Bahrein, enfim uma corrida normal dentro da nova ordem

Justiça? Não...
Não é esta a palavra para definir a vitória de Jenson Button no GP do Bahrein, mas, se perguntarem se foi justa, aí sim.
Foi justa.
Ele não foi o melhor em nenhum treino do fim de semana, ficando atrás até da Williams de Nico Rosberg nos treinos de Sexta. E atrás das duas Toyotas no Sábado. Porém quando valia mesmo, foi perfeito. Justiça talvez fosse uma vitória de Vettel. Um monstro no treino oficial, que só ficou atrás dos surpreendentes carros japoneses por conta da estratégia de pouco peso.
Ou será que alguém em sã consciência pensou mesmo que Trulli e Glock repentinamente desabrocharam como pilotos espetaculares?
Óbvio que não. Como diz aquele velho ditado popular: Pau que nasce torto...
E para ratificar o dito ainda tem o 1B que foi exatamente igual ao que ele sempre faz.

A largada foi limpa, e pela primeira vez este ano tivemos uma corrida “normal”.
Isto se levarmos em conta a nova ordem estabelecida.
Timo Glock - mais leve – saltou a frente do companheiro de equipe e os dois abriram, mas, era uma vantagem efêmera.
O alemão parou na volta doze e logo na seguinte foi a vez do italiano.

Atrás dos factóides japoneses, Hamilton, que havia ultrapassado Vettel, chegou até a superar Jenson Button, mas antes mesmo de terminarem a primeira volta já estava de volta à quarta posição.
Quem largou mal mesmo -de novo- foi 1B, que juntamente com Kimi Heineken foram responsáveis diretos pela péssima prova de Felipe Massa. Os dois trapalhões sanduicharam Felipe. E um toque do companheiro de equipe – involuntário e sem chances de evitar, diga-se - quebrou uma das asas dianteiras da Ferrari numero três.
Massa teve que ir aos boxes trocar o bico e de lá voltou apenas para cumprir tabela pista do deserto. Terminou a corrida longe da zona de pontos e acaba aqui também sua participação neste relato. Ainda zerado na tabua de pontos.

Após a primeira bateria de reabastecimentos e troca de pneus a verdade da prova foi estabelecida.
Jenson tomou a ponta para não mais perder, seguido por Vettel, Trulli, Hamilton e outros menos cotados.

1B nos deu mais do mesmo. Não conseguiu alcançar o companheiro de equipe e nem fez jus a regularidade de seu carro. Chegou a ser o mais rápido na pista em algumas voltas, mas uma inexplicável parada de boxe adiantada tirou qualquer possibilidade de luta por pódio.
Alguns vão dizer que foi uma mudança de estratégia equivocada. Outros vão dizer que a Brawn começou a sacanear o brasileirinho.
Eu vou dizer apenas que este é o 1B que o mundo se acostumou a ver.
Digam se estou exagerando?
Sem contar a patética reclamação feita para a câmera on board quando não conseguia ultrapassar Nelsinho Piquet.
O que ele queria? Que Piquetzinho mostrasse respeito por um grosso mais velho que ele e abrisse passagem, cedendo assim uma ótima sétima posição? Vai pra casa 1B, envergonha mais a gente não. Deveria aproveitar a onda de filhos do presidente/ex padre lá do Paraguai e pedir reconhecimento. Assim passaria a ser piloto paraguaio e toda sua carreira até hoje passaria a fazer sentido.

No frigir dos ovos foi uma prova mediana.
Houve sim as emoções do inicio da prova e só.
Dos outros - quem diria - destaque negativo para as BMW e principalmente Robert Kubica que esteve irreconhecível.
Muito reconhecível estiveram minhas queridas Williams, ou seja, foram péssimas durante toda a corrida. Cabendo ao mais barricheliano dos japoneses, Kazuki Nakajima, a duvidosa honra de ser o único piloto a abandonar a prova.
Destaque também, e positivo, para a umpla de pilotos da Mclata. Lewis mostrou que ainda é o grande piloto de sempre e que a equipe reagiu.De qualquer forma, melhor para Jenson e sua equipe, que lideram com folga os campeonatos de pilotos e construtores.
Aos outros - leia-se Ferrari - resta trabalhar para que na perna européia que começa no próximo GP a diferença para os ponteiros diminua e o equilíbrio se estabeleça um pouco mais no campeonato.
A continuar assim Button leva o titulo logo, logo...
E isto seria péssimo para quem, como nós, amamos este esporte.
Que venha a Espanha, com sua pista meio monótona e suas paellas ultra perigosas.

