Re post - Sensação de dèja vu?

Este post foi escrito originalmente ano passado e foi postado no antigo blog do ig.
Resolvi recoloca-lo porque sempre o achei interessante, aos que já conhecem, comentem de novo já que perdi os comentários do antigo blog...
Aos que não conhecem, bem vindos à "Auto Ajuda do Groo"
Auto Ajude-se a mim mesmo.
Estava aqui sentado em frente ao computador pensando no que minha esposa comentou.
Sei que ela não sugeriu nada, e nem o faria dado o asco que ela sabe que tenho pelo assunto, mas...
“-Parece-me que o único jeito de ganhar dinheiro com letras neste país é escrevendo livros de auto-ajuda”. – comentou. – “-É ser um Lair Ribeiro da vida”.
Têm outros, mas só me lembro deste já que uma vez li uma sátira em o que o nome dele aparecida grafado ‘Medáumdinheiroair Ribeiro’. Esconjurei.
Mas... Por que não? Seria um dinheiro limpo. E eu acho que posso escrever aquilo. Afinal escrever absurdos eu sei...
Ai fiquei aqui batucando nas teclas e ouvindo blues.
Não aquele da tradição do delta, lento e arrastado. Mas o blues-rock do sul dos EUA: Allmans Brother Band, e resolvi tentar.
Se não ficou bom pelo menos serviu para fazer ver à minha mulher que é preciso muito talento e cara de pau para mostrar aos outros como se ajudar.
Ajudando a encher a própria conta corrente... E com vocês:
COMO INFLUENCIAR PESSOAS E SE DAR BEM.
Capitulo um: Do vestuário.

Para influenciar pessoas é necessário ter a vestimenta adequada a cada situação. Você é o que aparenta ser. E se assim não for, faça com que seja. A FORÇA.
Vista-se sobriamente.
Ternos bem cortados e de caimento perfeito são indispensáveis. Camisas claras, sapatos bem engraxados e gravatas discretas.
Esta indumentária fará com que você se pareça com um bem sucedido executivo. As portas se abrirão com mais facilidade. Mas lembre-se: cuidado!
Ao se vestir assim e parar diante de uma porta para que ela se abra podem confundi-lo com um porteiro e aí é você quem vai ter de abrir a porta

C
apitulo dois: Do linguajar.

Saber se expressar é fundamental.
Evite gírias, coloque tudo na concordância e evite sempre palavras que não conhece sob pena de que venha a se parecer com o Vanderlei Luxemburgo numa entrevista coletiva: “-Veja bem, preste atenção. Isto no futebol é inerente. São percalços que nos meandros tornam-se polímeros. O resto é pelo em ovo!”.
Se traduzirmos isto aí para o bom e velho português dará: O Palmeiras tomou um fumo...

Capitulo três: Das preferências musicais:

A diversão dá uma idéia do que o homem pode vir a ser.
Se você fica em casa com as calças pelo meio da bunda, mostrando a cueca e ouvindo um tipo de musica em que o cara fala ao invés de cantar. Desculpe mas seu destino é ser Office boy o resto da vida.
Há também uma chance de que você seja um executivo autônomo, mas o tipo de mercadoria que você negociará poderá levá-lo a prisão, ou ao cemitério.
Pode parecer preconceito, mas preste atenção... É inerente, diria Luxemburgo.

Se você tem o habito de ficar no quarto ouvindo rock pesado tipo heavy metal.
Acha que Ozzy Osbourne é o que há. Então só conseguirá ser metalúrgico.
Pensando bem pode não ser tão ruim.
Tem um na presidência da Republica.
Se bem que eu duvido que ele saiba quem é Ozzy.

Agora, se você é daqueles que se vestem com camisas coloridas, usa o cabelinho descolorido e uns óculos em cima da cabeça ao invés de nos olhos. Bem então você se dará muito bem em corporações.
Arrume mais uns quatro como você e ponha atrás de sua pessoa. Lembre-se você será o líder... Aí dê dois passinhos para direita e dois passinhos para a esquerda. Sorria... Os outros vão lhe imitar os gestos.
Se fará sucesso é difícil de prever, mas vai ganhar um coro de ‘viadinho, viadinho... ’

Ah! Sim, mas se prefere umas musicas com todas as melodias iguais. Umas vozes femininas à beira do esganiçamento, uma corriola de dançarinos e um tipo com cabelo descolorido no topete fingindo que toca guitarra.
Aí cara você vai ser camelô no Brás, na Sé, na Candelária...

