Quando as imagens surgiram na tela e a pista estava molhada – para ser bonzinho – temi pelo pior.
Esperava uma prova equilibrada, ainda que com leve favoritismo aos carros de Ross Brawn, e pensei que a chuva atrapalharia.
A largada, ainda sob a égide do safety car reforçou esta má impressão. Achei até que não agüentaria assistir a corrida que se avizinhava monótona. Ameaçando até neutralizar as vantagens e desvantagens da diferença de combustível nos tanques.
Alonso e a Renault de Flávio Briattore resolveram mudar a estratégia e por mais gasolina, só que foram traídos pela largada em movimento. O que na prática resultou em que o asturiano largou dos boxes e na ultima posição.
Porém, quando o Mercedão prateado apagou suas luzes e se recolheu aos boxes, o que se apresentou diante de nossos olhos foi um show.
Show de Sebastian Vettel, que sob temporais e pistas quase impraticáveis é um verdadeiro imperador.
Tocada segura, firme, elegante e principalmente: rápida.
Não foi nenhuma vez sequer ameaçado em seu reinado na pista chinesa. Imperou de ponta a ponta (se não contarmos as paradas de boxe) pelos carros da Brawn e por seu companheiro de equipe Mark Webber.
Alias façamos um parêntese. Nesta prova choveu muito, e até onde saiba cangurus não são muito chegados à água, então excepcionalmente hoje, Webber será o ornitorrinco de treinos.
Vettel manteve a ponta e abriu. Atrás de si o ornitorrinco seguia firme como um fiel escudeiro.
1B e Button ficando um pouco mais para trás.
Então o inevitável acontece. 1B aparece na classificação atrás do inglês. Era questão de tempo, e que ninguém se engane se 1B se classificar algumas vezes na frente de Jenson. Era assim também na Ferrari e a história todo mundo aqui sabe como acaba. E vão argumentar que 1B erro a freada e passou reto na ultima curva do circuito, mas, insisto. Se não fosse ali seria nos boxes, ou mesmo em uma ordem do tipo: “Deixe passar pelo campeonato.”. Tem coisas que não mudam nunca.
A prova foi movimentadissima.
Enquanto esteve na pista, Felipe Massa fez uma corrida convincente e muito bonita, chegando a andar em quarto lugar. Devido a largar lá no fundão pode vir com quanta gasolina quisesse e se aproveitou disto, fazendo boas ultrapassagens. Mas foi traído por seu carro que apresentou segundo a equipe, um problema eletrônico.
Por falar em ultrapassagens, que foram muitas, devemos fazer menção honrosa a Lewis Hamilton. Ele contribuiu e muito para as estatísticas com várias ultrapassagens, ainda que a grande maioria sobre Kimi Raikonen.
Kimi, aliás, que só não foi ultrapassado pelo carro de segurança. Os outros todos passaram por ele.
Outro dado estatístico bem alimentado por Lewis foi o de rodadas e erros. Foram ao menos cinco.
Mais estatística? Nelsinho Piquet também contribuiu quebrando bicos e rodando sozinho. Assim o Piquet filho vai ter sua carreira na F1 abreviada. E pelo que tem mostrado não vai deixar saudades não... Briattore já deu sinais disto balançando a cabeça negativamente enquanto as câmeras o focalizavam.
Robert Kubica teve seu dia de Coulthard. Quase engatou seu carro na traseira da Toyota de Jarno Trulli. Fim de prova para o italiano, mas não para o polonês que ainda deu um jeito de aparecer com o carro completamente torto numa cena inusitada e inédita.
Louve-se a corrida maravilhosa do outro Sebastien, o Buemi, que conduziu sua Toro Rosso - a Red Bull paraguaia - até o fim, andando entre os pontuadores e terminando em oitavo. Este aos poucos mostra que é do ramo.
Ao fim a festa foi mesmo do alemãozinho das águas.
Em segundo seu companheiro ornitorrinco, seguido pelo primeiro piloto da Brawn.
A chuva, que parecia que novamente atrapalharia o espetáculo até ajudou. Mas para nossa sorte não vai chover no Bahrein. Porque se cair água lá no deserto ai teremos toda a certeza do mundo que a F1 mudou de vez.
Até o clima.

A largada, ainda sob a égide do safety car reforçou esta má impressão. Achei até que não agüentaria assistir a corrida que se avizinhava monótona. Ameaçando até neutralizar as vantagens e desvantagens da diferença de combustível nos tanques.
Alonso e a Renault de Flávio Briattore resolveram mudar a estratégia e por mais gasolina, só que foram traídos pela largada em movimento. O que na prática resultou em que o asturiano largou dos boxes e na ultima posição.
Porém, quando o Mercedão prateado apagou suas luzes e se recolheu aos boxes, o que se apresentou diante de nossos olhos foi um show.
Show de Sebastian Vettel, que sob temporais e pistas quase impraticáveis é um verdadeiro imperador.
Tocada segura, firme, elegante e principalmente: rápida.
Não foi nenhuma vez sequer ameaçado em seu reinado na pista chinesa. Imperou de ponta a ponta (se não contarmos as paradas de boxe) pelos carros da Brawn e por seu companheiro de equipe Mark Webber.

