Valência - Pista bonita, corrida sem graça

Quem assistiu Forrest Gump deve se lembrar da cena:
O personagem de Tom Hanks está correndo a pé e cruzando o país, sem propósito definido, apenas por correr.
Mas seu ato vai mobilizando as pessoas que assistem e muitos vão correndo com ele, de repente um publicitário emparelha e inicia uma conversa.
Um pouco à frente o publicitário salta assustado enquanto Forrest mantém o passo e o dialogo é o seguinte:
-Hei! Você não viu?
-Sim eu vi...
-Então porque pisou?
-Às vezes acontece!
Um pouco depois o publicitário aparece ganhando muito dinheiro com a venda de uma camiseta com os dizeres: “Merda! Às vezes acontece!”. Explicado isto vamos à corrida.
Como suspeitava e tinha dito abertamente no programa ao vivo da RoB, Valência é mesmo a corrida mais chata do ano.
Não houve uma ultrapassagem sequer que não tivesse sido facilitada por quebra ou erro do carro da frente.

Nem na largada tivemos emoção, ou se considerarmos o pulo de uma RBR para travar Button.
Algumas pequenas batidas, quebra de bicos, e os já esperados erros de Luca Badoer.
Isto foi tudo. O resto foi estratégia de parada e erro infantil em pit stop do time prateado, mostrando ao mundo que não só os rossos que erram ao trocar pneu e reabastecer.
Ponto para a humanidade da categoria.
Onde as maquinas não mandam os homens ainda podem:
A)-Se frustrar errando.
B)-Divertir aos outros com seus erros.
C)-E proporcionar momentos de felicidade à alguns.

E antes que me perguntem eu já abro.
Não sou nacionalista e nem ufanista, não torço por vitória de alguém só porque este é ou deixa de ser compatriota.
Como não torço por time nenhum fora o meu no futebol, também não vou ficar feliz se um piloto ou equipe pela qual não torço vencer.

É este o caso aqui, e é este o tom do texto.
A transparência de pensamento sempre foi minha marca e não é hoje que vou mudar

Grandes corridas - dentro do que se pode chamar “grande corrida” em uma prova de “estratégia” – fizeram Kimi Raikkonen; Nico Rosberg e porque não dizer, Robert Kubica, levando em consideração a verdadeira carroça que a BMW tem sido até aqui o sétimo lugar está de bom tamanho. Frustração pelas performances de Fernando Alonso correndo “em casa” e de Jenson Button, apático e burocrático pensando em marcar seus pontinhos pelo campeonato, anos luz de distância do piloto que assombrou o mundo no inicio do campeonato.

Pior ainda fizeram as Red Bull.
Os carros de boi vermelho deixaram na mão seus pilotos. Nem um ponto sequer e ainda dois motores quebrados no mesmo fim de semana. Coitado do Vettel!

Agora é aguardar um dos eventos do ano: O GP da Bélgica em Spa!
Torcer para que as coisas voltem ao “normal” e claro, para rever as melhores do mundo!

Comentários

Anselmo Coyote disse…
A Mc Laren, numa atuação a la Renault e Ferrari, perdeu a corrida para a Brawn.

Os pilotos fizeram o que deu. Parabéns ao Raikkonen. Hamilton e Rubinho cumpriram o script das equipes e tiveram corridas fáceis. Tenho dó do Hamilton.

Abs.
oliver disse…
Alguém errou na comunicação.

Hamilton entrou no box antes do combinado e quem tinha que saber, não sabia.

Deu no que deu.

É pena porque todo o investimento neste carro vai pro lixo ano que vem.

Ou tiram algum resultado agora, ou nunca mais.

Pelo jeito que as coisas começam a andar na McLaren,

é nunca mais.
Anônimo disse…
O ufanismo do narrador da TV aberta passa dos limites chegando a desrespeitar os verdadeiros telespectadores da F1. Para que está vendo a corrida numa TV dentro da padaria na fila para comprar pão, só porque tem um piloto brasileiro com chances de vencer, pode até ser bonita a atitude do narrador, mas quem acompanha a corrida analisando os tempos de cada piloto, sua atitude é ridicula.
Lucas disse…
Eita secador!

