Gp do Japão e os monstros da previsibilidade

Agora o Japão anda em paz, mas algum tempo atrás era um tal de aparecer monstros alienígenas por lá que não era mole.
Foram: Os Incas Venuzianos (?) que tanto atazanavam a vida do National Kid.
Passando pelos monstros do Ultramen e Ultraseven.
Goldar, um impressionante robô cabeludo que virava foguete e tinha família com filho e tudo.Os monstros de poluição criados pelo maléfico Doutor Gori e seu ajudante Karas que faziam Spectreman tremer na fantasia.Sem contar os vilões que tiravam o sono do Jaspion mais recentemente.
Eles apareciam, quebravam a cidade toda, derrubam prédios, estouravam represas, sujavam tudo e apavoravam a população, que esperava resignada a aparição dos heróis para dar uma lição nos monstros.
Legal que as lutas eram sempre divididas em duas partes distintas: Na primeira o monstro dava um coro no herói até este parecer que ia perder a parada, mas... Na segunda o herói renascia e devolvia a surra com juros e ainda por cima matava o monstro. A duvida era, com qual golpe ou arma o herói vai dar cabo do bicho?

De tudo isto, o que tem haver com a corrida em Suzuka deste fim de semana?
A previsibilidade.
Os monstros apareciam, faziam e aconteciam, mas previsivelmente tomariam um cacete no final.
Na corrida, desde os primeiros treinos livres até a – atrasada pela chuva – tomada oficial de tempo para formação do grid, a certeza de que a Red Bull ganharia a corrida era a mesma de que o Ultramen mataria o monstro. A duvida era: com qual carro?

No fim deu Vettel, que largou na pole, manteve a ponta e lá seguiu até o fim, só largando o osso para a troca de pneus. Webber que foi ultrapassado por Kubica e sua Renault que – não pela primeira vez, com Alonso quando corria lá, já aconteceram outras duas vezes que eu me lembro – simplesmente ficou sem uma roda e abandonou a corrida. Renault roda frouxa... A largada esquisitíssima mandou a corrida de Vitaly Petrov para o espaço ao tropeçar em Nico Hulkemberg, o Nico hétero... Pouco mais a frente foi a vez de Felipe Massa ser espremido na grama por Nico Rosberg, o Nico biba e atravessar a pista tirando Liuzzi da corrida.

Daí para frente era só esperar o herói matar o monstro e ir dormir.
Porém, vamos ser honestos, mesmo nos seriados mais trash tinha sempre um ou outro personagem secundário que ganhava a atenção da gente e preenchia o espaço entre a farra do monstro e a redenção do herói.
Se fizermos um paralelo com a corrida temos Kamui Kobayashi que mostrou que a empolgação em torno de sua permanência na F1 após os pequenos shows do ano passado não eram exagero.
Dêem um carro realmente competitivo para o cara e ele sai de coadjuvante para alter ego do herói. Ele vira o Ultramen, o Ultraseven e todos os outros juntos.
Ai então... Tremei monstros da previsibilidade...

Por fim, já é o segundo ano seguido em que a corrida japonesa causa mais expectativa do que realmente trás em emoção. Em um ano que até Singapura fez uma corrida emocionante era de se esperar que Suzuka fosse muito melhor do que foi.
Será que apesar da beleza e dificuldade do traçado, a pista está ultrapassada?

