi essa bosta de ultima volta dez mil vezes e por experiência de acompanhar ano a ano essas baratas por mais de trinta anos vou afirmar categoricamente algo que pode parecer desculpa de mau perdedor ( se bem que eu queria que toda a derrota que eu viesse a ter na vida fosse desse jeito que o Massa perdeu hoje...) O GLOCK ENTREGOU, Perdão o Glock não, a equipe Toyota entregou legal, não me pergunte por que, não sei, quem sabe algum acordo para transformar aquelas bostas milionárias em bólidos de verdade.... não sei, já no meio da corrida ambas sumiram da disputa, em que pese que o Trulli estava na frente do Hamilton antes da parada, e e´considerado ainda uma das chicanes ambulantes da F1 atual, ora bolas!!!! choveu por 7 voltas e os carros toytotas rodavam na base do 1' 23" estranhamente foi só o Vettel( que possui motor ferrari) passar o BUNDÃO E AMARELÃO DO hAMILTON QUE NAS DUAS ULTIMAS VOLTAS AS TOYOTAS PARARAM!!!! O Kubica também estava de slick e andando mais que todos!!! foi só o Vettel passar o Hamilton que as toytotas cravaram 1' 33''na penultima volta e por ultimo cravaram 1' 44" na última todas as duas no mesmo tempo , uma na frente do Hamilton e a outra atrás, é o crime perfeito, todo mundo que segue F1 e conhece interlagos sabe que faltando poucas voltas só se deve trocar os pneus por causa do "s" do senna o laranjinha e a parte mista, depois a subida e a reta é mole, pois bem amigão, o Glock já tinha passado por esses perigos, esse papo de perder tração na subida é conversa mole pra boi dormir, foi entrega sim, pode ver e rever como eu fiz e chegarás a mesma impressão.

PS. Groo, só para ser um pouco sádico , apesar de saber que você gosta do menino, quem ajudou a tirar o campeonato do Massa além das cagadas da Ferrari foi nem mais nem menos o Nelsinho pimpolho, nas suas duas melhores colocaçãoes terminou a frente do Massa roubando só aí 3 pontos, fora a cagada que aprontou na corrida noturna que caminhava em berço explendido para o Massa e ele precipitou a cagada da Ferrari com aquela batida idiota, o moleque adora rodar, parece um pião, ainda por cima saiu logo na primeira volta em interlagos, poderia ser mais um a atormentar o amarelão inglês.

PS.2 Caro amigo Groo, você que é um blogueiro dedicado e mantém este espaço ativo poderia fazer um "estudo" ou algo que o valha para sabermos por que o Massa é tão superior aos outros em circuitos anti-horário, é verdade cara!!! nos anti- horário ele não dá chance para ninguém, existe o rei de monaco, o rei do rio, os reis de tudo quanto é lugar, sujiro que lançemos o Massa como o rei dos circuitos anti-horário, pode checar é batata, minto, é MASSA. um abraço e sds.
Fábio Andrade disse…
Rapaz, só agora, depois de já deixar alguns textinhos prontos para amanhã, consegui respirar. Que dia cheio, que corrida maluca. Nem nos meus sonhos mais desvairados aconteceria algo assim.

Você tem poderes paranormais. Acabou acertando o palpite sobre o Coulthard.

Quanto à briga pelo título o que dizer? Que vou me lembrar disso pela vida toda? É o básico num momento desses.

E não precisa agradecer pela citação.
Anônimo disse…
Grande análise, Groo. Pra vc ter uma idéia, nem em casa eu estava, tava fazendo conserto de micro num cliente meu (não tinha outro dia... q raiva) e vi na casa dele com a família dele. Foi realmente decepcionante, mas não tira a justiça e os méritos pro Hamilton.
Eu não sou mto de transparecer emoção, sou mto mais parecido com um Raikonnen que um Massa rs.
Me contive, mas satisfeito com o desfecho, foi justo.
Anônimo disse…
É, Groo...