Por ultimo o pior... Evite de todas as formas aquelas musicas preguiçosas, pachorrentas. Que tem um guitarrista que toca uma nota só. Um ‘chenc, chenc, chenc’ medonho... Com um baixo estalado e um cantor com cabelo que mais parece uma raiz gritando “-Io, io, io. Legalize...”.
Pelamordedeus! Com esta coisa você vai conseguir ser no máximo aquele cara que fica nas praças vendendo artesanato em durepoxi e arame com um violão encardido e pose de descolado. Sujo e se achando... Vixe Maria.

Capitulo quatro, epílogo: Considerações finais.
Óbvio que tudo isto tira seu direito de decidir o que você quer, mas se você veio até aqui lendo esta bobagem e achando que eu ia ensinar como você pode se dar bem. Sinto muito...
Se eu soubesse você acha que eu diria?
Ta vendo... Tem que ter cara de pau de mais para publicar um negocio destes. E de menos para comprar.

Comentários

Anônimo disse…
Você arrebentou com a cara dos "L.R." da vida amor.
Realmente é muito simples escrever um livro de auto-ajuda, e o pior é que quem compra (e lê)acredita piamente que vai se dar bem... Geralmente são pessoas com baixa auto-estima suficiente para precisar de quem lhe ensine a levar sua vida adiante. Por que então não procura um bom psicólogo? Acredito que ficaria muito mais caro que o livro... Ai então, é muito fácil saber como encher os bolsos dos senhores "L.R"... Eles sabem deste segredo, por isso estão tão ricos com livros e palestras tão "informativas"...
Século XXI, alta tecnologia e gente ainda tão burra...
Beijos.
P.S. Só mais uma coisinha... Você escreve bem demais para escrever bobagens assim; e teus "absurdos" são mais que bons... Como digo sempre... "ainda vão te descobrir"... Te amo
Felipão disse…
Boa Groo!!!

E esse negócio de aparência é verdade...
Anônimo disse…
Sensacional, Groo. Eu deveria ter descoberto seu blog antes!

Detalhe que li tudo isso ouvindo AC/DC, cheguei a me sentir um metalúrgico por alguns segundos! Hahaha...

Cara, eu quero registrar aqui algo vergonhoso: Ganhei de um parente distante, há uns dois anos atrás, o livro "O Segredo". Como toda boa pessoa azarada na vida, li o livro e acreditei por um tempo. Até ver que não fazia a mínima diferença. Passei então a odiar essas merdas de livro.

Mas o seu com certeza eu compraria e ainda mostraria aos meus filhos! Hahahah

Abraço, cara!
Daniel Médici disse…
Tive o prazer de ter aula com o autor de "A arte da Guerra para quem Mexeu no Queijo do Pai Rico".

Muito mais que me deixar com raiva, me deixa com medo a difusão da auto-ajuda, já que ela traz a reboque toda uma mentalidade dócil e passiva à cultura corporativa.

Resumindo, é a famosa Unileverização da vida. Ainda bem que existem pessoas que nos fazer rir disso.
Fábio Andrade disse…
Todo o meu respeito com quem gosta de ler livros de auto-ajuda, mas, definitivamente, não é pra mim. Por que eu acharia que uma outra pessoa tem as chaves para meu sucesso pessoal?

Acho que cada um é muito capaz de se conhecer e saber levar a vida numa boa. Sem precisar encher o bolso de quem escreve esses livros, que na verdade transmitem a mesma teoria: "tenha fé na vida, seja otimista, tudo vai dar certo."

Dá um tempo!

Acho que o sucesso dos livros de auto-ajuda é o sintoma mais claro de que as pessoas, em geral, estão se sentindo meio perdidas...

* Ah, o texto é uma comédia!
Marcos Antonio disse…
Eu também pensei nisso,que escrever auto ajuda dá dinheiro.E da,pq o escritor está se auto ajudando a ganhar mto dinheiro de trouxas que querem saber como agir diante de td...E o Fábio andrade disse tudo,isso é um grande sintoma de que as pessoas estão cada vez mais perdidas no mundo,e tem buscar algo pra se orientar.Groo como sempre,ótimo texto,Eu estou pensando em largar td e virar metalúrgico...rs
Anônimo disse…
Muito bom, Ron. hauhauhauhauha
Aderson disse…
Adorei a parte do "Umas vozes femininas à beira do esganiçamento, uma corriola de dançarinos e um tipo com cabelo descolorido no topete fingindo que toca guitarra."

Uahuahuahuah.

Mto bom Groo. Seus textos são excelentes!
Pode não ser de auto-ajuda mas dá pra espantar a tristeza num instante.

