Uma questão delicada?

Na região da Praça Princesa Isabel, no centro velho de São Paulo há uma estatua eqüestre de Duque de Caxias.
Garboso, o herói da guerra do Paraguai está montado em seu vistoso cavalo em pose de vitória: o cavalo trota enquanto o cavaleiro brande ao ar a espada.A obra é do nobre artista italiano Victor Brecheret e foi inaugurada em Vinte e Cinco de Agosto de Mil Novecentos e Sessenta. Tem a altura de um prédio de dez andares, contando claro, com o pedestal feito em granito.

Como todo monumento em toda metrópole, após um tempo ninguém dá a mínima importância. Passa-se por ele e nem se da conta de que está lá.
Se não estiver, muita gente nem vai notar.

Porém há um detalhe na estátua, que diga-se, sempre esteve lá, mas que nestes tempos de “politicamente correto” começou a incomodar um tipo de gente muito especial que, só com muito tempo ocioso - e pago com dinheiro público – se incomodaria: os nobres vereadores.

-O nobre colega há de convir que é uma indecência! – diz um situacionista.
-Até é, mas não é tanto assim... Afinal todo mundo tem um daqueles... – retruca um da oposição e assim vai adiante a discussão.
-Alto lá, senhor vereador! Todo mundo necas! Lembre-se o senhor que se trata de um cavalo de quase onze metros, logo o tamanho da indecência é muito maior que a que nós todos temos... A não ser que o nobre colega da oposição... Não é?
-O senhor está insinuando o que? Que eu tenho um daquele tamanho? Eu vou lhe dizer o que é que eu tenho que é daquele tamanho...
-Ordem... Ordem – pede o presidente da casa – Não é brigando aqui que os nobres senhores vão arrumar uma solução para o caso... Vamos dar a palavra ao nobre colega que trouxe o problema a esta casa. Com a palavra o nobre vereador Nico Cajaz...
-Bem, eu... Eu fico até com vergonha de dizer isto... Mas aquele enorme cú eqüino lá tem que sair... Eu fico imaginando minha mãe passando pela Avenida Rio Branco e olhando para cima... O quanto a minha mãezinha, dona Rosa Cajaz não ficaria chocada...-Mas o nobre colega tem a mesma opinião de sua mãe? Ou acha que toda a população tem a mesma opinião? Eu particularmente não tenho uma formada.
-O senhor já passou por lá?
-Não...
-Então nunca olhou debaixo da cauda erguida do cavalo do Caxias?
-Sinceramente não. O que tem demais lá?
-Uma protuberância saltada, como se o pobre do animal sofresse de hemorróidas!
-Olha... Mas é possível sim, viu – interrompe novamente o presidente da câmara, e prossegue – Diz aqui no livro dos monumentos que para a inauguração da estatua foi servido um lanche para os que trabalharam em sua confecção, lá no Liceu de Artes..
-Mas meu presidente? O que tem isto com o que estamos discutindo?
-Meu caro colega... Vai que neste lanche se serviu calabresa, vatapás ou outras comidas apimentadas quaisquer?
-Mas... Nobre presidente? O cavalo é de bronze! Dificilmente comeu um destes lanches?
-Dificilmente? – gritam todos os presentes em uníssono. – Mas tu é burro heim?
-Não o cavalo, sua cavalgadura, mas um dos operários que ajudaram a fazê-lo... Ai sentiu os resultados e resolveu expressar no cavalo...
-Mas o artista ia permitir isto? Vamos lembrar que é de Victor Brecheret!
-E por acaso, por ser artista, ele estava isento?
-De impostos?
-Não... De hemorróidas...

O fato é que não chegaram a nenhuma conclusão sobre o que fazer com a parte saltada da anatomia anal do cavalo. E como toda vez que isto acontece a voz popular é chamada a opinar e um plebiscito é convocado.
Sem maiores explicações a cédula de votação traz as seguintes opções:
1 – deixar lá como está.
2 – tirar a base de lima, já que é de bronze.
3 – trocar o rabo do cavalo, para que ele fique abaixado e assim encubra a vergonha.