Comentários

Anselmo Coyote disse…
Groo,
Você exagerou.
O vídeo mostra claramente Massa jogando o carro p/cima da roda direita traseira do Kimi, quase estragando a corrida do finlandês, quando este curvava à direita. foi uma pastelada para fugir do Rubinho que estava à direita.
O próprio Massa falou que foi “coisa normal de corrida” (forma melhor de minimizar o próprio erro).
Se o Piquet não tinha que sair para o Barrichelo passar, o Kimi e o Barrica também não tinham que sair para o Massa, que entrou onde não cabia.
Quanto ao Piquetzinho, vc não quis falar, claro. Mas ele fez uma corrida e tanto.
É só assistir ao vídeo, Groo, calmamente.
Abs. Groo.
Groo, ótimos comentários sobre a prova....mas o coitadinho do 1B foi prejudicado pela equipe, creio exista um complô para favorecer o Button...acho que é coisa de ingleses, tipo assim: mais um brasileiro campeão do mundo nós não aguentamos ! Não querem deixar um brasileirinho vencer...uhuauhuauhua MAS IRÃO MANDAR ELE PARA O ESPAÇO DE QUALQUER JEITO....a do bispo paraguaio é muito boa.
Ron Groo disse…
Anselmo, eu vi sim, o Massa estava encurralado e para não bater no 1B tocou com o Heineken, não é patriotada não, é que não consegui verbalizar direito na hora.
Obrigado pela correção.
Já quanto ao Nelsinho o que ele precisa é pontuar, ir ao Q3, ficar uma vez ou outra na frente do Alonso.
Fazer estes brilharecos ai não vão ajudar o filho do Piquet não.
Mas Valeu Anselmo.
Gil disse…
E o Button disse que a Red Bull já é melhor que a Brawn. Vejamos no que isso influenciará as próximas provas. Eu espero que elas não sejam tão chatas quanto a de ontem. Sobre o Barrichello, eu acho que burraram com ele mesmo, mas assim... eu costumo dizer que a sorte dele na F1 foi toda lançada (e pra ele Graças a Deus) naquele acidente em Ímola. O estoque acabou ali. Ele não vai passar do que já é, infelizmente. Merecia coisa melhor por ser boa gente, mas putz... que sina desgraçada!!!
Felipão disse…
A Toyota tá com problema de consumo de pneus. Só nao entendi pq largaram de tanque vazio, se iam usar duro no começo. Pra aparecer na TV???
Anônimo disse…
Ron Groo,

Parabéns pelo o Blog e pelos artigos!
Ok, eles não são espetaculares, mas
acredito que os pilotos da Toyota são capazes de vencer corridas.
E realmente Kazuki Nakajima é o mais fraco piloto de F-1 atualmente.
Groo, cada pole e vitória da TOYOTA custou U$ 1,65 bilhão de dolares...a Honda custou menos e saiu na hora certa....AQUELES CARROS DA BRAWN PINTADOS DE BRANCO SÃO RIDICULOS.....extremamente feios.
Willian Freitas disse…
''1B'' já toma 12 pontos do companheiro, creio que mais três corridas acabam com suas chances.

Ferrari pontuou, mas ainda continua em penúltima nos Construtores.

Que venha a Espanha??

Abraço!
Fábio Andrade disse…
Não sei se chega a ser um exagero. Eu também me pus a criticar o Barrica ontem, mas não dá pra negar que a estretégia assassinou qualquer chance dele na corrida.

O episódio com o Nelsinho me pareceu algo menor, mesmo que também tenha ficado um tanto quanto irritado com o 1B. O que ele queria? Que o Piquetzinho estacionasse como Barrichello fez na Áustria em 2002?

