Lira dos vinte anos

Vinte anos da queda do muro de Berlin...
Um das mais simbólicas e expressivas passagens do século passado completa vinte anos e isto pode gerar duas reações:
A) Puxa como o tempo passa!
B) C***io! Eu nem era nascido!

Em qualquer uma das duas, é claro, tem mais é que comemorar mesmo, afinal aquele monumento à tirania não servia apenas para separar a cidade de Berlin, a Alemanha ou mesmo a Europa em capitalista e comunista.
Servia para separar vidas e expor a intolerância daqueles que não conseguem aceitar que o diferente tem de existir para garantir o equilíbrio e que em casos de ideologia ninguém nunca vai ter razão.

Porém, graças a Jeová, Alah ou qualquer outro nome pelo qual se clame ao Criador, ao menos aquele símbolo pavoroso sumiu do mapa, deixando apenas a triste lembrança de sua existência e das atrocidades que ele representava.
E que ninguém esqueça, para que nunca mais se repita.

Porém um outro muro ainda não foi derrubado e nem dá mostras de que suas fundações um dia irão ceder.
E este é mais forte que qualquer muro de concreto.
Um muro que separa pessoas por cor, credo, opção sexual...
Como se a cor fosse mais importante que o caráter, como se por baixo da pele não fossemos todos nós vermelhos...
Como se chamar a Deus por outro nome o tornasse mais ou menos justo e bom.
Como se o fato do amor ser por pessoa do mesmo sexo, fizesse do sentimento algo feio e agressivo. E claro, como se isto importasse a alguém que não aos próprios envolvidos...
Estou falando de amor, não de promiscuidade, entenda-se.

Vamos aproveitar os vinte anos da queda do muro de Berlin e derrubar estes muros dentro de nós.
Os muros de intolerância, de preconceito, de radicalismo, de cinismo. Que nos impede de ter e proporcionar aos outros uma vida mais digna e com respeito ao próximo.
Que no fundo é só o que almejamos para nós mesmos...

Comentários

Unknown disse…
grande groo!!

só pode se comemorar o fim de um muro cuando os motivos que o erigiram acabam. e atualmente o muro de Berlin está ainda vivo, na divisão social entre as duas alemanhas, masi ainda que o muro da fronteira mexicana-americana que não separa dois mundos de jeito nenhum (afinal de contas texas também é latinoamérica)

mais os muros mais altos e intransponíveis estão dentro de nós. os muros da preferência, e os muros que abalam o nosso horizonte.

e só podemos dizer que estamos comemorando se estamos pretendendo derrumbar muros. e ahi nadie pode ficar sem a picota na mão, é trabalho de todos nós.
VC tem razão, temos milhares de muros a derrubar.A data é significativamente importante para que se pense mais num mundo igual para todas as pessoas, mais limpo em todos os sentidos.
Tohmé disse…
Groo, não discordando de suas palavras, duas coisas me emocionaram muito nessa vidinha:

1. ver a queda do muro pela TV
2. Estar lá, alguns anos depois e "roubar" um teco do muro.
Daniel Médici disse…
Como diz uma personagem de um livro que guardo, são os muros invisíveis que dividem o mundo.

Tive a oportunidade de ler muito a respeito do Muro de Berlim ultimamente, e me convenço de que sua construção foi a ridícula forma que o socialismo de estado encontrou para prolongar sua vida.

Ao mesmo tempo, o Muro era o ponto de equilíbrio que dava sustentação a duas utopias. De um lado, a de que o comunismo salvaria o mundo; do outro, de que o capitalismo o faria. O resultado, quado ele caiu, foi uma dupla decepção, fundadora, aliás, do mundo onde vivemos.

Não cheguei a conhecer esse mundo dividido, porém. Não nasci antes de sua construção, mas não era grande o suficiente para lembrar de sua queda.
Marcos Antonio disse…
os muros invisíveis são os piore smuros a serem derrubados. Preconceito racial, sexual e religioso fazem um imenso muro q é dificil de quebrar...
Fábio Andrade disse…
Foi o Groo quem, despretenciosamente, me fez entender como que esses muros interiores são as bases para toda e qualquer intolerância. Eu, portanto, desconfio que ele não tenha os trinta e poucos anos que ele quer que a gente creia que ele tem, mas sim uns 150.

Ele, obviamente, é um senhor de um século e meio de vida, disfarçado no corpo de alguém muito mais jovem e que tem a missão de fazer a gente compreender algumas coisas através da escrita dele.
..PORÉM DUAS CAUSAS DA INTOLERÂNCIA NÃO ESTÃO DIVIDIDAS ENTRE MUROS GRADES NEM TAMPOUCO UMA LINHA RISCADA AO CHÃO OU CORDÃO DE ISOLAMENTO..."A IGNORÂNCIA É VIZINHA DA MALDADE"!

Abs. Groo, belo texto que os muros sejam derrubados e que vivamos em paz uns com os outros e com nós mesmos, pois o melhor do homem é a sua consciência.
Marcelonso disse…
Groo,

A data merece ser comemorada,mas ainda temos muito por fazer,precisamos demolir nossos proprios muros!


abraço
Manu disse…
Total razão Groo, é preciso derrubar muitos muros...
PS:Eu já havia nascido, mas não lembro de nada fora pelas reportagens.
Ótimo texto!
Fernando Mayer disse…
Grande Groo!!!

Esse muro é o símbolo de uma vergonhosa hipocrisia que sempre existe em todas as atitudes de pessoas que se auto-intitulam donas da verdade quando a maior das verdades consiste em sermos todos exatamente iguais no sentido de Deus nos amar da mesma forma. Ainda há muito para ser mudado em termos de postura quanto as diferenças (que como você mesmo disse, precisam existir).

Parabéns mais uma vez por definir assuntos como este de forma tão simples e perfeita.

Abs
Net Esportes disse…
casos como este da faculdade só mostram quantos muros ainda tem que cair e quão altos eles ainda são ............
Anônimo disse…
Lindo texto, Groo. Eu, que me acostumei a ler aqui sempre textos bem-humorados, crônicas da vida, pela primeira vez fui sensibilizado por um texto seu.

É uma pena que hoje em dia, tudo o que vc disse nos dois últimos parágrafos tenha se transformado, também, em ideologia... infelizmente. Porque é incrível como alguns de nós, como eu, você e outros, temos tanta consciência sobre algo simples, enquanto a maioria esmagadora não têm...

Abraço
é....isso sera realmente lavado para sempre na historia!....rsrs....