Tudo bem nao falar nada qndo o cara ganha... mas entao ficasse quieto tbm qndo ele perde né.

Perdeste um leitor.
Net Esportes disse…
Eu como torço pelo Rubinho há muito tempo fiquei muito feliz com a vitória e tenho certeza que isso não é ufanismo pois não torço pelo Massa ..........

A McLaren errou feio mas acho que o Rubinho foi muito bem visto a performance do Button e principalmente do Badoer, que mais do que nunca provou que piloto faz a diferença no cockpit ....
Anselmo Coyote disse…
O Galvão não só é ufanista como também "falso ufanista". Até fingiu zoar o Briatore qdo o Grosjean se deu mal. Quem acredita?

Torcer para um brasileiro é uma coisa. Ser ufanista é outra. Torci pelo Piquet, pelo Baixo e pelo Nelsinho, sem ser ufanista.

Abs.
alguém mais achou o novo tema da vitória um anti-clímax, com péssimos arranjos?

ah...e eu não aguentava mais ouvir o galvão, mas era ainda útil ouvir sobre os tempos de corrida. Claro, quando acertassem.

Eu juro que não aguentava mais ouvir nada sobre Felipe Massa. Deixa o cara se recuperar lá na casa dele e só. Pronto. Já foram claros e explícitos os sinais de carinho por ele e vice versa. Tava num ponto crítico.


Ah..convido a todos para conferirem http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/08/gr-da-europa-comentarios-sobre-100.html
Felipão disse…
Eu achei que se tratou de uma vitória emblemática.

Depois de 16 anos na F1, o cara foi o único brasileiro na corrida e ainda conseguiu vencer.

Então, depois de tantos anos, muitos compatriotas chegaram lá com fama de vencedores, e hoje estavam no sofá, acompanhando justamente o Barrica.

É assustador quando olhamos para a base e não vemos nada de relevante. Nacionalismos a parte, a F1 ainda é transmitida em canal aberto por contar com brasileiros, atraindo sempre a audiência do torcedor que acompanhou as primeiras voltas na fila da padaria e sintonizou na Globo para acompanhar o restante da corrida.

Infelizmente é assim, ainda dependemos dessa massa que dá audiência e que não conhece a fundo a categoria.

No mais, o Barrica realizou uma corrida bastante honesta com o que lhe foi proposto. A McLaren errou? Errou... Mas isso faz parte do esporte e o Barrichello não tem nada a ver com isso.

No mais, concordo. Corridinha chata, como já era esperado...
Marcelonso disse…
Mestre Groo,

A vitória de Barrichello foi merecida,hoje conseguiu fazer voltas rápidas em sequencia(fato raro)esteve sempre perto dos prateados,e com a ajuda da sorte conquistou seu tão sonhado triunfo.

abraço
Felipe Maciel disse…
Ah, isso é alguma insinuação de que você aposta no Kimi, que tem seus motivos para se inspirar na Bélgica?...
Ron Groo disse…
Então Lucas
Bom...
Eu, e eu disse EU, não gosto do 1B, assim como sendo santista não gosto do Corinthians, ou São Paulo ou Palmeiras, e não vou ficar feliz por suas vitórias.
Por mais justas que sejam.

E esta até foi, pelos proprios méritos de ter feito o que dele se espera: Acelerar.
E pelos outros que se embananaram, leia-se Hamilton já que Kova é um daqueles pilotos que não fazem diferença nenhuma em nada...
Marcos Antonio disse…
é o barrica mereceu,ele teve méritos mas teve sorte tb, e olha que o Barrica é o maior péfrio que tem! Que venha Spa agora!
Speeder76 disse…
Como dizes... Shit happens! E a corrida foi boa para boi dormir. Mas quer queiramos, quer não, o 1B estava na hora certa e no lugar certo, quando o Hamilton estragou a sua própria corrida.

