Homens, sonhos e tombos

O homem um dia teve um sonho: Quis voar.
Fez de tudo. Até passou cera no corpo e grudou nele penas.
Mas o calor do sol fez com que a cera derretesse e as penas se soltassem.
O tombo foi feio.
Um tempo depois o sonho continuava vivo.
Outro homem estudou e descobriu que para voar melhor seria ter nascido pássaro.
Como não era possível tal coisa achou melhor que construísse uma maquina que o auxiliasse a realizar o sonho.
Colocou-se sobre as pranchetas, calculou, estudou projetos antigos e fez asas com folhas de arvores.
Subiu até o mais alto penhasco, tomou impulso e pulou.
Chegou a bater as asas um par de vezes antes de se esborrachar contra o chão.
Mais uma vez o tombo foi feio...
O sonho persistiu e apenas os homens iam sendo trocados.
Eles tentaram vez após vez, projetos após projetos e nada.
Tentaram maquinas feitas de pano; papel; bambu; de madeira e até de ferro. Mas a coisa não funcionava.
Os tombos se sucediam, alguns sem conseqüências graves. Outros, como os primeiros relatados, fatais.
Até que um sujeito franzino, obstinado e, sobretudo: Brasileiro, juntou os materiais certos no projeto certo e com um pequeno motor voou.
Para espanto de franceses incrédulos, Santos Dumont fez o 14Bis levantar vôo durante alguns minutos e com ele deu uma volta em torno da Torre Eiffel.
Alguns anos depois, em casa e deprimido Dumont suicidou-se por saber que seu invento estava sendo usado para carregar bombas e matar outros homens.
Este tombo demorou um pouco mais, mas também foi feio.
É obvio que o avião, tal como o conhecemos hoje é um sucesso. Claro que ainda há tombos feios, mas com menos freqüência, ainda que quase todos fatais...
Transportando outras idéias para dentro desta lógica.
Alguns homens brasileiros tinham um sonho...
Uma comissão de infraestrutura no senado que cuidasse do dinheiro do PAC do governo Lula.
Por um conchavo político destes que regem o congresso brasileiro é eleito Fernando Collor de Melo para sua presidência.
O tombo poderá ser feio.

Ou ainda mais...
Um homem tinha um sonho...
Ter sua própria equipe de F1 (Uso quanto quiser viu Sr. Ecclestone?).
Trabalhou nas melhores equipes do mundo em seu tempo.
Trabalhou com o melhor piloto do mundo em sua época.
Um dia ganhou a chance de ser dono quando assumiu uma equipe recém abandonada pela montadora que era proprietária.
Com toda a boa vontade do mundo e principalmente com o auxilio dos motores mais confiáveis que existem ele foi em frente.
Por razões que só a ele cabem, convidou Rubens Barrichello para ser um dos pilotos de sua equipe.
O tombo será feio.

Comentários

O tombo poderá ser feio, sim, mas não por causa de Barrichello.

Enquanto Rubens ficava horas com os engenheiros discutindo soluções para aquela carroça da Honda, Jenson Button já estava no hotal.

Jenson, sim, esse é que vai levar um tombo feio...
hehehehe senti Flight of Icarus no começo sahusahuaHuAHu é isso ai!

qanto ao Barrichello, ñ concordo com seu ponto de vista, Rubinho era a escolha mais acertada para fazer dupla com Button. É um cara competente, se não fosse não seria o recordista de GPs e não teria feito parte do maior "Dream Team" da história da F1.

Cá entre nós Bruno Senna foi muito ingênuo achando (ou tendo ctz, já q abriu mão da GP2) que seria o escolhido, ele estava competindo com um piloto de primeiro nivel, experiente (q no caso importa mto!) e de capacidade inquestionavel... por fim se a equipe levar um tombo, o q é possivel sim, Rubinho não será um dos responsáveis certamente... o exemplo da Stewart está ai...
Anônimo disse…
Absolutamente ridículo. Um post tão bonito e com uma analogia tão bacana terminar de forma pequena, "torcedora" (do contra), infantil.

