Incontestável.
Mônaco é Wembley da F1, charmoso, histórico e cheio de glamour.
E assim como os jogos da seleção inglesa em seu principal palco, as corridas lá não se conta pelas emoções e sim pela importância.
Incontestável.
Jenson Button venceu em Mônaco, e isto não é pouco, ainda mais da forma como venceu.
Largou na pole, liderou a corrida de forma consistente e convincente. Não foi ameaçado por um instante sequer.
Quer pelo segundo no grid de largada Kimi Heineken que pelo segundo na chegada o já tradicional naquela posição 1B.
Então antes do resumo da corrida um resumo da vitória de Jenson Button.
Apagam-se as luzes, largaram: Button contorna a Saint Devote em primeiro.
Bandeira quadriculada: Jenson Button vence o GP de Mônaco de 2009.
Então quer dizer com isto que a corrida foi chata?
Não! De forma alguma, Mônaco é sempre Mônaco e se há muito as configurações de aerodinâmica não permitem ultrapassagens – fáceis - nas ruas do Principado nunca se traduziu em prova chata.
A plasticidade das imagens por si só já compensaria a mais de hora e quarenta de prova.
Mas ainda tivemos mais.
Tivemos o que muitos chamarão de erro de Felipe Massa ao tentar ultrapassar Sebastian Vettel na chicane do fim do Túnel.
Mas ora!
Não era para isto que estariam ali aqueles vinte carros? Para tentar ultrapassar uns aos outros?
Os grandes monstros da categoria já não provaram que com coragem e ousadia é sim possível fazer ultrapassagens ali?
Que custava ao Felipe tentar? Em minha opinião fez o que dele se esperava.
Se deu certo ou não é outra questão e eu não pretendo viabilizar este debate.
Aplaude-se a coragem e ousadia e pronto.
Aplaude-se também – veja só – a manobra de coragem de 1B que num belo salto ganhou na largada a posição de Kimi Heineken.
"Ah, mas os pneus da Ferrari; mas a má largada do finlandês bebedor; mas o lado sujo da pista..."
Tem uma porção de “mas”. Porém o único que importa desta vez é: “Mas o boquirroto largou bem e mereceu o segundo lugar”.
Bola fora para a Red Bull de Vettel que o deixou na mão já na largada quando se esperava muito mais do alemãozinho por estar extremamente leve.
Esteve estranhamente lento segurando um pelotão enorme atrás de si e acabou abandonando após uma batida boba.
Bola forissíma para os McLatas.
Enquanto Lewis sofria nas ultimas posições fazendo o que o circuito lhe permitia, Kovaleinen mostrou por que é tão criticado. Se as coisas forem sérias lá pelos lados de Wokking, para o ano que vem estará à disposição uma vaga em seus carros.
E bola pra lá de fora para Sebastien Buemi, que de tanto ouvir falar sobre um dos predicados da beleza brasileira e resolveu conferir se era mesmo verdade enchendo a traseira do Renault de Nelsinho Piquet.
Das duas uma: Ou Buemi não foi avisado que apenas as mulheres brasileiras são admiradas pelas suas retaguardas e não os homens, ou, ele joga no time do Ralf Schumacher... Do Nico Rosberg e tal...
Bem não cabe a ninguém julgar. Cada qual, cada qual....
Mais uma vez uma prova bem razoável de Mark Webber que acabou na quinta posição.
A corrida fortaleceu a posição de primeiro piloto de Jenson Button e deu a ele o que faltava em termos de respeito por sua carreira.
Vencer da maneira que venceu e com o campeonato que vem fazendo faz dele um nome para não ser esquecido na galeria de vencedores desta prova.
Jenson agora pode encerrar a carreira no fim do ano, ao que parece com o titulo no bolso, e não se sentir um Olivier Panis, por exemplo.
Salve Jenson, que apesar do tempo de carreira na F1, deixou de ser menino para ser homem. E pelas circunstâncias de sua vitória ser “o” homem!
Incontestável.
Mônaco é Wembley da F1, charmoso, histórico e cheio de glamour.
E assim como os jogos da seleção inglesa em seu principal palco, as corridas lá não se conta pelas emoções e sim pela importância.
Incontestável.

Largou na pole, liderou a corrida de forma consistente e convincente. Não foi ameaçado por um instante sequer.
Quer pelo segundo no grid de largada Kimi Heineken que pelo segundo na chegada o já tradicional naquela posição 1B.
Então antes do resumo da corrida um resumo da vitória de Jenson Button.
Apagam-se as luzes, largaram: Button contorna a Saint Devote em primeiro.