Nas ruas, um jornalista que sem mais o que fazer se ocupou da história e entrevistava pessoas na rua.
-O que a senhora acha deste plebiscito?
-Uma besteira... Imagino que o imbecil que primeiro se ocupou desta coisa deva ser um desocupado... Acha que um cú de cavalo vai aborrecer quem vê um monumento destes?
-Muito obrigado... Qual seu nome, por favor?
-Rosa... Rosa Cajaz. Com “z” meu filho...

Comentários

Anônimo disse…
e M.C., escreve: Tá. Eu gosto das estátuas. Fiquei triste com a cabeça rolando de Lennin. Das sapatadas em Saddam sem os pêpézinhos. Acho que ficaria bem bonito uma estátua de Lullalá em Garanhuns. Os pombos também adoram e eu dou gargalhadas quando um dá uma "lustrada" na cabeça de uma. Aqui, no Rio, adoramos as estátuas. Surgiram Zózimo, Sued, Caymmi, Rosa, Braguinha, Cartola... Mas, tempos polititicamente caretas, não sacaneamos mais com as estátuas. Sim ! Os escultores daquela época, sabendo que o sujeito não era tudo aquilo que mandavam os poderosos transmitirem naquelas belas estátuas, deixavam alguma mensagem para o futuro. O rabo propriamente dito do cavalo - nunca vi de perto - , seu ùc, mandou o escultor alguma coisa para futuro, óbvio ! Outro herói da Guerra do Paraguai - coitado do Paraguai mas o ditador e o país, de lá bem que mereceram. O tal do Solano Lopez -, aqui, no Rio de Janeiro, Praça XV, General Osório, está de sapatos e não de botas... em cima do cavalo ! Erro ? Ninguém vai para batalha de.... sapatos ! Perguntem ao Napoleão ! Ao Alexandre ! A mais poderosa bichona de todos os tempos ! Mas, naquela época, não usavam botas... Adoro estátuas ! OBS: Eu, escultor da estátua de Lullalá, deixaria o populista com uma carta na mão.... Três belíssimas estátuas: Da Liberdade ! A de Davi( será que Michelangelo deixou mensagem ? Com a palavra, os judeus...)! E a do Cristo Redentor ! Moderníssima ! A estátua que seria... Cruzes ! Com todo respeito....Quando São Paulo vai tomar jeito e dar uma estátua para Silvio Santos ? Ele merece !
Anônimo disse…
...e M.C.: Gente rica é outra coisa.... Viajaram todos os comentaristas ! Farofa em Bertioga ? Deixa eu contar uma piadinha que escutei: Me digam, rápido ! Um cara dirigindo uma Mercedes-Benz, último tipo, com plástico da Dilma no vidro traseiro, o pessoal grita o que ? " Ladrão " ! Um cara dirigindo um fusquinha 68, todo comido pela ferrugem, fumaçando feito o inferno mas com plástico do Serra no vidro traseiro, a turma grita o que ? " Otário "! HA !
Paulo Levi disse…
Parábola engraçada e muito instrutiva. Esse tipo de imbecilidade é recorrente não só na política, mas também no marketing.
Anônimo disse…
... e M.C., triste, comenta....: E a tartaruga Brasil ficará mais para trás. 4 anos ! Temos em nossa compania a Bolivia, a Venezuela, o Equador e o Perú ! Ahhh.. e a Argentina ! Somos, pelo mnos, os melhores entre os populistas-socialistas ! Engraçado. Sem comemorações e bebemorações por aqui. Uma vitória esquisita. Todos os puxa-sacos jormaulistas elegiam Lula ! Que na VEJA mostra ser um imitador de gestos de Fidel ! Verei se a Dilma deu de goleada no Rio e depois eu volto. Não dá para dizer parabéns, Groo. O futuro do país indo pro ralo não tem nada a ver com F1. Muito menos com Futebol...
Anônimo disse…
elegiam... HA! ELOGIAM !

M.C.