Nota do Busão - é que deu saudade.

Há mais de uma no que eu não uso mais o serviço das linhas de ônibus de minha cidade.
Trabalho perto de casa, em uma distancia que pode ser coberta a pé sem maiores dificuldades e nem cansaço, porém nestes dias pós pleito, em que uma folga no trabalho se faz presente – na verdade é emenda do dia de finados – eu resolvi ir rever alguns camaradas.
Fiquei no ponto uns vinte minutos esperando passar o busão pilotado por Amaral, vulgo Zé Pequeno pela semelhança com o personagem de Cidade de Deus.
Quando ele aparece, já não faz a linha que eu costumava usar, porém, como eu não vou para lugar nenhum mesmo embarco vamos que vamos.
-E ai Zé! Cadê o cobrador com cara de tonto?
-Agora é fiscal. Trabalha no final do 103.
-Mas como ele tá?
-Com a mesma cara de tonto...
-E o Gente Boa? – pergunto me referindo ao morador de rua que curtia F1 nas Tv´s das Casas Bahia.
-Cê não soube?
-Não... – a pergunta já me deu calafrios, nunca esperei nada de bom vindo de um “Cê não soube?”.
-A família dele veio buscar... Ele ficou um tempo internado, mas agora já está bem, trabalha e tudo...
Fiquei aliviado.
-Sabe aquele cara que entrou com um cachorro e eu não deixei pagar passagem?
-Lembro... Aquele que disse que cego era o cachorro.
-Este mesmo... Era cabo eleitoral do Serra aqui em Franco.
-Por que isto não me espanta?
Demos boas risadas lembrando de quando ele atropelou caixas de melancia na avenida, ou de quando ele engoliu lingüiças de boteco para poder tomar remédios contra gastrite.
Pouco antes de descer do circular, já de volta ao ponto onde embarquei Amaral me pergunta pelo GP Brasil deste ano.
-Cara... Eu to achando que vai ser uma corrida bem legal... Pena que o Alonso pode levar o titulo...
Amaral, tomado de sua porção Zé Pequeno freia o coletivo com força desproporcional, olha pelo espelhinho com o qual controla a saída dos passageiros pela porta traseira e diz baixinho.
-Tá vendo aquele senhor ali sentado logo depois da catraca?
-Sim... O que tem…
-Ele é espanhol... Muito gente boa, grande camarada, mas é torcedor do Alonso até a medula...
-E?
-Ouve só... – e diz em voz alta para que o passageiro ouça – O Alonso vai se estabacar na subida do café de novo, como em 2003!
De seu acento o senhor espanhol sorri, mostra o dedo médio e comenta:
-Pode ser... Se você lembrar direito, naquela corrida ele ainda chegou em terceiro, já tá bom...
-Um dia eu acelero na hora que ele estiver entrando ou saindo...
E do senhor espanhol:
Acelera nada... Cê é igual ao Massa... Sabe que quem manda somos nós espanhóis, não importa se piloto ou passageiro.
O chato é saber que no fundo bem no fundo, o homem tem razão...

Comentários

muraldebrusque disse…
groo
[
um grande chuppppppppppppppppaaaaaa!
pra voce em primeiro lugar.

O carcamano vai faturar mais um título e haja estoque de remedio pra estomago pra azia de torcedores anti-alonso aqui no Brasil.

2011 tá perto e com certeza mais um título em cima das williams, da mclata, das redbull e macarronada.
SAVIOMACHADO disse…
Eheheh.. Esse busão tem história.
Fernando Alonso é o melhor piloto da atualidade. Nesse mundo selvagem automobilístico, no bom sentido da palavra, ele é sem dúvida o cara que superou todos.
Se levar o caneco aqui no Brasil é porque foi merecido. E não me venham com churumelas que houve sabotagem, com pena de Felipe Massa. A briga é assim mesmo. E o campeonato foi muito bom.
Abraços.
Mauricio Morais disse…
Discutir com espanhol é pior que discutir com italiano ou qualquer outro povo. O italiano pelo menos acaba levando tudo na brincadeira, já o espanhol é rancoroso e leva tudo para o pessoal. Pelo menos essa é minha experiência.
muraldebrusque disse…
que bom, pelo menos nao ficam em cima do muro ou fazendo que tá tudo bem. nada como alguem ou um povo com iniciativa.
nos brasileiros somos passivos demais e por isso as coisas estão do jeito que estão.
triste passado, lamentavel presente e futuro incerto
Marcelonso disse…
Groo,

Esse espanhol foi danado hein? Belas lembranças destas histórias do Busão!

abraço
Anônimo disse…
...e M.C.: Sábio espanhol. Tá dificil do Segundinho promover o GP do Brasil este ano, né, macacada ? Tá dizendo que vai ajudar o Macaconso caso for preciso... Ele não é segundinho, não, gente !!!! Ele é ajudantezinho de espanhol... Eu sei, como o senhor espanhol do Buzum, que quem manda é ele, o Santo André ! Dilmona gosta de corrida de F1 ?
Anônimo disse…
...e M.C, ainda dormindo, escreve: Desculpe-me, Geraldo, esqueci do que tinha escrito anteontem. A sua " aula ", agora, não adianta mas é verdade só que não completou a sua frase. "... o Serra não iriam proceder muito diferente do PT e do Lula... " ... que não procedeu diferente, em nada, do PSDB e FHC. Ingenuo ? Eu ? Voce. É só voltar ao seu 1º comentário, dois dias atrás. Vingança, não. Roubalheira do PT-PTB e seus comparsas do PMDB. Aí, a VEJA mais o PSDB fizeram a festa. Se quiser chamar de " vingança", sinta-se a vontade. Rabo preso...Na politica todos tem rabo preso. Ou voce acha que o deputado federal Geraldo não teria ? O senador M.C. não teria ? O Governador Marcelonso não teria ? O Presidente Ron Groo não teria( tô sendo puxa-saco... Assim com Nécio Seven já está puxando o da Dilmona ) ? O deputado estadual Balo não teria ? O vereador da aprazível cidade de Brusque, Mural, não teria ? E a prefeita Manu não teria rabo ( êpa ! Aquelas coxas denunciam algo prá lá de calipígio...) preso ? Inocentes... Voltemos a F1 já que a polititica continua na mesma e o Brasil cada vez mais no buraco... Vou dormir e só acordo às 13 horas para trabalhar... Cariocas... Vem chegando oooo Verão ! Muito calor no coooooração...
muraldebrusque disse…
sem os trancas por aqui, por ex. esse post teria dois comentarios

então viva os trancas, ruim com eles, pior sem eles
Anônimo disse…
... e M.C., volta: descobri, De Brusque( mais chique. " Debrusque" vira ricaço com lancha em Mônaco !), o nome do comparsa do arrastão: Chicô Buraque... de Hollambra ! O rapaz, filho da Dinorah, se chama Ivan... Os caras apelidaram ele de Ivan Rins ! Atirava pela costas e naquela região. Matou todos os antigos comparsas, deu um tempo e voltou com o nome de Ivan " O Terrível". E Chamou o Chicô Buraque para fazer parte da nova matilha estradeira. Do Buraque, dizem que ele é muito culto e parece ter chegad cantando assim..." Somos todos iiguááááís nesse bonde/ Abra a boca e voce vai ter... tiroteio !/ Somos todos iiguááááis nesse bonde. Abra a matraca e voce vai teeeeer ..." Claro que o sujeito misturou tudo. Mas já ouviu a música.