O sentimento foi mais ou menos esse que você tão bem descreveu.

Tanto é que deixo aqui a conjugação final com suas devidas pontuações:

Eu acreditei!
Tu imaginavas?
Ele ganhou?!?!
Nós merecíamos...
Vós aproveitais,
Eles voltarão.

Abraço!
Gustavo disse…
Groo. Ouvi uma teoria hoje, que o Piquet teria batido de propósito para beneficiar o Alonso. Alonso errou na estratégia estava sem combustivel e precisava de tempo para reabastecer.
O que acha?
Daniel Médici disse…
Greoo, nas arquibancadas, a reação foi a mesma da família do Massa no box (vc viu?): todo mundo gritando e se abraçando pra, logo depois, ficar mudo. Também falaram que o Glock entregou, mas o Fábio Seixas, fazendo a transmissão pro autódromo, descreveu o estado dos pneus da Toyota dele.

Aliás, o Flavio Gomes fez as contas e descobriu que não trocar pneus fez o Glock ganhar 20s em relação aos adversários que entraram no pit stop...

De longe, foi o GP que eu mais gostei de ter ido. Tentei passar um pouco do clima do setor A pelo blog. Mesmo saindo de lá chateado, foi inesquecível.
Anônimo disse…
DIOSSS! Aqui, nao contavam com o Glock!!! Deram o título pro Felipe. Eu acreditei, nem sabia quem era o 4º colocado, dizendo: caral.o, perdeu na última volta!!!! O pessoal da ferrari pulando, Massa comemorando...aí vi a Nicole pulando que nem uma doida e disse: Porra, quem ganhou? e aí vi na tela a 5º posiçao do Hamilton e o lance com o Glock.

Deu pena do Massa, mas foi uma final de campeonato digna da F1.

Já tô com DPT também, Marcos...

Bjs
Caro Groo, the wanderer:
Cmpeonato espetacular, estou de alma lavada... É a F1 que tanto gostamos de volta. O campeonato de 2009 podia tanto começar logo em janeiro, não é verdade?
Felipão disse…
Caraca,

Pior que o que o Gustavo falou faz sentido...

Um monte de gente viu um mini briefing do Briatore, Piquet e Piquetzão...

E o Piquetzinho saiu puto da vida, bravo mesmo...
Ron Groo disse…
É Felipão, coitadas....

Não Cris, foi tarde demais.

Concordo com você Tohmé, acabou sendo justo. E que saudades hein?

Rodrigo, você foi muito feliz neste seu comentário... Quase que Massa destroi o ditado mesmo. Brigado.

Becker, a ultima frase do seu comentário me comoveu! Valeu!

Marcão, só vai ter cura se o campeonato for tão legal quanto este. SE não a coisa evolui para banzo...

Ruben, não concordo quanto a Toyota, mas concordo quanto ao Nelsinho...
Cara a sensação foi indescritivel mesmo.
Agora, esta do circuito anti horario eu não tinha dado conta. Taí um bom topico... Brigado, você só acrescenta, sempre.

Fabio, paranormal nada. o D.C é que é previsivel mesmo... valeu!

É Paulo, foi justo, doloroso, mas justo.

Conjugação perfeita Guilherme, brigado!

Eu tinha ouvido isto já no gp de Cingapura Gustavo, não sei, mas acho que o pai do molque não deixaria ele se prestar a este papel. Porém... Tudo pode ser, né?

Daniel, eu vi sim, e acredite, você conseguiu passar o clima das arquibancadas no teu texto. Só faltaram as fotos...

Ninguém Priscila, contava com o Glock, provavelmente nem ele.

Pois é meu caro Ribeiro, começar em janeiro e terminar so em dezembro...

Sei não Felipão, da uma olhada na resposta que dei ao Gustavo ai em cima...
Teté M. Jorge disse…
Boa corrida... bom final... boa postagem!

No aguardo do próximo ano.

Beijos.