Comentários

Fábio Andrade disse…
Acho que a culpa é mais dos carros e da tal turbulência aerodinâmica. Mas taí o Kobayashi pra provar que não tem turbulência que impeça o piloto quando ele tá com gana.
Net Esportes disse…
Acho que o ponto positivo dessa corrida foi a manutenção das folosofias de Red Bull e McLaren mesmo estando na reta final do campeonato .... Vettel não abriu para o Webber passar mesmo que o australiano tenha mais chances que ele de ser campeão e Button não foi impedido de passar Hamilton mesmo que Hamilton esteja em uma posição melhor que ele na tabela .... coisas que a Ferrari jamais faria.
Anônimo disse…
...e M.C., mais calmo, aparece: Quem ganhou o debate foi o ... Não, a corrida ! Falar sobre a corrida, seu índio ! Caras pálidas, bom dia. Não assisti a corrida ! 2 e meia da madruga, ou estou dormindo ou fazendo algo mais interessante com uma gata qualquer... De carne osso, de borracha ou na internet éh éh éh ! Bater papo com amigos sobre Fluzinho, UPP gaveana, Bostafogo e Vascocô..., na rua, tomando o chopinho, furada ! Todos Dilma( menos um, que é casado e aparece pouco. Fica pegando a rádio patroa que é boa pacas ! Tá certo ) ! E não quero fazer inimigos pois eles são piores que o Groo. Um, anda de canivete. Outro com um soco ingles. O outro é metido a James Bond. Caneta revólver ! O "china urubulino" tem um guarda chuva que atira ! Coisa de ex-espião de Mao( tinha dois anos e já dedodurava os pais !). Já o bostafoguense David anda de estilingue ! Pedras nos bolsos... Mais moderno que o antigo Davi, não acham ? Deixa a eleição passar e volto a conversar com os cabeças geladas. Ouvir Gagálvão, o vinho alfa, não ! Isso é uma viagem ao inferno de Dante ! A Divina tragédia dominical ! Tudo menos aquilo ! O bom e véio You Tube, agora processado pela Xuxa - dá prá entender ? Fez, depois quer apagar ? -, me salvou um pouco. Imaginem se o mundo fosse socialista... estaríamos nos comunicando por cartas ou por orelhão, como bem disse o Serra ontem... Falar sobre a corrida, indio carioca ! Culpa de Segundinho. totalmente errado. Foi hilário. Ri. Foi prá grama. Foi " fechado"... HA ! HA ! HA ! Nossa pressão, em cima dele, está deixando o rapaz desconcentrado ! " Eu não sou Segundão "! É sim ! Feito a Dilma, que será ! Aliás, ontem, irritada, agressiva... Pô, indio caradebunda, morubichona de Niterói !, falar sobre a corrida ! O resto foi o resto... Vettel é fera feito o Nigel. Tá gordo o Nigel... Ilha de Man, tem bons restaurantes... E será campeão um ano qualquer em futuro próximo. Genial Hamilton ficará pro próximo ano. A minha torcida vai pro Coala assassino do país mais simpático do mundo. Por quê diabos da Tasmania, o bicho oficial da Austrália é o Coala e não Canguru ?Seria como, aqui, tirarmos o tucano e colocarmos uma papagaio do pirata molusco. O título de país mais simpático do mundo foi perdido pelo Brasil devido a neo democracia e seus ptralhas, pmdbundistas e tucaninhos( de pintinhos pequenos. Uma amiga minha me disse... Tá rica ! Os malandros-otários pagam bem. Réunão Cagalheiros sifú nessa ). De novo, seu carijó de M ! Nem pra tupinambá tu serve ! Carioca otário-otário ! Vai ser canibal e comer uma catarinense na praia de Copacabana ! Tá cheia delas passeando por lá ! Seu mané ! Aturar o Segundão e o Segundinho ano que vem, hein ? Tamofú ! E o Premio Nobel 2010 de Literatura vaaaaaaaiiiii para um Liberal ! De Economia tammmmmbém ! Para tres ! Indio burro ! Vai ser gauche na vida...
muraldebrusque disse…
só tem um detalhe...
as séries que você menciona sempre ia para um desfecho onde os moçinhos tinham prazo de validade. Quando vencia eles tinha que ir embora, e nunca resolviam tudo não, sempre ficava uma questão importante pra trás.
Os vilões mor, perdiam a batalha, mas não perdiam a guerra.
As vitorias dos moçinhos (didgo dos herois) era sempre parcial.

