GP da China - Chuva que salva do sono.

A corrida chinesa, além de encerrar a primeira fase do campeonato, trouxe outros fatos à superfície das discussões:
A) – A pista chinesa não é tão ruim quanto se pensa. Não fosse as enormes áreas de escape que deixam de punir os imprudentes, descuidados ou descontrolados com a saída da prova, talvez fosse a segunda melhor pista da Ásia. A primeira, claro, é Suzuka.
B) - Sob chuva qualquer corrida fica emocionante.
C) – Nunca, mas nunca mesmo é bom duvidar das capacidades da McLaren. Mesmo depois de se tornar alvo de brincadeiras e maldades (não minhas, que pena) no tuiter quando depois de empolgar no Q1 eQ2 não conseguiu nem a segunda fila. Ficando atrás do Dick Vigarista espanhol ( que foi brilhante) e do bibelô alemão.
D) – Em corrida Nico Rosberg é horrível e nem com o mundo acabando á sua frente como se o apocalipse houvesse chegado ele é capaz de ganhar uma prova. E desta vez só chegou à frente de sua posição de largada porque Alonso não investiu – e nem podia - o suficiente.
E-) O horário da corrida chinesa é um horror para nós brasileiros, tanto que este post da corrida só está indo ao ar na segunda feira!
A confusão estabelecida pela chuva fina que melecou a pista bagunçou toda a largada e um acidente quase que protocolar entre Liuzzi e Buemi, Kobayashi trouxe o safety car a pista.

E neste momento, em algum lugar da pista, alguém ultrapassava Schumacher.
Alonso que não cometia nenhuma irregularidade nas pistas há algum tempo (uns vinte minutos, acho) resolveu que ontem era dia de queimar a largada e com uma risadinha digna do personagem da Corrida Maluca largou antes de todo mundo.
Antes mesmo até de apagarem-se as luzes vermelhas!
Mas Charles Withing viu e o obrigou a um drive trhough.

E neste momento, em algum lugar da pista, alguém ultrapassava Schumacher.
Nico Rosberg assumiu a liderança, porém como diz a canção de Almir Guineto: “-Carreiro novo que não sabe carrear, o carro tomba e o boi fica no lugar.”.
Não segurou Jenson Button, perdeu nos boxes a posição para o infernal Hamilton e só não chegou na mesma posição em que largou porque Alonso teve os problemas já citados.
E se vierem aqui dizer que ele fez uma corrida fantástica é porque não viram a corrida do próprio Alonso, do Hamilton e até do Adrian Sutil... Nico quando muito fez o que devia. E sofrendo horrores.

E neste momento, em algum lugar da pista, alguém ultrapassava Schumacher.
Button parece ser comediante de uma piada só... Que funciona - claro - mas já está ficando previsível.
Ou para antes de todo mundo ou deixa para parar bem depois e assim garante boas posições e até vitórias.
Mas como disse, vem dando certo e sua forma de pilotagem suave, precisa e constante ajuda a poupar os pneus e isto tem lá seu charme.
Nico Rosberg podia aprender alguma coisa com ele, só que como digo há anos: ninguém liga para o Button e assim ele vai chegando e se mostra candidato sério a um bi campeonato.

E neste momento, em algum lugar da pista, alguém ultrapassava Schumacher.
Hamilton mais uma vez deu show, e se ficou sem pneus para atacar o companheiro de equipe no final é só um detalhe. Enquanto teve borracha foi impecável. Merecia, tanto quanto Button a vitória, porém desta vez, como na Austrália, o cérebro venceu a ousadia.

E neste momento, em algum lugar da pista, alguém ultrapassava Schumacher.

Por ultimo a manobra feita pelo Dick Vigarista espanhol em cima de Felipe Massa já no caminho dos boxes.
Sei que haverá quem brade que foi coisa suja, penso até que Felipe em seu intimo pense assim...
Mas como ele mesmo disse, errou uma curva e saiu mais lento, então aquilo, mesmo em um momento tão critico foi coisa de corrida. Mas garanto, se fosse o contrário, Alonso estaria chorando, esperneando, dizendo que trouxe sete décimos a equipe e que ninguém o valoriza...
Ali Massa perdeu o tempo da entrada nos boxes, perdeu o tempo em que Alonso ficou parado trocando seus pneus, o tempo que ele próprio ficou parado para a troca e o tempo de sua saída dos boxes.
Com isto ficou em nono lugar e caiu para sexto na tábua de classificação.

