Martin, Barack e Lewis

“Eu tenho um sonho de que meus quatro filhinhos, um dia, viverão numa nação onde não serão julgados pela cor de sua pele e sim pelo conteúdo de seu caráter.”
Martin Luther King.

Em nosso pequeno mundo da formula um as coisas caminharam rápido.
Não muito, afinal demorou cinqüenta e poucos anos para que um negro fosse campeão mundial. Mas comparado a outras situações...
Lewis chegou ano passado, quase ganhou o campeonato mundial. Este ano foi com justiça o campeão.
Porém a cor de sua pele nada tem com isto.
Sua capacidade, seu talento ou sua sorte para quem queira, são coisas que independem de cor, raça, credo ou opção sexual. Irrelevante.
Não há vantagem em ser desta ou daquela etnia. Não sei por que o espanto: “O primeiro negro a vencer na F1”!
Por ser um esporte caro? Elitista? Não existem negros ricos ou na elite?
Por acaso ficaremos estupefatos da mesma forma quanto um japonês for campeão? E quando for uma mulher?

Já no grande mundo real as coisas são muito mais lentas.
Dois séculos até que um afro descendente chegasse à presidência dos EUA.
Muita injustiça e muita violência rolaram por baixo da ponte norte americana até que um filho negro da terra alcançasse o posto de maior importância na hierarquia daquele País.
Aqui sim a cor da pele faz e fez a diferença no desenrolar da história.
Aqui não bastava a capacidade de Obama.
Não era suficiente seu talento ou o conteúdo de seu caráter.
Era necessário vencer a resistência histórica de um povo a cor de sua pele.
Venceu. E pregando paz e entendimento entre os diferentes povos do mundo.
E se este século teve seu inicio com o fatídico 11 de Setembro, então, povos do mundo, aproveitai esta inédita e provavelmente única chance de, como nos nossos “Windows”, usar um ponto de restauração. Reiniciar nosso século a partir de algo bom...

Parece que o dia que M.L.K. sonhava finalmente chegou.

Cada negro que for, mais um negro virá.
Para lutar com sangue ou não.
Com uma canção também se luta, irmão.
Ouvir minha voz, lutar por nós!
Luta negra demais, é lutar pela paz.
Luta negra demais, Para sermos iguais

Comentários

Anônimo disse…
Ron, Bom Dia...

Interessante, mas essa foi a primeira imagem que me veio à mente quando me dei conta da importância das vitórias de Hamilton e Obama, tanto para o esporte, como para o mundo.

Parabéns pelo seu texto. Muito bom e oportuno.

Abraços.

Edson Sibila
Anônimo disse…
Parece que o mundo inteiro ovaciona o novo presidente.

Groo, imagina se esse cara dá um azar e afunda ainda mais os EUA nessa crise, levando de tiracolo o resto do mundo.

Aí você vai ver o que é o racismo, até então enrustido.
Fábio Andrade disse…
Grande Groo!
Seu post me fez refletir sobre aquele preconceito que existe lá no fundinho de cada um. Aquele preconceito que a gente nem sabe que tem, que a gente esconde, mas que está lá, só esperando uma oportunidade para aparecer. Chega a ser involuntário.

Acho que essa questão passa por um outro ponto. Estamos tão acostumados a associar os negros à pobreza (pelo amos de Deus, que não estou querendo dizer que todos os negros são pobres e etc. Apenas quero ressaltar uma grande mensagem subliminar) em reportagens e em filmes, que nos esquecemos de que antes de sermos pretos, brancos, rosas ou verdes, somos seres humanos. E que nessa condição podemos (como seria bom) ocupar qualquer tipo de cargo independente de nossa cor.

Parabéns pelo belo texto!
Teté M. Jorge disse…
Bom, muito bom, Ron!

Especial também o comentário do Fábio Andrade.

Irrelevante a cor da pele? Então por que as pessoas insistem enfatizar que este(a) ou aquele(a) foi o(a) primeiro(a) negro(a) a fazer isso ou aquilo?

Enfim, papinho bom de se levar por horas...

Parabéns pela postagem.

Beijos.
Anônimo disse…
Que belo texto, Ron...

Já passou pela sua cabeça que isso que vimos nessa última semana, essa quebra de paradigmas, de conceitos, de clichês, de idéias prontas, não passava pela cabeça nem do mais otimista dos seres humanos?

Eu conversava com a minha mulher a respeito e chegamos a essa conclusão, de que era algo inimaginável há três anos atrás ver Barck ou Lewis vencedores.

