Chatice, tradição espanhola

A Espanha mostrou que em matéria de corridas de F1 é a mais tradicional de todas as etapas.
Fez a sua tradicional corrida chata.
Nada que desabone a festa de Jenson Button e nem a regularidade de 1B com seu segundo lugar tão tradicional quanto a chatice da corrida espanhola.
E agora? Qual vai ser a desculpa? Se é que tem.
Tem gente que é talhado para campeão. Button não é, pode até ser e muito provavelmente será. Mas está com sorte e trabalhando duro.
Já 1B é o cara da segunda posição, e provou isto hoje. De novo.

Abro aqui uma campanha.
Vamos aproveitar a onda da reforma ortográfica e pedir a revisão dos dicionários.
Manteríamos a definição de "Segundo" trocando apenas o verbete para "Barrichello".Ficaria assim:
Barrichello: Num. Numa série, indica a posição correspondente ao número dois. / Adj. De qualidade inferior, secundário: artigos de segunda ordem. / Fig. Semelhante, rival; cópia.
Dá próxima vez em que alguém pensar em dizer que pego muito no pé de 1B, vai ter de rever os conceitos.
O cidadão está cada vez mais dando razão aos críticos e detratores.
E para aqueles que dizem que fora do Brasil ele é muito querido e respeitado, eu recomendo que peçam para que ele se naturalize. Seja na Inglaterra; Itália, Austrália, Arzebaijão ou Butão, já que o Paraguai já se manifestou contra sua ida para lá.

Mas voltemos à corrida.
O melhor dela foi a largada.
Tanto pela brilhante ultrapassagem de Massa em Vettel, quanto à “visita da saúde” de 1B em cima do dono da festa.
Não se pode negar que foram manobras bonitas, daquelas que gostamos de ver, mas, que no fim da prova, infelizmente para um e normalmente para outro, não deu em nada.
A outra “emoção” da largada foi o strike em duas partes que acabou com a prova de quatro pilotos ainda na primeira curva.
Trulli - que quando a gente espera muito decepciona e quando não temos expectativa nenhuma sempre bate o carro – foi levemente tocado muito possivelmente por Alonso e foi passear na brita e voltou, involuntariamente diga-se, começando ai a seqüência: Um Bastião da Toro freou e o outro o usou como rampa de decolagem, arrancando os dois da prova.
Adrian Sutil que já havia errado a freada veio da área de escape acertando o bico da Toyota do paspalhão de uma ova italiano.
Um dos carros da Williams teve de trocar o bico e então poderíamos dizer aqui que a corrida acabou. Daí em diante foi uma volta aos tempos da estratégia se sobrepondo à pilotagem.
A contagem irritante de décimos de segundo para saber se Massa perderia a posição nos boxes para Sebastian Vettel ou se 1B manteria-se na frente de Button com a segunda parada.
A narração oficial carregava nos “se” e nas figuras de linguagem ridículas como: “Senta a bota 1B”. Ou na gravidez da senhora Massa, repetindo “ad nauseun” que: “Felipinho vem aí!”.
Sem contar o tal “simulador de corrida” que a equipe de Ross teria em seu pitwall, e que também serviria como aparelho de previsão do futuro.
Segundo a narração global o engenheiro teria dito a 1B: “-O simulador aqui diz que já estamos na frente do Button!”.
A narração oficial até comemorou!

Então o golpe de misericórdia naquela patriotada toda começa a ser dado.
Primeiro a mudança de estratégia dentro da Brawn.
Com apenas duas paradas – contra três de 1B - Button assume a ponta da corrida para não perder mais.
Depois foi a vez de Felipe Massa receber dos boxes a notícia de que a equipe tinha errado nos cálculos e que, se mantivesse o ritmo de corrida não teria combustível para chegar ao fim.
“-O que você quer que eu faça então”? – disse ele.
O engenheiro não sabia. Massa então tirou o pé e permitiu a passagem de Vettel e logo mais a frente também de Fernando Alonso.
Numa imagem bisonha, ridícula e indigna de um piloto como Felipe e da história e tradição da Ferrari.
Porém muito comum e compreensível até se olharmos quem é o chefe da equipe. Prova surpreendente mesmo só a de Mark Webber. No fim a vitória de Button acabou justa. Chata é verdade, mas justa.Esta foi a prova espanhola, mantendo todas as suas tradições:
Corrida chata; 1B em segundo e a Ferrari errando demais.
Haja saco, pior só a paella.

