Brasil 2014? Tá logo alí...

Segunda feira não é dia de pensar, não pelo menos a sério.
Quem nunca acordou numa segunda pensando: “-Que m* podia ser sábado novamente.”.
Ou até Domingo, que até as seis da tarde é gostoso, mas depois dá um desespero...
Então vou propor uma discussão amena, uma coisa que quase não dá polêmica e não requer muito esforço e nem conhecimento para comentar: futebol.
Afinal, se quem joga não é conhecido por ser assim assumidade intelectuais e vez por outra soltam pérolas do quilate de: “foi indo, indo e acabou fondo.” – ou – “foi indo, indo e iu”, os aficcionados mais ferrenhos também não são. Tratando equipes como se fosse um ser único. Como se onze cabeças – mais a do técnico – pensassem de uma única forma e tivessem uma única personalidade. Não importando se mesmo que de jogo em jogo os nomes mudem.Pois bem, acabou a copa do mundo lá na terra do Mandela com a vitória de mi España querida, e agora se começa a pensar – porque o tempo voa e as obras são lentas – em 2014 aqui em terra brasílis.
E não só de futebol, estádios, transporte, rede hoteleira e segurança que é feita uma copa, tem também algumas coisas importantes que ninguém ainda se tocou que não temos.
Daqui a pouco chega 2014 e nem se pensou nisto ainda.
Mas aqui no BligGroo não... Aqui se pensa longe e aqui estão algumas das coisas que faltam para que a copa do mundo no Brasil seja um sucesso.
A imagem símbolo, o logotipo já temos... E pasmem: foi escolhido por Ivete Sangalo, Hans Donner, Oscar Niemeyer e - sério, não é piada - Paulo Coelho.
Um centenário, uma cantora de axé, um austríaco e um... Um... Aquele... Aquilo...
Tá explicado então... Não podia, apesar do Niemeyer, dar nada que prestasse.
Falta então:

Musica tema da copa.
Se na África do Sul tivemos o K`naan e seu “Wavin Flag”, embora a Fifa nos empurrasse goela abaixo aquela gostosa – e venezuelana – da Shakira cantando o tema do urso Fozzie, dos Muppets: “Waka waka”. (pode procurar no youtube, ele sempre dizia isto após uma piada ruim)
Aqui o que teremos? “Festa no apê”? Funk carioca? Axé com a Ivete Sangalo ou a versão loira dela, a Claudia Leite?
Fico imaginando o comercial daquele refrigerante de cola com o fundo musical: “Pererê não gosta de sorvete quente.” ou então “na terra do senhor não existe satanás, xô satanás”.

Festa de abertura:
Os países costumam fazer nas festas de abertura um apanhado de sua história e cultura.
O que vamos apresentar? Matança de índios? Corrupção dos homens públicos (faz tempo que tem, viu)? Ou o que?
Mas uma coisa é certa: vai ter escola de samba e mulher pelada. Nada identifica mais o país lá fora do que a tríade futebol, samba e mulher pelada.

Nome da bola: Todas as bolas de copa do mundo tiveram nomes próprios. “Tango”, “Tango Espana”, “Telstar”, “Questra”, “Etrusco”, “Tricolore”, “Fevernova” e a polêmica “Jabulani”. (pode ver mais aqui) Polêmica vazia, diga-se, já que se tentou colocar a culpa dos pés tortos dos atacantes na pobre bola. Oras! Se a regra diz em peso máximo e mínimo e calibragem máxima e mínima para as bolas oficiais, como é que se diz que a bola do maior evento de futebol do mundo tinha uma bola mais leve?
Mas o fato é que não temos o nome da bola do jogo aqui ainda.
Sugestões?
“Tico Tico no fubá”? “Sarneyzinha”? “Globola”? “Trombadinha”? Ah... Sugere ai...

O mascote:
Zakumi era simpático e me lembro que a copa de 82 teve uma laranja como símbolo, o Naranjito...
Aqui podemos ter: “Zóinho”, o traficante, “Ernesto”, o político honesto que é para ficar no campo do surreal, ou o “Saci-pererê” que traduz fielmente o estado do futebol da seleção na última copa? Sugerir "Bruninho" como sinônimo de futebol matador não vale...

E o torcedor pé frio para ir a todos os jogos?
Acho melhor ficarmos com o Zico, afinal – assim como Mick Jagger – talento ninguém vai negar que ele tem, mas sorte...
Bem... Fica com vocês, sugestões são bem vindas.

E está no ar a edição de Silverstone da Rádio Onboard.
Desta vez, Felipe Maciel e eu recebemos Fábio Andrade, que também é do Blogf-1 para as discussões sobre a corrida. O Fábio Campos estava em mi España querida comemorando o fim da copa, mas com uma camisa da Holanda...

Comentários

Marcelonso disse…
Groo,


Aqui em terras brazilis vai ser daquele jeito,alguem bate na porta da presidencia e diz:
"Tá em cima do laço a copa,ou liberamos tudo a toque de caixa sem licitações,ou passaremos vergonha perante o mundo!"

Infelizmente será desse modo,basta olhar para trás e observar o "pequenino"acrescimo no orçamento do Pan!


Que tal chamar o mascote de "Gatunos Canetae"


abraço
Trindade disse…
Groo, acho q a bola poderia se chamar Brazuka, seria fera!
Putz Groo, eu só penso no nosso dinheiro q será surrupiado...agora querem mexer no estádio do Pacaembu e fazer um novo para abertura da copa pq o homem do UISQUE do São Paulo, enfrentou o Ricardo Teixeira, aí sifu. Os moradores das redondezas do Pacaembu deviam se armar de paus e pedras e enfrentar este prefeito kibe que quer gastar o nosso dinheiro só pq os caras querem pq querem a abertura da copa por aqui....já tem evento demais na cidade, Fórmula 1, Fórmula Indy,Fórmula Truck, milhares de eventos no Anhembi e em outros pavilhões...ah claro dirão: A PARADA GAY, ok aqui tb tem, os outros tem e não falam que tem....vão fazer estádio lá na PQP ou na Rodov.dos Bandeirantes perto do Hopi Hari...ou seja, bem longe daqui seus salafrários, nem o laborioso povo piritubense quer elefante branco por lá..Quantgo ao hino da Copa, não vejo coisa melhor que o símbolo...ou seja vai ser uma porcaria, MULHER PELADA, SAMBISTA AOS MONTES...vai ser a glória dos descamisados que adoram luxo. Turistas acharão tudo exótico como sempre, alguns incautos serão levados até Parelheiros para conhecer uma autêntica aldeia indigena a 40 km da capital....PUTZ SERÃO 4 ANOS DE MÊDO, CUIDADO COM O SEU BOLSO.
Ron Groo disse…
Eu concordo Francisco, com tudo que disse.
Mas infelizmente não vamos escapar disto. Não tem jeito. A trolha está armada e vai cair em cima do nosso dinheiro, que não vai para educação, não vai para saúde, mas para estas coisas ai ele aparece.
E como não tem jeito, o melhor é aproveitar.
De qualquer jeito vamos pagar a conta mesmo...
FilipeJMS disse…
A bola poderia ser chamada de "Ronaldo" ehehehe!
Só espero que roubem menos do que no Pan e que haja bastante transparência!