Mas há uma outra maneira de ver a coisa:

Temos, nós todos, uma tendência para classificá-los apenas como representantes dos negros, quando na verdade, eles são filhos de pais negros e mães brancas. São brancos e negros ao mesmo tempo, ou também não são brancos nem negros, fica a seu critério. São, no fundo, apenas humanos, a raça a qual todos nós verdadeiramente pertecemos.

Abraços e parabéns uma vez mais pelo texto
Felipão disse…
Bravo, Groo...

E ele assume em um dos piores momentos da história, em que vai ter de equilibrar as coisas dentro de seu país e restabelecer amizade com um monte de países...

E o legal, que muita gente, até grupo terrorista, disse que ofereceria espaço para negociaçõe com o novo presidente...
Anônimo disse…
Ótimo texto, Groo.

Os tempos estao mudando e a vitória do Barack foi a prova disso. As pessoas estao acreditando no "novo", sem medo de errar.

Assim como um dia aconteceu com o Brasil elegendo ao Lula, como na Bolívia elegendo um índio e por aí vai...

Bjs
Marcos Antonio disse…
Bom texto Groo,meu medo apenasé que Obama não ocnsiga areverter a situação que os EUA estão e com isso,aflore de novo neles o grande sentimento racista que a maioria deles têm.Mas desejo sucesso a ele,e se ele falhar espero que todos entendam que não foi pela sua cor.
Unknown disse…
Parabéns Ron,post inteligente e atual e comentários também bons.

O Restante dos posts prá variar ótimos e divertidos.


ABS
Anônimo disse…
Espero que Obama seja um exemplo. Os negros não precisam de nenhum tratamento diferenciado. A grande honra está na igualdade. E o grande desafio também.

Abraço!!!
Rodrigo Lara
Fábio Andrade disse…
Bem, li uma coisa hoje nun jornal daqui de Vitória que me forçou a volta a esse post.

Segundo o jornal, a Ku Klux Klan já estaria de prontidão contra Obama. Quando a gente acha que esse tipo de organização já estava acabada, eis a surpresa.

O mandato desse cara não será fácil.
Anônimo disse…
E o Berlusconi, premier italiano, já soltou a 1ª gracinha sobre o Obama e o cara ainda nem assumiu efetivamente.

Lamentável.
Anônimo disse…
Poxa, não saiu no meu último comentário, Groo...

Quando você disse sobre um japonês e/ou uma mulher ganhar o campeonato de F1, me lembrei logo da Williams... com o Kazuki e o(a) Nico... hehehe...
Anônimo disse…
Cara, mais do que o excelente texto, as ilustrações dizem tudo.... sensacional.
oliver disse…
Pois é Ron.

O final tá fantástico.

Mas não se espera outra coisa de um texto que tu assina.

Mas vejo tudo isto com muita restrição.

O Obana não ganhou.

Foi o Bush que perdeu.

Os americanos votariam no OSAMA se ele concorresse contra a continuidade do governo Bush.

E outra coisa que não devemos esquecer.

Obama é norte-americano, e fará um governo que AGRADE OS NORTE-AMERICANOS.

Isto é extremamente necessário para ele e para o partido dele, e garantirá mais 4 anos de governo.

Abração.
Ron Groo disse…
Edison, obrigado pelos elogios e volte sempre.

É Tohmé, ele corre este risco mesmo, mas vamos acreditar que tudo vai correr bem...

Valeu Fábio, adorei seu comentário. Pegou bem o espirito do texto...

E com uns petiscos e umas cervejas né Teca, e tem razão o comentário do Fabio foi bem legal.

Concordo Lima, em numero gênero e grau. Eu e minha esposa também conversamos sobre isto. Nem o mais otimista pensaria nisto a tres anos...

É Felipão, no pior momento com certeza. Assim como o Lula assumiu aqui... Vamos aguardar.

Obrigado Priscila, e tem razão os ventos de mudança sopraram pelo mundo inteiro.

Marcão é um risco que ele corre. Mas acho que o cara é competente o suficiente. É só aguardar. Brigado.

Obrigado Joel, valeu mesmo.

Bingo Rodrigo, exatamente isto.

Não vai mesmo Fabião, volte quantas vezes quiser.

Tipico do Berlusconi né Guilherme, um cara que ja foi chamado de fascista... E aqui não tem moderação ativada não, os comentários ruins eu apago e só... Mas fica tranquilo são só os comentarios malas. Você é da categoria dos bem vindos sempre.

