Águas chinesas não (re)movem meninos

Quando as imagens surgiram na tela e a pista estava molhada – para ser bonzinho – temi pelo pior. Esperava uma prova equilibrada, ainda que com leve favoritismo aos carros de Ross Brawn, e pensei que a chuva atrapalharia.
A largada, ainda sob a égide do safety car reforçou esta má impressão. Achei até que não agüentaria assistir a corrida que se avizinhava monótona. Ameaçando até neutralizar as vantagens e desvantagens da diferença de combustível nos tanques.
Alonso e a Renault de Flávio Briattore resolveram mudar a estratégia e por mais gasolina, só que foram traídos pela largada em movimento. O que na prática resultou em que o asturiano largou dos boxes e na ultima posição.

Porém, quando o Mercedão prateado apagou suas luzes e se recolheu aos boxes, o que se apresentou diante de nossos olhos foi um show.
Show de Sebastian Vettel, que sob temporais e pistas quase impraticáveis é um verdadeiro imperador.
Tocada segura, firme, elegante e principalmente: rápida.
Não foi nenhuma vez sequer ameaçado em seu reinado na pista chinesa. Imperou de ponta a ponta (se não contarmos as paradas de boxe) pelos carros da Brawn e por seu companheiro de equipe Mark Webber. Alias façamos um parêntese. Nesta prova choveu muito, e até onde saiba cangurus não são muito chegados à água, então excepcionalmente hoje, Webber será o ornitorrinco de treinos.
Vettel manteve a ponta e abriu. Atrás de si o ornitorrinco seguia firme como um fiel escudeiro.

1B e Button ficando um pouco mais para trás.
Então o inevitável acontece. 1B aparece na classificação atrás do inglês. Era questão de tempo, e que ninguém se engane se 1B se classificar algumas vezes na frente de Jenson. Era assim também na Ferrari e a história todo mundo aqui sabe como acaba. E vão argumentar que 1B erro a freada e passou reto na ultima curva do circuito, mas, insisto. Se não fosse ali seria nos boxes, ou mesmo em uma ordem do tipo: “Deixe passar pelo campeonato.”. Tem coisas que não mudam nunca.

A prova foi movimentadissima.
Enquanto esteve na pista, Felipe Massa fez uma corrida convincente e muito bonita, chegando a andar em quarto lugar. Devido a largar lá no fundão pode vir com quanta gasolina quisesse e se aproveitou disto, fazendo boas ultrapassagens. Mas foi traído por seu carro que apresentou segundo a equipe, um problema eletrônico. Por falar em ultrapassagens, que foram muitas, devemos fazer menção honrosa a Lewis Hamilton. Ele contribuiu e muito para as estatísticas com várias ultrapassagens, ainda que a grande maioria sobre Kimi Raikonen.
Kimi, aliás, que só não foi ultrapassado pelo carro de segurança. Os outros todos passaram por ele. Outro dado estatístico bem alimentado por Lewis foi o de rodadas e erros. Foram ao menos cinco.
Mais estatística? Nelsinho Piquet também contribuiu quebrando bicos e rodando sozinho. Assim o Piquet filho vai ter sua carreira na F1 abreviada. E pelo que tem mostrado não vai deixar saudades não... Briattore já deu sinais disto balançando a cabeça negativamente enquanto as câmeras o focalizavam.

Robert Kubica teve seu dia de Coulthard. Quase engatou seu carro na traseira da Toyota de Jarno Trulli. Fim de prova para o italiano, mas não para o polonês que ainda deu um jeito de aparecer com o carro completamente torto numa cena inusitada e inédita.
Louve-se a corrida maravilhosa do outro Sebastien, o Buemi, que conduziu sua Toro Rosso - a Red Bull paraguaia - até o fim, andando entre os pontuadores e terminando em oitavo. Este aos poucos mostra que é do ramo.

Ao fim a festa foi mesmo do alemãozinho das águas.Em segundo seu companheiro ornitorrinco, seguido pelo primeiro piloto da Brawn.
A chuva, que parecia que novamente atrapalharia o espetáculo até ajudou. Mas para nossa sorte não vai chover no Bahrein. Porque se cair água lá no deserto ai teremos toda a certeza do mundo que a F1 mudou de vez.
Até o clima.

Comentários

Marcelonso disse…
Mestre Groo,

Concordo que Vettel fez uma corrida fabulosa,mas faço um parenteses,a vitória passou pelas mãos de Button também,mas o Safety Car para recolher os pedaços de carro que estavam na pista após o acidente zerou tudo,ele já estava a 14s do segundo que era Barrichello neste momento.


abraço
Willian Freitas disse…
E a tranmissão brasileira louca pra ver o Barrichello passar o Button.

Pena pro Massa, vinha bem pra caramba. Ferrari iguala pior inicio da historia...
No ritmo que vai, Nelsinho cai fora antes da temporada europeia.
Loucos por F-1 disse…
O menino Vettel deu um verdadeiro debaixo de muita água. Venceu e convenceu, não dando chances aos adiversários. A Red Bull deu asas a seus pilotos e mereceu a primeira vitória com direito a dobradinha.