Ei... acontece! Mas enfim, de um novo-rico tilkiano passamos para dois clássicos: Spa e Monza. Desejo que sejam excelentes corridas!
ander010 disse…
Mil Desculpas Ron, como já disse em outros posts gosto muito dos seus textos, suas opniões e visões.
Mais também deixarei aqui algumas verdades sobre a vitória do Barrichello.
É verdade que critico inumeras vezes o barrichello, é verdade que reclama de mais e tem sérias dificuldades em admitir seus proprios erros, é verdade que a rede globo de de televisão que está exagerando no ufanismo nacionalista que deixa as vezes de observar as circunstancias das corridas pra secar os estrangeiros ou torcer pelos brasileiros, é verdade que barrichello teve sorte no erro de hamilton, como é verdade que em diversas situações dos seus sete títulos shumacher também as teve, raikonem tb, hamilton tb. Eu não tiro os méritos da vitória de barrichello, respeito sua opnião, mais pra mim assistir uma corrida de formula 1 sem brasileiros não tem a mesma graça.
Ron Groo disse…
Anderson Fonseca, tudo certo, o espaço é pra isto mesmo. E o texto reflete a minha opinião e meus sentimentos. Pode discordar quando quiser, desde que seja elegante como foi Valeu!
Loucos por F-1 disse…
Grande Groo, a corrida foi um pé no saco mesmo. Valência é a pior corrida, sem dúvidas nenhuma. Quanto a vitória de Barrichello, foi merecida. No quesito torcida, sou o oposto de você. Torço sempre pelo sucesso dos brasileiros na Fórmula 1, gosto de ver um representante do meu país num carro daqueles.

PS.: Cara, quando vi o 1B no pódio dando a sambadinha lembrei de vc na hora. Pensei: "O Groo deve estar p*** da vida"...rsrs.

Abraço e boa semana!

Leandro Montianele
MSTeam Crew disse…
Foi a única corrida do ano que não assisti (preferi ficar dormindo) e mesmo com a vitória do Rubinho percebo que foi um bom negócio atualizar minhas horas de sono.
Daniel Médici disse…
Se Valência foi a corrida mais chata do ano, olha que não fica muito atrás de Silverstone.

Uns muros a mais não fariam mal à pista, mas no fim achei uma boa corrida. Ao menos tão emocionante quanto o foram as vitórias mais comuns de Schumacher - GP da Hungriade 98, Malásia 2001, pra ficar com as que lembro agora.

Engraçado como ao mesmo tempo divergimos sobre Barrichello... e convergimos quanto a um ponto: não somos ufanistas, não torcemos pela vitória de alguém só porqeu ele é ou deixa de ser compatriota.
Bruno disse…
A corrida não saiu muito da maioria das anteriores nesta temporada. Sem muitas ultrapassagens, com tudo dependendo da estratégia.
Sendo assim, nos restou prestar atenção nos décimos a cada volta, olhos atentos nos boxes. Na pista, Hamilton e Barrichello foram perfeitos. O brasileiro ainda conseguiu maquiar um pouco a sua idade e o problema da inconstância que o apanhou em outras vezes.

Pensando que a liderança foi disputada até o final, das corridas chatas essa foi até bacana.
Anônimo disse…
Feliz pela vitória sim. Mas por Ross Brawn que ainda falou ao rádio algo que não sei se Barrichello (ou seus fãs) gostaram muito... "como nos bons velhos tempos" Não pude deixar de sorrir.

Pois o que me incomoda no Rubens é justamente ele bater na tecla de que correr na Ferrari foi algo tão sofrível quando na verdade seus melhores momentos (vitórias) foram lá.

No mais, não gosto de pensar que foi o erro da Mclaren que deu a vitória a Barrichello. Prefiro enxergar como o trabalho perfeito da Brawn e Barrichello lutando até o final, isso é o que importa, isso que vence corridas.

Larissa