
Depois deste todo o som dos anos 70 dos Stones foram se moldando. A levada metálica. A voz afundada na mixagem, os naipes de metal e palhetas a percussão pesada. Os Stones se reinventando aos poucos após a morte de Brian Jones.
A começar pela capa do papa pop Andy Warhol em que uma fotografia chapada de uma pélvis masculina trajando jeans trás um zíper - de verdade - que pode ser aberto (mesmo).
“Brown sugar”, clássico que abre os trabalhos fala de uma heroína escura que vinha da Índia ou do México. A música é tão boa que até os Mutantes decalcaram-na em sua “Beijo exagerado” ouça as duas e compare. “Sway” tem tudo àquilo que está no segundo parágrafo e mais. Uma letra violenta sobre submissão sexual.
“ Wild horses” é a balada para acalmar.
A faixa “Can´t you hear me knocking” é um deleite. Muito bem tocada acaba num coda climático de sax e percussão. Mostrando onde está a diferença entre os Stones e os Beatles. “You gotta move” é uma homenagem ao blues man Fred Mcdowell.
O disco ainda tem outra canção que é obrigatória nos shows “Bitch” nos mostra de onde Peter Franpton tirou o riff de sua “Breaking all the rules” e é cantada pelo guitarrista Keith Richards. “Sister Morphine” nos remete ao estilo barra pesada da vida stoneana no verso: ‘Irmã morfina, transforme meus pesadelos em sonhos... ’. Não preciso falar sobre o que é e o que faz a tal irmã. Preciso?
Só pra terminar a preferida da casa “Dead flowers” é tudo que o Creedence Clewater Revival sempre quis fazer e ficou pelo caminho. Discão. Obrigatório, pena todos estarem como no titulo desta seção.
Deixo com vocês um video mostrando como os Stones tocavam "Dead Flowes" em 1972.
Classico é pouco!
Comentários
Classicão mesmo!
Abraço.
SAVIOMACHADO
Pode não ser o mais importante dos discos dos britânicos maravilhosos mas nem por isso é ruim, pelo contrário é muuuuuuuuito bom, fato que só vem a confirmar a alta qualidade dos álbuns dos Stones.
Onte, comprei o do Scocerse...
Recomendo...
que porta o emerson meteu o pé? rss
ola,
para falar do pós brian jones tem que falar do mick taylor - ele é responsavel pelo som dessa fase
bitch é cantada pelo mick jagger, cantada pelo keith richards é happy do exile on main st.
o clearwater não deve nada aos stones
pra terminar faltou a música "Moonlight Mile", última do lado b
clear-water stone roller
Eu me confundi com as musicas, você tem razão e um outro amigo meu já tinha dado o toque: Portanto Bitch é cantada mesmo pelo Jagger.
Moonlight Mile eu deixei de fora de propósito, apesar de ser linda.
Agora quanto o Creedence dever ou não aos Stones é questão de opinião. Neste caso em particular a versão original de Dead Flowers tem uma levada igual a dos CCR, mas quem é stonemaniaco vai sempre preferir os Stones.
Obrigado pelas correções , mas da proxima vez, assina tá?
Wild Horses é a melhor, mesmo não sendo "rock'n roll".
Abraços.
Fábio