Groo, tira o Nelsinho lá da Fórmula 1, por favor. Não aguento mais ver esse mané tentando pilotar.

Abraço!

Leandro Montianele
Análise F1 disse…
Dá-lhe Groo!

1B seria a abreviação de "um banana"? rsrs. Incriível como o Rubens Barrichello sempre fica atrás do companheiro de equipe.

A Ferrari está com problemas ´graves. Pena o que aconteceu com o carro do Felipe e o desempenho do Kimi não me parceu normal...

Falando sobre outro assunto, o problema com a demora para abrir o blog "Análise F1" acabou ou continua?

Abração.
vainalousachefe disse…
eu quando vi a pista molhada pensei foi "oba! vai dar vettel com certeza!".

ah, e quando a BMW apareceu com o bico torto eu lembrei do Alan Prost.. ehehe
Marcos Antonio disse…
Vetel é um pilotaço! pra mim favorito ao título!(sim ,já!)e Barrica errou e não conseguiu mais acompanha ro Button, acho que no Bahrein será a última chance do Barrica passar o Button. Se não conseguir, vai fazer o que sabe de melhor!
Gil disse…
É, Groo, torçamos agora para que no Bahrein o sol volte a brilhar que a cota de chuva na F1 nesse primeiro semestre eu acho que já tá mais do que esgotada.
Bjs
Felipe Maciel disse…
Corrida louca, essa...
O Rubinho culpou os freios dessa vez. Já o Nelsinho nem tem mais desculpa direito, e o lha que ele é um cara criativo.

O Vettel mereceu a vitória, o garoto não vacila, pilota muito debaixo de chuva.
Já a Ferrari, quando pinta chance de pódio, dá no que dá. Não tem jeito, o início de temporada está sendo dos mais infernais pra Maranello.
Bruno disse…
Kubica tentando deixar o carro a sua cara, com aquele bico torto.
Nelsinho vai dando adeus a categoria, deve acontecer uma demissão em massa, já que o Bourdais também vem apanhando do estreante Buemi.
Corrida sensacional do Vettel.

1B, mais uma trapalhada.
Ferrari pisou na bola com o Massa.
Sutil quase belisca os pontos de novo.
Kovalainen fez uma boa prova, finalmente.

Abraço.
Anônimo disse…
Pô, se chover em pleno deserto, teremos certeza que o mundo em geral mudou de vez! hahaha

O bico torto do Kubica me lembrou o nariz do Prost. Triste perceber que minha mente busca associações ridículas como essa de forma quase automática =(

A tríade Piquet-Nakajima-Bourdais merecia ir pro pódio hoje. Fizeram as atuações mais bizarras dos últimos anos.

Se o Piquet não for demitido antes da metade do campeonato, a Fórmula-1 definitivamente não é um esporte sério.

E o Rubens Italiano, hein... é, "tem coisas que não mudam nunca", como vc disse.

Abraço!
Daniel Médici disse…
Olha que o GP do Qatar, na MotoGP, teve que ser adiado por causa da chuva... Num lugar onde chove 8 dias por ano!

Foi uma prova legal, mas não sei se a F1 está tão nova assim. A conferir semana que vem.
Anônimo disse…
Tadinho do Massinha, gente. O grande talento com carro ruim não marca pontos. Miséria de vida! Oh meu Deus!

Porque ele não troca de carro com o Nelsinho, né? Esse menino tem um foguete nas mãos, talvez o melhor carro do grid e não marca pontos, não é mesmo?

Olhem o Alonso! Fazendo maravilhas! Só 3 corridas e ele já tem fantásticos 4 pontos.

Prestenção, blogueiro! Que forma mais barata de jogar para a galera!

L'Observateur.
Felipão disse…
uahuauhauh

isso é verdade,,, O Raikkonen só não foi ultrapassado pelo safety car. O Trulli foi muito mal também, até por cima foi ultrapassado...
Ingryd disse…
infelizmente, digasse de passagem, concordo em genero numero e grau...
parece que pelo menosalguns dos velhos costumes da F1 continuam os mesmos...

muito bom o post, mais uma vez


bjooooos
Ron Groo disse…
L'Observateur. Jogar pra torcida? Logo eu? Ron Groo jogando para a torcida?
Logo se vê que você nunca leu meu blog, ou se leu não entendeu nada.
De tanto observar esqueceu de analizar e entender.
Primeiramente, obrigado pelo Feliz Aniversário!

Segundamente, corridão, mas acho que se fosse no seco a corrida poderia ser melhor. Estamos mal acostumados?

Terceiramente, abração, amigo!
GiglioF1 disse…
Ron,

Grandes surpresas...a chuva atrapalhou muitos os Brawn...mas ajudou Vettel que já mostrou que e Pato!!!

Abraco!!!