Enfim, uma corrida morna. E Barcelona deve ser ainda mais chato =p
Bruno disse…
A prova marcou a resposta da Brawn a todas as desconfiaças com um ritmo de corrida fenomenal. Sem nenhum alarde, o inglês vai ficando com o caneco.
Lamentável aquela cena do 1B, incrivelmente eu cheguei a torcer para o Nelsinho, que não fez um primor de corrida (com aquele carro é impossível) mas começa a, pelo menos, permanecer na pista e sair do Q1.
Se na Williams falta piloto, na BMW está faltando o carro rápido. Triste início.

Muito bom o programa ontem, Groo. Saiu tudo certinho e foi bom ouvir sua torcida ao chamar a entrevista do 1B...uahauhauha.
Abraços.
Daniel Médici disse…
Se Alonso fizer o que fez no Bahrein lá em Barcelona, já terá sido uma corrida boa demais para os padrões espanhóis...
Net Esportes disse…
Eu confesso que cheguei a pensar que o Brawn viajou ao chamar o Barrichello mas já estava programado três paradas mesmo, um absurdo que só não foi maior do que reclamar do Nelsinho, que insanidade achar que o Nelsinho tinha que sair da frente...... aacho que o ele finalmente viu que não consegue acompanhar o Button e surtou de vez..... eu até tentei torcer esse ano mais uma vez pra ele e ral mas to quase desistindo !!!!!
Luis Orsolon disse…
" Assim passaria a ser piloto paraguaio e toda sua carreira até hoje passaria a fazer sentido."

hahahahahahaha... mas que maldade!!!

Abraços
Ingryd disse…
não concordo com tudo mas em boa parte.
e concordo com o tal "Jobson" aí, acredito que os pilotos da Toyota sejam capaz de vencer corridas sim, não são um exagero de talento e competencia, mas fazem o deles e sabem do riscado...


bjoooos
Análise F1 disse…
Já faz uns 5 anos que eu torço para ser o último de Barrichello.

Até quando vamos ter que vê-lo em pista?
Caro Groo:

Adorei a sugestão: Rubens Barrichello Lugo, o pangaré paraguaio.
Marcelonso disse…
Mestre Groo,


Button deu mostras que tem sangue de campeão,venceu mesmo quando não tinha todo aquele equipamento nas mãos,soube forçar quando precisou,andou rápido quando necessário,enfim fez o que tinha que fazer.

Tudo bem que a Toyota não tem piloto com cacoete de vencedor,mas quando calçou pneus duros nos dois carros rasgou o bilhete premiado.

1B continua o mesmo,sempre arrumando desculpa.

E para finalizar,Barcelona vai ser a prova dos nove para ver o quanto realmente mudou a F1,porque as corridas são sempre chatas nesta pista.

abraço
Anônimo disse…
Discordo do Anselmo. O Barrichello largou muito mal, já ensanduichou o Massa contra a parede ainda na grande reta, abrindo uma avenida para o Raikkonen, e na primeira curva continuou espalhando, deixando Massa sem traçado nenhum e espremendo-o contra o finlandês, que vinha na dele e não fez nada demais. Acidente normal de corrida, como disse o Massa.

O Barrichello é simplesmente ridículo. Sua pilotagem está longe de ser ridícula, embora não seja brilhante. O que o torna ridículo é sua mentalidade pobre e suas declarações mais pobres ainda. Se ele quer brincar de sorte ou azar, que vá brincar em um daqueles maravilhosos casinos australianos. Deveria ter ficado por lá, aliás.

Ah, e paellas não são nada perigosas! São muito boas! hahaha

Abraço!
PC disse…
Muito triste a situação do Barrica. É o estereotipo do brasileiro mesmo: reclama de tudo e de todos, agride com palavras, xinga todo mundo mas não toma atitude que possa modificar o estado das coisas. Deprimente. Se não tem o que falar, pergunta as horas, bolas... A melhor piada é dele mesmo: "não ando bem porque tenho problemas nos freios". Essa é demais.