A volta e o alvo

A VOLTA
Houve uma época em que se tornou imagem comum ver um genial maluco jogando seu chapéu para o céu quando um de seus pilotos cruzava a linha de chegada vencendo uma corrida, claro pilotando uma de suas criações revolucionarias.
De tão genial este maluco acabou por se tornar lenda e legenda no automobilismo.

Seu nome e o da sua equipe – a Lótus - se tornaram sinônimos de vitórias, aliado a outros nomes do porte de Jochen Rindt, Grahan Hill, Emerson Fittipaldi, Mario Andretti e principalmente: Jim Clark.
Que para muitos é o maior piloto que já se sentou em um carro de corrida e pode ser considerado o maior parceiro de Collin Chapman, o gênio em questão. A equipe sobreviveu com alguma dignidade após a morte de seu dono por um tempo.
Ainda passaram por suas fileiras gente do calibre de Nigel Mansell, Mika Hakkinen, Nelson Piquet em fim de carreira e outro tido como melhor do mundo: Ayrton Senna. Em minha opinião, modesta... As carreiras de Jim Clark e de Ayrton Senna se equivalem, apesar de ambos terem pilotado em épocas distintas. Cada qual foi maravilhoso em seu tempo, quando guiar um F1 era mais que dar voltas em fila indiana e se contentar em fazer voltas rápidas para ganhar tempo na estratégia de parada de boxes... Era coisa para homens e não meninos.

Por este e outros motivos vejo com certa reserva a volta do nome Lótus à F1, nada mais vai lembrar a equipe responsável por todas as rupturas na forma de se projetar e construir um bólido de corridas.
Nada mais – só o nome mesmo – vai lembrar que um dia Collin Chapman era o cérebro por trás de tudo.

Para ficar completo o revival sinistro, deveriam também por um malaio para jogar ao alto seu chapéu, turbante ou seja lá o que tiver sobre a cabeça quando um de seus carros cruzar a linha de chegada e não for em ultimo, claro...
O ALVO
Agora ficou claro, o alvo era Flavio Briattore, e pelo jeito não era só alvo dos Piquet, pai e coisa.
A FIA (Fernando International Aid) aventou a possibilidade de estender o beneficio da delação premiada a Pat Symonds para que este conte o que sabe da patacoada de Cingapura.

Oras! Até onde sabemos as chances de que Pat seja um dos pais da coisa (não do coisa, que este é o Nelsão) são enormes.
Ou pelo menos tão grandes quanto as de Safatore...
E ai... Ele conta e vira dedo duro?
Então teríamos três alcagüetes juntos na mesma história: Nelsinho, Symonds e Fernandito, ou será que todos se esqueceram que ele foi beneficiado pela mesma caguetagem progetida no caso da espionagem da Mclata?


Mas vai vendo, este negocio de deduragem rende bem... Fernandito vai acabar mesmo guiando uma rossa - mesmo depois de espiona-la -, enquanto Nelsinho pode estar no grid ano que vem apesar de tudo e quem sabe não sobra a Symonds ficar como único chefe no pit wall da Horrivelnaut?
Alguém ai se habilita a caguetar alguma coisa nos comentários?
Editando:
A FIA (Fernando International Aid) conseguiu o que queria, a Renault degolou Flavio Safatore e Pat Symonds. Amanha uma analise sobre as forças ocultas da F1, quem ganhou e quem perdeu
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Comentários

Tarde demais, tio... Briatore e Symonds acabaram de tomar cartão vermelho da Horrivelnault...

MAX MOSLEY WINS!!
Net Esportes disse…
Muito legal o retorno da Lotus, aliás essa Lotus preta que o Senna guiou considero umas das mais bonitas da história .....

O Fernandito vai escapar mesmo, mas acho que deveria no mínimo ser punido com a perda dos pontos em Cingapura sem benefício para os demais colocados ...... porém a saída de Briatore já é um bom começo......
Marcelonso disse…
Groo,


Essa Lotus que já apelidaram de paraguaia,e com o encrequeiro do Gascoyne,acho que morre na casca.

