Jokerman

O cara canta anasalado, quase fanho.
Sopra – e chupa – uma gaitinha que na maioria das vezes irrita muito mais que encanta com aquele som “chuimm, chuimm”.

Também foi o primeiro compositor a cantar – com sucesso – suas próprias criações.
Antes alguns até faziam isto, como Chuck Berry, porém suas musicas só faziam sucesso mesmo na voz de outros, com Elvis Presley, e só depois dele é que o panorama mudou.
Fez da canção de protesto sua marca assinada, era cantor folk.
Eletrificou seu som em prol da evolução de sua carreira para facilitar o entendimento da mensagem. Vaiado pelos puristas, agregou um sem numero de novos fãs ao redor do mundo.

Foi o primeiro a colocar uma canção de mais de seis minutos – Like a Rolling Stone - em primeiro lugar nas paradas americana e européia.
Também foi o primeiro a lançar um disco duplo. (Blonde on Blonde)
Fez álbuns de cunho religioso cristão, chegou mesmo a professar a fé católica em discos pouco inspirados com títulos como “Slow train coming”, “Saved” e “Shot of love”.
Mas com “Infidels” - disco que relata o fim de seu casamento - abandona a fé cristã e se volta a suas raízes judaicas. Coincidentemente, ou não, sua obra volta ter força e o álbum é considerado seu melhor em muitos anos.

Participou do projeto “We are the world”, mas é perdoável, afinal quem nunca fez uma coisa vergonhosa na vida?
Indicado ao Prêmio Nobel de literatura em 2008 disse ser honra demais a um velho rocker, mas com letras do calibre de “Blowing in the wind” ou “Jokerman”, não seria espanto e nem injustiça nenhuma se ganhasse.

E neste ultimo dia 24 completou sessenta e nove anos de idade, em plena atividade.
Feliz aniversário Robert Allen Zimmerman, ou simplesmente Bob Dylan, que além de tudo isto relatado aí em cima ainda criou aquela trapizonga que colocada nos ombros do musico sustenta a gaita à altura dos lábios... Seja lá o nome que aquilo tem.

Bob Dylan - Jokerman from isaias garde on Vimeo.

Comentários

Patrick Araújo disse…
Putz, quanta honra o cara fazer aniversário junto comigo... Que foda...

Parabéns ao Bob...

Ele eh foda...

Sensacional o vídeo viu!!!!!

O pessoal aki da empresa achou fodástico...
Gabriel Souza disse…
Todos estes detalhes e o cara fez (e faz) sucesso.

Confesso que não conheço muito da carreira dele, mas é um grande artista.

E esta música é muito boa!

Abraço!!
Net Esportes disse…
Já não se fazem mais músicas como antigamente .... já não surgem mais cantores ou compositores como antigamente .... parabéns ao Bob Dylan ....
Anônimo disse…
...e M.C. ... Parabéns ! Hoje vai ser uma festa, bolo e guaraná e muito doce( brown sugar...) pra você, Dylan.
É o seu aniversário, vamos festejar
e os amigos receber( Mick Jagger, Bono "quebrado" Vox, Eric Clapton... George Harrison não poderá ir). Mil felicidades e amor no coração ! Que a sua vida seja sempre doce( chocolate amargo..) e cheia de emoção ! Bate, bate palma que é hora de cantar. Agora, todos juntos, vamos lá: Hurricane ! Hurricane ! Hoje é o seu dia, que dia mais feliz... Hurricane ! Hurricane !
Cante novamente que a gente pede bis. É big, é big ! É hora, é hora ! Rá tim bum... Bob Dylan !
Marcelonso disse…
Groo,


Bob Dylan escreveu em letras douradas seu nome na música.
Letras sempre muito boas,e como vc bem colocou,muitos sucessos na voz de outras pessoas e bandas.

abraço
The times they are-a Changing e o bob continua aí fazendo música da boa qualidade, ao contrário de muitas outras passageiras e de qualidade duvidosa, que mais parece um título de outra música do próprio Bob...it´s Blowing in the wind!
Ótima lembrança os tiozões aqui agradecem....
Teté M. Jorge disse…
Sempre gostei dele, Ron... happy birthday for him... 69? Boooooooooa!:)

Beijos.
SAVIOMACHADO disse…
Tenho uma lembrança de Bob Dylan que ficou guardada na minha cabeça, na época que eu estudava e morava sozinho. A música "Joey" tocava nas rádios de vez em quando. Eu tinha uns 19 anos e jamais vou esquecer desta música. Até porque no ano seguinte Vitor Ramil, cantor e compositor aqui do Rio Grande do Sul lançou "Joquim". A música era de Dylan e a letra de Vitor Ramil.
Aqui no Sul essa relação entre o cantor inglês e o cantor e compositor gaúcho foi marcante na virada dos anos 80 para os anos 90.
Então Dylan só me faz lembrar de uma época boa, cheia de dificuldades naturais, como sair a noite a pé, sem celular porque não existia, com pouco dinheiro, tentando encontrar uma garota bonita para ficar a noite.
Bons tempos...
Obrigado Groo.

Para quem se interessar em ouvir a música de Vitor Ramil, aí está o link: http://www.youtube.com/watch?v=-vZAibV9uQc Copie e cole no seu navegador.

Um abraço.

SAVIOMACHADO
Marcos Antonio disse…
grande Dylan. gênio não existe nada a acrescentar sobre ele. grande lembrança groo!