Comentários

Vc tem razão a estratégia escolhida pelo 1B ou sua equipe não foi a melhor....andou bem, fez ótimas voltas, mas a gente quer a vitória e essa não vem. O Piquet/Pimpolho/Pentelho como sempre não fez absolutamente nada. A Ferrari parece errou na estratégia do Massa e comprometeu toda a corrida dele, mas não ví muita EVOLUZIONE na macquina rossa.
Mais uma prova com pouquissímas emoções....
Anônimo disse…
Belo post,
Gostei do strike, e Rubens ainda se diz surpreso com Button!
Loucos por F-1 disse…
O corrida foi bem chatinha mesmo. É incrível como o 1B consegue sempre chegar em segundo. Achei uma definição melhor, Groo. Vasco+Barrichello=segundo ... hahahha

Abraços!

Leandro Montianele
Felipão disse…
E o pior, Ron, que essa é a corrida que abre para as provas monótonas. A verdade é uma só, as equipes caminham para uma mesma vertente, decidindo tudo, novamente, na estratégia...
ah groo... nem foi taaaao chatan assim...

Mas a Ferrari.. sem comentarios.. cabeças teram q rolar realmente...

abs!
Guilherme disse…
É Groo, foi um GP chato mesmo!

Mas quanto à polêmica sobre B1 a história é a seguinte:

No início da temporada a Brawn GP tinha uma certeza, uma dúvida, um medo e uma tranquilidade:

A Certeza: Temos o melhor carro do grid;
A Dúvida: Até quando teremos o melhor carro do grid;
O Medo: Se nossos dois pilotos dividirem as vitórias nesse período de supremacia, poderemos ter problemas lá no fim da temporada;
A Tranquilidade: O Rubinho é um dos pilotos e vai entender que a equipe não pode ser prejudicada.

Ninguém conhece o 1B melhor que o Ross Brawn... ninguém mesmo, nem os pais dele, nem a mulher dele e nem o próprio Rubinho.

Grande Abraço!
Unknown disse…
eu não esperava muito da corrida mesmo. o circuito é bom... para moto GP.

mesmo aquele accidente da saida não foi muito legal, mais pelo menos foi uma coisa para asitir

confeso que de momentos teve vontade de tirar o volume da TV, em especial quando repetiam por décima vez a história do simulador do futuro... até parecia propaganda de TERMINATOR.

e o filho de Felipe, john connor, vai vingar o pai, jeje...
Willian Freitas disse…
1B?! Já era! Vai dar Button e ninguém segura!

A Ferrari tá de palhaçada! Ri muito hoje.

:|

Abraço!

Que venha Monaco! Aí a Ferari esquece de colocar os pneus no carro.
Luis Orsolon disse…
E Barrichello já está criando uma conspiração contra ele na Brawn GP...
Eu juro que me esforço para gostar dele... mas chora demais!
Net Esportes disse…
Hoje eu discordo totalmente, acho que o Rubihno foi muito bem e muito rápido todo o final de semana, um 'erro' deixou ele mais pesado no grid e largando em terceiro .... mas ele foi excepcional na largada e assumiu a ponta ..... aí os caras inventam três paradas pra ele e duas para o Button ..... sacanagem total .... ele deram preferência para o líder, eles tem o direito até, mas acho que ta muito cedo ainda... apenas na quinta corrida .... e o Rubinho provou que merecia vencer hoje .....


imaginei que você fosse dar uma colher de chá pra ele hoje !!!!!!!
Daniel Médici disse…
Pode ser sadismo, mas achei a corrida interessante, a começar pelo acidente na primeira volta. É a prova cabal de que a prova foi disputada sob asfalto, não sob trilhos.
Bruno disse…
Não teve muita disputa, tudo se resumiu ao décimos e as sentadas de bota do 1B. Guerra nos cronômetros. O carro da Brawn segue imbatível, nem é ameaçado pelos outros times, um campeonato totalmente a parte, onde o Button é o primeiro piloto e caminha rumo ao caneco.
Ross caprichou nas estratégias. Um Gênio.
Abraços.
Anônimo disse…
Não critica a paella =(

Concordo com tudo o que você disse. E digo mais: você viu qual é a nova do Galvão Bueno? Chamar o difusor duplo de "túnel de vento" - ele repetiu isso umas 400 vezes, se somarmos a classificação e a corrida. Que cara chato, pelamor. A boca dele só não é maior que a de Barrichello, mesmo.