Então quer dizer com isto que a corrida foi chata?
Não! De forma alguma, Mônaco é sempre Mônaco e se há muito as configurações de aerodinâmica não permitem ultrapassagens – fáceis - nas ruas do Principado nunca se traduziu em prova chata.
A plasticidade das imagens por si só já compensaria a mais de hora e quarenta de prova.
Mas ainda tivemos mais.
Tivemos o que muitos chamarão de erro de Felipe Massa ao tentar ultrapassar Sebastian Vettel na chicane do fim do Túnel.
Mas ora!
Não era para isto que estariam ali aqueles vinte carros? Para tentar ultrapassar uns aos outros?
Os grandes monstros da categoria já não provaram que com coragem e ousadia é sim possível fazer ultrapassagens ali?
Que custava ao Felipe tentar? Em minha opinião fez o que dele se esperava.
Se deu certo ou não é outra questão e eu não pretendo viabilizar este debate.
Aplaude-se a coragem e ousadia e pronto.
Aplaude-se também – veja só – a manobra de coragem de 1B que num belo salto ganhou na largada a posição de Kimi Heineken.
"Ah, mas os pneus da Ferrari; mas a má largada do finlandês bebedor; mas o lado sujo da pista..."
Tem uma porção de “mas”. Porém o único que importa desta vez é: “Mas o boquirroto largou bem e mereceu o segundo lugar”.
Bola fora para a Red Bull de Vettel que o deixou na mão já na largada quando se esperava muito mais do alemãozinho por estar extremamente leve.
Esteve estranhamente lento segurando um pelotão enorme atrás de si e acabou abandonando após uma batida boba.

Enquanto Lewis sofria nas ultimas posições fazendo o que o circuito lhe permitia, Kovaleinen mostrou por que é tão criticado. Se as coisas forem sérias lá pelos lados de Wokking, para o ano que vem estará à disposição uma vaga em seus carros.

Das duas uma: Ou Buemi não foi avisado que apenas as mulheres brasileiras são admiradas pelas suas retaguardas e não os homens, ou, ele joga no time do Ralf Schumacher... Do Nico Rosberg e tal...
Bem não cabe a ninguém julgar. Cada qual, cada qual....

A corrida fortaleceu a posição de primeiro piloto de Jenson Button e deu a ele o que faltava em termos de respeito por sua carreira.
Vencer da maneira que venceu e com o campeonato que vem fazendo faz dele um nome para não ser esquecido na galeria de vencedores desta prova.
Jenson agora pode encerrar a carreira no fim do ano, ao que parece com o titulo no bolso, e não se sentir um Olivier Panis, por exemplo.
Salve Jenson, que apesar do tempo de carreira na F1, deixou de ser menino para ser homem. E pelas circunstâncias de sua vitória ser “o” homem!

Comentários
belissima corrida, cheia de situações e com um monte de pilotos mostrando coragem
Abração!
abs!
E O Buemi, não tá perdoando ninguém!
"O Buemi é feio e bobo e quase machucou meu pescoço, buaaa".
Tinha que criticar mesmo, mas o modo que ele falou foi demais...
E agora já não basta o Marcão chamando ele de muso, você joga o cara para o time do Rosberg, Ron?
Aos poucos, vai todo mundo se voltando contra o cara...
O cara não travou pneus. Não atacou demais a zebra. Não deu uma raspada de leve no muro. Não virou nenhuma volta acima ou abaixo do normal.
O próprio Barrichello admitiu: "O Schumacher até cometia alguns erros. O Button, nem isso."
Cara, sorte que ele tem 29 anos. Se ele pegar um carro desse nível nos próximos cinco, vai ser tricampeão. Por que olha... hoje foi brincadeira.
Ele faz tudo o que é difícil parecer fácil, e eu só conheci um piloto com essa capacidade. O mesmo que "até errava", segundo Barrichello.
PS. muitíssimo obrigado por se comentário sobre as 500 milhas, é exatamente assim que eu penso também .... corrida fantástica também, ontem foi o dia do automobilismo.....
Mônaco é mesmo tudo isso que você disse mas que assistir a corridas lá é um saaaaaaaaaaaaaaco, isso é. Primeira vez no ano que cochilei durante uma corrida.
Não tem como errar também, ninguém o pressiona. Corre na frente e tem um escudeiro logo atrás.
Será que o Nelsinho ganhou um afago da Mariana, faltou só pedir colinho: "Hunf, quase machuquei meu pescoço."
Abraços.
Tomara que a Ferrari continue evoluindo pra quem sabe lutar de novo pelas vitórias.
A plasticidade das imagens é que valeram nessa corrida,um circuito tradicional,repleto de história em cada cm de asfalto,mas prefiro quando os pilotos estão em dias ruins,e a chuva aparece.
Dessa vez tirando o inicio da prova,o resto foi um tédio.
Para se ter uma idéia na metade da corrida comecei a escrever alguns pitacos e fora a batida do Naka-san,nada mudou.
abraço
E as tentativas são sempre bem vindas. Massa que o diga.
Qanto ao resultado final, me parece que a Brawn encontrou a fórmula perfeita para as vitórias: Barrichello acerta o carro, Button corre.
O Schumacher pode perder vários recordes pro inglês:
Pontos na mesma temporada: 148 (2004) - de 180 possíveis, ou seja, 82,2%
Vitórias na mesma temporada: 13 (2004) - em 18 GPs, ou seja, 72,2% de vitórias
Vitórias seguidas numa temporada: 7 (2004)
Título mais rápido: 2002 (foi campeão em Julho com seis corridas de antecedência)
Título com maior vantagem de pontos: 77 (2002)
Já estou torcendo pelo Button só por isso... desbancar o alemão!
Abraços!!!