Abs.
Gustavo disse…
Verdade, esses "gurus" são um bando de picaretas.
Teté M. Jorge disse…
Que postagem espetacular, Ron!

Um presentinho pr'ocê:

ENSINAMENTO, Adélia Prado.

Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo.
Não é.
A coisa mais fina do mundo é o sentimento.
Aquele dia de noite, o pai fazendo serão,ela falou comigo:
- "Coitado, até essa hora no serviço pesado".
Arrumou pão e café, deixou tacho no fogo com água quente.
Não me falou em amor.
Essa palavra de luxo.


Beijos e um final de semana bem gostoso pra você e os seus.
Caro Groo, the wanderer:

Brilhante o texto, adorei dando boas gargalhadas. Resumiu em poucas palavras o besteirol que é essa mentira vendida como auto-ajuda. Qualquer dia escreva para nós um texto sobre a redenção prometida por gurus religiosos que prometem o céu em vida se você pagar o dízimo e outras "contribuiçõezinhas" mais...
SAVIOMACHADO disse…
AHAHAHAHA... Cara... matou a pau!! Magnífico!! Eu acredito piamente no que você escreveu. É exatamente assim. Quando chegou no post dos regueiros, me contorci aqui na cadeira. Tanto que a minha mulher entrou na sala e perguntou se eu estava louco rindo assim na frente do computador.
Muito bom. Muito bom.
Abração.
SAVIOMACHADO
Olá!! Acabei de ler seu post, o Sávio me repassou, acho até pq eu adoraaaaaaaaaava comprar esses livros para a minha mesinha de cabeceira se auto ajudar pois me diziam ser bom eu comprava mas nunca terminava de ler... Taí, vc tem razão, agora minha mesinha tem se contentado com os que tem lá, sem gdes novidades... Semana passada fiz uma limpa e os de bolso consegui jogar fora. Parabéns!!! Gde sacada!
Rianov disse…
Plac-Plac-Plac (palmas)

Parabéns Groo!!

Tú é muito bom cara!

abraços
Ron Groo disse…
Val, meu amor, quem me dera quebrar a cara de um destes caras, e ter ao menos um por cento do que eles tem no banco... Te amo.

É verdade sim Felipão, com certeza.

E cê leu aquilo Hugo? Vixe, volte no post anterior e converse com o monge barbudinho... Mas se comprar o meu livro... rsrsrsr

Foi exatamente isto que Daniel, fazer rir disto tudo.. Brigado.

Nem tão perdidas Fábio, mas com aquela preguiça de procurar conseguir por si próprio as realizações. É mais facil comprar a receita pronta. Ainda que ela seja errada e falha.

Metalurgico não... Mas presidente, ai já é outra coisa, valeu Marcão.

Brigado Topão, camarada de forum... volte mais vezes.

Que bom que pensa assim Aderson, fico feliz a beça!

Picaretas, charlaões, enganadores e as vezes muito mal escritores Gustavo, valeu!

Teca, que bonito... Eu não conhecia este texto da Adélia... Valeu.

Nobre Ribeiro, um dia eu escrevo... Aguarde.

Pronto Sávio, agora ela vai querer saber o que foi que tava escrito e eu vou morrer de vergonha... Mas brigado assim mesmo... hehehe.

Ai... pronto! Dona Daniela, eu só escrevi o texto... o Sávio chegou aqui sozinho viu... Não tive culpa. Agora falando sério. É uma honra te-la aqui no meu humilde espaço. Quanto a ler ou não os livros de auto-ajuda, bem... Se eles estão lá é para serem lidos mesmo. De outra forma seria um desperdicio imprimi-los. O que acho ruim é levar eles muito a sério. Brigado pela visita e volte sempre. És muito bem vinda.

Valeu Russo, fico feliz quando vejo sua assinatura por aqui.
Anônimo disse…
Pronto, sensacional.
Agora é só arrumar um Editor, uma Editora (fábrica!), um agente, uma distribuidora, umas livrarias, umas noites de autógrafos, sair no CQC e Pânico...

Tá quase lá!!!
Anônimo disse…
Cara,
Ouço rock e não me preocupo em usar Armanis (ainda bem, porque o dinheiro não daria).

Acho a auto-ajuda um mal da sociedade moderna. Principalmente pelo fato de que a maior ajuda que você recebe na vida tem que partir de você, não de um livro. Só é ajudado quem quer ser ajudado.

Deixando um pouco as coisas sérias de lado: Luxemburgo foi o melhor exemplo que vc poderia ter usado nesse post...hahaha

Abs!