
Se fosse para dar uma nota para a corrida seria sete. Nada muito espetacular e nem monstruosamente emocionante.
O que mudou então? Nada!
Continuamos a ter uma equipe dominante. Como sempre tivemos.
A diferença é que agora é um time cliente –garageiro; novo; como queiram – e não uma equipe tradicional ou de montadora. Ferrari, Mclaren ou Renault, as ultimas equipes campeãs.
Button escapou na frente e não teve adversários. Não houve briga pela ponta da corrida que no fundo é o que importa.
Tirando a largada péssima, diga-se, de 1B que acabou provocando - como queda de dominós - toda aquela celeuma atras de si a corrida teria sido muito, mas muito chata.
E não argumentem em contrário, é só notar que do Kubica para trás todo mundo teve quebra de ritmo na largada, comprometendo assim a tomada da primeira curva.
E não fosse a escolha errada da Ferrari - os pneus macios - não teríamos mudanças até a quinta posição.
Algo que poderia ter trazido alguma emoção ao pelotão dianteiro era a queda de uma das Brawns para fora da zona de pódio. Só que infelizmente, por mais carro que aparente ter a equipe de Ross não tem pilotos ousados.
Não tivemos tantas ultrapassagens como era a expectativa. Não foram mais que a média das corridas ano passado. A grande maioria foi por conta do acionamento do KERS. No fundo, no fundo, a única mudança que surtiu algum efeito pratico.
No fim da corrida o acidente entre Kubica e Vettel deu algum molho de emoção. Um acidente normal de corrida, punido ferozmente pela FIA com uma canetada e assim tirando dez posições no próximo grid do alemãozinho.
Assim como também foi arbitrária a punição ao italiano Jarno Trulli, da Toyota por ter supostamente ultrapassado Lewis Hamilton em bandeira amarela.
Trulli alega que Hamilton se deixou passar.
Porém sobre este assunto – Race Control – eu recomendo a leitura dos textos de Daniel Médice no ótimo Cadernos do Automobilismo.
De bom, realmente fica a beleza da festa de uma equipe que há dois meses atrás nem existia e a perspectiva de uma real chacoalhada no cenário da categoria, claro, se as major acordarem antes que esteja tudo decidido.
Amanha as Grooniadas australianas.
Comentários
A corrida em Albert Park sempre foi cheia de alternativas. Aquilo é um parque que recebe uma corrida.
Quanto a punição para o Vettel, achei desnecessária. O Kubica sabia que tinha mais carro e foi afobado.
Fico na dúvida se eles prefeririam evitar ultrapassagens para garantir a dobradinha ou arriscariam...
Espero que na Malásia eu possa tirar esta dúvida!
Abraços
Abraço!
Leandro Montianele
Na verdade quem cantou antes mesmo foi o Médici, e o questionamento dele ecoou na minha cabeça durante todo o domingo.
A busca desesperada pelo show gerou uma corrida morna. Histórica pelo resultado que apresentou, mas morna no que diz respeito às disputas pela liderança.
No meu Twitter dei nota 7,5 para a corrida porque acabei me simpatizando pela controversa Brawn, espero que continuem chacoalhando (a palavra que mais usei nesse final de semana veja só) por mais um tempo a F1.
Em tempo: a disputa Vettel x Kubica me valeu para acrescentar o 0.5 na nota.
Quanto a FIA, deveria diminuir essas punições após a corrida, porque o prejuízo é grande e tem ficado frequente. O Trulli por exemplo subiu ao pódio e seus patrocinadores agradecem, e quanto ao Hamilton? Não teve a mesma exposição.
Vettel já deu o cartão de visita ao Webber (ou seria a papelada do FGTS?) e infelizmente será punido por um incidente de corrida.
Abraço.
Você ofereceu uma chance para debate. Particularmente, achei todo o final de semana espetacular. Assisti a todos os treinos e fiquei muito entusiasmado com a temporada que se apresenta.