Hugo, valeu... brigado mesmo, eu demorei a escolher as fotos.

Pode ser Oliver, mas não poderia ser diferente mesmo. Agora, que são ventos de mudança, ah são.
Brigado.
Opsss, cheguei tarde, mas ainda dá tempo para dar mais uma opinião sobre o ocorrido nos EUA. Groo, a uns 25 anos atrás li uma matéria daquelas bem feitas e sem nenhum viés sensacionalista em que o missivista afirmava categoricamente que "em menos de 50 anos teremos um presidente negro ou hispanico nos EUA, porque enquanto os brancos tem no máximo dois filhos e muitas vezes nem filhos tem, os negros e hispanicos tem até dez filhos, essa conta um dia vai fechar a favor dos menos favorecidos" essa citação é do missivista e não minha, entendam bem.
Groo, me alegra muito que quem publicou o estudo não estava de tudo errado, pois boa parte do eleitorado do "neguinho" ( e não me venham com patrulhamento idiotas e ridículos, me refiro assim sem nenhum racismo, apenas por ser improvável para alguns e para muitos impossível um presidente negro ou hispânico. Ficam mais legal para os KKK e os afins que perderam para um neguinho, que ainda por cima é de origem muçulmana quá, quá, quá, nem o maior piadista ousaria prever essa "maldição" para os brancos, racistas e beligerantes sulistas) veio efetivamente do considerável aumento do número de negros, hispanicos e "americanizados" mas o que mais me alegra é o fato que esse foi um dos fatores, ou seja a previsão não se deu apenas pelo aumento de mografico das antigas minorias, mas também por uma considerável aceitação geral do Obama por todos os americanos. Groo, quando via na tv algum clássico americano, gordo, branco quase vermelho e aloirado e após sorrir declarar seu voto a Obama passei a acreditar um pouco mais no ser humano, hoje estou feliz por saber que estou vivendo uma virada de página na história, honestamente considerava mais provável na minha breve estadia neste estranho planeta azul me defrontar antes com um disco voador pousado no central park do que ver um presidente negro nos EUA, mas pelo visto estava errado nas minhas previsões, o que para mim é uma alegria imensa, afinal tenho amigos de todas as cores e raças, não estou precisando de travar conhecimento com marcianos, ainda... quem sabe eles não vem para a posse? agora tudo é possível.....


P.S. Groo, já tenho lido nesta grande mídia asquerosa e catarrenta manchetes do tipo: Negro está na moda, A Africa agora é quem manda... e mais um sem número de idiotices e calhordices, quem está na moda é o ser humano, independente da cor, raça ou credo. isso é uma falta de respeito principalmente com os negros, o que fica na moda é vagabundo do BBB, cor de cueca, modelo de calçinha e mais um sem- número de inutilidades ligadas normalmente a mentes brilhantes tipo Luciana Gimenez, Gugu, Faustão e outra bostas que invadem nossos domicílios sem pedir licença, vão todos pro inferno com suas alegorias e reportagens fuinhas.
Deposito todas as esperanças no Obama, se ele me decepcionar não foi um negro ou a raça negra que me decepcionou, FOI O OBAMA QUE ME DECEPCIONOU, como se ocorrer o contrário usarei o mesmo critério de julgamento, o fato do Obama ser negro vale apenas pela quebra de um preconceito que nunca deveria ter acontecido e só!!!! de agora em diante só o criticarei ou o elogiarei pelos seus atos, quem responde por Obama de hoje em diante é o Obama e ponto final!!!!!
SAVIOMACHADO disse…
É... Vamos ter mudanças pelo mundo meu velho.
Aliás, tudo está mudando não é mesmo? Acho que os Estados Unidos estão um pouco atrasados.
Mas como dizia um Amigo meu que morreu a 2000 anos atrás, "tudo tem seu tempo".
Grande abraço.
SAVIOMACHADO
Carlos Garcia disse…
É cara... não tem jeito, em dois dias Lewis Hamilton e Barack Obama chegaram ao topo e não havia como se falar em outra coisa. Mas Obama, espero, chegou por seus próprios méritos e não pela cor de sua pele. Na verdade o que mais me motiva a acreditar que o mundo pode mudar é o fato dele ser filho de queniano, neto de árabes.... é isso que fez com que eu acredite que ele pode olhar por seus antepassados e falar a verdade quando diz que sonha em ver a igualdade entre os povos.

Forte abraço