Se o tombo será grande ou não, não vai ser Barrichello, Senna ou Di Grassi que mudariam a história.

Se a BrawnGP nasceu pra ser grande, saberemos o primeiro capítulo dessa história em 2009.

Mas com certeza a escolha de Rubens se baseia não só na sua experiência na F1, mas tb em sua bela história com pequenos projetos de aviões que, ninguém acreditava, poderiam um dia voar.

Eddie Jordan, Jackie Stewart e agora Ross Brawn depositaram em Barrichello uma confiança que POUCOS PILOTOS na categoria, do presente ou do passado, merecem.

Tirar projetos de aviões do papel é muito mais difícil do que aprender a pilotar um Airbus 320 já testado e aprovado. A lealdade de Rubens deveria ser recompensada e a está sendo agora.

Seus detratores podem até rir e fazer chacota de seus *eventuais* últimos lugares este ano ao lado de Button, mas uma coisa todos eles não podem negar. Ele está pilotando, e era tudo o que ele queria.

Durma-se com um barulho desses!
Anônimo disse…
Ron Groo,
poxa cara a vida não é feita de vitórias somente, grandiosos os homens que aceitam com seriedade os grandes desafios. Brawn é um sujeito que gosta do que faz, é envolvido com o meio, mais interessante a Fórmula 1 será quando os "Ross Brawn's" subistituirem tdos os Nick Fry's, agora se vc acredita que o tombo sera feio, aposta sua.
Felipão disse…
Vou fugir dos comentários da F1 e dizer que esse ressurgimento do Collor foi lamentável, proporcionada por outra figura nefasta de nossa política,...

Mais uma vez, todos nór perdemos...
Aderson disse…
Por causa do Barrichello acho que não mas sim pelo diretor tecnico da Brawn GP, Mike Gascoyne.
Aquele mesmo que foi demitido por incompetençia da Force India cujo carro VJM01 não pontuou nada e não era competitivo.
Anselmo Coyote disse…
Groo,
Tomara que sua profecia não se concretize e que a nova equipe se firme e seja grande. Quem sou eu para criticar Ross Brawn? Mas, sonhar não é privilégio de alguns e sim de todos nós. Então, vejo uma contradição gritante em sonhar com uma equipe vencedora tendo Barrichello no cockpit. Quem vai testar na prática e nas pistas as evoluções teóricas que a "vasta experiência" do Rubinho pode (não creio) proporcionar? Ele mesmo (não me faça rir)? Sejamos realistas, o Rubinho tem conhecimento e serventia mas, definitivamente, não é ao volante de um F1. São quase duas décadas de fracassos em todos os carros F1 que guiou. Sinceramente, Groo, podemos estar errados mas não pela independência e coragem de "meter" o dedo na ferida. Te admiro muito por isso. Mas "sonhos sonhos são", não é mesmo?
Ron, ótimo post, Barrichello é sempre polêmico, alguns amam, outros odeiam, parece torcida de futebol é a mesma coisa; Senna x Piquet tb foi assim eram geniais.
Ele lutou por mais um ano de Formula Um e conseguiu....o resto, bem é o resto.

Abs
Anônimo disse…
E você o viu/ouviu dizendo que ele sentia que os melhores dias dele na F1 ainda estavam por vir?!?!?!?!? O sentimento que nutro hoje por Rubinho é um misto tão grande de tanta coisa que nem sei definir em um só. Espero queimar minha língua e que sua profecia esteja errada, mas acredito que será uma performance ainda mais patética do que aquela no primeiro ano dele na Honda!
ps: olha, agora, finalmente depois de tantas tentativas e alternativas testadas, to com internet decente em casa. Vai dar pra frequentar teu blog e os dos demais diariamente (até os comentários do teu blog abriram rápido!) e quem sabe participar da radio, viu?
SAVIOMACHADO disse…
Espero que você esteja errado, embora eu saiba que a maioria das vezes quando isso acontece as coisas vão para o brejo mesmo. Mas todo o começo é difícil. Vamos aguardar.
Abraço.
SAVIOMACHADO