Pelas bandas da Renault,o acordo tá feito,sai Briatore e Symonds,quem sabe uma multa e perda dos pontos e nada mais.

abraço
Daniel Médici disse…
Essa volta da "Lotus" é bastante ilustrativa de como a F1 vem se tornando uma falsificação do que um dia foi.

Quanto à comparação entre Clark e Senna, eu (opinião puramente pessoal) acho muito forte dizer que eles "se equivalem". Eram pilotos diferentes que competiram em carros completamente diferentes, em pistas completamente diferentes. Mas guardam muitas semelhanças, inclusive na aparência, mas tb nas atitudes, na expressividade e no estilo de pilotar. Ambos eram mestres em tirar vantagem de condições difíceis de pilotagem, por exemplo.
Fernando Mayer disse…
Groo

Esse lance da Lotus é meio estranho mesmo. Parce uma continuação daquela parceria com a Pacifc em 95...Mas sei lá, quem sabe não acontece algo como aquilo que aconteceu com a Brawn GP que começou meio que estranha também e o resto da história todos já sabem.


Quanto a Horrivelnault...que m...hein! Tava até pensando em comprar um Sandero...Mas, brincadeiras a parte, eu não acho que uma montadora com a história da Renault tenha que pagar pela atitude de três irresponsáveis como o Falsa Barba, o Nariz Postiço e o Perna Sarnenta.

Abs
Bruno disse…
a volta desse time com o nome Lotus, só servirá para trazer dinheiro. Agora só falta o Bruno Senna ir para lá, para o Galvão preparar suas narrativas emocionadas.

O ruim dessa história é que além de não ter mais o Chapman, a equipe não tem vínculo nenhum com a história da Lotus em 35 anos de F1.

Sobre a Renault, mais uma pizza saindo do forno. Briatore, que queria até assumir a FIA, ou comprar parte da equipe Renault, vai embora. Daqui a pouco o Nelsão abre o bolso, e o twittinho volta...
Felipão disse…
Groo...

Ficou demais a coluna. E vc tinha razão. O cara era alvo de muita gente e era questão de tempo perder o emprego na Renault.

Agora, que terminem o serviço, banindo esse sujeito pra sempre...

No aguardo da próxima...


hahahahah
Anônimo disse…
Concordo com tudo o que foi dito sobe a Lotus e sobre a Renault. Mas faço uma ressalva, no caso da Lotus: inovações revolucionárias como as que Chapman promoveu à frente da equipe inglesa já não existem mais há muito tempo.

Não é que a Lotus não terá mais aquelas inovações de um maluco genial. É que a F-1 já não tem mais isso há muito tempo, se bobear desde o fim dos anos 80 e começo dos anos 90.

É uma pena que a Lotus não seja a Lotus, mas enfim, é o nome. Pode ser que vire uma equipe grande um dia, por que não? O importante é que a gente sabe que não é a mesma coisa, logo, se pintarem Karthikeyans e Alex Yoongs em carros 5 segundos mais lentos que os demais, pelo menos sabemos que nada tem a ver com aqueles carrinhos ora british green, ora pretos e dourados, ora amarelos.
Groo.....cara concordo com tudo meu amigo !
Anselmo Coyote disse…
Kkkkkkkkkkkkkk!!!!

Estou radiante com esse desfecho, Groo. Ver o Eurico Miranda da F1 cair nas cordas e beijar a lona e o meu ídolo Nelson Piquet em pé ao lado, pronto para chutar a boca do carcamano se ele tentar levantar... não tem preço.

Já vai tarde, seu f.d.p.

Nelson Piquet - Il capo dei tutti capi...rsrsrs.

A máfia italiana que não foi suficiente para proteger o carcamano também não o será para proteger o picareta do Alonso, sócio menor do Briatore.

O Nelsão está enfurecido e babando como um cão danado. Já deu uma estocada no asturiano "esquecidinho" dizendo que ele sabia de tudo.

Ele que continue pianinho se borrando senão vai sobrar feio e ele já sentiu a pressão.

Muito bom. Estou adorando.

Abs.
Machado disse…
Faltou em Cingapura na batida do "coisa" uma narração criativa do Cleber...
http://www.youtube.com/watch?v=gdzu-fqrWxQ