E isto porque naquele momento, em algum lugar da pista, Felipe Massa ultrapassava Schumacher...

Comentários

Pra mim é quase impossível do Button levar o bi-campeonato... ele ganhou em situações muito atípicas... foi jogo de pôquer. Ele arriscou e se deu bem, nas 2 vezes. Mas acredito que ninguem vence um campeonato só na aposta não. Pra mim até o meio do campeonato o Vettel se recupera e vai brigar com Alonso pelo título e espero que o Hamilton esteja nessa briga. Acho que não foi nem inteligência a prova do Button, foi sorte mesmo, de arriscar pra ver! O Button é um piloto que tem essa coragem de arriscar e a sorte de um campeão, diga-se.. mas pra mim essa foi na sorte! Aquela estrela que o Barrica não tem, o Button tem! Aguardo o ROB! Abs
Marcelonso disse…
Groo,

Devemos essa chuva aos indigenas do alto Xingu,devidos aos milhares de e-mails que mandamos,eles conseguiram mandar a chuva para Xangai,afinal de contas,os indios de hoje são hi-tech.

Corrida boa com certeza,uma verdadeira zona que valeu!

abraço
Tiasley disse…
Mas que foi sacanagem do Alonso e inocência do Massa, isso foi.

Força, Vettel!
Net Esportes disse…
rapaz, viva a chuva, até agora a maior protagonista da F-1 neste ano !!!!!!!

Alguém ajuda o Schummy amigo !!!! daqui a pouca até a Hispania e a Lotus vão conseguir chegar na frente dele ... !!!!! he he he
Anônimo disse…
Legal Groo, nao pude ver a corrida pq nem estava aki em SP (fui pra um lugar completamente isolado - nem podia ver TV :s).

Ri demais a cada "e nesse momento, em algum lugar da pista, alguém utrapassava Schumacher" kkkkkkkk

obs: estou tentando voltar a blogosfera Groo, depois te falo a minha idéia ;)
Olá Groo!

Temporada 2010 está virando Novela!!!

Já dá pra definir a Heroína, o Mocinho, o bandido, o Núcleo Cômico e a REvelação!!!

Depois falaremos mais sobre isso!!!

Até...
Daniel Médici disse…
Hoje tá difícil de descordar de você, Groo. Acho que o grande "culpado" por Schumacher ter sido tão ultrapassado foi o Ross Brawn: com exceção do primeiro pit, ele acertou TODAS as vezes em que chamou o alemão pro box. Aí ele ganhava duas ou três posições na parada dos outros... e perdia três ou quatro até o pit stop seguinte.

A corrida foi boa, mas ainda assim não tenho Xangai em boa conta. A corrida foi emocionante, assim como o GP da Hungria de 2006, mas ninguém chamaria Hungaroring de emocionante. Não nas últimas duas décadas.

Todo mundo fala da primeira curva do circuito, mas para mim, ela é tão emocionante quanto percorrer o estacionamento do Iguatemi... ou do West Plaza. Aliás, ao menos a espiral dos estacionamentos são em subida ou descida, e o mesmo não pode ser dito em relação á pista chinesa.
Marcos Antonio disse…
a corrida foi boa,mas não destaco como tao emocionante assim. A McLaren tem um p8ta dupla d epilotos o que se comprovou mais uma vez em Xangai. Se eles estivessem com um carro tão bom quanto a red bull, não ia ter graça o campeonato...

e obrigadopela força camarada, no feriado talvez eu deva estar online e ai gente bate um papo.abraços!
kimi_cris disse…
Com corridas assim não me importava de no resto do campeonato serem so corridas com pista molhada.

Grande Abraço!