Somente o fato de vislumbrar tantos nomes na disputa pelos primeiros lugares - e aqui não importa somente o primeiro - foi espetacular! Isso não existiu no ano passado quando tínhamos duas torcidas: uma pela turma da frente e outra pelo pelotão de trás.
Na sua análise "fria", congelada como a pedrinha de água em estado sólido que ilustra o post, poder-se-ia dizer que não houve disputa pelo primeiro lugar durante a prova. Se Barrichello tivesse largado melhor, talvez acontecesse.
Contudo, você não concorda com o fato de que há muito mais pilotos e escuderias com chances de visitarem o pódio durante o ano?
A sua análise é muito interessante! Talvez seja realista, apesar de acreditar que seja um tanto pessimista.
O que considerei muito lamentável foi a punição que imprimiram ao Vettel.
Abraços.
uhauhahuauhhua
sabe o que eu acho?!?!
que vc 'e muito exigente
uhauhauhauhauhauhahu
mas eu gosto, continue assim!
uhahuahuhauhua
agora sem o calor, concordo co vc, talvez eu daria sete, talvez oito.
mas realmente sem o calor pos corrida talvez nao tenha sido taaaaao bom
mas de qlqr forma cm vc disse a equipe que domina agora 'e garagista, e isso 'e muuuuuuuuito interessante
acho que algo mudou, e li algumas coisas interessantes por aqui hoje
amanha ou depois eu posto
declaracoes muito legais de button barrichello e RB.
bjooooooooos
A corrida foi movimentada, pelo menos eu achei. Mas o principal, o grande lance, além da vitória de uma "equipa" estreante, foi ver a maioria dos carros andando próximos uns dos outros. Vale lembrar que Albert Park nunca foi um circuito fácil no quesito ultrapassagem. Nem tanto pelo traçado, mas sim pela sujeira que fica acumulada fora dos trilhos de borracha.
Ademais, acho que esse novo pacote técnico passou pela primeira prova e pelo ceticismo. Ele deve, sim, propiciar maiores disputas nas pistas. A ver.
Abração!
Rodrigo Lara
Mas ainda falta...
Concordo com vc em tudo,menos sobre as ultrapassagens. Eu vi muitas ultrpassagens no pelotão intermediário, até o Sutil passou o Fischella! E nico Rosberg foi um dos pilotos mais combativos, só não conseguiu passar o Buemi. Mas a corrida merece um 7 mesmo.Faltou uma disputa pela liderança
Ontem já havia comentado que Button sobrou,no ultimo trecho ele economizou,poderia se houvesse necessidade virado mais baixo sim.
Claro que equipes dominantes,existiram,existem e sempre existirão é ciclico,apesar disso não estou tão pessimista porque a Toyota tem um carro bom tb,largou lá atrás e veja onde chegou(apesar da dupla,se bem que Trulli pilotou muito bem ontem)e mais a Williams não fosse a estratégia dos pneus andaria melhor.
abraço
Além disso, a vantagem da Brawn não foi tão absurda assim. Button manteve-se durante toda a prova cerca de 4 segundos à frente de Vettel, com margem de erro de dois segundos para menos (nunca para mais). O que me faz imaginar que, das duas, uma:
1) A Brawn vai aumentar consideravelmente sua vantagem em circuitos de verdade, algo que já poderemos testemunhar no GP da Malásia;
2) A Brawn só teve a vantagem que teve por correr em um circuito de características bem distintas dos demais, comparativo que já poderemos ter também no GP da Malásia.
Encosta na poltrona, essa temporada vai ser decidida só na última prova e com uns 3 pilotos disputando o título. Aguarde.
E eu ia te pedir um favor por conta da correria aqui, mas não deu tempo, então deixa pra lá (era pra falar, se vc gostasse dele, do Marvin Gaye, cujo assassinato ta completando hj 25 anos).
Mais tarde, eu faço isso no meu outro blog.
E já tá preparado pra enfrentar a sonolência da Malásia ou vc acha que esse ano será diferente?
Bjs
Já a corrida, espero que seja diferente do soporífero que foram os outros anos.
Abraço.