São Paulo, 455 anos.

Todos reconhecendo o belo como belo, eis o feio.
Todos reconhecendo o bem como bem, eis o mal.

Quando Lao Tsé cunhou esta frase ainda não havia a cidade de São Paulo, mas se existisse provavelmente o sábio estaria morando nela. No bairro oriental da Liberdade e com casa de negócios na região da Rua 25 de Março, lá bem pertinho do Mercado Municipal. Muito provavelmente também seria torcedor do Corinthians ou do Palmeiras. Então nas tardes de Domingo iria se divertir assistindo ao futebol. No simpático Pacaembu, templo do futebol paulista por onde desfilaram sua arte, glória e elegância nomes como o "tigre" Friedenreich; Baltazar, o "cabecinha de ouro"; o "divino" Ademir da Guia; o "príncipe" Enéas e o "rei" Pelé. Só para colocar um de cada grande time. Se não gostasse de futebol ainda teria um monte de outros esportes para ir ver.
E em um fim de semana por ano, a cidade se transforma na capital mundial da velocidade, afinal tem a melhor pista do país.
O sábio chinês também iria se divertir muito nas feirinhas de artesanato da Praça da Republica. Ou se exercitar, se gostasse, claro, no Parque do Ibirapuera.Lao poderia ficar sabendo, por exemplo, da prisão de um conterrâneo quase homônimo seu, acusado de contrabando e suborno em qualquer dos jornais diários centenários encontráveis em qualquer banca ou revistaria da enorme cidade. E são muitas, são milhares quiçá milhões! Que a gente desta megalópole necessita de informação. Como se sabe, informação é poder.
Gastronomicamente, Tsé não teria do que reclamar. Aqui tem restaurante com comida típica de todo lugar. Dá longínqua China, terra do sábio, até as comidas "come e corre" dos Estados Unidos da América.
E para quase tudo isso teria de passar pela Estação Sé do metrô. Tudo passa por lá. Quer procurar paz para o espírito? Não interessa a religião, aqui tem ao menos um templo dela. E sabe o melhor? Convivem todos na mais perfeita harmonia e paz, como se tivessem descoberto aqui que o nome pelo qual se invoca Deus pouco importa. Ele é o mesmo para todos.
Violência? Tem sim oras! E me aponte onde não tem? E não é maior e nem menor que em lugar algum. Infelizmente, violência também é igual para todos. Como Deus.
Se quisesse festejar, nosso sábio teria endereço certo: a Avenida Paulista com toda sua história e importância na vida financeira do País e que, quem diria, adora uma festa.
Como se vê São Paulo é única e são muitas.
É para cada um nos seu particularmente. E para todos sem distinção.
É para mim a melhor, é a minha cidade ainda que nela não more e nem trabalhe hoje.
É para quem ainda teima e dizer que é feia, que é cinza, que é má, vamos recorrer a Lao Tsé de novo, mas desta vez invertendo-lhe a genial sentença:

Todos reconhecendo o feio como feio, eis o belo.
Todos reconhecendo o mal como mal, eis o bem!

Parabéns São Paulo, ainda que atrasado de um dia, pois que tirei a data de teu aniversário para revê-la e porque não: redescobri-la.

Comentários

Marcelonso disse…
Mestre Groo,

Já estive em São Paulo em várias oportunidades,é uma cidade que gosto muito,pelo seu ritmo frenético,por ser cosmopolita,pela sua imensidão,enfim por ser como ela é.

Parabéns a Sampa!

grande abraço
Felipão disse…
CLAP CLAP CLAP CLAP

O mestre poderia até acompanhar uma corrida de graça em Interlagos...

Ou os inúmeros teatros ao ar livre que existem na capital...

Grande texto e fica registrado meus parabéns a cidade...
Felipão disse…
Algo grave, Ron??? Vc não tá no msn...
Daniel Médici disse…
Recebi seu email sim, Groo (ainda não tinha dito isso, né?)!

Fantástica construção narrativa. Tenho uma espécie de complexo de irmã com São Paulo: sempre reclamo dela, mas que não falem mal dela perto de mim.
Gustavo disse…
Nasci em São Paulo, há quase 47 anos. Portanto acompanhei 10% dessa história, mesmo assim sempre estou derscobrindo e redescobrindo a cidade.
Ingryd disse…
olá!!!
e parabens a São Paulo!

arrazou no texto!

bjooos
Caro Groo, the wanderer:

Parabéns Sampa pelos 455 anos de vida e com uma homenagem dessas vinda de um de seus ilustres cidadãos a capital financeira da América Latina está, com toda certeza, sorrindo de felicidade.
são paulo é são paulo ! não tem igual !!!!!!!!!!
Anônimo disse…
Minha querida São Paulo, minha terra natal, a melhor cidade do mundo.... parabéns mesmo !!!!!
Felipe Maciel disse…
Grande Groooooooooooo!
Excelente texto, como de costume!

Parabéns a SP... E curiosa a frase, essa eu ainda não conhecia.

Abs
Ron Groo disse…
A cidade de São Paulo e eu agradecemos a todos, de coração!
Anônimo disse…
Acho que já disse isso antes, mas repito, não por pirraça ou qualquer outro motivo que não seja apenas a necessidade de expor minha opinião. Não gosto de São Paulo, a cidade sempre me fez sentir sufocada. É muito prédio, sempre que vou o tempo tá ruim, isso me entristece, fecha as pessoas, me entristece o coração. A única exceção é Interlagos. Como eu me sinto bem lá! É como se fosse aquele canto da casa da gente que a gente mais gosta, aquele onde a gente pode ficar à vontade, aquele que sempre nos traz lembranças boas. Por isso espero estar por aí em outubro e aí a gente marca um encontro de fãs de Fórmula 1, né, Groo?