è igual a vitória da dilma em primeiro turno, ganhou mas não levou.
Mulher desconcertada, é paranóica. Vê perseguição em tudo que é canto e esqueçe as que o partido dela faz nos outros.
impressão minha ou tá ficando meio nervosa a postulante? hummm... quando as coisas não vão bem as pessoas ficam nervosas.
será que é porque o padrinho não soprou as respostas?
ow moluscão, deixar a enteada nessas horas sozinha? pode ser que dá samba do crioulo doido (ah não pode mais, então é samba do afrodescendente maluco) pronto. concertado.
Ai grande moleque chatÔOOOO, rapaz tava vendo os notiariusss e agora no rio a moda é arrastão no trânsito? já não tem pedágio que chegue por aí institucionalizado, agora os trafica também querem a parte deles?
caramba, mais uma preocupação.
assalto a mao armada
bala perdida
impostos
e agora arrastão
por sinal aqui em minha cidade o que tem de carioca não tá no gibi. tudo fugindo daí.
será que vou ter que me mudar daqui?
caramba!
a culpa se chama: falta de emoção, disputa, arrojo e determinação dos ponteiros.

aí...a luta vira dos coadjuvantes. tão mais que certos os coadjuvantes que nos surpreendem com os golpes fatais: simplicidade, objetividade, animação


Kobayashi demonstrou só isso, o q Vettel, webber e Alonso nem quiseram mostrar preocupados pelo título
Não dá para esperar mais do que vimos em Suzuka....é a previsibilidade da troca de pneus e mais nada....o Koba é leão de treino!!!!!
joao disse…
nem comentou o fato do Nico Biba(Rosberg) ter dado uma de roda frouxa novamente, ta virando comum para ele, deve ser a rosca que ta frouxa demais !
Daniel Machado disse…
Pro Kobayashi, essa de turbulencia não. Se ele achar que da até pra passar por dentro de um carro, ele passa. E Rosberg, mais uma vez, afrouxou a roda rsrs.
Pelo menos o Kobayashi deu uma animada...
Me lembro tb do Jiraya, Flashman e o personagem que não teve: Black Karmen Rider!
Daniel Médici disse…
Há quem diga que esses monstros, de Godzillas a robôs cabeludos, são uma tentativa de elaboração do trauma da Segunda Guerra Mundial, ainda mais por ela ter terminado com duas de suas cidades sumindo do mapa num piscar de olhos.

Mais do que isso, se voltarmos uns 70, 80 anos antes da porrada entre tio Adolfo e tio Winston e tio José, veremos um Japão feudal que se industrializou numa velocidade absurda. A industrialização é um evento tão traumático, mas tão traumático que só encontra paralelos na história humana com a invenção da agricultura (que, por sinal, coincide com a invenção da própria história). A relação com a máquina é algo tão gigantescamente incompreensível que os desenhos e séries de ação japoneses se resumem, frequentemente, a vilões de lata se batendo com homens também de lata... Híbridos de homens e máquinas.

Bom, o automobilismo não é algo tão diferente, já que opera nessa mesma fronteira....
muraldebrusque disse…
Traficantes mantêm favelas sob tiroteio há 4 dias no Rio

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia/2010/10/11/traficantes-mantem-favelas-sob-tiroteio-ha-4-dias-no-rio.jhtm
Ron Groo disse…
ô de brusque, mantém o foco no que tá no texto. das próximas começo a apagar. Um MC só ja basta.
Marcos Antonio disse…
textaço ron! A pista é boa, mas não é feita pros carros da F1 de hoje. só memso o Koba pra dar emoção e tentar passar onde não dá...
muraldebrusque disse…
faz já então grunhido, seu blog não é dos mais visitados, postados, ou dos melhores.
não sou do tipo que aceita ameaças, não preciso do seu espaço para me promover, até porque esse não é meu objetivo.
gente ranheta tá cheio por aí.
muraldebrusque disse…
ah...
antes de voce expurgar as coisas por aqui.


chuppppppppppaaaaaaaaaaaaa gro!
um grande chupaaaaaaaaaaaaaaaaa massa
e chupaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa rãmiltu
Marcelonso disse…
Groo,


Não tá fácil por aqui hein? Isso é praga do Barrichello! rsrs

Suzuka não deixou de ser uma pista boa, o problema é essa m de aerodinamica e mais uns bundões que pedem licença para passar.


abs