Re post - Stick Fingers

Tudo bem que Sticky Fingers (1971) não é o melhor e nem o mais importante disco dos Rolling Stones, mas é sem duvida alguma um divisor de águas.
Depois deste todo o som dos anos 70 dos Stones foram se moldando. A levada metálica. A voz afundada na mixagem, os naipes de metal e palhetas a percussão pesada. Os Stones se reinventando aos poucos após a morte de Brian Jones.
A começar pela capa do papa pop Andy Warhol em que uma fotografia chapada de uma pélvis masculina trajando jeans trás um zíper - de verdade - que pode ser aberto (mesmo).
“Brown sugar”, clássico que abre os trabalhos fala de uma heroína escura que vinha da Índia ou do México. A música é tão boa que até os Mutantes decalcaram-na em sua “Beijo exagerado” ouça as duas e compare. “Sway” tem tudo àquilo que está no segundo parágrafo e mais. Uma letra violenta sobre submissão sexual.
“ Wild horses” é a balada para acalmar.
A faixa “Can´t you hear me knocking” é um deleite. Muito bem tocada acaba num coda climático de sax e percussão. Mostrando onde está a diferença entre os Stones e os Beatles. “You gotta move” é uma homenagem ao blues man Fred Mcdowell.
O disco ainda tem outra canção que é obrigatória nos shows “Bitch” nos mostra de onde Peter Franpton tirou o riff de sua “Breaking all the rules” e é cantada pelo guitarrista Keith Richards. “Sister Morphine” nos remete ao estilo barra pesada da vida stoneana no verso: ‘Irmã morfina, transforme meus pesadelos em sonhos... ’. Não preciso falar sobre o que é e o que faz a tal irmã. Preciso?
Só pra terminar a preferida da casa “Dead flowers” é tudo que o Creedence Clewater Revival sempre quis fazer e ficou pelo caminho. Discão. Obrigatório, pena todos estarem como no titulo desta seção.
Deixo com vocês um video mostrando como os Stones tocavam "Dead Flowes" em 1972.

Classico é pouco!

Comentários

SAVIOMACHADO disse…
Muito bom Groo. Ainda não tinha visto o vídeo de "Dead Flowers". Rolling Stones é a banda que poderia levar o primeiro lugar quando se fala em Rockandroll no mundo.
Classicão mesmo!
Abraço.
SAVIOMACHADO
Caro Groo, the wanderer:

Pode não ser o mais importante dos discos dos britânicos maravilhosos mas nem por isso é ruim, pelo contrário é muuuuuuuuito bom, fato que só vem a confirmar a alta qualidade dos álbuns dos Stones.
Felipão disse…
Esse disco com o ziper, em boas condições, vale uma bala...

Onte, comprei o do Scocerse...

Recomendo...
fala amigo...

que porta o emerson meteu o pé? rss
Anônimo disse…
clear-water stone roller

ola,
para falar do pós brian jones tem que falar do mick taylor - ele é responsavel pelo som dessa fase

bitch é cantada pelo mick jagger, cantada pelo keith richards é happy do exile on main st.

o clearwater não deve nada aos stones

pra terminar faltou a música "Moonlight Mile", última do lado b

clear-water stone roller
Ron Groo disse…
Anonimo Certo Anonimo, as suas informações são muito relevantes mesmo.
Eu me confundi com as musicas, você tem razão e um outro amigo meu já tinha dado o toque: Portanto Bitch é cantada mesmo pelo Jagger.
Moonlight Mile eu deixei de fora de propósito, apesar de ser linda.
Agora quanto o Creedence dever ou não aos Stones é questão de opinião. Neste caso em particular a versão original de Dead Flowers tem uma levada igual a dos CCR, mas quem é stonemaniaco vai sempre preferir os Stones.
Obrigado pelas correções , mas da proxima vez, assina tá?
Grid GP disse…
Dá-lhe Stones!

Wild Horses é a melhor, mesmo não sendo "rock'n roll".

Abraços.

Fábio
Daniel Médici disse…
Os Stones sao o símbolo da era de ouro do rock. Atualmente me enveredei pelo que foi feito nos últimos dez anos, então é sempre bom ler algo sobre os velhos tempos, como Stick Fingers.
Marcos Antonio disse…
Esse album pe mto bom, Brown sugar é um clássico que curto mto!Rock da melhor qualidade
Ron Groo disse…
Pessoal, obrigado por suas opiniões e pelo comparecimento, prometo que quando as coisas serenarem por aqui eu volto a responder a todos em separado. Ah, Felipão... O disco não vale muito não. O meu parece que saiu da loja ontem de tão conservado e não vale mais que 50 reais