Vettel manteve a ponta e abriu. Atrás de si o ornitorrinco seguia firme como um fiel escudeiro.
1B e Button ficando um pouco mais para trás.
Então o inevitável acontece. 1B aparece na classificação atrás do inglês. Era questão de tempo, e que ninguém se engane se 1B se classificar algumas vezes na frente de Jenson. Era assim também na Ferrari e a história todo mundo aqui sabe como acaba. E vão argumentar que 1B erro a freada e passou reto na ultima curva do circuito, mas, insisto. Se não fosse ali seria nos boxes, ou mesmo em uma ordem do tipo: “Deixe passar pelo campeonato.”. Tem coisas que não mudam nunca.
A prova foi movimentadissima.
Enquanto esteve na pista, Felipe Massa fez uma corrida convincente e muito bonita, chegando a andar em quarto lugar. Devido a largar lá no fundão pode vir com quanta gasolina quisesse e se aproveitou disto, fazendo boas ultrapassagens. Mas foi traído por seu carro que apresentou segundo a equipe, um problema eletrônico.

Kimi, aliás, que só não foi ultrapassado pelo carro de segurança. Os outros todos passaram por ele.

Mais estatística? Nelsinho Piquet também contribuiu quebrando bicos e rodando sozinho. Assim o Piquet filho vai ter sua carreira na F1 abreviada. E pelo que tem mostrado não vai deixar saudades não... Briattore já deu sinais disto balançando a cabeça negativamente enquanto as câmeras o focalizavam.
Robert Kubica teve seu dia de Coulthard. Quase engatou seu carro na traseira da Toyota de Jarno Trulli. Fim de prova para o italiano, mas não para o polonês que ainda deu um jeito de aparecer com o carro completamente torto numa cena inusitada e inédita.
Louve-se a corrida maravilhosa do outro Sebastien, o Buemi, que conduziu sua Toro Rosso - a Red Bull paraguaia - até o fim, andando entre os pontuadores e terminando em oitavo. Este aos poucos mostra que é do ramo.
Ao fim a festa foi mesmo do alemãozinho das águas.

A chuva, que parecia que novamente atrapalharia o espetáculo até ajudou. Mas para nossa sorte não vai chover no Bahrein. Porque se cair água lá no deserto ai teremos toda a certeza do mundo que a F1 mudou de vez.
Até o clima.
Comentários
Concordo que Vettel fez uma corrida fabulosa,mas faço um parenteses,a vitória passou pelas mãos de Button também,mas o Safety Car para recolher os pedaços de carro que estavam na pista após o acidente zerou tudo,ele já estava a 14s do segundo que era Barrichello neste momento.
abraço
Pena pro Massa, vinha bem pra caramba. Ferrari iguala pior inicio da historia...
No ritmo que vai, Nelsinho cai fora antes da temporada europeia.
Groo, tira o Nelsinho lá da Fórmula 1, por favor. Não aguento mais ver esse mané tentando pilotar.
Abraço!
Leandro Montianele
1B seria a abreviação de "um banana"? rsrs. Incriível como o Rubens Barrichello sempre fica atrás do companheiro de equipe.
A Ferrari está com problemas ´graves. Pena o que aconteceu com o carro do Felipe e o desempenho do Kimi não me parceu normal...
Falando sobre outro assunto, o problema com a demora para abrir o blog "Análise F1" acabou ou continua?
Abração.
ah, e quando a BMW apareceu com o bico torto eu lembrei do Alan Prost.. ehehe
Bjs
O Rubinho culpou os freios dessa vez. Já o Nelsinho nem tem mais desculpa direito, e o lha que ele é um cara criativo.
O Vettel mereceu a vitória, o garoto não vacila, pilota muito debaixo de chuva.
Já a Ferrari, quando pinta chance de pódio, dá no que dá. Não tem jeito, o início de temporada está sendo dos mais infernais pra Maranello.
Nelsinho vai dando adeus a categoria, deve acontecer uma demissão em massa, já que o Bourdais também vem apanhando do estreante Buemi.
Corrida sensacional do Vettel.
1B, mais uma trapalhada.
Ferrari pisou na bola com o Massa.
Sutil quase belisca os pontos de novo.
Kovalainen fez uma boa prova, finalmente.
Abraço.
O bico torto do Kubica me lembrou o nariz do Prost. Triste perceber que minha mente busca associações ridículas como essa de forma quase automática =(
A tríade Piquet-Nakajima-Bourdais merecia ir pro pódio hoje. Fizeram as atuações mais bizarras dos últimos anos.
Se o Piquet não for demitido antes da metade do campeonato, a Fórmula-1 definitivamente não é um esporte sério.
E o Rubens Italiano, hein... é, "tem coisas que não mudam nunca", como vc disse.
Abraço!
Foi uma prova legal, mas não sei se a F1 está tão nova assim. A conferir semana que vem.
Porque ele não troca de carro com o Nelsinho, né? Esse menino tem um foguete nas mãos, talvez o melhor carro do grid e não marca pontos, não é mesmo?
Olhem o Alonso! Fazendo maravilhas! Só 3 corridas e ele já tem fantásticos 4 pontos.
Prestenção, blogueiro! Que forma mais barata de jogar para a galera!
L'Observateur.
isso é verdade,,, O Raikkonen só não foi ultrapassado pelo safety car. O Trulli foi muito mal também, até por cima foi ultrapassado...
parece que pelo menosalguns dos velhos costumes da F1 continuam os mesmos...
muito bom o post, mais uma vez
bjooooos
Logo se vê que você nunca leu meu blog, ou se leu não entendeu nada.
De tanto observar esqueceu de analizar e entender.
Segundamente, corridão, mas acho que se fosse no seco a corrida poderia ser melhor. Estamos mal acostumados?
Terceiramente, abração, amigo!
Grandes surpresas...a chuva atrapalhou muitos os Brawn...mas ajudou Vettel que já mostrou que e Pato!!!
Abraco!!!