Kimi_Cris
Blog F1-V8 disse…
Button, com sua piada repetida, está na liderança... mas este ano nem dá para comemorar! Ser líder hoje não significa muita coisa, já que um pequeno tropeço pode derrubar qualquer um na tabela (vide Massa)... Tô achando é bom!! Deveria ter uma equipe só pra dar uma "mangueirada" nas pistas antes de cada corrida! hehehehhehe
Laysson disse…
Corrida boa a última, mesmo assistindo num domingo de ressaca me prendeu a atenção.
Agora me lembrei, que a Mercedes ta preparando o W01-B, dei risada pensando no Schumacher pilotando o caro 1B, depois de ter sido tanto tempo 1A da Ferrari. hahahahhaha
Fernando Kesnault disse…
Groo, não houve nada de anormal na manobra do Alonso, pois é tipica de corrida, assista uma prova da Sprint Cup Nascar (como a do Texas realizada e transmitida pela Speed Channel) e verás o que estou a dizer. Os pilotos tomam toques e não tão nem aí saem prá luta como dever ser e o seu rancor com o Rosberginho (que tá dando banho no dick vigarista) não entendo, pois o mesmo é veloz e está a ficar consistente, tanto que é o 2º colocado no campeonato, pega leve com o garoto (heheh) pois ele é do ramo e mostrará mais e com certeza será o adversário mais duro de Vettel para o trono germânico. Um grande abraço a ti e a todos os amigos blogueiros.
Ron Groo disse…
Kesnalt, o trem de corrida do Rosberguinho é um lixo. Pode ver que ele raramente consegue chegar a frente de onde larga.

Nascar dar toque é uma coisa, Formula tocar é diferente.
E eu achei normal também a manobra, só que eu tenho certeza que se fosse o contrário haveria chororô asturiano.
Abraço
Ester disse…
Bom post, Groo!
Aquela parte do "E neste momento, em algum lugar da pista, alguém ultrapassava Schumacher" ficou muita engraçada, é para rir mesmo. Mas torço pelo hepta dê uma guinada, para ver se melhora até sua auto-estima!!
Hum... não acho o Button um piloto tão cerebral... ela vai guiando normal... e tem uma pitada de sorte na roleta russa de escolha de pilotos de pneus... pelo menos tá tendo agora! Não vejo na equipe da McLaren uma disputa (inteligência x força). Um bom piloto deve ter as duas características. E todos tem que saber usar da estrategia! e da garra, até para tá na F-1!
Quanto aos pilotos da Ferrari... em Xangai não houve uma manobra desleal entre os dois, pelo menos ao meu ver. Mas como você disse, pode soar no mínimo, como desleal. Até pela inocência de Felipe, que não costuma partir para esse tipo de disputa com os companheiros de equipe! Mas, desculpe os fãs do Alonso, mas todo o mundo sabe que é uma cobra e é capaz de usar estrategias bem polêmicas para chegar a brigar numa corrida!
Até manobras como fez na Austrália, como demorou para frear na curva para que Hamilton tivesse que frear bruscamente, e por "coinciência", tinha a experiência do Weber ali atrás para meter o bicudo no Hamilton. Com certeza aquilo foi calculado. Massa não costuma jogar assim, e felizmente (aleluia!) também não choraminga com esse tipo de coisas para as câmeras! Mas sabe que precisa ficar esperto, que por mais que Fernando esteja tentando dar boas-impressões nesse início; tentando jogar "com a equipe", e mesmo Alonso usando esses discursos bonitinhos para a impressa, Massa sabe que seu companheiro de equipe não é "flor-que-se-cheire". E por mais que o espanhol "tente" não arrumar muita polêmica agora que conseguiu lugar na Ferrari, Alonso está pronto a "dar o bote", mesmo quando quase-niguém espera isso!
Mas é isso aí, é não desistir e acelerar! Isso vale para quem tá nos momentos bons, ou ruins. Não desistir de viver o Melhor para as nossas vidas que é o esquema!
Deus abençoe a todos!
Anselmo Coyote disse…
O Massa que acorde para a competição e mande o fair play para a casa do c*rajo.

Schumacher. Nada a declarar enquanto a Mercedes não fizer um carro que atenda as suas características. Dar ao Alemão um carro que sai de frente é o mesmo que dar uma bola basquete ao Romário.

Abs.